Semana
03.08 – 07.08 – Disciplina Filosofia – Prof.Pablo
Turma,
Estou
recebendo atividades em atraso. Não deixe de encaminhá-las.
Sugestão
dessa semana: Revisão de conceitos - O que é alteridade? O que é simpatia?
Nesses
últimos tempos temos observado as pessoas “mais soltas” – “ousadas” num aspecto
negativo.
Vamos
aprofundar o assunto? Pense nisso...Esse é o nosso tema introdutório do 3º
bimestre.
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História
Fazer uma linha do tempo de todos os eventos estudados durante esse período "virtual"
Enviem para profbrunogouvea@gmail.com
No campo Assunto, escrevam a série, nº e o nome de vcs!!!
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E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
PORTUGUÊS 2ºA, 2ºB PROFª ROSANA
SEMANA DE 03 a 07 Agosto
Texto para leitura
4 técnicas para virar um especialista em interpretação de texto
Quantas vezes você já leu um texto e não entendeu nada do que estava escrito ali? Leu, releu e, mesmo assim, ainda ficou com um nó na cabeça? Eu mesma já fiquei assim muitas vezes! Pensando nisso, listamos 4 técnicas para fazer de você um mestre na interpretação! Depois disso, vai ficar fácil entender até os mais complexos manuais de instrução (ok, talvez nem tanto, mas você vai arrebentar no vestibular!).
Antes de tudo, vamos explicar como se dá o processo de interpretação. A Hermenêutica, a área da filosofia que estuda isso, diz que é preciso seguir três etapas para se obter uma leitura ou uma abordagem eficaz de um texto: a) Pré-compreensão: toda leitura supõe que o leitor entre no texto já com conhecimentos prévios sobre o assunto ou área específica. Isso significa dizer, por exemplo, que se você pegar um texto do 3º ano do curso de Direito estando ainda no 1º ano, vai encontrar dificuldades para entender o assunto, porque você não tem conhecimentos prévios que possam embasar a leitura. b) Compreensão: já com a pré-compreensão ao entrar no texto, o leitor vai se deparar com informações novas ou reconhecer as que já sabia. Por meio da pré-compreensão o leitor “prende” a informação nova com a dele e “agarra” (compreende) a intencionalidade do texto. É costume dizer: “Eu entendi, mas não compreendi”. Isso significa dizer que quem leu entendeu o significado das palavras, a explicação, mas não as justificativas ou o alcance social do texto. c) Interpretação: agora sim. A interpretação é a resposta que você dará ao texto, depois de compreendê-lo (sim, é preciso “conversar” com o texto para haver a interpretação de fato). É formada então o que se chama “fusão de horizontes”: o do texto e o do leitor. A interpretação supõe um novo texto. Significa abertura, o crescimento e a ampliação para novos sentidos. |
Sabendo disso, aqui vão 4 dicas para fazer com que você consiga atingir essas três etapas! Confira abaixo:
1) Leia com um dicionário por perto
Não existe mágica para atingir a primeira etapa, a da pré-compreensão. O único jeito é ter um bom nível de leituras. Além de ler bastante, você pode potencializar essa leitura se estiver com um dicionário por perto. Viu uma palavra esquisita, que você não conhece? Pegue um caderninho (vale a pena separar um só pra isso) e anote-a. Em seguida, vá ao dicionário e marque o significado ao lado da palavra. Com o tempo o seu vocabulário irá crescer e não vai ser mais preciso ficar recorrendo ao dicionário toda hora.
2) Faça paráfrases
Para chegar ao nível da compreensão, é recomendável fazer paráfrases, que é uma explicação ou uma nova apresentação do texto, seguindo as ideias do autor, mas sem copiar fielmente as palavras dele. Existem diversos tipos de paráfrase, só que as mais interessantes para quem está estudando para o vestibular são três: a paráfrase-resumo, a paráfrase-resenha e paráfrase-esquema.
– Paráfrase-resumo: comece sublinhando as ideias principais, selecione as palavras-chave que identificar no texto e parta para o resumo. Atente-se ao fato de que resumir não é copiar partes, mas sim fazer uma indicação, com suas próprias palavras, das ideias básicas do que estava escrito.
– Paráfrase-resenha: esse outro tipo, além dos passos do resumo, também inclui a sua participação com um comentário sobre o texto. Você deve pensar sobre as qualidades e defeitos da produção, justificando o porquê.
– Paráfrase-esquema: depois de encontrar as ideias ou palavras básicas de um texto, esse tipo de paráfrase apresenta o esqueleto do texto em tópicos ou em pequenas frases. Você pode usar setinhas, canetas coloridas para diferenciar as palavras do seu esquema… Vai do seu gosto!
3) Leia no papel
Um estudo feito em 2014 descobriu que leitores de pequenas histórias de mistério em um Kindle, um tipo de leitor digital, foram significantemente piores na hora de elencar a ordem dos eventos do que aqueles que leram a mesma história em papel. Os pesquisadores justificam que a falta de possibilidade de virar as páginas pra frente e pra trás ou controlar o texto fisicamente (fazendo notas e dobrando as páginas) limita a experiência sensorial e reduz a memória de longo prazo do texto e, portanto, a sua capacidade de interpretar o que aprendemos. Ou seja, sempre que possível, estude por livros de papel ou imprima as explicações (claro, fazendo um uso sábio do papel, sem desperdícios!). Vale fazer notas em cadernos, pois já foi provado também que quem faz anotações à mão consegue lembrar melhor do que estuda.
4) Reserve um tempo do seu dia para ler devagar
Uma das maiores dificuldades de quem precisa ler muito é a falta de concentração. Quem tem dificuldades para interpretar textos e fica lendo e relendo sem entender nada pode estar sofrendo de um mal que vem crescendo na população da era digital. Antes da internet, o nosso cérebro lia de forma linear, aproveitando a vantagem de detalhes sensoriais (a própria distribuição do desenho da página) para lembrar de informações chave de um livro. Conforme nós aumentamos a nossa frequência de leitura em telas, os nossos hábitos de leitura se adaptaram aos textos resumidos e superficiais (afinal, muitas vezes você tem links em que poderá “ler mais” – a internet é isso) e essa leitura rasa fez com que a gente tivesse muito mais dificuldade de entender textos longos.
Os especialistas explicam que essa capacidade de ler longas sentenças (principalmente as sem links e distrações) é uma capacidade que você perde se você não a usar. Os defensores do “slow-reading” (em tradução literal, da leitura lenta) dizem que o recomendável é que você reserve de 30 a 45 minutos do seu dia longe de distrações tecnológicas para ler. Fazendo isso, o seu cérebro poderá recuperar a capacidade de fazer a leitura linear. Os benefícios da leitura lenta vão bem além. Ajuda a reduzir o estresse e a melhorar a sua concentração!
Depois de treinar bastante e ler muito, você estará pronto para interpretar os mais diversos tipos de texto! Mãos à obra!
ATIVIDADE DE BIOLOGIA-2º ANO DO EM
3º Bimestre
SEMANA DE 03/08/20 À 07/08/20
PROFESSORA CARLA ZEINUM
TEMA- DNA A MOLÉCULA DA VIDA
HABILIDADES: Reconhecer o DNA como um polímero formado por unidades básicas (os nucleotídeos) repetidas ao longo da molécula e identificar o significado da repetição e do emparelhamento específico de unidades para o papel desempenhado pela molécula do DNA.
Leia com atenção o texto a seguir, reflita e responda às questões de 1 a 3:
O ácido desoxirribonucleico (DNA), molécula responsável pela transmissão das características hereditárias, parece estar em toda parte. A estrutura do DNA – “dupla hélice” – se tornou um símbolo do Projeto Genoma, um trabalho conjunto realizado por cientistas de diversos países visando desvendar o código genético dos organismos (animais, vegetais, fungos, bactérias e vírus) através do seu mapeamento. Contudo, a imagem do DNA tem sido associada não apenas aos temas científicos pertinentes, tais como clonagem, identificação de genes envolvidos em doenças, testes de paternidade, alimentos transgênicos etc., mas também aparece em vinhetas da TV, ilustrações de jornal e propagandas publicitárias como símbolo de autenticidade e eficácia.
1. Onde podemos encontrar moléculas de DNA?
2. Você entende que o DNA está presente em produtos que utilizamos no dia a dia? Quais? Dê exemplos.
3. Você acredita que a presença do “DNA de uma empresa ou produto” seria uma garantia de qualidade? Há fundamento científico nessa ideia? Comente.
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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B
Atividades de Física das Turmas 2A e 2B
Semana de 03 a 07 de Agosto
Prof º José Carlos Alvares
Tema: Ondas em um meio material – O som.
Habilidade: Reconhecer a presença constante das ondas sonoras no dia a dia, identificando objetos, fenômenos e sistemas que produzem sons.
Orientação: Fazer uma pesquisa sobre o tema Ondas, através da resolução das seguintes questões:
COLOCAR NOME NÚMERO E SÉRIE
1. O que é um movimento oscilatório ou vibratório? Dê exemplos.
2. O que é uma onda? Dê exemplos.
3. Quais são as características das ondas?
4. O que é o som?
5. Quais são os meios de propagação e a velocidade do som? Por que o som não se propaga no vácuo?
ENVIAR
AS ATIVIDADES (QUE PODEM SER FEITAS NO WORD) PARA O E-MAIL:
Atividadesdefisicaequimica10@gmail.com E PARA A
PLATAFORMA GOOGLECLASSROOM
CÓDIGOS DAS CLASSES NO GOOGLECLASSROOM:
FÍSICA 2A código: bhuwgtb
FÍSICA 2B Código: z2zlxcj
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EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 03.08
A 07.08 – 3º BIMESTRE
DISCIPLINA: ARTE - PROFA MARGARIDA
2ª Série – Linguagem em Artes Visuais.
Objeto do conhecimento: Artes
Visuais.
Indicação e Orientação de Atividades
De
acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:
Atividade 1 – Sondagem e Atividade 2 – Apreciação pág.89 e 90.
Texto: Atualmente, podemos assistir as várias produções cinematográficas no formato de desenho de animação e como seriam esses filmes produzidos?
Pesquise e responda:
1) O que é produzir um desenho de animação?
2) Como surgem as ideias para criar cenários, histórias e personagens cativantes?
Observação: Assista os vídeos, para que o roteiro possa
ajudá-lo na análise das perguntas que se seguem:
3) Georges Mélliès criou em 1902 o filme “uma viagem a lua” com que referências este diretor mostrou o foguete para uma viagem a lua?
4) Quais diferenças e semelhanças das produções em vídeo:
Ø “Fantasmagore” – (Roleta Russa)
Ø “Deu a louca na chapeuzinho!” – (Você esqueceu?)
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
Atividades de Química das Turmas 2A-2B
Semana
de 03 a 07 de Agosto de 2020
Profº José Carlos
Alvares
1.
O que são substâncias iônicas, metálicas e moleculares?
Dê exemplos.
2.
Por que alguns materiais conduzem eletricidade e outros
não?
3.
Por que alguns materiais sólidos não conduzem
eletricidade, mas quando dissolvidos em água conduzem eletricidade?
4.
O que você entende por solubilidade e por que o chá
e o café são bebidas preparadas com água fervente?
5.
O que são vitaminas hidrossolúveis e vitaminas
lipossolúveis? Dê exemplos.
6.
A vitamina C (ácido ascórbico) atua no fortalecimento do
sistema imunológico; é antioxidante; combate o envelhecimento precoce e os
radicais livres e aumenta a absorção do ferro pelo organismo. A carência de
vitamina C leva ao enfraquecimento do sistema imunológico, o que faz a pessoa estar mais propensa ao desenvolvimento de doenças, como
gripes e resfriados e também provoca o escorbuto, no qual os sintomas
apresentados pelos indivíduos acometidos são hemorragias gengivais, tumefação
purulenta das gengivas, dores nas articulações, feridas que não cicatrizam e
desestabilização dentária.
Observe a tabela que mostra o teor de ácido
ascórbico (vitamina C) de alguns alimentos e em seguida responda às questões
propostas.
Alimento |
Teor (mg/100g) |
Goiaba-branca |
80,1 |
Goiaba-vermelha |
45,6 |
Caju
|
219,7 |
Couve-manteiga
crua |
108,0 |
Salsa
|
183,4 |
Brócolis
cru |
82,7 |
Brócolis
cozido |
24,6 |
a) Qual dos alimentos apresenta o maior teor
de vitamina C?
b) Quantos miligramas (mg) de ácido ascórbico
você ingere ao comer 250 g de brócolis cozido?
c) A pessoa X comeu 50 g de caju e a
pessoa X comeu 100g de
couve-manteiga crua. Quem ingeriu mais vitamina C? justifique a sua resposta.
d) Por que o teor de vitamina C no brócolis
cru é maior do que o teor de vitamina C no brócolis cozido?
7. Por que as substâncias iônicas e metálicas apresentam elevadas temperaturas de fusão e de ebulição?
8.
Numa bancada de laboratório temos cinco
frascos fechados com rolha comum que contém, separadamente, os seguintes
líquidos:
Frasco |
Líquido |
TF (ºC) |
TE (ºC) |
1 |
Etanol |
– 112 |
78 |
2 |
Pentano |
– 100 |
36 |
3 |
Anilina |
– 6 |
180 |
4 |
Benzeno |
5 |
80 |
5 |
Ácido acético |
17 |
120 |
Num
dia de muito calor, em determinado instante, ouve-se no laboratório um
estampido, produzido pelo arremesso da rolha de um dos frascos para o teto. De
qual dos frascos foi arremessado a rolha? Justifique a sua resposta.
Enviar para o e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com e para o Googleclassrom.
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3ºBIMESTRE- GEOGRAFIA- 2ºANO- A e B- PROF. JOBSON
ESCOLA:
DATA: PROF:_____________TURMA:_________
NOME:
TEMA:
01 - GEOPOLÍTICA DO MUNDO CONTEMPORÂNEO - AULA-01 e 02 – 03/08 A 07/08 -
Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, FAÇA O CABEÇALHO, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com
o trabalho como
mediação entre o homem e a natureza
Leia o texto a seguir e responda as questões:
Viver em um ambiente organizado, com regras bem
delimitadas, pode ser bom para muitas coisas; por outro lado, também corremos o
risco de condicionarmos nosso olhar. Esse movimento se torna “natural”, de modo
que coisas consideradas óbvias para a maioria das pessoas começam a passar despercebidas
em nosso cotidiano e, quando nos damos conta, ficamos espantados e exclamamos
intrigados: “como não percebi isso antes? ”.
O mundo do trabalho, de alguma forma, já faz parte da sua
vida. Certamente, você já vivenciou experiências sobre o trabalho em sua casa,
na sua família, na mídia e em outros espaços de sociabilidade. Essas
experiências lhe permitem atribuir significado e sentido ao mundo do trabalho.
A) O que você entende por trabalho?
B) Qual é a importância do trabalho na vida social brasileira?
*Assista o vídeo https://youtu.be/4WfBgOjB6aA
disponível também no Google Classroom para melhor entendimento do tema.
* Entregar até o dia 09 de agosto.
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