Páginas

1º ano-semana de 09 de setembro-3bim

Ver cronograma de Reunião de Pais na página inicial.

                           xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª YASMIN

SEMANA DE 09 DE SETEMBRO A 11 DE SETEMBRO
 

5º Atividade referente ao 3º BIMESTRE 


Queridos alunos,

Estamos iniciando nosso 3º Bimestre e muitos de vocês ainda estão com atividades e trabalhos pendentes dos bimestres anteriores.
Ainda dá tempo de entregar todas as pendências, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

Neste 3º Bimestre, para que vocês se organizem de uma forma melhor, irei dividir as aulas. Temos o total de 4 aulas semanais, que será dividida da seguinte forma:

Aula 1 – ASSISTIR as aulas referentes ao Centro de Mídias - 
Contextualização de funções exponenciais: Parte VII e Logaritmos - Parte VIII (31/08 e 02/09). 

Aula 2 – COPIAR NO CADERNO


1)

 

2)

3)

 


Aula 3 – RESOLVER AS ATIVIDADES

Aula 4 – Entregar as atividades que estão PENDENTES do 1º e 2º bimestre.

ATENÇÃO - Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com. COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL!

Alunos que não realizaram as duas atividades para nota que eu enviei no 2º bimestre, entrar em contato através do e-mail para que eu envie novamente!

Qualquer dúvida, estou a disposição!
Obrigada,
Professora Yasmin!

 

                                xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
                                   SEMANA DE 09 À 11 DE SETEMBRO DE 2020
                                                   PROFª DÉBORA

 

Atenção alunos:  já estamos no 3º bimestre! Mantenham em dia as suas atividades! Para quem deixou de entregar atividades dos bimestres anteriores, favor entrar em contato pelo e-mail: profdeboramacias@hotmail.com 



 BIOLOGIA 1A, 1B, 1C 


 GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 


     Pesquise e apresente gráficos (dados) sobre os casos mais recentes (pode ser de 2019) de gravidez na adolescência em cada estado do Brasil.


Envie para o email profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.











EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 09.09 A 11.09 – 3º BIMESTRE

Atividade de LÍNGUA PORTUGUESA das Turmas 1A/1B/1C

Semana de 09 a 11 de Setembro

Prof.Miriam Gomes

e-mail: miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br

ou

miromago@yahoo.com.br

PREZADOS ALUNOS,

ESTA ATIVIDADE SERÁ FEITA EM 2 (DUAS) ETAPAS.

A 1ª PARTE TERÁ 5 (CINCO) QUESTÕES. 

NA PRÓXIMA SEMANA, A 2ª PARTE TERÁ MAIS 5 (CINCO) QUESTÕES DE INTERPRETAÇÃO DESSE MESMO TEXTO.

 

Mais uma vez – Legião Urbana

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Tem gente que está do mesmo lado que você
Mas deveria estar do lado de lá
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Tem gente enganando a gente

Veja a nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã
Mais uma vez, eu sei
Escuridão já vi pior, de endoidecer gente sã
Espera que o sol já vem

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar

Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…
Quem acredita sempre alcança…

Link: http://www.vagalume.com.br

 

Questões

     1.Após analisar a letra da canção responda: a temática é positiva ou negativa. Em seguida, explique por quê?

 

     2.“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena acreditar no sonho que se tem, ou que seus planos nunca vão dar certo, ou que você nunca vai ser alguém…. quem acredita sempre alcança!” Muito motivacional esse trecho da música, mas você concorda com essas afirmações? Justifique sua resposta.

 

     3.” Se você quiser alguém em quem confiar. Confie em si mesmo…” após fazer a leitura desse verso, a que conclusão você chega?

 

       4.” Mas é claro que o sol vai voltar amanhã…” “Espera que o sol já vem…” O que o sol representa nesses versos? Explique.

 

      5.Observe o título da canção: “Mais uma vez”. Se você pudesse voltar ao passado, o que gostaria de fazer mais uma vez? Comente.

 


obrigada!!!








EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 09.09 A 11.09 – 3º BIMESTRE

Atividade de Química das Turmas 1A/1B/1C

Semana de 09 a 11 de Setembro

Profº José Carlos

Habilidade: Relacionar a Química  com o cotidiano.

1.    Acessar os seguintes  links:

https://www.infoescola.com/quimica/massas-atomicas-e-massa-molecular/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/quimica/mol-e-massa-molar

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/massa-molar-numero-mol.htm

https://youtu.be/gYqLzNzP2EU

https://youtu.be/idj5ou1NWeM

2.    Ler os textos e assistir aos vídeos indicados nestes links.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 07.09 A 11.09 – 3º BIMESTRE

DISCIPLINA ARTE - PROFA. MARGARIDA 

1ª Série – Intervenção na Escola – Arte e Ação.


Objeto do conhecimento: Dança.

Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:  Sondagem e Ação Expressiva - pág. 84 - 85.

 

A - Pesquise e Responda:

1) O que é Flash Mob?

2) Assista os vídeos no Youtube:

            a) Grande Dança Brasil (Flash Mob) – São Paulo.

            b) Mamma Mia – Flash Mob no Shopping Vila Olímpia 2.

  Observe atentamente as imagens, sons, gestos, músicas, movimentos corporais e comente.


3) Projetar uma intervenção em Dança:

Como você realizaria um Projeto de uma intervenção em dança, na sua escola em Flash Mob? Descreva especificando o tema, o espaço físico, formas de dança, figurinos e modos de realização.

 

Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.

 

 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


GEOGRAFIA- 1º C - PROF.: JOBSON- SEMANA DE 07/09/2020 A 11/09/2020

 

ESCOLA:

NOME:

TEMA: 05-LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: GEOGRAFIA-  Leitura e interpretação do texto: Geopolítica- Analisar as estratégias políticas criadas pelos países


ATIVIDADE


LEIA O TEXTO E ASSISTA O VÍDEO DO LINK, DEPOIS REGISTRE SEU ENTENDIMENTO NO CADERNO.  TAMBÉM CONTO COM SUA PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO  NA AULA DO DIA 10/09/2020 ÀS 19:00 . LINK  https://meet.google.com/yut-bwnw-ydq

 

Leitura e interpretação do texto: Geopolítica- Analisar as estratégias políticas criadas pelos países

 

A geopolítica é a área da geografia que estuda e interpreta as técnicas de utilização de poder em determinado Estado. Em outras palavras: são as estratégias adotadas por um governo para administrar seu território. Para isso, essa ciência compreende a análise da geografia, história, das questões sociais, políticas desenvolvidas no país estudado. 


A nomenclatura "geopolítica" foi criada no início do século XX por Rudolf Kjellén. O cientista político tinha como base as teorias desenvolvidas por Friedrich Ratzel no livro "Politische Geographie" (Geografia Política), de 1897. Kjellén procurou estabelecer relações entre os fatos políticos e os aspectos geográficos de um país. Então, tentava entender como as estratégias escolhidas pelo Estado interferiam no seu território e como isso repercute no cenário internacional. 


A geopolítica se desenvolve durante o período da Guerra Fria. As disputas territoriais e ideológicas entre as duas principais potências (Estados Unidos e União Soviética) contribuíram para gerar diversas estratégias políticas dos Estados para a conquista de novos territórios. Quando a Guerra Fria chegou ao fim, a geopolítica se virou para as questões nucleares, terrorismo e definição de fronteiras no Continente africano e no Oriente Médio. 


Geopolítica ou geografia política


A geopolítica e geografia política assemelham-se em certos momentos, mas eles apresentam distinções principalmente em relação à escala (área de estudo). A geografia política, por exemplo, foi um conceito cunhado pelos estudos dos geógrafos Friedrich Ratzel e Paul Vidal de La Blache e se refere ao controle e administração do estado em seu próprio território. Assim, ela se foca no controle interno do seu espaço geográfico, na proteção das fronteiras, controle de recursos naturais e tensões geradas no espaço. Em 1987, Friedrich Ratzel expandiu o conceito de geografia política e ela se tornou um campo de estudo científico.


A geopolítica, por sua vez, foi criada em 1916 pelo jurista Rudolf Kjellén. Ela supera as fronteiras nacionais e abrange as disputas internacionais e diplomáticas geradas entre os Estados. Ela está focada em estudar estratégias de controle e intervenção em outros territórios. Desta forma, ela pode ser considerada como a forma como cada país tenta expandir seu espaço, impor poder em outros Estados e, assim, fazer crescer sua economia.

 

Geopolítica do Brasil


A geopolítica brasileira trata de estudar as estratégias desenvolvidas pelos 
presidentes do Brasil com o objetivo de melhorar as estruturas sociais do país. Quando o território e economia são estruturados, há uma ação geopolítica agindo. Um exemplo disso foi com a mudança da capital do Rio de Janeiro para Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek. Como o Rio de Janeiro é uma cidade litorânea, ela ficava mais exposta a ataques externos. 


O país também impõe sua geopolítica quando delimita território, impõe presença na Antártida e inicia pesquisas científicas naquela região. Projetos de ocupação territoriais para a defesa de fronteiras. Outros pontos analisados pela geopolítica do Brasil são as normas e leis de sustentabilidade, desenvolvimento urbano e industrial, além a participação do Brasil em blocos econômicos como MERCOSUL e BRICS. 


As reservas de petróleo, o pré-sal, o ecossistema do bioma Pantanal Mato-Grossense, Floresta Amazônica, Bacia do Rio da Prata são outros pontos relevantes para a geopolítica do Brasil. Outros fatores são:


• Reforma Agrária;

• Crescimento Urbanístico; 

• Proteção das Fronteiras; 

• Participação de capital estrangeiro em empresas como a Petrobrás;

• Demarcação de terras indígenas.

 

2) Atividade de Leitura e interpretação: ASSISTA AO VÍDEO DO LINK GEOPOLÍTICA; CONCEITOS E TEMAS FUNDAMENTAIS: https://www.youtube.com/watch?v=l7tDazTbdC4


Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com



XXXXXXXXXXXXXXXXX

DISCIPLINA FILOSOFIA – PROF PABLO - Quinzena 07.09

1ª Série

Tema: (Filosofia Política) TEORIAS DO ESTADO – SOCIALISMO, ANARQUISMO E LIBERALISMO.

Pág. 69 a 71.

Objetivo: Identificar e discutir problemas do Estado Brasileiro; Analisar a relação entre Estado e sociedade a partir da compreensão dos conceitos centrais do anarquismo e do socialismo

Habilidade: Refletir sobre a relação entre Estado e sociedade. .

Texto Introdução: Estado é o conjunto das instituições que administram um país. Ou seja, o Estado funciona segundo ordenamento jurídico, que no Brasil se concretiza por meio da Constituição Federal, leis ordinárias, decretos, resoluções e portarias que revelam uma ordem jurídica. Esse ordenamento jurídico tem como referência a convivência justa entre os cidadãos e suas diferentes demandas.

A) Reflita e Responda:

Base Pág. 69-70.

1) Mas quem são os cidadãos? São todos iguais?

2) Quais são as diferenças produzidas pela natureza, nos seres humanos?

3) Quais são as diferenças produzidas pela vida social?

4) Você acredita que as diferenças naturais e sociais podem ser geradoras de injustiças?

B) Leia o pequeno texto da página 70 e responda sobre o texto de Thomas Morus (UTOPIA):

1) Qual é a ideia principal do trecho lido?

2) Na sua opinião, qual seria o papel do Estado em relação ao preço das lãs?

3) Você consegue notar alguma relação com práticas econômicas atuais? Se sim, cite um exemplo.

→ Se você tiver interesse aqui segue o link da obra UTOPIA (Thomas Morus) – não é extenso e possui letras grandes - http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000070.pdf

 

C) Leia as teorias e responda (pág.71):

4) Na sua opinião, qual teoria (liberalismo, socialismo e a anarquismo) se faz mais presente na realidade brasileira? Para fundamentar a sua resposta, busque notícias de jornais, revistas, sites sobre a legislação trabalhista, práticas econômicas e sociais mais valorizadas, capazes de fortalecer a sua posição.

5) Qual é a relação entre lei e liberdade, segundo Montesquieu? Para responder essa questão leia o seguinte texto adaptado especialmente para esse material. (Liberdade e cidadania – pág.71)

6) Indique os principais representantes de cada uma das três teorias abordadas na aula.

Observação: é importante que você compreenda a ideia, pois ela será abordada tanto em sociologia, como filosofia nas séries seguintes. Se você achar os textos superficiais, aprofunde os estudos com pesquisas na internet.   


____________________________________ 

Plano Semanal de Geografia 1ºano – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

Geografia

Data/Semana:

09/09/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Geopolítica

Estratégia:

Questionário

 

ATIVIDADE DA SEMANA

                Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, preparei uma atividade com base no texto sobre Geopolítica da última aula. Para tanto, peço que respondam às questões que seguem.

Estou à disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham alguma dúvida, beleza? Bom trabalho!

GEOPOLÍTICA

 

1.)    O que você entende por “Geopolítica”?

2.)    Quando e por que esse conceito passou a ser utilizado?

3.)    Nesse contexto, qual a importância do geógrafo alemão Friedrich Ratzel?

4.)    O que diz a teoria do “possibilismo” de La Blache?

**************************************************************************************

Plano Semanal de História 1ºanos A, B e C – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

História

Data/Semana:

09/09/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Grécia Antiga

Estratégia:

Leitura e interpretação de texto

 

ATIVIDADE DA SEMANA

 Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, apenas uma atividade de leitura para que você possa realizar as atividades da semana que vem, OK?  Estou à  disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham alguma dúvida, beleza? Bons estudos!

A CULTURA GREGA

1.       A cultura grega foi imensamente rica. Teve muita influência no resto do mundo ocidental. O uso intenso de mármore nas obras, o desenvolvimento das sensibilidades e da estética o uma arquitetura harmoniosa foram características das artes gregas. A arquitetura tinha aspectos monumentais, como mostram o Paternon de Atenas e grande estátua de Zeus e Olímpia.

2.       O teatro era muito apreciado na Grécia Antiga. As apresentações duravam oito horas diárias, e se estendiam por dois ou três dias seguidos. Periodicamente, eram realizados concursos de peças. Esses torneios chegavam a reunir de 15 a 20 mil pessoas. A construção de locais para exibição das peças estavam muito adiantadas. O teatro de epidauro, por exemplo, tem uma acústica tão boa que um assistente sentado na última fila da arquibancada consegue ouvir até os sons mais baixos, como o crepitar de uma chama no palco.

3.       As filas para se entrar nesses locais começavam a se formar no dia anterior da exibição e atravessavam a noite. Foram registrados casos de mulheres que deram a luz enquanto esperavam para ver uma peça. As obras eram de dois tipos, a comédia e a tragédia. Essa divisão perdura até os nossos dias.

4.       A história começou a ser estudada como ciência pelos gregos. Heródotos, natural da Ásia menor, escreveu o primeiro livro da história com fundamentos científicos e baseado em pesquisa. Tucídides, de Atenas, um militar, redigiu um eficiente relato da Guerra de Peloponeso.

5.       Os gregos se dedicavam também a oratório. Falar em público era muito importante na sociedade grega. Um dos oradores mais célebres foi Péricles. Outro foi Demóstenes, gago até a adolescência. Corrigiu seu problema falando com a boca cheia de sementes ou pedrinhas tentando discursar mais alto do que o barulho das ondas do mar. Demóstenes foi o autor das Filípicas, uma obra contra o rei Filipe a Macedônia, que invadiu a Grécia.

 

6.       A filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Inicialmente os gregos tentaram explicar os fenômenos da natureza com justificativas mitológicas, ou seja, atribuíam os acontecimentos a atos dos deuses, heróis e semi-deuses. Os pensadores dos primeiros tempos são chamados de pré-socráticos, isto é, os que vieram antes de Sócrates. Junto com Platão e Aristóteles, Sócrates foi um dos maiores filósofos gregos.

7.       Com desenvolvimento da cultura e maior disponibilidade de bens materiais, os filósofos passaram a buscar explicações racionais e organizadas para os acontecimentos. Sócrates, que viveu de 470 a 399 a.C, foi o primeiro a proceder dessa forma. Ele abalou tanto a sociedade de seu tempo que foi forcado pelas autoridades a suicidar-se, bebendo um preparado de uma planta chamada Cicuta. Os filósofos que viveram depois são chamados de Pós-socráticos.

8.       Os gregos explicavam as origem das coisas por meio de mitos. Sua religião era Antropomórfica, ou seja, seus deuses tinha forma humana. A religião grega era uma fusão de divindades locais e orientais.

9.       Para os gregos, esses deuses viviam no monte Olimpo e tinha sentimentos e paixões como os seres humanos. Era, porem, imortais. Os semideuses ou heróis estavam entre os deuses e os homens e eram filho de Deuses com humanos. Tinha natureza meio humana e meio divina e uma maior forca física e inteligência do que os humanos. Entre eles, estavam Hércules, que representava a forca e foi responsável pelos lendários doze trabalhos.

10.   Entre os principais deuses estavam Zeus, o rei dos deuses do Olimpo. Ele seria chamado mais tarde de Júpiter pelos romanos.

11.   Outros deuses importantes eram Hera, mulher de Zeus e Atena, sua filha e protetora de Atenas, das artes e do saber; Apolo, deus da luz; Artemísia, deusa da caça;  Dionísio, deus do vinho; Hermes, protetor do comércio e Afrodite, deusa do amor e da beleza. O mar, muito importante, era representado por Posseidon . Os gregos acreditavam que as terras boiavam sobre o corpo desses deus e se ele quisesse poderia acabar com o mundo de um momento para a outro. Pã era o deus dos pastores.

E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br 
Turmas: 1º B e C
Conteúdo e habilidades da semana: Tempos verbais. Reconhecer e identificar e usar o futuro(will)
GUIDE: Turma, nesse momento, para iniciar os estudos do tempo futuro. Vamos acompanhar a música abaixo, cantar com a letra e identificar a expressão-verbal - Will - 

It Will Rain de Bruno Mars - https://www.vagalume.com.br/bruno-mars/it-will-rain.html
***********************************************************************************
SOCIOLOGIA  DE 09 A 11 DE SETEMBRO - PROFª SELMA

LEITURA E ANÁLISE DE TEXTO E IMAGENS DA APOSTILA

A cultura é o legado da humanidade que transita dinamicamente no tempo e no espaço.

Diferentemente dos animais, o ser humano não se desenvolve fora da cultura: cada indivíduo, na sua singularidade, é produto e produtor de expressões materiais, de símbolos, de representações e de significados que correspondem a valores e crenças de sua época e lugar, condição fundamental para que possa se constituir como ser social e viver em sociedade. Hábitos alimentares, por exemplo, estão diretamente relacionados à cultura.

Responda em seu caderno:

A) Como você se alimenta? Seus hábitos são iguais aos de seus colegas, de seus avós ou de parentes que vivem em outros lugares?

B) Nos alimentamos da mesma forma, independentemente do lugar, da ocasião, da época, da religião, da posição ou classe social? O que influencia nossos hábitos alimentares?

C) Pesquise imagens além das que estão abaixo, de alimentos de diversas culturas diferentes da nossa.


*Para o dia 16/09



Nenhum comentário:

Postar um comentário