Páginas

3º ano - Semana de 08 a 12 de junho

3A/3B/3C - LÍNGUA PORTUGUESA

Profª Djalmira


ESCOLA LITERÁRIA MODERNA E O MODERNISMO NO BRASIL

ARTIGO DE OPINIÃO


1) Atividade 1 do Caderno do Aluno - 2º Bimestre

Pág. 103 e 104 - Exercícios 1 e 2


2) Realize uma pesquisa a partir das questões abaixo:

a) No que consistiu o período chamado Belle Époque?

b) Nessse contexto de inovações, o que foi a Semana de Arte Moderna de 1922?

c) Faça uma pesquisa sobre o Movimento Antropofágico e a Revista Antropofagia.

(www.ufrgs.br/cdrom/oandrade/oandrade.pdf)


3) Escreva apenas a introdução de um Artigo de Opinião. Tema: Vidas negras importam.


(profdjalmira@gmail.com)



Atividade de Biologia- 3º ano do EM

Semana de 08/06 a 12/06.

Professora Carla Zeinum.

 

BIOLOGIA DOS ANIMAIS.

1-     Realizem uma pesquisa das características do Filos do Reino Animal.

 

 

Filos

Reprodução

Sistema Nervoso

Sistema digestório

Sistema

Circulatório

Sistema

Respiratório

Sistema

Excretor

Exemplos

Poriferos

 

 

 

 

 

 

 

 

Cnidários

 

 

 

 

 

 

 

 

Platelmintos

 

 

 

 

 

 

 

 

Nematódeos

 

 

 

 

 

 

 

 

Anelídeos

 

 

 

 

 

 

 

 

Moluscos

 

 

 

 

 

 

 

 

Artrópodes

 

 

 

 

 

 

 

 

Equinodermos

 

 

 

 

 

 

 

 

Cordados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a elaboração do quadro comparativo em seu caderno, observe a coluna sobre reprodução e responda:

1. Reprodução sexuada e assexuada são observadas entre os grupos pesquisados? Comente.

2. É possível observar alguma semelhança entre reprodução dos cordados e de plantas? Indiquem quais seriam.

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

FÍSICA 3A, 3B, 3C    PROFª DÉBORA

SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO

 

 

 

Boa noite, alunos!

Estamos finalizando as notas do 1º bimestre, e muitos alunos ainda não entregaram as atividades propostas. Gostaria de comunicar que ainda é possível fazê-lo. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de Física para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Estou no aguardo!

 

 

TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO 2º BIMESTRE

 

Habilidade: Identificar e caracterizar os diversos processos de produção de energia elétrica.

 

Pesquisa:

"Os Perigos da Eletricidade e Medidas  de Prevenção e Segurança"

Quais os diversos tipos de acidentes e situações perigosas relacionadas com a energia?

Como é o trabalho de quem lida com a eletricidade?

A importância da prevenção.

 

 

O trabalho deve ser manuscrito. Se preferir, pode fazer no próprio caderno. Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com

 

 

ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 08/06). 

 

 


E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

MATEMÁTICA 3ºA, 3ºB, 3ºC    PROFª YASMIN

 

 

Queridos alunos!

Estamos finalizando as notas do 1º bimestre, e muitos alunos ainda não entregaram as atividades propostas. Gostaria de comunicar que ainda é possível fazê-lo. Lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

 



·        
Atividades referentes à semana dos dias 08/06 à 10/06.

 

FAZER NO CADERNO

 

2º BIMESTRE

 

Aula referente ao Centro de Mídias- Um estudo das cônicas, hipérbole e parábola. 

Cônicas

 

As cônicas ou secções cônicas são curvas obtidas pela intersecção de um plano com um cone duplo. De acordo com a inclinação desse plano, a curva será chamada de elipse, hipérbole ou parábola.

Quando o plano está paralelo ao plano da base do cone, a curva é uma circunferência sendo considerada um caso particular da elipse. Conforme aumentamos a inclinação do plano, encontramos as demais curvas.

A intersecção de um plano com o vértice do cone pode ainda dar origem a um ponto, uma reta ou duas retas concorrentes. Neste caso, são chamadas de cônicas degeneradas.

O estudo das secções cônicas iniciou na Grécia antiga, onde foram identificadas diversas das suas propriedades geométricas. Entretanto, foram necessários alguns séculos para que a utilidade prática dessas curvas fosse identificada.

Parábola


Quando um plano intercepta um cone com uma inclinação paralela a uma de suas geratrizes, a figura que surge é uma parábola.

Sendo assim, a parábola é o lugar geométrico dos pontos pertencentes a um plano, que são equidistantes de uma reta fixa e de um ponto fixo.

Esse ponto fixo é chamado de foco da parábola e a reta recebe o nome de diretriz. A reta que passa pelo foco, perpendicular a diretriz, é chamada de eixo de simetria da parábola.

O vértice é o ponto de intersecção entre a parábola e o seu eixo, sendo que a distância entre o vértice e o foco é igual a distância do vértice a reta diretriz.

 

Hipérbole

Hipérbole é o nome da curva que surge quando um cone duplo é interceptado por um plano paralelo ao seu eixo.

Assim, a hipérbole é o lugar geométrico dos pontos no plano cujo módulo da diferença das distâncias a dois pontos fixos do plano (foco) é um valor constante.

 diferença das distâncias d1 e d2 é indicada por 2a, ou seja 2a = | d1 - d2 |, e a distância entre os focos é dada por 2c, sendo que 2a < 2c.

Representando a hipérbole no eixo cartesiano, temos os pontos A1 e A2 que são os vértices da hipérbole. A reta que liga esses dois pontos é chamada de eixo real.

Temos ainda indicado os pontos B1 e B2 que pertencem a mediatriz da reta e que liga os vértices da hipérbole. A reta que liga esses pontos é chamada de eixo imaginário.

A distância do ponto B1 à origem do eixo cartesiano é indicada, na figura, por b e é tal que b2 = c2 - a2 .




 

Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com.


 ATENÇÃO - NÃO ESQUECER DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL.





  OBRIGADA!

PROFª YASMIN

 



3ª série EM – Semana de 08 a 12.06 - FILOSOFIA


TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO.

Objetivo: Identificar marcas dos discursos filosóficos, mitológico e religioso.

Páginas 81 a 83 – caderno do aluno volume 2.

 

ORIENTAÇÃO GERAL BÁSICA ANTES DE REALIZAR A ATIVIDADE DESTE CAPÍTULO

ELABORAR HIPÓTESES E QUESTÕES A PARTIR DE LEITURAS E DEBATES REALIZADOS

 

No Caderno do Estudante, foram disponibilizados dois fragmentos de textos: “O sermão da sexagésima”, de Padre Antônio Vieira, “Ensaio sobre o entendimento humano”, de David Hume. São textos complexos, mas que podem contribuir para a compreensão das diferenças entre o texto filosófico e o texto religioso. Devido à essa complexidade, acreditamos ser importante a explicação sobre os textos e seus autores.

Sugerimos a leitura analítica, acompanhando as seguintes etapas

 

Exame textual: contextualizar o fragmento escolhido, ou seja, reconhecê-lo como parte de uma obra maior. É importante que os estudantes conheçam o perfil da obra, o autor, a natureza geral das obras do autor, a finalidade da obra em que o texto foi extraído, entre outros aspectos capazes de introduzir o(a) estudante no espírito da obra. Essa fase pode ser apresentada pelo(a) professor(a) ou indicada como tema de pesquisa.

 

Primeira leitura: primeira abordagem do texto que pode ser feita de forma individual ou coletivamente, de acordo com o perfil da turma. Nessa primeira leitura, identificamos palavras desconhecidas, referências a momentos históricos e ao gênero do texto para, em seguida, buscar os esclarecimentos necessários.

 

Análise do texto: a partir desses três passos, passa-se para a análise do texto, com questões gerais básicas, como: qual é o assunto do texto? Qual é o problema que trata o assunto em questão? O autor oferece alguma resposta para o assunto ou acrescenta novas questões? Há ideias ou temas secundários que apoiam a posição do autor? O autor assume uma posição em relação ao tema? Essas e outras questões que acreditar necessárias podem ser um primeiro passo para o(a) estudante compreender o texto e passar a dialogar com ele.

 

Interpretação do texto: neste ponto, o(a) estudante poderá expor seus conhecimentos prévios e seu repertório de vida. É nesse momento que o(a) estudante deve articular as informações iniciais com o que foi analisado no texto, inferindo o objetivo e a importância do fragmento lido para o conjunto da obra do autor e para a compreensão do tema estudado.

 

Conforme SEVERINO, A. J. Como ler um texto de filosofia. São Paulo: Paulus, 2013, p. 13-22.

 

A – LEIA OS TEXTOS DA APOSTILA PÁG 81 E 82 E RESPONDA: Sermão da Sexagésima. Padre Antônio Vieira. / Ensaio sobre o Entendimento Humano. David Hume.

 

1) Quais elementos do texto indicam que o tema tratado tem relação com religião? (Texto Sermão)

2) Segundo o texto, os poucos resultados (frutos da palavra de Deus) não se devem, nem a certa fragilidade do poder da palavra, nem à falta de pregadores. Então, qual seria o problema?

3) Segundo Hume, a Filosofia moral (ou a Ciência da Natureza Humana) apresenta-se de duas maneiras: uma orienta-se para a ação e outra para racionalidade. Qual é a mais apreciada pelo autor? Identifique as passagens do texto capazes de comprovar a sua resposta.

4) “Abstrusa” é uma palavra recorrente no texto (há três ocorrências), qual é o seu significado? Qual sua importância para compreensão do texto?

5) Para apresentar a filosofia moral e os seus modos, Hume faz uso da “palavra de Deus” ou outro elemento que remete a alguma religião? Qual é a base do argumento de Hume para expor as duas maneiras de fazer filosofia moral?

6) Individualmente, busque imagens que caracterizam os textos lidos e monte um painel em seu caderno capaz de ilustrar as marcas do discurso religioso e do discurso filosófico. Faça com que somente pelas imagens qualquer um de nós consiga fazer uma leitura e interpretação sem qualquer elemento escrito.

 

Observação: Ninguém sabe o significado de todas as palavras. É normal que você não saiba o significado de algumas que se apresentam na lição, portanto, não se acanhe, não se envergonhe da sua ignorância, pegue o dicionário e veja o que significa. Escreva o significado em seu caderno, você vai ampliar seu repertório de palavras e escrever textos melhores. Isso cabe para todas as matérias da escola. Você levará isso para toda sua vida!


EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 08.06 A 12.06

ATIVIDADE DE ARTE - PROFA.MARGARIDA

3ª Série Ensino Médio – Sondagem na linguagem da Dança.

Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre faremos uma sondagem em dança.

 

Pesquise e Responda:

 

1) Através da tecnologia e das mídias pesquise profissões e profissionais ligadas a linguagem da dança e escolha 2 (dois) profissionais e descreva sobre eles.

2) Como o uso da tecnologia e das mídias digitais modificou a produção de espetáculos?

3) Como produção da atividade em dança comente: DANÇA DAS SOMBRAS – Como fonte orientadora. Veja: Valéria Marques através do link - <https://www.youtube.com/watch?v=XpcGBt1IWSE>

4) Escolha e apresente uma imagem em Dança das Sombras e cole em seu caderno.

5) Qual a diferença entre: BAILARINO – COREÓGRAFO – ENSAIADOR.

 

Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.



ATIVIDADES DE QUÍMICA  TURMAS: 3A/3B/3C

 

SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO DE 2020

 

1) Fazer uma pesquisa sobre as quantidades e medidas utilizadas na Química:  massa atômica, massa molecular, mol,  massa molar e volume molar.

 

2) Fazer uma pesquisa sobre a ESTEQUIOMETRIA.


***

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 3ºs ANOS A,B,C 

Os movimentos sociais

1) Leia o texto da página 89 da Apostila do aluno sobre a participação política do cidadão. Reflita e responda: O que você entende por movimentos sociais?

2) Qual a importância da participação política? Disserte sobre o assunto.

3) Leia o texto complementar abaixo e pesquise também em outras fontes sobre a questão do voto feminino no Brasil.

Até o início do século XX, o voto, na quase totalidade dos países, era um direito exclusivo dos homens – especialmente de homens ricos.  No cenário de grandes transformações que foi o século XX, as ativistas que se mobilizaram pelo direito feminino à participação política ficaram conhecidas como sufragistas.

O movimento pelo sufrágio feminino é um movimento social, político e econômico de reforma, com o objetivo de estender o sufrágio (o direito de votar) às mulheres. Participaram do sufrágio feminino, mulheres e homens, denominados sufragistas. As origens modernas do movimento encontram-se na França do século XVIII. Em 1893, a Nova Zelândia se tornou o primeiro país a garantir o sufrágio feminino, graças ao movimento liderado por Kate Sheppard.

·         O seu texto deverá ter no mínimo 10 linhas.

Turma 3ºC


GUIA: Turma, essa é uma repostagem da semana passada devido a problemas que tivemos no blog. Gentileza notarem o vídeo de Gavin: https://www.youtube.com/watch?v=PnZswXUrZLQ&t=119s
Escolham 2 perguntas e respondam em Inglês sobre elas.


OBS: Enviem a resposta para o e-mail: max.pereira@unisantos.br

See you!

 

 

 


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário