Páginas

1º ano-Semana de 14 de setembro-3bim

Ver cronograma de Reunião de Pais na página inicial.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

FILOSOFIA – SEMANA – 14.09

PROF PABLO

 

1ª Série

Cidadania é o fundamento do Estado Democrático de Direito.

Para você saber

Ouça o podcast - https://jornal.usp.br/podcast/em-dia-com-o-direito-2-cidadania-e-fundamento-do-estado--democratico-de-direito/

Reflita sobre o apresentado.

 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª YASMIN

SEMANA DE 14 DE SETEMBRO A 18 DE SETEMBRO
 

6º Atividade referente ao 3º BIMESTRE 


Queridos alunos,

Estamos iniciando nosso 3º Bimestre e muitos de vocês ainda estão com atividades e trabalhos pendentes dos bimestres anteriores.
Ainda dá tempo de entregar todas as pendências, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

AH, NÃO ESQUEÇAM DE PARTICIPAR DAS AULAS ONLINE : TODAS AS SEGUNDAS!

Neste 3º Bimestre, para que vocês se organizem de uma forma melhor, irei dividir as aulas. Temos o total de 4 aulas semanais, que será dividida da seguinte forma:

Aula 1 – ASSISTIR as aulas referentes ao Centro de Mídias -
Logaritmos decimais: Parte IX (09/09).


Aula 2 – COPIAR NO CADERNO


1)

 




2)




3)




Aula 3 – RESOLVER AS ATIVIDADES

Aula 4 – Entregar as atividades que estão PENDENTES do 1º e 2º bimestre.

ATENÇÃO - Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com. COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL!

Alunos que não realizaram as duas atividades para nota que eu enviei no 2º bimestre, entrar em contato através do e-mail para que eu envie novamente!

Qualquer dúvida, estou a disposição!
Obrigada,
Professora Yasmin!

 

    xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 

E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
                                   SEMANA DE 14 À 18 DE SETEMBRO DE 2020
                                                   PROFª DÉBORA

 

Atenção alunos:  já estamos na reta final do 3º bimestre! Muitos alunos ainda não enviaram as atividades aqui do blog. Muitos também não devolveram na escola a prova em papel que eu enviei para ser feita em casa. Avisem os colegas! Fico no aguardo!



 BIOLOGIA 1A, 1B, 1C 


AULA NO CMSP DO DIA 14/09/2020: GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA  PARTE III


Sugestão de leitura para complementar o conteúdo da aula:

    https://drauziovarella.uol.com.br/reportagens/adolescentes-que-engravidam-sofrem-maior-risco-de-problemas-fisicos-psicologicos-e-sociais/


BONS ESTUDOS!


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

FÍSICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª ÉRIKA
SEMANA DE 14 DE SETEMBRO A 18 DE SETEMBRO

 Olá, alunos!

Meu nome é Érika e, a partir de agora, estarei acompanhando com vocês os estudos de FÍSICA

 Vi que vocês já fizeram uma pesquisa sobre as Leis de Newton e partir deste ponto, vamos começar a estudar sobre o movimento!

 Copie o texto abaixo no seu caderno e responda o exercício proposto no final.

Tire uma foto e enviem para a Prof. Érika no email: erikafernandes.mat@gmail.com com seu nome completo.

 

O ESTUDO DO MOVIMENTO

 A importância do estudo do movimento dos corpos pode ser percebida em diversos eventos cotidianos, como:

- uma viagem de ônibus, de carro ou a pé;

- o deslocamento de trens em uma malha ferroviária;

- a trajetória de naves, foguetes e sondas espaciais, dentre tantos outros exemplos.

 

A área da física que estuda o movimento dos corpos é chama da Mecânica. Para facilitar o seu estudo, ela é dividida em três partes:

 

Cinemática: descreve o movimento dos corpos, sem considerar suas causas. Tomando como exemplo um carro se deslocando por uma estrada, a Cinemática aborda algumas características desse movimento como: trajetória, distância percorrida, tempo de duração da viagem, etc

 Dinâmica: estuda as causas do movimento. Considerando-se um chute na bola de futebol, a dinâmica aborda, por exemplo: os motivos pelos quais a bola, inicialmente em repouso, passa a se movimentar e o porquê de a bola tender a retornar ao chão após o chute.

 Estática: estuda as condições para que um corpo fique em repouso. Um edifício, por exemplo, conhecimentos da estática são fundamentais para que sua construção seja bem sucedida.


Conceitos Iniciais

 Referencial

Um corpo está em movimento quando sua posição varia ao longo do tempo. Se a posição do corpo não varia com o passar do tempo, ele está em repouso. Para identificar se um corpo está em repouso ou em movimento, é necessário adotar outro corpo ou uma posição como referência, o que é conhecido como referencial ou sistema de referência.

Referencial é um corpo ou uma posição de referência utilizados para identificar se um corpo está em movimento ou em repouso em relação a esse referencial.

 

Vamos a um exercício resolvido para fixar este conceito!

1. Uma pessoa (A), parada ao lado da via férrea, observa uma locomotiva passar sem vagões. Ela vê o maquinista (B) e uma lâmpada (C) acesa dentro da locomotiva.




Analise as afirmativas a seguir e reescreva aquelas que estão incorretas, fazendo as correções necessárias e justificando-as.

      a) Em relação a A, B está em movimento e C está em repouso.

      b) Em relação a A, B está em repouso e C está em movimento.

      c) Em relação a A, B e C estão em movimento.

Resolução

a) A afirmativa está incorreta, pois C está em movimento em relação a A. Correção possível: Em relação a C, A está em movimento e B está em repouso.

b) A afirmativa está incorreta, pois B está em movimento em relação a A. Correção possível: Em relação a B, C está em repouso e A está em movimento.

c) A afirmativa está correta

AGORA É COM VOCÊ!

2. Com base na situação apresentada no exercício resolvido 1, reescreva no caderno as afirmativas abaixo que estiverem incorretas, fazendo as correções necessárias e justificando-as.

a)      Em relação a B, A está em repouso e C está em movimento

b)      Em relação a C, B está em repouso e A estão em movimento

c)       Em relação a B, A e C estão em movimento

 

Quer entender um pouco mais este conceito?

Assista o vídeo do link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=yBfR2Xq-yGM

Se ainda tiver alguma dúvida, mande um email para o professora Érika!

Aguardo sua atividade e uma ótima semana de estudos para todos!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 14.09 – 3º BIMESTRE

DISCIPLINA ARTE – PROFA.MARGARIDA

 

1ª Série –

Assista no Youtube: Grupo Local Vocal cantando a capela músicas que fizeram sucesso na década de 90.

Baseado na pesquisa – Faça um comentário



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:______________________________ SÉRIE: 1 ºC    Nº: _______

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON

TEMA: 06- AULA - 11 E 12- Contextualização e recuperação:  - 14/09/2020 a 18/09/2020

 

Obs.”Responda as atividades no caderno ou se preferir faça um vídeo no celular respondendo-as”; diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem realizadas no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com

 

LEITURA E INTERPRETAÇÃO

 

ACESSE O LINK LEIA O ARTIGO E FAÇA SEU ENTENDIMENTO DO TEXTO

 

O que é geografia e o que ela estuda? Saiba toda sua história: https://upis.br/blog/o-que-e-geografia-e-o-que-ela-estuda-saiba-toda-sua-historia/.  Acessado em 10/09/2020 as 08h23min

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


EE Visconde de São Leopoldo

LÍNGUA PORTUGUESA - 1ºA, B e C

Semana de 14/09 a 18/09

e-mail: miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br ou miromago@yahoo.com.br

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

POEMA:  O BICHO                        ( Manuel Bandeira.)

 

Vi ontem um bicho

Na imundice do pátio

Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa;

Não examinava nem cheirava:

Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,

Não era um gato,

Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

 1. A expressão “Meu Deus” significa que o autor:

a) (  ) alegrou-se com a cena.                   

b) (  ) ficou indiferente.

c) (   ) solucionou um problema social.

d) (   ) fiou chocado com o espetáculo.

  

2. A causa principal da nossa admiração pela poesia é porque:

a) (  ) o autor retratou a cena que humilha a condição humana.                        

 b) (   ) o autor procurou comparar o homem com cães e gatos.

c) (   ) o homem já não vive mais nesse ambiente de miséria.

d) (   ) é falsa a notícia de que a humanidade passa fome.

 

3. Essa admiração nos dá o sentimento de:

a) (   ) prazer.

b) (   ) admiração.

c) (  ) pena.

d) (   ) desprezo.

 

4. A intenção do autor ao usar a palavra “bicho” parece que:

a) (   ) procurou chamar a nossa atenção para animais do lixo.                

b) (   ) a história é mesmo sobre um lixo.

c) (  ) o homem se viu reduzido a condição de animal.

d) (   ) o homem deve ser tratado como animal.

 

5. O que motivou o bicho a catar restos foi:

a) (  ) a própria fome.

b) (   ) a imundice do pátio.

c) (   ) o cheiro da comida.

d) (   ) a amizade pelo cão.

 

6. O assunto do texto é:

a) (   ) a imundice de um pátio.

b) (   ) um bicho faminto.

c) (   ) a comida que as pessoas jogam fora.

d) (  ) a triste situação de um homem.

 

7. Destaque o verbo nesta frase:

“Vi ontem um bicho na imundice do pátio.”

      O verbo é “Vi”.

 

8. Este poema serve para:

a) (   ) distrair.

b) (   ) informar sobre um acontecimento.

c) (  ) partilhar um sentimento.

d) (   ) informar sobre a vida de um homem.

 

9. Esse poema apresenta:

a) (  ) fato.

b) (   ) opinião.

c) (   ) descrição.

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

elação com o texto verbal.

                                   ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA

ETNOCENTRISMO

Todos possuem cultura. Esta afirmação retoma os temas discutidos anteriormente no que diz respeito à produção cultural. Vivemos em sociedades distintas umas das outras, mas, quando há necessidade de estipular qual cultura é melhor ficamos em dúvida. Será que uma cultura pode ser mais importante que outra?

Não existe cultura superior ou mais importante. Este discurso é baseado em um ponto de vista etnocêntrico que, a partir do seu próprio grupo, subjuga os demais como inferiores, desqualificando-os por considerá-los “esquisitos”, “estranhos”. Se pensarmos nas aulas de História que apresentaram o processo de colonização do Brasil, podemos relacionar, claramente, exemplos de etnocentrismo como a situação do colonizador e do colonizado. O discurso do primeiro, alega, em justificativa, levar o progresso civilizatório para a sociedade atrasada do segundo, pois, em alguns casos, acreditam ser geneticamente superiores. Este discurso precisa ser analisado através do olhar sociológico e o desdobramento para o microuniverso também se faz necessário.

Etnocentrismo é a postura segundo a qual avalia-se os outros povos a partir da própria cultura.

O problema do etnocentrismo é que ele não nos permite compreender como os outros pensam, já que, de antemão, eu julgo os outros conforme os meus padrões, de acordo com os valores e ideias partilhados pela minha cultura. E isso é um problema quando se quer compreender o outro, quando se quer pensar sociologicamente.

*Assista ao vídeo e responda as questões:

1) Em sua opinião, por que confundimos o que é diferente do que conhecemos ou gostamos, com algo inferior, amedrontador ou desqualificado?

2) Explique o conceito de etnocentrismo. 

https://www.todamateria.com.br/etnocentrismo/ 

https://youtu.be/SvkVNvQTNKQ  

******

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


EE Visconde de São Leopoldo

 INGLÊS 1ºA

Semana de 14/09 a 18/09

Prof ª VALÉRIA

devolutivas: vsilvas@prof.educacao.sp.gov.br ou classroom

  • DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE MIDIAS (CMSP) NO LINK https://www.youtube.com/watch?v=ifUgJfv6q8A   04/09 - 1ª série EM - Inglês - Energyless.

  • Seguir as atividades apresentadas fazendo anotações na apostila  (sp faz escola caderno do aluno)







xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


EE Visconde de São Leopoldo

Atividades de Química  Turmas 1A/1B/1C

Semana de 14/09 a 18/09

Prof º José Carlos

Habilidade: Calcular a massa atômica de um elemento e a massa molecular de uma substância

1.     O elemento químico zinco (Zn) na natureza apresenta 4 isótopos:

Isótopos

64 Zn

66 Zn

67 Zn

68 Zn

Ocorrência

50,4 %

27,2 %

4,6 %

17,8 %

Com base nessas informações, determine a massa atômica do elemento zinco (Zn).

2.  Na Natureza, de cada CINCO átomos de boro, UM tem massa atômica iguala 10 u e QUATRO têm massa atômica igual a 11 u. Com base nesses dados, a massa atômica do elemento boro (B) é igual a:

A) 10                      B) 10,5                    C) 10,8                       D) 11,2                      E) 11,5

3.   Determine a massa molecular das seguintes substâncias:

Dados: Massas Atômicas: H = 1; P = 31; O = 16; Al = 27; S = 32; C = 12

a) H3PO4

b) Al2(SO4)3

c) C2H6O

4.  Sabendo que a massa  de um átomo X é igual à massa de nove átomos de hélio (He), determine o número de átomos de carbono (C), que apresenta uma massa igual à massa de um átomo X.

Dados: Massas atômicas: He = 4 e C = 12 .

5.  A magnetita, um minério do qual se extrai ferro possui fórmula molecular Fe3Ox e sua massa molecular é 232. Determine o valor de x e escreva a fórmula molecular correta da magnetita.

Dados: Massas atômicas: Fe = 56 e O = 16 .

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

 Plano Semanal de Geografia 1ºano A e B – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

Geografia

Data/Semana:

14/09/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

A importância da Geografia (revisão)

Estratégia:

Leitura de imagem

 

ATIVIDADE DA SEMANA

                Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, preparei uma atividade diferente com base na leitura de imagem. Portanto, basta observar e refletir sobre a imagem sugerida e preparar-se para a atividade escrita na semana que vem.

Estou à disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham alguma dúvida, beleza? Bom trabalho!

 


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

***********************************************************************************

Plano Semanal de História 1ºanos A, B e C – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

História

Data/Semana:

09/09/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Grécia Antiga

Estratégia:

Questionário

 

ATIVIDADE DA SEMANA

 Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, uma atividade de questionário para responder (reporte-se ao texto da aula passada). Estou à  disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham alguma dúvida, beleza? Bons estudos!

A CULTURA GREGA

1.        Comente o estilo de arquitetura grega.

2.       Sabemos que o Teatro surgiu na Grécia. O que podemos destacar no Teatro grego?

3.       Quem é considerado o “pai” da História como ciência e por que?

4.       O que entende por “oratória” ?

5.       Quem foram os “pré-socráticos” ? Por que recebiam esse nome?

6.       Como os gregos explicavam as origem das coisas?  

7.       Explique a religião grega.

                            xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br 
Turmas: 1º B e C
Conteúdo e habilidades da semana: Tempos verbais. Reconhecer e identificar e usar o futuro(will)
GUIDE: Hi, guys! Nesse momento vamos fazer alguns exercícios com o uso do Will. Como sabemos: 

O Simple Future é usado para expressar ações futuras, ou seja, ações que ainda acontecerão. A estrutura das frases flexionadas no Simple Future podem ser formadas com will ou com going toWill pode expressar uma ação futura indicativa de incerteza ou uma decisão tomada no momento da fala. ( Toda Matéria, 2020).

Geralmente, usamos o will para indicar uma ideia de futuro que pode expressar incerteza ou ser decidida no momento da fala.

Regras de formação e exemplos

Affirmative form

A formação de frases de futuro com will na forma afirmativa segue a seguinte estrutura: Sujeito + will + verbo principal no infinitivo sem o to + complemento

ExemplosThey will buy a new house. (Eles comprarão uma casa nova.)

Negative form

A formação de frases de futuro com will na forma negativa segue a seguinte estrutura: Sujeito + will + not + verbo principal no infinitivo sem o to + complemento ExemplosThey will not buy a new house. (Eles não comprarão uma casa nova.).

Interrogative form

A formação de frases de futuro com will na forma interrogativa segue a seguinte estrutura: Will + sujeito + verbo principal no infinitivo sem o to + complemento. ExemplosWill they buy a new house? (Eles comprarão uma casa nova?)

Seguem exercícios para fazer online! Enviem para mim qual foi seu aproveitamento - https://agendaweb.org/exercises/verbs/future/will-forms

                                  xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Nenhum comentário:

Postar um comentário