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2º ANO – SÁBADO LETIVO 10/10/2020 – REPOSIÇÃO REFERENTE A QUARTA-FEIRA 26/08/2020

 


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DISCIPLINA FILOSOFIA – PROF. PABLO

REPOSIÇÃO DO DIA 26.08 - 4ª FEIRA – 3º BIMESTRE

 

2ª Série – FILOSOFIA, POLÍTICA E ÉTICA.

Orientação de Atividade

· Faça uma síntese do vídeo solicitado na aula anterior (reposição) apresentada pelo professor Leandro Karnal sobre o abordado. 

 ü Não lembra? Reveja o vídeo.

 Assista:

                           → Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=x1BpGGlJuFA


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Atividades de Português  Turmas: 2A e 2B

Sábado Letivo 10/10/2020  

Reposição Referente  a Quarta-Feira 26/08/2020

Prof ª Rosana

Texto para interpretação

Questão 1 - Dubai é uma cidade-estado planejada para estarrecer os visitantes. São tamanhos e formatos grandiosos, em hotéis e centros comerciais reluzentes, numa colagem de estilos e atrações que parece testar diariamente os limites da arquitetura voltada para o lazer. O maior shopping do tórrido Oriente Médio abriga uma pista de esqui, e tem ainda o projeto de um campo de golfe coberto! Coberto e refrigerado, para usar com sol e chuva, inverno e verão.


No texto, são descritas algumas características da paisagem de uma cidade do Oriente Médio. Essas características descritas são resultado do(a)

A - criação de territórios políticos estratégicos.

B - preocupação ambiental pautada em decisões governamentais.

C - utilização de tecnologia para transformação do espaço.

D - demanda advinda da extração local de combustíveis fósseis.

E - emprego de recursos públicos na redução de desigualdades sociais.



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Atividades de Física  Turmas: 2A e 2B

Sábado Letivo 10/10/2020  

Reposição Referente  a Quarta-Feira 26/08/2020

Prof ºJosé Carlos

 Tema: Ondas

1.  Acessar os seguintes links:

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/fisica/o-que-e-onda.htm#:~:text=Ondas%20s%C3%A3o%20perturba%C3%A7%C3%B5es%20que%20se,sem%20realizar%20transporte%20de%20mat%C3%A9ria.

https://youtu.be/tPcrnKtbV8Q

2.  Ler os textos e assistir ao vídeo  indicadosnesses links.

3. Orientação/Sugestão: Anotar as principais ideias e conceitos sobre as ondas no seu caderno para sintetizar e fixar os seus conhecimentos sobre esse assunto.

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Atividades de Química  Turma: 2B

Sábado Letivo 10/10/2020 

Reposição Referente  a Quarta-Feira 26/08/2020

Prof ºJosé Carlos

Tema: Forças ou Ligações Intermoleculares

  • Fazer uma pesquisa sobre o tema Forças ou Ligações Intermoleculares, através da resolução das seguintes questões:

1.  O que são forças intermoleculares e qual a sua importância?

2.  Quais são os tipos de forças intermoleculares? Dê exemplos.

3. Quais são os estados físicos da matéria e as suas características? Defina ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE).

  • Material de Apoio Didático: Acessar a seguinte página da internet abaixo e os  links indicados nessa página.

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/quimica/o-que-sao-forcas-intermoleculares.htm#:~:text=For%C3%A7as%20intermoleculares%20s%C3%A3o%20as%20formas,holand%C3%AAs%20Diderik%20Van%20der%20Waals.

Enviar para o e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com  com nome completo, número,série, data e tema.

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                                                   E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
                                                MATEMÁTICA 2A, 2B  - PROFª DÉBORA
                                                           REPOSIÇÃO


Olá alunos!
Estamos fazendo a reposição referente a semana de 24 à 28 de agosto.
Nesse período estávamos trabalhando o assunto : "ESTATÍSTICA"

Faça uma breve pesquisa sobre a importância dos estudos estatísticos em nosso cotidiano. 

Envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data.


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ATIVIDADE DE REPOSIÇÃO DO DIA 26/08 - 4ª FEIRA – SOCIOLOGIA PROF. SELMA - 2ºB

O TRABALHO NA CONCEPÇÃO DE Karl Marx, MAX WEBER E ÉMILE DURKHEIM

Para a Sociologia, a vida cotidiana é marcada profundamente pela maneira como as relações de trabalho se apresentam em determinado momento histórico. Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim dedicaram uma parte central de suas teorias à reflexão sobre o mundo do trabalho capitalista. De formas diferentes, esses expoentes do pensamento socioeconômico elaboraram análises que ainda hoje ajudam a compreender a sociedade em que vivemos.

*Pesquisar sobre o tema e responder as questões abaixo:

1) Quais são os três elementos que Karl Marx identifica no processo de trabalho? 
2) Para Marx, como acontece a exploração do trabalhador?
3) Max Weber ao analisar o tema trabalho partiu de pontos de vista diferente ao de Karl Marx. Explique a visão religiosa de Weber sobre o trabalho.
4) Émile Durkheim argumenta que o trabalho representa uma esfera primordial para a existência da solidariedade em uma comunidade. Explique o que isso significa.
5) Quais os dois tipos de solidariedade gerada pela especialização da divisão do trabalho?

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E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:______________________________ SÉRIE: 2º  B      Nº: _______

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON

 

TEMA: 04-Reposição- 26/08 - AULA - 07 E 08- Contextualização, Recuperação e Reposição:  - 24/08/2020 a 28/08/2020

 

Atividade de Leitura e interpretação

 

AGRONEGÓCIO (pág. 66-69)

Geraldo Sant`Ana de Camargo Barros

 

Agronegócio é a expressão que resulta da fusão de agricultura ou agropecuária e negócio. Este termo – negócio – vem originalmente do latim negotium (negação do ócio) e tem o significado de ocupação ou trabalho visando a atingir determinados fins para satisfação de desejos ou necessidades de quem os executa ou de outrem; neste último caso, mediante alguma recompensa aos executores. Considerando a origem do termo, agronegócio relaciona-se a atividades ou trabalhos relacionados à agricultura. O termo negócio pode ser tomado num sentido amplo de geração de valor através do uso do trabalho e do capital; no caso do agronegócio, englobam-se a agricultura e demais segmentos produtivos a ela relacionados. Ao longo dos séculos, muitas atividades, antes realizadas no âmbito da agricultura ou do meio rural, foram se afastando espacial e temporalmente e ganharam expressão econômica própria, sem perder os vínculos técnicos e econômicos de origem. O conceito de agronegócio presta-se para resgatar essa interdependência aparentemente perdida, quando, na verdade, negócios agrícolas existem há milênios.

 

O surgimento da agricultura significa maior segurança ou previsibilidade de abastecimento. Embora mantivesse padrão itinerante, tendeu a se dar em locais específicos, favorecendo a formação de núcleos habitacionais e populacionais e de estruturas sociais bastante influenciadas pela posse da terra, base da atividade econômica.

 

Na Inglaterra, berço do capitalismo, a agricultura se desenvolve com demarcação (cercamento legal) de terras – até então comunitárias e dispersas – e emprego de técnicas e instrumentos de cultivo. Com a progressiva consolidação do capitalismo, foram deixados de lado a prática do abandono de terras exauridas para descanso prolongado e o arroteamento de novas áreas que, no século 18, serão trocados pela aração profunda com as primeiras máquinas. Passa-se, então, a empregar a rotação de culturas, intensifica-se o cultivo, corrigindo-se e fertilizando o solo. Na pecuária, ganhos são obtidos pela melhoria de rebanhos ovinos e bovinos através de cruzamentos controlados mais a produção da forragem que sustentava a criação no inverno evitando o abate prematuro. O Estado, atendendo a demandas de fazendeiros de poder econômico, providencia estradas, canais e drena os pântanos.

 

Até meados do século 19, a atividade econômica organiza-se em estrutura essencialmente familiar. Grandes empresas começam a surgir a partir de então, mormente nos Estados Unidos, para processamento de carnes e cereais. Dessa época são também o processo de pasteurização e o engarrafamento e enlatamento a vácuo. As primeiras fábricas de fertilizantes a partir de esterco surgiram também no início do século 19. Fábricas de superfosfato começaram a se multiplicar a partir de 1850 na Inglaterra. Na Alemanha, começa a produção de fertilizante potássico a partir da cinza e do salitre. Sulfato e fosfato de amônio aparecem após a Primeira Guerra Mundial. O uso de inseticida originário do tabaco data do século 17 e do piretro a partir do crisântemo no século 19. Somente a partir dos anos 1940 passaram a ser produzidos pesticidas sintéticos em larga escala. Dos arados de ferro no século 18 aos tratores a vapor no século 19, a mecanização da agropecuária avança inexoravelmente, poupando a força de trabalho humana e permitindo a exploração de áreas cada vez mais extensas de terra.

 

Bolsas rudimentares para comércio de produtos agropecuários existem desde os séculos 12 e 13 na Europa. Entretanto, à medida que – graças aos avanços no armazenamento e transporte – se expande o comércio de produtos agropecuários padronizados – conhecidos como commodities – sua organização, na forma das atuais bolsas, começa a se desenvolver ao longo do século 18 em Nova Iorque e Chicago. Produtores podem operar com maior proteção contra oscilações desfavoráveis de preço, o que era proporcionado pelas operações de hedge, mecanismos que visam a proteger as operações financeiras em situações desse tipo.

 

Ao longo do século 20, grandes transformações ocorrem no cenário mundial, com larga aplicação de tecnologias na agropecuária, baseadas nos avanços principalmente da química e da biologia. A indústria e serviços a montante, que fornecem insumos como sementes, maquinaria e agroquímicos, estruturam-se em grandes empresas. De outro lado, o crescimento da renda e as mudanças demográficas geram demanda por produtos processados e de disponibilidade contínua em regiões cada vez mais amplas: as trocas se dão em escala mundial. Com isso cresce o papel da agroindústria processadora, e dos segmentos encarregados pela logística (armazenagem e transporte). O varejo se adapta às mudanças, adotando o auto-serviço e demais procedimentos necessários para comércio de perecíveis. A economia de escala que todas essas atividades proporcionam favorece o aparecimento de grandes empresas que trazem concentração aos mercados.

 

Os segmentos tanto a montante quanto a jusante se robustecem, mantendo evidentemente grande interdependência com o segmento primário. Essa interdependência levou Davis e Goldeberg (1957) a empregarem o conceito de agribusiness sector (setor de agronegócio).

 

O agronegócio é tido como um feixe de cadeias produtivas, definidas como uma sequência coordenada que, a partir de insumos, chega à produção e à distribuição de derivados. O agronegócio remete ainda ao conceito de complexo agroindustrial, com o que se enfatiza o caráter evolutivo da produção primária simples para o intrincado conjunto de segmentos interdependentes.

 

Por suas raízes históricas, agronegócio não implica distinção entre categorias – por tamanho, tecnologia, por exemplo – dos participantes das cadeias produtivas. No Brasil, para formulação de políticas agrícolas, estabelece-se em 1995 o conceito legal de agricultura familiar, em geral identificada como pequena produção, que contaria com até dois empregados assalariados permanentes e eventualmente com temporários. Uma vez que esse produtor configura-se como um alvo mais difícil de ser alcançado pelos instrumentos gerais de política (como crédito rural ou preços mínimos), o conceito de agricultura familiar é operacionalmente útil. Entretanto, os agricultores familiares fazem logicamente parte do agronegócio, na medida em que integram as mesmas cadeias produtivas que outras categorias de produtores rurais.

 

Uma característica do agronegócio tem sido a concentração dos mercados tanto no que se refere a insumos como ao processamento de matéria-prima e à distribuição mediante fusões e aquisições. Em 2004, quatro companhias multinacionais respondiam por 60% das vendas de agroquímicos e 33% das sementes. Essas empresas ainda agregam o processamento entre suas atividades. Uma consequência importante é o produtor rural tornar-se elo cada vez mais fraco nas cadeias produtivas. No agronegócio do café, por exemplo, estima-se a participação de cerca de 25 milhões de agricultores no mundo, enquanto 40% do processamento encontram-se nas mãos de quatro companhias. No varejo, uma autêntica “revolução dos supermercados” fez com que essa modalidade respondesse por 60% a 70 % no Brasil e na Argentina, por exemplo.

 

A participação do agronegócio no PIB dos países é bem mais significativa do que a agropecuária isoladamente. Em 2000, uma comparação internacional, com metodologia própria, indicou que no Brasil a agropecuária correspondia a 8% do PIB enquanto o agronegócio chegava a 38%. Nos EUA, as cifras eram 1% e 14%; na Argentina 11% e 40%. Já em vários países africanos, atingiam 56% e 86% (Etiópia) e 44% e 63% (Gana). Dados detalhados do Brasil apontam que, ao longo da primeira década do século 21, o agronegócio representa cerca de 26% do PIB nacional. Dentro do agronegócio, a agropecuária fica com 26%, a agroindústria processadora, com 30%, a distribuição, com 32% e os insumos, com 12%

 

ATIVIDADE

 

1)     LEIA O TEXTO COM BASTANTE ATENÇÃO E DEPOIS REGISTRE SEU ENTENDIMENTO NO CADERNO


Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com


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