3A/3B/3C - LÍNGUA PORTUGUESA
Profª Djalmira
ESCOLA LITERÁRIA MODERNA E O MODERNISMO NO BRASIL
ARTIGO DE OPINIÃO
1) Atividade 1 do Caderno do Aluno - 2º Bimestre
Pág. 103 e 104 - Exercícios 1 e 2
2) Realize uma pesquisa a partir das questões abaixo:
a) No que consistiu o período chamado Belle Époque?
b) Nessse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna de 1922?
c) Faça uma pesquisa sobre o Movimento Antropofágico e a Revista Antropofagia.
(www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf)
3) Escreva apenas a introdução de um Artigo de Opinião. Tema: Vidas negras importam.
(profdjalmira@gmail.com)
Atividade de Biologia- 3º ano do EM
Semana de 08/06 a 12/06.
Professora Carla Zeinum.
BIOLOGIA DOS ANIMAIS.
1- Realizem uma pesquisa das características do Filos do Reino Animal.
Filos |
Reprodução |
Sistema Nervoso |
Sistema digestório |
Sistema Circulatório |
Sistema Respiratório |
Sistema Excretor |
Exemplos |
Poriferos
|
|
|
|
|
|
|
|
Cnidários
|
|
|
|
|
|
|
|
Platelmintos
|
|
|
|
|
|
|
|
Nematódeos
|
|
|
|
|
|
|
|
Anelídeos
|
|
|
|
|
|
|
|
Moluscos
|
|
|
|
|
|
|
|
Artrópodes
|
|
|
|
|
|
|
|
Equinodermos
|
|
|
|
|
|
|
|
Cordados
|
|
|
|
|
|
|
|
Após a elaboração do quadro comparativo em seu caderno, observe a coluna sobre reprodução e responda:
1. Reprodução sexuada e assexuada são observadas entre os grupos pesquisados? Comente.
2. É possível observar alguma semelhança entre reprodução dos cordados e de plantas? Indiquem quais seriam.
EE
VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
FÍSICA
3A, 3B, 3C PROFª DÉBORA
SEMANA
DE 08 A 12 DE JUNHO
Boa noite, alunos!
Estamos finalizando as notas do 1º
bimestre, e muitos alunos ainda não entregaram as atividades propostas.
Gostaria de comunicar que ainda é possível fazê-lo. Lembrando que vocês devem
mandar todos os trabalhos de Física para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com.
Estou no aguardo!
TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO 2º BIMESTRE
Habilidade: Identificar e caracterizar os diversos
processos de produção de energia elétrica.
Pesquisa:
"Os Perigos da Eletricidade e
Medidas de Prevenção e Segurança"
Quais os diversos tipos de acidentes e
situações perigosas relacionadas com a energia?
Como é o trabalho de quem lida com a
eletricidade?
A importância da prevenção.
O trabalho deve ser manuscrito. Se
preferir, pode fazer no próprio caderno. Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com
ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve
colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana
08/06).
E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 3ºA, 3ºB, 3ºC
PROFª YASMIN
Queridos alunos!
Estamos finalizando as notas do 1º bimestre, e muitos alunos ainda não
entregaram as atividades propostas. Gostaria de comunicar que ainda é possível
fazê-lo. Lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail
profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!
·
Atividades referentes à semana dos dias 08/06 à 10/06.
FAZER NO CADERNO
2º BIMESTRE
Aula
referente ao Centro de Mídias- Um estudo das cônicas, hipérbole
e parábola.
Cônicas
As cônicas ou secções cônicas são curvas obtidas
pela intersecção de um plano com um cone duplo. De acordo com a inclinação
desse plano, a curva será chamada de elipse, hipérbole ou parábola.
Quando o plano está paralelo ao plano da base do
cone, a curva é uma circunferência sendo considerada um caso particular da
elipse. Conforme aumentamos a inclinação do plano, encontramos as demais
curvas.
A intersecção de um plano com o vértice do cone
pode ainda dar origem a um ponto, uma reta ou duas retas
concorrentes. Neste caso, são chamadas de cônicas degeneradas.
O estudo das secções cônicas iniciou na Grécia
antiga, onde foram identificadas diversas das suas propriedades geométricas.
Entretanto, foram necessários alguns séculos para que a utilidade prática
dessas curvas fosse identificada.
Parábola
Quando um plano intercepta um cone com uma inclinação paralela a uma de suas
geratrizes, a figura que surge é uma parábola.
Sendo assim, a parábola é o lugar geométrico dos
pontos pertencentes a um plano, que são equidistantes de uma reta fixa e de um
ponto fixo.
Esse ponto fixo é chamado de foco da parábola e a
reta recebe o nome de diretriz. A reta que passa pelo foco, perpendicular a
diretriz, é chamada de eixo de simetria da parábola.
O vértice é o ponto de intersecção entre a parábola
e o seu eixo, sendo que a distância entre o vértice e o foco é igual a
distância do vértice a reta diretriz.
Hipérbole é o nome da curva que surge quando um cone duplo é
interceptado por um plano paralelo ao seu eixo.
Assim, a hipérbole é o lugar geométrico dos pontos no plano cujo módulo
da diferença das distâncias a dois pontos fixos do plano (foco) é um valor
constante.
diferença das distâncias d1 e d2 é indicada por 2a, ou
seja 2a = | d1 - d2 |, e a distância entre os focos é dada por 2c,
sendo que 2a < 2c.
Representando a hipérbole no eixo cartesiano, temos os pontos A1 e
A2 que são os vértices da hipérbole. A reta que liga esses dois pontos é
chamada de eixo real.
Temos ainda indicado os pontos B1 e B2 que pertencem a mediatriz da reta e que
liga os vértices da hipérbole. A reta que liga esses pontos é chamada de eixo
imaginário.
A distância do ponto B1 à origem do eixo cartesiano é indicada, na
figura, por b e é tal que b2 = c2 - a2 .
Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com.
ATENÇÃO - NÃO ESQUECER
DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL.
OBRIGADA!
PROFª YASMIN
3ª série EM – Semana
de 08 a 12.06 - FILOSOFIA
TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO –
COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO.
Objetivo: Identificar marcas dos
discursos filosóficos, mitológico e religioso.
Páginas 81 a 83 –
caderno do aluno volume 2.
ORIENTAÇÃO GERAL BÁSICA ANTES DE REALIZAR A ATIVIDADE DESTE CAPÍTULO
ELABORAR HIPÓTESES E QUESTÕES A PARTIR DE LEITURAS
E DEBATES REALIZADOS
No Caderno do Estudante, foram disponibilizados
dois fragmentos de textos: “O sermão da sexagésima”, de Padre Antônio Vieira,
“Ensaio sobre o entendimento humano”, de David Hume. São textos complexos, mas
que podem contribuir para a compreensão das diferenças entre o texto filosófico
e o texto religioso. Devido à essa complexidade, acreditamos ser importante a
explicação sobre os textos e seus autores.
Sugerimos a leitura analítica, acompanhando as
seguintes etapas
Exame
textual: contextualizar o fragmento escolhido, ou seja, reconhecê-lo
como parte de uma obra maior. É importante que os estudantes conheçam o perfil
da obra, o autor, a natureza geral das obras do autor, a finalidade da obra em
que o texto foi extraído, entre outros aspectos capazes de introduzir o(a)
estudante no espírito da obra. Essa fase pode ser apresentada pelo(a)
professor(a) ou indicada como tema de pesquisa.
Primeira
leitura: primeira abordagem do texto que pode ser feita de forma
individual ou coletivamente, de acordo com o perfil da turma. Nessa primeira
leitura, identificamos palavras desconhecidas, referências a momentos
históricos e ao gênero do texto para, em seguida, buscar os esclarecimentos
necessários.
Análise
do texto: a partir desses três passos, passa-se para a análise do
texto, com questões gerais básicas, como: qual é o assunto do texto? Qual é o
problema que trata o assunto em questão? O autor oferece alguma resposta para o
assunto ou acrescenta novas questões? Há ideias ou temas secundários que apoiam
a posição do autor? O autor assume uma posição em relação ao tema? Essas e
outras questões que acreditar necessárias podem ser um primeiro passo para o(a)
estudante compreender o texto e passar a dialogar com ele.
Interpretação
do texto: neste ponto, o(a) estudante poderá expor seus conhecimentos
prévios e seu repertório de vida. É nesse momento que o(a) estudante deve
articular as informações iniciais com o que foi analisado no texto, inferindo o
objetivo e a importância do fragmento lido para o conjunto da obra do autor e
para a compreensão do tema estudado.
Conforme SEVERINO, A. J. Como ler um texto
de filosofia. São Paulo: Paulus, 2013, p. 13-22.
A – LEIA OS TEXTOS DA APOSTILA PÁG 81 E 82 E RESPONDA: Sermão da Sexagésima. Padre Antônio Vieira. / Ensaio sobre o Entendimento Humano. David Hume.
1) Quais elementos do texto indicam que o tema tratado tem
relação com religião? (Texto Sermão)
2) Segundo o texto, os poucos resultados (frutos da
palavra de Deus) não se devem, nem a certa fragilidade do poder da palavra, nem
à falta de pregadores. Então, qual seria o problema?
3) Segundo Hume, a Filosofia moral (ou a Ciência da Natureza Humana) apresenta-se de duas maneiras: uma orienta-se para a ação e outra para racionalidade. Qual é a mais apreciada pelo autor? Identifique as passagens do texto capazes de comprovar a sua resposta.
4) “Abstrusa” é uma palavra recorrente no texto (há três ocorrências), qual é o seu significado? Qual sua importância para compreensão do texto?
5) Para apresentar a filosofia moral e os seus modos, Hume faz uso da “palavra de Deus” ou outro elemento que remete a alguma religião? Qual é a base do argumento de Hume para expor as duas maneiras de fazer filosofia moral?
6) Individualmente, busque imagens que caracterizam os textos lidos e monte um painel em seu caderno capaz de ilustrar as marcas do discurso religioso e do discurso filosófico. Faça com que somente pelas imagens qualquer um de nós consiga fazer uma leitura e interpretação sem qualquer elemento escrito.
Observação: Ninguém sabe o significado de todas
as palavras. É normal que você não saiba o significado de algumas que se
apresentam na lição, portanto, não se acanhe, não se envergonhe da sua
ignorância, pegue o dicionário e veja o que significa. Escreva o significado em
seu caderno, você vai ampliar seu repertório de palavras e escrever textos
melhores. Isso cabe para todas as matérias da escola. Você levará isso para
toda sua vida!
EE VISCONDE DE SÃO
LEOPOLDO – SEMANA 08.06 A 12.06
ATIVIDADE DE ARTE - PROFA.MARGARIDA
3ª Série Ensino Médio – Sondagem
na linguagem da Dança.
Indicação e Orientação de Atividades
De acordo
com o caderno do aluno 2º bimestre faremos uma sondagem em dança.
Pesquise e
Responda:
1) Através da tecnologia e das mídias pesquise profissões e
profissionais ligadas a linguagem da dança e escolha 2 (dois) profissionais e
descreva sobre eles.
2) Como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou
a produção de espetáculos?
3) Como produção da atividade em dança comente: DANÇA DAS
SOMBRAS – Como fonte orientadora. Veja: Valéria Marques através do link -
<https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE>
4) Escolha e apresente uma imagem em Dança das Sombras e
cole em seu caderno.
5) Qual a diferença entre: BAILARINO – COREÓGRAFO –
ENSAIADOR.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu
nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno
de arte.
ATIVIDADES DE QUÍMICA TURMAS: 3A/3B/3C
SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO DE 2020
1) Fazer uma pesquisa sobre as quantidades
e medidas utilizadas na Química: massa atômica, massa molecular,
mol, massa molar e volume molar.
2) Fazer uma pesquisa sobre a ESTEQUIOMETRIA.
***
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 3ºs ANOS A,B,C
Os movimentos sociais
1) Leia o texto da página 89 da Apostila do aluno sobre a participação política do cidadão. Reflita e responda: O que você entende por movimentos sociais?
2) Qual a importância da participação política? Disserte sobre o assunto.
Até o início do século XX, o voto, na quase totalidade dos países, era um direito exclusivo dos homens – especialmente de homens ricos. No cenário de grandes transformações que foi o século XX, as ativistas que se mobilizaram pelo direito feminino à participação política ficaram conhecidas como sufragistas.
O movimento pelo sufrágio feminino é um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio (o direito de votar) às mulheres. Participaram do sufrágio feminino, mulheres e homens, denominados sufragistas. As origens modernas do movimento encontram-se na França do século XVIII. Em 1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a garantir o sufrágio feminino, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard.
· O seu texto deverá ter no mínimo 10 linhas.
Turma 3ºC
Nenhum comentário:
Postar um comentário