ATIVIDADE DE
BIOLOGIA-2º ANO EM.
AULA DO CMSP
-20/07/20
PROFESSORA
CARLA ZEINUM
LINK DO
VÍDEO- 20/07/20
https://www.youtube.com/watch?v=_8MeB38AEA0
Genética
humana e saúde
Habilidades: Interpretar dados apresentados em esquemas,
tabelas e gráficos a partir de conhecimentos sistematizados sobre transmissão
das características hereditárias
Conteúdos: Genética humana e a saúde
Grupos Sanguíneos ABO-RH- transfusões e incompatibilidade.
Distúrbios Metabólicos-albinismo e fenilcetonúria
1- 1- O sangue é dividido em duas partes, quais são
elas?
2- 2- Qual a importância de sabermos o nosso tipo
sanguíneo?
3- 3- Dê os conceitos de:
a-
Anticorpos –
b-
Antígeno –
c-
Aglutinação sanguínea –
d-
Aglutinogênios –
e-
Aglutininas
–
f-
Composição do sangue-
4- 4- O que é Eritroblastose fetal? Quando ela
ocorre?
5- 5- Em relação a Eritroblastose Fetal. Quais os
sintomas, tratamento, prevenção.
6- 6- O que caracteriza o albinismo?
7- 7- O que é a Fenilcetonúria?
8- 8- Quais são os distúrbios metabólicos na
Fenilcetonúria?
9- 9- Qual exame diagnostica a Fenilcetonúria.
E-mail para devolutiva: profcarlazeinum@gmail.com
Atividades de Física – Turmas 2A/2B
Semana de 20 a 24/07/2020
Profº José Carlos Alvares
Habilidade: Reconhecer o ciclo de energia no Universo e sua influência nas fontes de energia terrestre.
Objetivo: Aproveitando o fato de que a NASA divulgou recentemente novas imagens do Sol, a atividade de Física desta semana é uma pesquisa sobre o SOL, de modo a relacionar a Física com o cotidiano, o meio ambiente e a atualidade.
A pesquisa será feita através da resolução do seguinte questionário:
1. O que é o Sol e quais são as suas caracterísricas?
2. Qual é a estrutura física do Sol?
3. Explique como o Sol produz a sua energia.
4. O que você entende por radiação solar e vento solar?
5. Qual é a cor e a temperatura do Sol?
6. Como se forma a camada de ozônio na Terra e qual a sua importância?
7. Quais são os efeitos das radiações solares sobre os seres vivos?
8. O que são protetores ou filtros solares? Qual é a composição desses produtos e como funcionam?
9. O que é energia solar e como ela pode ser utilizada?
10. O que são estrelas? Qual é a importância do Sol para a existência e a manutenção da vida no planeta Terra?
A ATIVIDADE DE FÍSICA PODE SER FEITA NO WORD E ENVIADA PARA O GOOGLECLASSROOM OU PARA O E-MAIL atividadesdefisicaequimica10@gmail.com
Semana de 20/07 a 24/07
Profª Rosana
E-mail: rosana.soncin18@gmail.com
Exercício sobre Modernismo
O
trovador
Sentimentos
em mim do asperamente
dos
homens das primeiras eras...
As
primaveras do sarcasmo
intermitentemente
no meu coração arlequinal...
Intermitentemente...
Outras
vezes é um doente, um frio
na
minha alma doente como um longo som redondo...
Cantabona!
Cantabona!
Dlorom...
Sou um tupi tangendo um alaúde!
ANDRADE, M. In: MANFIO, D. Z. (Org.) Poesias completas de Mário de Andrade.
Belo Horizonte: Itatiaia, 2005.
1-Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na
prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse
aspecto é
a) abordado subliminarmente, por meio de
expressões como “coração arlequinal” que, evocando o carnaval, remete à brasilidade.
b) verificado já no título, que remete aos
repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e
pesquisas folclóricas.
c) lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de
expressões como “Sentimentos em mim do asperamente” (v. 1), “frio” (v. 6),
“alma doente” (v. 7), como pelo som triste do alaúde “Dlorom” (v. 9).
d) problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado),
apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago,
de Oswald de Andrade.
e) exaltado pelo eu lírico, que evoca os
“sentimentos dos homens das primeiras eras” para mostrar o orgulho brasileiro
por suas raízes indígenas
2-Estão,
entre os principais escritores da prosa na segunda fase do modernismo:
a) Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Augusto de
Campos e Dalton Trevisan.
b) Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego
e Jorge Amado.
c) Graciliano Ramos, Fernando Sabino, Érico Veríssimo e
Mário de Andrade.
d) Paulo Mendes Campos, Carlos Drummond de Andrade,
Dionélio Machado e Hilda Hilst.
e) Lúcio Cardoso, Roberto Drummond, Jorge Amado e Adélia
Prado.
3-As obras Vidas Secas, O Quinze, Fogo
morto, O tempo e o vento e Os
ratos foram escritas, respectivamente, por:
a) Graciliano Ramos,
Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Érico Veríssimo e Dionélio Machado.
b) Guimarães Rosa,
Clarice Lispector, Jorge Amado, Luis Fernando Veríssimo e Lúcio Cardoso.
c) José Lins do Rego,
Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Flávio Carneiro e Luiz Ruffato.
d) Carlos Drummond de
Andrade, Ferreira Gullar, Aluísio Azevedo, Raul Pompéia e José de Alencar
SENTIMENTAL
Ponho-me a escrever teu nome
com letras de macarrão.
No prato, a sopa esfria, cheia de escamas
E debruçados na mesa todos contemplam
esse romântico trabalho.
Desgraçadamente falta uma letra,
uma letra somente
para acabar teu nome!
- Está sonhando? Olhe que a sopa esfria!
Eu estava sonhando...
E há em todas as consciências um cartaz amarelo:
Neste país é proibido sonhar.
Carlos Drummond de Andrade
4-Esse poema é caracteristicamente modernista, porque nele:
a) A uniformidade dos versos reforça a
simplicidade dos sentimentos experimentados pelo poeta.
b) Tematiza-se o ato de sonhar, valorizando-se o modo de composição da linguagem
surrealista.
c) Satiriza-se o estilo da poesia romântica, defendendo os padrões da poesia
clássica.
d) A linguagem coloquial dos versos livres apresenta com humor o lirismo
encarnado na cena cotidiana.
e) O dia a dia surge como novo palco das sensações poéticas, sem imprimir a
alteração profunda na linguagem lírica.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXX
História – Primeira Guerra Mundial
Ainda sobre o tema “A Primeira Guerra Mundial”, produza um
esquema mental sobre o tema.
Exemplos: (pesquisa simples no google imagens)
Faça o seu, tire uma foto e envie!
Responder por e-mail, colocando,
nome, nº e sala no "assunto" do e-mail
Atividades de Química das Turmas 2ª e 2B
Semana de 20/07 a 24/07
Profº José Carlos
Habilidade: Construir o conceito de ligação química.
1. Trabalho de pesquisa sobre a LIGAÇÃO COVALENTE OU MOLECULAR.
2. Quais são as propriedades características das substâncias covalentes ou moleculares?
3. O que é ALOTROPIA ? Dê exemplos.
4. Como é produzido o gás ozônio na atmosfera e qual a importância da CAMADA DE OZÔNIO?.
5. Como pode ser obtido o ENXOFRE e quais são as suas aplicações práticas (usos)?
AS ATIVIDADES PODEM SER FEITAS NO WORD e enviadas para o GOOGLECLASSROOM ou para o e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
SEMANA 20.07 A 24.07 - FILOSOFIA – PROF PABLO
2ª Série – CONDUTAS
MASSIFICADAS e ALIENAÇÃO MORAL
Objetivo:
Identificar processos
sociais merecedores de crítica. Refletir sobre as perspectivas de pertencimento
e de responsabilidade por si mesmo e pelas demais pessoas e seres da natureza.
Reforço sobre Condutas Massificadas
ATIVIDADES:
1)
Assinale exemplos de mercadorias culturais. Justifique sua(s) escolha(s). Ao
final do exercício explique por que escolheu.
a)
CD de Música.
b)
Folia de Reis.
c)
Megashow de Rock.
d)
Artesanato vinculado a comunidades indígenas.
e)
Grupo de Amigos.
2)
Qual a relação entre a indústria cultural e o indivíduo?
PESQUISA:
- Faça uma pesquisa biográfica
sobre (Emmanuel Lévinas e Jean-Paul Sartre) e uma pesquisa
conceitual sobre (alienação moral, responsabilidade).
- Registre em seu caderno num breve
resumo a partir de sua pesquisa: Reconhecer-se
pelo outro, e liberdade e suas consequências para Jean-Paul Sartre; a
construção do sentido como saída da massificação, segundo Emmanuel Lévinas.
Observação: Um apoio para compreensão de Lévinas
– Indivíduo: É precedido pela linguagem e formado pelo mundo no qual está
inserido; humaniza-se pela capacidade de dar sentido ao mundo, ao outro; possui em si mesmo o outro. Por
isso, viver para o outro é viver para si.
________________________________________
XXXXXXXXXXXXXXXX
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 20.07
A 24.07
DISCIPLINA ARTE - PROFA. MARGARIDA
2ª Série – Sondagem em Teatro.
Indicação e Orientação de Atividades
De
acordo com o caderno do aluno 2º bimestre -
Atividade 3 – 4 - 5 – Ação Expressiva I - Pág.108.
Pesquise e Responda:
1) O que é um teatro de experimentação inventiva de criação coletiva ou processo colaborativo?
2)
Citar artistas /grupos em processo de criação coletiva e / ou processos
colaborativos em teatro.
3)
Veja o vídeo – Youtube: Teatro de Grupo – Folias d’Arte - e faça um comentário sobre o que assistiu
considerando as entrevistas e atividades do grupo.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
E.E. Visconde
de São Leopoldo:
PROF.:____JOBSON______TURMA:_2º A e B
NOME:__________________________________________
TEMA: 06 - - AULA-13 e 14 – 20/07 A 24/07 -Regionalização Brasileira- Setores da Economia
(2 aulas)
OBJETIVO:
Identificar os setores de produção econômica. •
Identificar as atividades referentes a cada setor.
Estratégias:
Nessa atividade será ensinado para os alunos, que o aluno desempenhe
criticamente o seu papel na sociedade como cidadão, ampliando a sua visão de mundo.
Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, FAÇA O CABEÇALHO, tire uma foto e envie para correção no e-MAIL: prof.humanasjobson@gmail.com
Setores da Economia- Leitura, interpretação e contextualização
Os setores da economia podem ser considerados estágios pelos quais os produtos (materiais ou imateriais) passam dentro do ciclo econômico do capitalismo.
Esse processo engloba as etapas de exploração dos recursos naturais,
passando pela industrialização e preparo para o consumo, até a utilização
propriamente dita.
A economia de uma nação é dividida entre os setores da economia. Isso
vai de acordo com os recursos empregados e modos de produção envolvidos.
Podemos então separar a economia em três domínios distintos, a saber:
·
Setor Primário: a extração de matérias primas
·
Setor Secundário: a indústria
·
Setor Terciário: venda de serviços e bens imateriais
Vale citar aqui que a ênfase muda de setor para setor, de acordo com o
grau de desenvolvimento do país em questão. Ou seja, quanto maior a
concentração econômica no segundo e terceiros setores, mais rico e desenvolvido
este país será.
VEJA TAMBÉM: APOIO: Conhecendo os Setores da Economia www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm
QUESTÕES DIRIGIDAS
1) DESCREVA SOBRE A
ECONOMIA DO BRASIL E A SUA POSIÇÃO DE DESENVOLVIMENTO MUNDIAL
2) QUAL É A REGIÃO MAIS DESENVOLVIDA NO BRASIL? E
MENOS DESENVOLVIDA? E QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS ATIVIDADES ECONOMICAS?
3) O QUE SIGNIFICA (PEA)
E (PEI) E QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ELES?
4)
O que
precisamos para sobreviver?
5)
• De onde
vêm esses produtos?
APOIO: Conhecendo os Setores da Economia www.brasilescola.com/geografia/setores-economia.htm
1. I really want to buy______________________________________.
um sapato italiano preto feito de couro
2. There was a ____________________ in California last night.
chuva forte
3. _____________________ will hit the city on the weekend.
Ventos fortes
4. ___________________ are more appropriate for small kids.
Livros curtos
5. She prefers to wear ______________________.
vestidos curtos
6. I’ll need to have __________________________ on my eye.
cirurgia simples
7. It’s the only ______________________________.
solução possível
__________________________________________________________________
***
ATIVIDADE DE REVISÃO DE SOCIOLOGIA - DE 20 A 24 DE JULHO - SELMA1) “A cultura faz parte da totalidade de uma determinada sociedade, nação ou povo. São os costumes, os hábitos, a maneira de pensar, agir e sentir, as tradições, as técnicas utilizadas que levam ao desenvolvimento e a interação do homem com a natureza. Tudo que diz respeito a uma sociedade” Assinale a alternativa correta:
A) A cultura compreende artefatos, bens, processos técnicos, ideias, hábitos e valores que são herdados socialmente. A aquisição e perpetuação da cultura são um processo social.
B) A cultura de um povo pode ser identificada como melhor ou pior em relação a outros povos.
C) Não é possível diferenciar cultura popular, cultura de massa e cultura erudita, pois todas têm o mesmo significado em uma sociedade.
D) A cultura é algo adquirido biologicamente, ou seja, não há nenhum tipo de influência do meio social para a formação cultural do indivíduo.
E) A cultura não é um estilo de vida próprio, nem um modo de vida particular, que cada sociedade possui diferenciando-as entre si.
2) Analise as afirmações abaixo e escreva V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Cada nação tem seu modo próprio de viver. Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura, o seu modo de vida.
( ) A aquisição e a perpetuação da cultura acontece por meio da aprendizagem. A cultura é transmitida das gerações adultas às gerações mais jovens pela educação.
( ) Aos olhos da Sociologia, cultura é tudo aquilo que resulta da criação humana. São ideias, artefatos, costumes, leis, crenças, conhecimento, adquirido a partir do convívio social.
( ) Só o homem possui cultura. Não existe cultura superior ou inferior, melhor ou pior, mas sim culturas diferentes.
A opção correta é:
A) V, V, F, F B) V, V, V, V C) F, V, V, F D) V, F, V, F
3) Quanto ao conceito de Indústria Cultural, é correto afirmar:
I – A Indústria Cultural produz bens culturais como mercadorias.
II – O objetivo da Indústria Cultural é estimular a capacidade crítica dos indivíduos.
III – A Indústria Cultural cria a ilusão de felicidade e elimina a dimensão crítica.
IV – A Indústria Cultural ocupa o espaço de lazer do trabalhador sem lhe dar tempo para pensar sobre as condições de exploração em que vive.
Assinale a alternativa correta:
A) II, III e IV B) I, II e IV C) I, II e III D) I, III e IV
4) A frase "a Indústria Cultural vende mercadorias, vende imagens do mundo e faz propaganda deste mundo tal qual ele é e para que ele assim permaneça", faz uma critica relacionada à cultura:
A) erudita B) jovem C) de massa D) popular
5) Analise o texto:
“Todo homem é produtor de cultura. Da criação da ópera pelos renascentistas italianos às práticas medicinais dos índios, identificamos dois universos distintos”. Identifique as formas de culturas presentes na proposição:
A) A subcultura. C) A cultura de massa.
B) A cultura erudita e popular. D) A cultura jovem.
6) (...) Em todos os seus ramos fazem se, mais ou menos segundo um plano, produtos adaptados ao consumo das massas e que em grande medida determinam esse consumo”. Com base no texto acima é correto afirmar que:
A) Os produtos da indústria cultural caracterizam-se por ser a expressão espontânea das massas.
B) Os produtos da indústria cultural afastam o indivíduo da rotina do trabalho alienante realizado em seu cotidiano.
C) A quantidade, a diversidade e a facilidade de acesso aos produtos da indústria cultural contribuem para a formação de indivíduos críticos, capazes de julgar com autonomia.
D) A indústria cultural banaliza a arte ao transformar as obras artísticas em produtos voltados para o consumo das massas.
7) Analise as afirmativas e escreva V ou F:
( ) O comportamento consumista está associado à ideia de exagero.
( ) O comportamento consumista não cria conflitos no lar, não gera dívidas.
( ) O comportamento consumista se caracteriza por uma insaciável necessidade de exibir poder.
( ) Cultura de massa é produto da indústria cultural, tipicamente de sociedades capitalistas; refere-se aspectos superficiais de lazer, gosto artístico e vestuário.
( ) A indústria cultural está sempre “fabricando” modas e gostos, a cultura de massa só é viável em razão da invenção da comunicação em massa.
A opção correta é:
A) V, F, V, V, V B) V, F, F,V, F C) V, V, F,F, V D) F, F, F,V, F
8) Dentre as frases a seguir, identifique aquela que expressa a principal função das propagandas em uma Sociedade de Consumo.
A) Informar os consumidores acerca das virtudes dos produto
B) Divulgar o produto para atingir uma demanda já existente
C) Esconder os problemas dos produtos
D) Aumentar consumo do produto sem a divulgação da marca
E) Criar a necessidade de consumo do produto, alavancando assim a demanda.
9) Está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos. Alguns apontam a importância da publicidade na construção da obsessão pelo ato de comprar.
A) Consumo C) Consumismo
B) Gasto inconsciente D) Industria Cultural
10) O movimento da contracultura teve como marco de lançamento na sociedade norte-americana o poema “Uivo” de A. Ginsberg, na década de 1950, que disseminou um discurso de contestação e denúncia dos valores da sociedade de consumo do pós-Segunda Guerra. As opções a seguir caracterizam corretamente aspectos da contracultura, à exceção de uma. Assinale-a.
A) recusa ético-comportamental do conjunto dos valores e das normas dominantes e crítica às formas tradicionais de prática da política.
B) movimento de contestação à ordem burguesa capitalista, com base no sistema de valores científicos da racionalidade iluminista.
C) manifestações culturais coletivas e individuais de oposição ao estilo de vida definido como aceitável pela sociedade tecnocrata.
D) comportamentos anti-conformistas e de declarada aversão contra as manifestações da cultura oficial veiculados pelas arte plástica, música, poesia, cinema e literatura.
E) atitudes sócio culturais que condenam a industrialização, a acumulação material e o incentivo ao consumo, considerados causa da miséria humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário