Páginas

3º ANO - SEMANA DE 13 DE JULHO

       3A, 3B , 3C - LÍNGUA PORTUGUESA - PROFª  DJALMIRA


M         INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


   Leia os textos e escolha as alternativas corretas.
       1)   Duas mulheres conversando no salão de beleza:
- Meu marido viaja muito. Só passa um mês em casa, durante todo o ano.
- Hum...  Deve ser aborrecido para você, não?
- Até que nem, - falou a outra – um mês passa rápido.

Na piada, o humor está construído a partir da ambiguidade de sentido expressa pelo verbo “passar”, que
a)    provoca uma sensação de estranhamento no leitor.
b)   leva ao entendimento da estupidez da mulher.
c)    descreve uma situação de felicidade matrimonial.
d)   conduz ao diálogo ingênuo.


      2)   [...]
É verdade – confirma Silvia. – Eu tenho um professor na faculdade que quando está em sala de aula parece uma gramática de carne e osso, de tão caprichado que fala. Mas quando sai com a gente depois da aula para beber num barzinho, ele fica descontraído e fala igualzinho ao caipira mais caipira que se possa imaginar. Ele nasceu e cresceu num sítio no interior do estado.
- Pois é, retoma Irene. O que caracteriza um falante culto é justamente essa facilidade que ele tem de mudar de registro, como se diz em Linguística. Ele pode passear tranquilamente por todo o espectro de variedades, por todo o continuum, conforme lhe pareça mais adequado às suas intenções comunicativas. Por isso é tão importante permitir a todos os falantes o acesso à escola e à norma-padrão. Esse conhecimento permitirá que a pessoa escolha a variedade ou o estilo que quer usar num dado contexto, numa dada situação [...].

BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: novela sociolinguística. 17. Ed. São Paulo; Contexto, 2013. Pág. 165

O assunto principal do texto é:
      a)    O uso da norma-padrão que caracteriza um falante da língua.
      b)  O falante que usa a norma-padrão da língua em todos os contextos.
      c)    O professor de faculdade que não sabe se comunicar.
      d)  A adequação da língua  em diferentes situações de uso.



3
3)  [...] Nos jardins, ela se entretinha: falava com as estátuas. Das doenças que sofria essa era a pior. Tudo o resto que ela fazia eram coisas de silêncio escondido, ninguém via nem ouvia. Mas palavrear com estátuas, isso não, ninguém podia aceitar. Porque a alma que ela punha nessas conversas chegava mesmo de assustar. Ela queria curar a cicatriz das pedras? Com maternal inclinação, consolava cada estátua:
- Deixa, eu te limpo. Vou tirar esse sujo, é sujo deles.
E passava uma toalha, imundíssima, pelos corpos petrimóveis.

No trecho: "Porque a alma que ela punha nessas conversas chegava mesmo de assustar.”, o conectivo em destaque estabelece entre as orações uma relação de

a)    tempo
b)   modo
c)    causa
d)   condição

COUTO, Mia. Rosa Caramela. Disponível em http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13295.pdf


4)   Leia o fragmento abaixo transcrito da obra Vidas Secas  e responda a questão a seguir:
 



Vivia longe dos homens, só se dava bem com animais. Os seus pés duros quebravam espinhos e não sentiam a quentura da terra. Montado confundia-se com o cavalo, grudava-se a ele. E falava uma linguagem cantada, monossilábica e gutural, que o companheiro entendia. A pé, não se agüentava bem. Pendia para um lado, para o outro lado, cambaio, torto e feio.
Às vezes, utilizava nas relações com as pessoas a mesma língua com que se dirigia aos brutos – exclamações, onomatopéias. Na verdade falava pouco. Admira as palavras compridas e difíceis da gente da cidade, tentava reproduzir algumas em vão, mas sabia que elas eram inúteis e talvez perigosas.
(Graciliano Ramos)
O texto, no seu conjunto, enfatiza:
a) a pobreza física do personagem
b) a falta de escolaridade do personagem
c) a miséria moral do personagem
d) a identificação do personagem com o mundo animal

    5)  Na frase: “Se eu fosse rei eu trocaria todo o meu reino por este dia de luz.” , o verbo em destaque está no Subjuntivo para indicar:
a) um pedido
b) uma ordem
c) uma possibilidade
d) um conselho
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

           







EE Visconde de São Leopoldo

Língua Inglesa 3A, 3B  Teacher  Rosana

Semana de 13 A 17 de Julho de  2020

Retorno da atividade para: rosana.soncin18@gmail.com


Texto para as questões 1 e 2

 

A Telephone Call 

By Dorothy Parker 

 

PLEASE, God, let him telephone me now. Dear God, let him call me now. I won't ask anything else of You, truly I won't. 

It isn't very much to ask. It would be so little to You, God, such a little, little thing. Only let him telephone now. Please, God. Please, please, please. 

If I didn't think about it, maybe the telephone might ring. Sometimes it does that. If I could think of something else. If I could think of something else. Knobby if I counted five. Counted hundred by fives, it might ring by that time. I’ll count slowly. I won't cheat. And if it rings when I get to three hundred, I won't stop; I won't answer it until I get to five hundred. Five, ten, fifteen, twenty, twenty-five, thirty, thirty-five, forty, forty-five, fifty... Oh, please ring. Please. 

 

The Publishers wish to thank the National Association for the Advancement of Colored People for authorizing the use of Dorothy Parker's work. 

 

1. Um conto é uma obra de ficção que pode ser narrada em terceira ou primeira pessoa. No trecho acima o conto retrata: 

 

a) o fervor religioso de uma pessoa à procura de Deus. 

b) a possibilidade concreta de um telefone tocar. 

e) uma promessa que está condicionada a uma ligação telefônica. 

d) o amor de uma pessoa que ligará para o amado. 

e) a ansiedade de uma pessoa à espera de um telefonema. 

 

2. A expressão "I won't cheat" revela que a personagem está disposta a: 

 

a) manter-se fiel ao namorado para sempre. 

b) não trapacear na contagem do tempo. 

e) resistir à vontade de ligar para o namorado. 

d) contar até, trezentos sem parar caso o namorado ligue. 

e) fazer uma promessa de não mais trair o parceiro.




                                     E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

FÍSICA 3A, 3B, 3C    PROFª DÉBORA

SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO DE 2020

 

Olá, alunos!

Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de Física para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Alguns alunos também não enviaram as tarefas do 2º bimestre.  Estou no aguardo!

 

AULA DO CMSP DO DIA 14/07/2020 - GERADORES ELÉTRICOS

Para quem não assistiu, aí vai o link: https://www.youtube.com/watch?v=Kz4pl4ODwok

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:
1) Seria correto dizer que um gerador de energia elétrica produz energia elétrica?
2) Onde são usados os geradores de energia elétrica?
3) O que Faraday dizia em suas palestras sobre o Fluxo Magnético?
4) Apresente esquema simples de um gerador elétrico.

Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com

1  

ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 13/07).

                                                     XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


História – Período entreguerras



Ler o texto do link:



https://www.infoescola.com/historia/periodo-entreguerras/

 

Explique (sem copiar partes do texto) o que significou o período entreguerras.

 

Responder por e-mail, colocando, nome, nº e sala no "assunto" do e-mail


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


 ATIVIDADE DE BIOLOGIA-3º ANO EM

AULA DO CMSP- 13/07/20

PROFESSORA CARLA ZEINUM

LINK DA AULA -13/07/20

https://www.youtube.com/watch?v=ToH47DGE5UU

HABILIDADE: Identificar e reconhecer as características gerais e os padrões de reprodução, crescimento e desenvolvimento nos diferentes filos do reino animal.

 

BIOLOGIA DOS ANIMAIS.

1-     Realizem uma pesquisa das características do Filos do Reino Animal.

 

 

Filos

Reprodução

Sistema Nervoso

Sistema digestório

Sistema

Circulatório

Sistema

Respiratório

Sistema

Excretor

Exemplos

Poriferos

 

 

 

 

 

 

 

 

Cnidários

 

 

 

 

 

 

 

 

Platelmintos

 

 

 

 

 

 

 

 

Nematódeos

 

 

 

 

 

 

 

 

Anelídeos

 

 

 

 

 

 

 

 

Moluscos

 

 

 

 

 

 

 

 

Artrópodes

 

 

 

 

 

 

 

 

Equinodermos

 

 

 

 

 

 

 

 

Cordados

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a elaboração do quadro comparativo em seu caderno, observe a coluna sobre reprodução e responda:

1. Reprodução sexuada e assexuada são observadas entre os grupos pesquisados? Comente.

2. É possível observar alguma semelhança entre reprodução dos cordados e de plantas? Indiquem quais seriam.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

GEOGRAFIA- 3º A , B e C- PROF. JOBSON

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DE FORMA NÃO PRESENCIAL-13/06/2020 a 17/07/2020

Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, FAÇA O CABEÇALHO, tire uma foto e envie para correção no e: prof.humanasjobson@gmail.com

ESCOLA:
DATA:
PROF:
TURMA:
NOME:

TEMA - 06 -Aula- 01- REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL: CRITÉRIOS E GRUPOS DE PAÍSES

REGIONALIZAÇÃO MUNDIAL: CRITÉRIOS E GRUPOS DE PAÍSES

Nosso planeta apresenta uma grande diversidade ambiental, humana, econômica, cultural, religiosa, social, entre outras. Portanto, é possível agrupar países que, por exemplo: apresentam clima tropical, que falam a mesma língua, que pertencem ao mesmo continente, que possuem as mesmas raízes históricas, que apresentam o mesmo tipo de colonização; que tem o mesmo nível de desenvolvimento econômico; que fazem parte do mesmo sistema político. Logo, há diferentes maneiras de se regionalizar o mundo e esta regionalização dependem dos critérios propostos pela sociedade, isto é, dos interesses, dos objetivos ou do planejamento dos seres humanos.

CRITÉRIOS E GRUPOS DE PAÍSES
Região é o nome dado a uma área que possua uma ou um conjunto de características comuns. Portanto, o conceito de região se refere à diferenciação de áreas. Ou seja, as regiões podem ser determinadas segundo critérios naturais, estabelecendo as diferenças de clima, vegetação, hidrografia, relevo, fauna, economia, entre outros que irão evidenciar a forma e o padrão de vida dos habitantes de cada região.
Regionalizar é dividir um determinado espaço observando nele suas características comuns, pois assim as diversas realidades são consideradas e por fim, regionalizadas. Desta forma, elaborar uma regionalização mundial significa realizar uma divisão do mundo em conjuntos de países, de acordo com as suas características. 

DIVISÃO POR CONTINENTES

Utiliza como critério a distribuição geográfica dos países pelos continentes da Terra. Regionalizando o mundo desta forma, temos seis continentes: África, Ásia, Europa, América, Oceania e Antártica.

Como se sabe, continentes são grandes extensões de terras emersas limitadas pelas águas dos mares e, oceanos. O que define os continentes é a sua grande extensão de terra (grande tamanho) em relação às ilhas, as quais apresentam extensão de terra menor que um continente. Nesse sentido, cabe citar que do ponto de vista físico (geológico) Europa e Ásia fazem parte de um mesmo bloco continental, denominado Eurásia.  Apesar disso, a Eurásia apresenta diferenças relevantes do ponto de vista histórico, econômico, social e cultural, fato que contribui para serem considerados dois continentes distintos. Para separar a Europa e a Ásia e determinar a fronteira entre os dois continentes, costumam ser usados alguns elementos geográficos

DIVISÃO HISTÓRICO-GEOGRÁFICA

 O critério usado nesta divisão é a história da expansão da colonização européia em cada continente. De acordo com essa classificação, existem três regiões:

 Velho Mundo, formado pela Europa, Ásia e África (área de ocupação mais antiga);
Novo Mundo, descoberto por Cristóvão Colombo em 1492 (formado pela América);
Novíssimo Mundo, descoberto por James Cook em 1770 (formado pela Oceania).

A Antártica não é incluída nessa divisão, pois apesar de ter algumas bases científicas ocupadas temporariamente por pesquisadores, não é uma área efetivamente habitada pelos seres humanos.  Cabe citar que essa é uma regionalização que segue a perspectiva dos europeus e segmenta o mundo a partir de ações iniciadas por eles, ignorando o desenvolvimento paralelo de outros vários povos e comunidades pelo mundo.

ATIVIDADE: AGORA É COM VOCÊ

1)     APOS A LEITURA DO TEXTO REGISTRE SEU ENTENDIMENTO
2)     ELABORE TRÊS PERGUNTAS SOBRE O TEXTO E RESPONDA

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 13.07 A 17.07
DISCIPLINA FILOSOFIA – PROF PABLO

3ª Série – A desigualdade entre os homens como desafio da política.

Usando da temática desigualdade entre os homens escreva uma breve reflexão pessoal (mínimo de 16 linhas – contendo pelo menos 3 parágrafos) sobre o tema:
“A participação política da mulher na sociedade brasileira”
 __________________________________________________

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Atividades de Química das Turmas 3A/3B/3C
Semana de 13/07 a 17/07
Profº José Carlos

Habilidade: Relacionamento de ideias e de conceitos sobre os ácidos, bases, sais e óxidos.

1.  O que são sais e como os sais podem ser obtidos ? Dê exemplos.

2.   Determine as aplicações práticas (usos) e características dos seguintes SAIS:
a) Cloreto de sódio.
b) Bicarbonato de sódio.
c) Nitrato de sódio.
d) Carbonato de sódio.
e) Carbonato de cálcio.
f) Sulfato de cálcio.
3. Um fermento químico utilizado para fazer bolos é o sal bicarbonato de amônio (NH4HCO3). Quando aquecido este sal se decompõe em gás carbônico (CO2), gás amônia (NH3) e água (H2O). Escreva a equação química deste processo e explique como essa reação química favorece o crescimento do bolo.

4.  Qual é a composição química dos ANTIÁCIDOS?

5.  Antiácido é um produto farmacêutico utilizado para reduzir a acidez estomacal provocada pelo excesso de ácido clorídrico (HCl). Este produto farmacêutico pode ser preparado à base de bicarbonato de sódio (NaHCO3). Escreva a reação química do ácido clorídrico com o bicarbonato de sódio.
AS ATIVIDADES PODEM SER FEITAS NO WORD E ENVIADAS PARA O E-MAIL
atividadesdefisicaequimica10@gmail.com ou para o GOOGLECLASSROOM


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 13.07 A 17.07
DISCIPLINA - ARTE PROFA. MARGARIDA 

3ª Série – Experimentação em Dança.
Objeto do conhecimento: Procedimento criativo em dança.

Indicação e Orientação de Atividades
De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre -  – Ação Expressiva V - Atividade 7 – ETAPA 2 – pág. 100 e 101.

Texto: Para iniciar um momento de apreciação num processo criativo de ideias, assista atentamente o vídeo.
Assista o vídeo: Youtube – “Samwaad, Rua do Encontro”, de Ivaldo Bertazzo – Parte 1.

  Após assistir o vídeo, este ajudará você nas questões a seguir:
1) Comente a fala da jornalista Ana Francisca Ponzio sobre Ivaldo Bertazzo.
2) Qual coreografia foi abordada nos movimentos dos bailarinos relacionados ao Tema?
3) Qual o estilo de músicas foram executados na apresentação dos bailarinos no vídeo?
4) Comente sobre o figurino dos bailarinos em relação a dança executada no vídeo.
                                              
Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.


***

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA SEMANA DE 13 A 17 DE JULHO – PROF. SELMA

Os movimentos sociais têm uma longa história, marcada por continuidades e transformações em relação à forma e ao conteúdo das suas demandas. Recentemente, novas modalidades de mobilização surgiram com as novas tecnologias de comunicação e informação, responsáveis por alterar o modo como indivíduos e grupos sociais se expressam no mundo.

Considerando a ilustração a seguir, disserte sobre as continuidades e descontinuidades dos movimentos sociais ao longo das últimas décadas, tratando de seu conceito, de sua história e de suas transformações.

*O texto deverá ter no mínimo 10 linhas e ser entregue até o dia 19/07 pelo classroom ou e-mail selminhacollaco@gmail.com

                                       XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

E.E. Visconde de São Leopoldo
Disciplina: Inglês - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turma: 3ºC
Data para entrega: 23/07/2020

ORIENTAÇÕES: Olá pessoal, tudo bem?? vamos treinar para o vestibular. Deixo o link no site "Racha Cuca". São exercícios muito bons! Bora treinar! Acreditem em vocês!


Escrevam as respostas no corpo do e-mail ou no caderno e enviem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário