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2º ano -Semana de 03 de agosto -3Bim

Semana 03.08 – 07.08 – Disciplina Filosofia – Prof.Pablo

 

Turma,

Estou recebendo atividades em atraso. Não deixe de encaminhá-las.

Sugestão dessa semana: Revisão de conceitos - O que é alteridade? O que é simpatia?

Nesses últimos tempos temos observado as pessoas “mais soltas” – “ousadas” num aspecto negativo.

Vamos aprofundar o assunto? Pense nisso...Esse é o nosso tema introdutório do 3º bimestre. 

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História

Fazer uma linha do tempo de todos os eventos estudados durante esse período "virtual"

Enviem para profbrunogouvea@gmail.com

No campo Assunto, escrevam a série, nº e o nome de vcs!!!


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E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

PORTUGUÊS 2ºA, 2ºB    PROFª ROSANA

SEMANA DE 03  a 07 Agosto

Texto para leitura

4 técnicas para virar um especialista em interpretação de texto

Quantas vezes você já leu um texto e não entendeu nada do que estava escrito ali? Leu, releu e, mesmo assim, ainda ficou com um nó na cabeça? Eu mesma já fiquei assim muitas vezes! Pensando nisso, listamos 4 técnicas para fazer de você um mestre na interpretação! Depois disso, vai ficar fácil entender até os mais complexos manuais de instrução (ok, talvez nem tanto, mas você vai arrebentar no vestibular!).

Antes de tudo, vamos explicar como se dá o processo de interpretação. A Hermenêutica, a área da filosofia que estuda isso, diz que é preciso seguir três etapas para se obter uma leitura ou uma abordagem eficaz de um texto:

a) Pré-compreensão: toda leitura supõe que o leitor entre no texto já com conhecimentos prévios sobre o assunto ou área específica. Isso significa dizer, por exemplo, que se você pegar um texto do 3º ano do curso de Direito estando ainda no 1º ano, vai encontrar dificuldades para entender o assunto, porque você não tem conhecimentos prévios que possam embasar a leitura.

b) Compreensão: já com a pré-compreensão ao entrar no texto, o leitor vai se deparar com informações novas ou reconhecer as que já sabia. Por meio da pré-compreensão o leitor “prende”  a informação nova com a dele e “agarra” (compreende) a intencionalidade do texto. É costume dizer: “Eu entendi, mas não compreendi”. Isso significa dizer que quem leu entendeu o significado das palavras, a explicação, mas não as justificativas ou o alcance social do texto.

c) Interpretação: agora sim. A interpretação é a resposta que você dará ao texto, depois de compreendê-lo (sim, é preciso “conversar” com o texto para haver a interpretação de fato). É formada então o que se chama “fusão de horizontes”: o do texto e o do leitor. A interpretação supõe um novo texto. Significa abertura, o crescimento e a ampliação para novos sentidos.

Sabendo disso, aqui vão 4 dicas para fazer com que você consiga atingir essas três etapas! Confira abaixo:

1) Leia com um dicionário por perto

Não existe mágica para atingir a primeira etapa, a da pré-compreensão. O único jeito é ter um bom nível de leituras. Além de ler bastante, você pode potencializar essa leitura se estiver com um dicionário por perto. Viu uma palavra esquisita, que você não conhece? Pegue um caderninho (vale a pena separar um só pra isso) e anote-a. Em seguida, vá ao dicionário e marque o significado ao lado da palavra. Com o tempo o seu vocabulário irá crescer e não vai ser mais preciso ficar recorrendo ao dicionário toda hora.

2) Faça paráfrases

Para chegar ao nível da compreensão, é recomendável fazer paráfrases, que é uma explicação ou uma nova apresentação do texto,  seguindo as ideias do autor, mas sem copiar fielmente as palavras dele. Existem diversos tipos de paráfrase, só que as mais interessantes para quem está estudando para o vestibular são três: a paráfrase-resumo, a paráfrase-resenha e paráfrase-esquema.

– Paráfrase-resumo: comece sublinhando as ideias principais, selecione as palavras-chave que identificar no texto e parta para o resumo. Atente-se ao fato de que resumir não é copiar partes, mas sim fazer uma indicação, com suas próprias palavras, das ideias básicas do que estava escrito.

– Paráfrase-resenha: esse outro tipo, além dos passos do resumo, também inclui a sua participação com um comentário sobre o texto. Você deve pensar sobre as qualidades e defeitos da produção, justificando o porquê.

– Paráfrase-esquema: depois de encontrar as ideias ou palavras básicas de um texto, esse tipo de paráfrase apresenta o esqueleto do texto em tópicos ou em pequenas frases. Você pode usar setinhas, canetas coloridas para diferenciar as palavras do seu esquema… Vai do seu gosto!

3) Leia no papel

Um estudo feito em 2014 descobriu que leitores de pequenas histórias de mistério em um Kindle, um tipo de leitor digital, foram significantemente piores na hora de elencar a ordem dos eventos do que aqueles que leram a mesma história em papel. Os pesquisadores justificam que a falta de possibilidade de virar as páginas pra frente e pra trás ou controlar o texto fisicamente (fazendo notas e dobrando as páginas) limita a experiência sensorial e reduz a memória de longo prazo do texto e, portanto, a sua capacidade de interpretar o que aprendemos. Ou seja, sempre que possível, estude por livros de papel ou imprima as explicações (claro, fazendo um uso sábio do papel, sem desperdícios!). Vale fazer notas em cadernos, pois já foi provado também que quem faz anotações à mão consegue lembrar melhor do que estuda.

4) Reserve um tempo do seu dia para ler devagar

Uma das maiores dificuldades de quem precisa ler muito é a falta de concentração. Quem tem dificuldades para interpretar textos e fica lendo e relendo sem entender nada pode estar sofrendo de um mal que vem crescendo na população da era digital. Antes da internet, o nosso cérebro lia de forma linear, aproveitando a vantagem de detalhes sensoriais (a própria distribuição do desenho da página) para lembrar de informações chave de um livro. Conforme nós aumentamos a nossa frequência de leitura em telas, os nossos hábitos de leitura se adaptaram aos textos resumidos e superficiais (afinal, muitas vezes você tem links em que poderá “ler mais” – a internet é isso) e essa leitura rasa fez com que a gente tivesse muito mais dificuldade de entender textos longos.

Os especialistas explicam que essa capacidade de ler longas sentenças (principalmente as sem links e distrações) é uma capacidade que você perde se você não a usar. Os defensores do “slow-reading” (em tradução literal, da leitura lenta) dizem que o recomendável é que você reserve de 30 a 45 minutos do seu dia longe de distrações tecnológicas para ler. Fazendo isso, o seu cérebro poderá recuperar a capacidade de fazer a leitura linear. Os benefícios da leitura lenta vão bem além. Ajuda a reduzir o estresse e a melhorar a sua concentração!

Depois de treinar bastante e ler muito, você estará pronto para interpretar os mais diversos tipos de texto! Mãos à obra! 

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ATIVIDADE DE BIOLOGIA-2º ANO DO EM 

3º Bimestre

SEMANA DE 03/08/20 À 07/08/20

PROFESSORA CARLA ZEINUM

 

TEMA- DNA A MOLÉCULA DA VIDA

 

HABILIDADES: Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula e identificar o significado da repetição e do emparelhamento específico de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA.

 

Leia com atenção o texto a seguir, reflita e responda às questões de 1 a 3:

 

 

O ácido desoxirribonucleico (DNA), molécula responsável pela transmissão das características hereditárias, parece estar em toda parte. A estrutura do DNA – “dupla hélice” – se tornou um símbolo do Projeto Genoma, um trabalho conjunto realizado por cientistas de diversos países visando desvendar o código genético dos organismos (animais, vegetais, fungos, bactérias e vírus) através do seu mapeamento. Contudo, a imagem do DNA tem sido associada não apenas aos temas científicos pertinentes, tais como clonagem, identificação de genes envolvidos em doenças, testes de paternidade, alimentos transgênicos etc., mas também aparece em vinhetas da TV, ilustrações de jornal e propagandas publicitárias como símbolo de autenticidade e eficácia.

 

 

1. Onde podemos encontrar moléculas de DNA?

2. Você entende que o DNA está presente em produtos que utilizamos no dia a dia? Quais? Dê exemplos.

3. Você acredita que a presença do “DNA de uma empresa ou produto” seria uma garantia de qualidade? Há fundamento científico nessa ideia? Comente.


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    ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B
                            SEMANA DE 03 À 07 DE AGOSTO DE 2020.
                                            PROFª DÉBORA

AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 03/08/2020 - PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO - PARTE I

Atenção alunos: estamos iniciando o 3º bimestre. Mantenham em dia as suas atividades! Para quem deixou de entregar atividades dos bimestres anteriores, favor entrar em contato pelo e-mail.

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

1) O que se entende por Princípio Aditivo?
2) O que são Conjuntos Disjuntos? E o que são Conjuntos Não Disjuntos?
3) Foi realizada uma pesquisa sobre preferência de sabores de pizza. Obtivemos 32 entrevistados preferindo pizza de mussarela e 41 preferindo pizza de portuguesa. Os conjuntos são disjuntos ou não disjuntos? Represente, conforme mostrado em aula.
4) Em um sacolão foi realizada uma pesquisa entre os clientes sobre preferências de verduras. Descobriu-se que 53 pessoas preferem rúcula, 24 preferem agrião e 12 gostam das duas verduras. Represente o número total de entrevistados.


Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.


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Atividades de Física das Turmas 2A e 2B

Semana de 03 a 07 de Agosto

Prof º José Carlos Alvares

Tema: Ondas em um meio material – O som.

Habilidade:  Reconhecer a presença constante das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons.

Orientação: Fazer uma pesquisa sobre o tema Ondas, através da resolução das seguintes questões:

COLOCAR NOME NÚMERO E SÉRIE

1.  O que é um movimento oscilatório ou vibratório? Dê exemplos.

2.  O que é uma onda? Dê exemplos.

3.   Quais são as características das ondas?

4.   O que é o som?

5. Quais são os meios de propagação e a velocidade do som? Por que o som não se propaga no vácuo?

ENVIAR AS ATIVIDADES (QUE PODEM SER FEITAS NO WORD) PARA O E-MAIL:

Atividadesdefisicaequimica10@gmail.com  E PARA A PLATAFORMA GOOGLECLASSROOM

CÓDIGOS DAS CLASSES NO GOOGLECLASSROOM:

FÍSICA 2A  código: bhuwgtb

FÍSICA 2B Código: z2zlxcj

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EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 03.08 A 07.08 – 3º BIMESTRE

DISCIPLINA: ARTE - PROFA MARGARIDA

2ª Série – Linguagem em Artes Visuais.

Objeto do conhecimento: Artes Visuais.

 

Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:  Atividade 1 – Sondagem e Atividade 2 – Apreciação pág.89 e 90.

Texto: Atualmente, podemos assistir as várias produções cinematográficas no formato de desenho de animação e como seriam esses filmes produzidos?

Pesquise e responda:

1) O que é produzir um desenho de animação?

2) Como surgem as ideias para criar cenários, histórias e personagens cativantes?

 

Observação: Assista os vídeos, para que o roteiro possa ajudá-lo na análise das perguntas que se seguem:

3) Georges Mélliès criou em 1902 o filme “uma viagem a lua” com que referências este diretor mostrou o foguete para uma viagem a lua?

4) Quais diferenças e semelhanças das produções em vídeo:

Ø  “Fantasmagore” – (Roleta Russa)

Ø  “Deu a louca na chapeuzinho!” – (Você esqueceu?)

 

Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.

 

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Atividades de Química das Turmas 2A-2B

Semana de 03 a 07 de Agosto de 2020

Profº José Carlos Alvares

 Colocar nome, número e série

1.            O que são substâncias iônicas, metálicas e moleculares? Dê exemplos.

 

2.            Por que alguns materiais conduzem eletricidade e outros não?

 

3.            Por que alguns materiais sólidos não conduzem eletricidade, mas quando dissolvidos em água conduzem eletricidade?

 

4.            O que você entende por solubilidade  e por que o chá e o café são bebidas preparadas com água fervente?

 

5.            O que são vitaminas hidrossolúveis e vitaminas lipossolúveis? Dê exemplos.

 

6.            A vitamina C (ácido ascórbico) atua no fortalecimento do sistema imunológico; é antioxidante; combate o envelhecimento precoce e os radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo organismo. A carência de vitamina C leva ao enfraquecimento do sistema imunológico, o que faz a pessoa estar mais propensa ao desenvolvimento de doenças, como gripes e resfriados e também provoca o escorbuto, no qual os sintomas apresentados pelos indivíduos acometidos são hemorragias gengivais, tumefação purulenta das gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e desestabilização dentária.

Observe a tabela que mostra o teor de ácido ascórbico (vitamina C) de alguns alimentos e em seguida responda às questões propostas.

 

Alimento

Teor (mg/100g)

Goiaba-branca

80,1

Goiaba-vermelha

45,6

Caju

219,7

Couve-manteiga crua

108,0

Salsa

183,4

Brócolis cru

82,7

Brócolis cozido

24,6

 

a) Qual dos alimentos apresenta o maior teor de vitamina C?

b) Quantos miligramas (mg) de ácido ascórbico você ingere ao comer 250 g de brócolis cozido?

c) A pessoa X comeu 50 g de caju e a pessoa X comeu 100g de couve-manteiga crua. Quem ingeriu mais vitamina C? justifique a sua resposta.

d) Por que o teor de vitamina C no brócolis cru é maior do que o teor de vitamina C no brócolis cozido?

 

7.            Por que as substâncias iônicas e metálicas apresentam elevadas temperaturas de fusão e de ebulição?


8.            Numa bancada de laboratório temos cinco frascos fechados com rolha comum que contém, separada­mente, os seguintes líquidos:

 

Frasco

Líquido

TF (ºC)

TE (ºC)

1

Etanol

– 112

78

2

Pentano

– 100

36

3

Anilina

– 6

180

4

Benzeno

5

80

5

Ácido acético

17

120

 

Num dia de muito calor, em determinado instante, ouve-se no laboratório um estampido, produzido pelo arremesso da rolha de um dos frascos para o teto. De qual dos frascos foi arremessado a rolha? Justifique a sua resposta.

 Enviar para o e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com e para o Googleclassrom.


CÓDIGO DE QUÍMICA DA TURMA 2ºA: qxmq6ao
CÓDIGO DE QUÍMICA DA TURMA 2ºB: uaam45h

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3ºBIMESTRE- GEOGRAFIA- 2ºANO- A e B- PROF. JOBSON

ESCOLA:

DATA:                                          PROF:_____________TURMA:_________

NOME:

TEMA: 01 - GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO - AULA-01 e 02 – 03/08 A 07/08 - 

Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, FAÇA O CABEÇALHO, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com


APOIO:

Atualmente, o espaço industrial brasileiro caracteriza-se por ser amplamente concentradoIsso quer dizer que a maior parte das indústrias do país encontra-se em uma região específica, mais precisamente no Centro-Sul, com grande destaque para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que, juntos, abrigam mais da metade das indústrias do Brasil. Podemos observar no mapa a seguir, disponibilizado pelo IBGE, como as indústrias encontram-se mal distribuídas ao longo do território:

Mapa do espaço industrial brasileiro

 AGORA É COM VOCÊ

1)  SEGUINDO A INTERPRETAÇÃO E LEITURA DO MAPA ACIMA; RESPONDA,  EM CONSIDERAÇÃO A REGIONALIZAÇÃO DEFINIDA PELO IBGE QUAIS SÃO AS REGIÕES MAIS INDUSTRIALIZADAS DO BRASIL?

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ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA

o trabalho como mediação entre o homem e a natureza

Leia o texto a seguir e responda as questões:

Viver em um ambiente organizado, com regras bem delimitadas, pode ser bom para muitas coisas; por outro lado, também corremos o risco de condicionarmos nosso olhar. Esse movimento se torna “natural”, de modo que coisas consideradas óbvias para a maioria das pessoas começam a passar despercebidas em nosso cotidiano e, quando nos damos conta, ficamos espantados e exclamamos intrigados: “como não percebi isso antes? ”.

O mundo do trabalho, de alguma forma, já faz parte da sua vida. Certamente, você já vivenciou experiências sobre o trabalho em sua casa, na sua família, na mídia e em outros espaços de sociabilidade. Essas experiências lhe permitem atribuir significado e sentido ao mundo do trabalho.

A) O que você entende por trabalho?

B) Qual é a importância do trabalho na vida social brasileira?

*Assista o vídeo https://youtu.be/4WfBgOjB6aA disponível também no Google Classroom para melhor entendimento  do tema.

* Entregar até o dia 09 de agosto.

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E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turmas: 2ºA e B 
Data para entrega: 12/08/2020
GUIDE: Hi, Guys! Vamos iniciar o 3º Bimestre com um estudo dos movimentos sociais e língua inglesa e suas consequências, até para a nossa tomada de opinião. Leia a imagem abaixo, traduza a frase e dê sua opinião sobre tal manifestação. Sejam livres em se expressar, pode ser por tópicos, tabela, redação ou alguma linha, e claro em INGLÊS.


 

 


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