Ver cronograma de Reunião de Pais na página inicial.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E.E. VISCONDE DE SÃO
LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC PROFª YASMIN
SEMANA DE 09 DE SETEMBRO A 11 DE SETEMBRO
5º Atividade referente
ao 3º BIMESTRE
Queridos
alunos,
Estamos iniciando nosso 3º Bimestre e muitos de vocês ainda estão com
atividades e trabalhos pendentes dos bimestres anteriores. Ainda dá tempo de entregar todas
as pendências, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o
e-mail profmat.yasmin@gmail.com.
Estou no aguardo!
Neste 3º Bimestre,
para que vocês se organizem de uma forma melhor, irei dividir as aulas. Temos o
total de 4 aulas semanais, que será dividida da seguinte forma:
Aula 1 – ASSISTIR as aulas referentes ao Centro de Mídias - Contextualização de funções exponenciais: Parte VII
e Logaritmos - Parte VIII (31/08 e 02/09).
Aula 2 – COPIAR NO CADERNO
1)
2)
3)
Aula 3 – RESOLVER AS ATIVIDADES
Aula 4 –
Entregar as atividades que estão PENDENTES
do 1º e 2º bimestre.
ATENÇÃO - Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu
caderno/apostila (com o conteúdo e
os exercícios respondidos) e
envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com. COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL!
Alunos que não realizaram as duas atividades para nota que eu enviei no 2º bimestre, entrar em contato através
do e-mail para que eu envie novamente!
Qualquer dúvida, estou a disposição!
Obrigada,
Professora Yasmin!
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Pesquise e apresente gráficos (dados) sobre os casos mais recentes (pode ser de 2019) de gravidez na adolescência em cada estado do Brasil.
Envie para o email profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 09.09 A 11.09 – 3º BIMESTRE
Atividade de LÍNGUA PORTUGUESA das Turmas 1A/1B/1C
Semana de 09 a 11 de Setembro
Prof.Miriam Gomes
e-mail: miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br
ou
miromago@yahoo.com.br
PREZADOS ALUNOS,
ESTA ATIVIDADE SERÁ FEITA EM 2 (DUAS) ETAPAS.
A 1ª PARTE TERÁ 5 (CINCO) QUESTÕES.
NA PRÓXIMA SEMANA, A 2ª PARTE TERÁ MAIS 5 (CINCO) QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DESSE MESMO TEXTO.
Mais uma vez –
Legião Urbana
Mas é claro que o sol vai voltar
amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Tem gente que está do mesmo lado que
você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente
Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança
Mas é claro que o sol vai voltar
amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem
Nunca deixe que lhe digam que não
vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Link: http://www.vagalume.com.br
Questões
1.Após analisar a letra da canção responda: a
temática é positiva ou negativa. Em seguida, explique por quê?
2.“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que
você nunca vai ser alguém…. quem acredita sempre alcança!” Muito
motivacional esse trecho da música, mas você concorda com essas afirmações?
Justifique sua resposta.
3.” Se você quiser alguém em quem confiar. Confie em
si mesmo…” após fazer a leitura desse verso, a que conclusão você chega?
4.” Mas é claro que o sol vai voltar amanhã…”
“Espera que o sol já vem…” O que o sol representa nesses versos? Explique.
5.Observe o título da canção: “Mais uma vez”. Se
você pudesse voltar ao passado, o que gostaria de fazer mais uma vez? Comente.
obrigada!!!
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 09.09 A 11.09 – 3º BIMESTRE
Atividade de Química
das Turmas 1A/1B/1C
Semana de 09 a 11 de
Setembro
Profº José Carlos
Habilidade: Relacionar a Química com o cotidiano.
1. Acessar os seguintes links:
https://www.infoescola.com/quimica/massas-atomicas-e-massa-molecular/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/quimica/mol-e-massa-molar
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/massa-molar-numero-mol.htm
2. Ler os textos e assistir aos vídeos indicados nestes links.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 07.09
A 11.09 – 3º BIMESTRE
DISCIPLINA ARTE - PROFA. MARGARIDA
1ª Série – Intervenção na Escola – Arte e Ação.
Objeto do conhecimento: Dança.
Indicação e Orientação de Atividades
De
acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:
Sondagem e Ação Expressiva - pág. 84 - 85.
A
- Pesquise e Responda:
1) O que é Flash Mob?
2) Assista os vídeos no Youtube:
a) Grande Dança Brasil (Flash Mob) –
São Paulo.
b) Mamma Mia – Flash Mob no Shopping
Vila Olímpia 2.
→ Observe atentamente as imagens, sons, gestos, músicas, movimentos corporais e comente.
3) Projetar uma intervenção em Dança:
Como você realizaria um Projeto de uma intervenção em dança, na sua escola em Flash Mob? Descreva especificando o tema, o espaço físico, formas de dança, figurinos e modos de realização.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
GEOGRAFIA- 1º C - PROF.:
JOBSON- SEMANA DE 07/09/2020 A 11/09/2020
ESCOLA:
NOME:
TEMA: 05-LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: GEOGRAFIA-
ATIVIDADE
LEIA O TEXTO E ASSISTA O VÍDEO DO LINK, DEPOIS REGISTRE SEU ENTENDIMENTO NO CADERNO. TAMBÉM CONTO COM SUA PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO NA AULA DO DIA 10/09/2020
ÀS 19:00 . LINK https://meet.google.com/yut-bwnw-ydq
Leitura e interpretação do texto: Geopolítica- Analisar as estratégias políticas criadas
pelos países
A geopolítica é a
área da geografia que estuda e interpreta as técnicas de utilização de poder em
determinado Estado. Em outras palavras: são as estratégias adotadas por um
governo para administrar seu território. Para isso, essa ciência compreende a
análise da geografia, história, das questões sociais, políticas desenvolvidas no
país estudado.
A nomenclatura "geopolítica" foi criada no início do século XX por
Rudolf Kjellén. O cientista político tinha como base as teorias desenvolvidas
por Friedrich Ratzel no livro "Politische Geographie" (Geografia
Política), de 1897. Kjellén procurou estabelecer relações entre os fatos
políticos e os aspectos geográficos de um país. Então, tentava entender como as
estratégias escolhidas pelo Estado interferiam no seu território e como isso
repercute no cenário internacional.
A geopolítica se desenvolve durante o período da Guerra Fria. As disputas
territoriais e ideológicas entre as duas principais potências (Estados Unidos e
União Soviética) contribuíram para gerar diversas estratégias políticas dos
Estados para a conquista de novos territórios. Quando a Guerra Fria chegou ao
fim, a geopolítica se virou para as questões nucleares, terrorismo e definição
de fronteiras no Continente africano e no Oriente Médio.
Geopolítica ou geografia política
A geopolítica e geografia política assemelham-se em certos momentos,
mas eles apresentam distinções principalmente em relação à escala (área de
estudo). A geografia política, por exemplo, foi um conceito cunhado pelos
estudos dos geógrafos Friedrich Ratzel e Paul Vidal de La Blache e se refere ao
controle e administração do estado em seu próprio território. Assim, ela se
foca no controle interno do seu espaço geográfico, na proteção das fronteiras,
controle de recursos naturais e tensões geradas no espaço. Em 1987, Friedrich
Ratzel expandiu o conceito de geografia política e ela se tornou um campo de
estudo científico.
A geopolítica, por sua vez, foi criada em 1916 pelo jurista Rudolf Kjellén. Ela
supera as fronteiras nacionais e abrange as disputas internacionais e
diplomáticas geradas entre os Estados. Ela está focada em estudar estratégias
de controle e intervenção em outros territórios. Desta forma, ela pode ser
considerada como a forma como cada país tenta expandir seu espaço, impor poder
em outros Estados e, assim, fazer crescer sua economia.
Geopolítica do Brasil
A geopolítica brasileira trata de estudar as estratégias
desenvolvidas pelos presidentes do Brasil com o objetivo de melhorar as estruturas
sociais do país. Quando o território e economia são estruturados, há uma ação
geopolítica agindo. Um exemplo disso foi com a mudança da capital do Rio de
Janeiro para Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek. Como o Rio de
Janeiro é uma cidade litorânea, ela ficava mais exposta a ataques
externos.
O país também impõe sua geopolítica quando delimita território, impõe presença
na Antártida e inicia pesquisas científicas naquela região. Projetos de
ocupação territoriais para a defesa de fronteiras. Outros pontos analisados
pela geopolítica do Brasil são as normas e leis de sustentabilidade,
desenvolvimento urbano e industrial, além a participação do Brasil em blocos
econômicos como MERCOSUL e BRICS.
As reservas de petróleo, o pré-sal, o ecossistema do bioma Pantanal
Mato-Grossense, Floresta Amazônica, Bacia do Rio da Prata são outros
pontos relevantes para a geopolítica do Brasil. Outros fatores são:
• Reforma Agrária;
• Crescimento
Urbanístico;
• Proteção das
Fronteiras;
• Participação de capital estrangeiro
em empresas como a Petrobrás;
• Demarcação de terras
indígenas.
2) Atividade de Leitura e interpretação: ASSISTA AO VÍDEO DO LINK GEOPOLÍTICA; CONCEITOS E TEMAS FUNDAMENTAIS: https://www.youtube.com/watch?v=l7tDazTbdC4
Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com
XXXXXXXXXXXXXXXXX
DISCIPLINA
FILOSOFIA – PROF PABLO - Quinzena 07.09
1ª Série
Tema:
(Filosofia Política) TEORIAS DO ESTADO – SOCIALISMO, ANARQUISMO E LIBERALISMO.
Pág.
69 a 71.
Objetivo: Identificar e
discutir problemas do Estado Brasileiro; Analisar a relação entre Estado e
sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do
socialismo
Habilidade: Refletir sobre a
relação entre Estado e sociedade. .
Texto
Introdução: Estado é o conjunto das instituições que administram
um país. Ou seja, o Estado funciona segundo ordenamento jurídico, que no Brasil
se concretiza por meio da Constituição Federal, leis ordinárias, decretos,
resoluções e portarias que revelam uma ordem jurídica. Esse ordenamento
jurídico tem como referência a convivência justa entre os cidadãos e suas
diferentes demandas.
A) Reflita
e Responda:
Base
Pág. 69-70.
1)
Mas quem são os cidadãos? São todos iguais?
2)
Quais são as diferenças produzidas pela natureza, nos seres humanos?
3)
Quais são as diferenças produzidas pela vida social?
4)
Você acredita que as diferenças naturais e sociais podem ser geradoras de
injustiças?
B)
Leia o pequeno texto da página 70 e responda sobre o texto de Thomas Morus
(UTOPIA):
1) Qual é a ideia principal
do trecho lido?
2) Na sua opinião, qual
seria o papel do Estado em relação ao preço das lãs?
3) Você consegue notar
alguma relação com práticas econômicas atuais? Se sim, cite um exemplo.
→ Se você tiver interesse
aqui segue o link da obra UTOPIA (Thomas Morus) – não é extenso e possui letras
grandes - http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000070.pdf
C)
Leia as teorias e responda (pág.71):
4) Na sua opinião, qual
teoria (liberalismo, socialismo e a anarquismo) se faz mais presente na
realidade brasileira? Para fundamentar a sua resposta, busque
notícias de jornais, revistas, sites sobre a legislação trabalhista, práticas
econômicas e sociais mais valorizadas, capazes de fortalecer a sua posição.
5) Qual é a relação entre
lei e liberdade, segundo Montesquieu? Para responder essa questão leia o
seguinte texto adaptado especialmente para esse material. (Liberdade e
cidadania – pág.71)
6) Indique os principais
representantes de cada uma das três teorias abordadas na aula.
Observação:
é importante que você compreenda a ideia, pois ela será abordada tanto em
sociologia, como filosofia nas séries seguintes. Se você achar os textos
superficiais, aprofunde os estudos com pesquisas na internet.
____________________________________
Plano Semanal de Geografia 1ºano –
Ensino Médio
Professor:
|
Mauro Sergio dos Santos |
Componente: |
Geografia |
Data/Semana: |
09/09/2020 – 2 aulas |
Tema
da aula: |
Geopolítica |
Estratégia: |
Questionário |
ATIVIDADE DA SEMANA
Olá caros alunos, tudo bem?
Espero que sim! Para essa semana, preparei uma atividade com base no texto
sobre Geopolítica da última aula. Para tanto, peço que respondam às questões
que seguem.
Estou à disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham
alguma dúvida, beleza? Bom trabalho!
GEOPOLÍTICA
1.)
O que você entende por “Geopolítica”?
2.)
Quando e por que esse conceito passou a ser
utilizado?
3.)
Nesse contexto, qual a importância do geógrafo
alemão Friedrich Ratzel?
4.)
O que diz a teoria do “possibilismo” de La Blache?
**************************************************************************************
Plano Semanal de História
1ºanos A, B e C – Ensino Médio
Professor: |
Mauro Sergio dos Santos |
Componente: |
História |
Data/Semana: |
09/09/2020 – 2 aulas |
Tema da aula: |
Grécia Antiga |
Estratégia: |
Leitura e interpretação de texto |
ATIVIDADE DA SEMANA
Olá caros alunos,
tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, apenas uma atividade de leitura
para que você possa realizar as atividades da semana que vem, OK? Estou à
disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham alguma dúvida,
beleza? Bons estudos!
A CULTURA GREGA
1. A
cultura grega foi imensamente rica. Teve muita influência no resto do mundo
ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das
sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características
das artes gregas. A arquitetura tinha aspectos monumentais, como mostram o
Paternon de Atenas e grande estátua de Zeus e Olímpia.
2. O
teatro era muito apreciado na Grécia Antiga. As apresentações duravam oito
horas diárias, e se estendiam por dois ou três dias seguidos. Periodicamente, eram
realizados concursos de peças. Esses torneios chegavam a reunir de 15 a 20 mil
pessoas. A construção de locais para exibição das peças estavam muito
adiantadas. O teatro de epidauro, por exemplo, tem uma acústica tão boa que um
assistente sentado na última fila da arquibancada consegue ouvir até os sons
mais baixos, como o crepitar de uma chama no palco.
3. As
filas para se entrar nesses locais começavam a se formar no dia anterior da
exibição e atravessavam a noite. Foram registrados casos de mulheres que deram
a luz enquanto esperavam para ver uma peça. As obras eram de dois tipos, a
comédia e a tragédia. Essa divisão perdura até os nossos dias.
4. A
história começou a ser estudada como ciência pelos gregos. Heródotos, natural
da Ásia menor, escreveu o primeiro livro da história com fundamentos
científicos e baseado em pesquisa. Tucídides, de Atenas, um militar, redigiu um
eficiente relato da Guerra de Peloponeso.
5. Os
gregos se dedicavam também a oratório. Falar em público era muito importante na
sociedade grega. Um dos oradores mais célebres foi Péricles. Outro foi
Demóstenes, gago até a adolescência. Corrigiu seu problema falando com a boca
cheia de sementes ou pedrinhas tentando discursar mais alto do que o barulho
das ondas do mar. Demóstenes foi o autor das Filípicas, uma obra contra o rei
Filipe a Macedônia, que invadiu a Grécia.
6. A
filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Inicialmente os gregos
tentaram explicar os fenômenos da natureza com justificativas mitológicas, ou
seja, atribuíam os acontecimentos a atos dos deuses, heróis e semi-deuses. Os
pensadores dos primeiros tempos são chamados de pré-socráticos, isto é, os que
vieram antes de Sócrates. Junto com Platão e Aristóteles, Sócrates foi um dos
maiores filósofos gregos.
7. Com
desenvolvimento da cultura e maior disponibilidade de bens materiais, os
filósofos passaram a buscar explicações racionais e organizadas para os
acontecimentos. Sócrates, que viveu de 470 a 399 a.C, foi o primeiro a proceder
dessa forma. Ele abalou tanto a sociedade de seu tempo que foi forcado pelas
autoridades a suicidar-se, bebendo um preparado de uma planta chamada Cicuta.
Os filósofos que viveram depois são chamados de Pós-socráticos.
8. Os
gregos explicavam as origem das coisas por meio de mitos. Sua religião era Antropomórfica,
ou seja, seus deuses tinha forma humana. A religião grega era uma fusão de
divindades locais e orientais.
9. Para
os gregos, esses deuses viviam no monte Olimpo e tinha sentimentos e paixões
como os seres humanos. Era, porem, imortais. Os semideuses ou heróis estavam
entre os deuses e os homens e eram filho de Deuses com humanos. Tinha natureza
meio humana e meio divina e uma maior forca física e inteligência do que os
humanos. Entre eles, estavam Hércules, que representava a forca e foi responsável
pelos lendários doze trabalhos.
10. Entre
os principais deuses estavam Zeus, o rei dos deuses do Olimpo. Ele seria
chamado mais tarde de Júpiter pelos romanos.
11. Outros
deuses importantes eram Hera, mulher de Zeus e Atena, sua filha e protetora de
Atenas, das artes e do saber; Apolo, deus da luz; Artemísia, deusa da
caça; Dionísio, deus do vinho; Hermes,
protetor do comércio e Afrodite, deusa do amor e da beleza. O mar, muito
importante, era representado por Posseidon . Os gregos acreditavam que as
terras boiavam sobre o corpo desses deus e se ele quisesse poderia acabar com o
mundo de um momento para a outro. Pã era o deus dos pastores.
LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO E IMAGENS DA
APOSTILA
A cultura é o legado da humanidade que transita
dinamicamente no tempo e no espaço.
Diferentemente dos animais, o ser humano não se desenvolve fora da cultura: cada indivíduo, na sua singularidade, é produto e produtor de expressões materiais, de símbolos, de representações e de significados que correspondem a valores e crenças de sua época e lugar, condição fundamental para que possa se constituir como ser social e viver em sociedade. Hábitos alimentares, por exemplo, estão diretamente relacionados à cultura.
Responda em seu caderno:
A) Como você se alimenta? Seus hábitos são iguais aos de
seus colegas, de seus avós ou de parentes que vivem em outros lugares?
B) Nos alimentamos da mesma forma, independentemente do
lugar, da ocasião, da época, da religião, da posição ou classe social? O que
influencia nossos hábitos alimentares?
C) Pesquise imagens além das que estão abaixo, de
alimentos de diversas culturas diferentes da nossa.
*Para o dia 16/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário