LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 2ºA/B
PROFª ROSANA
1- Leia o trecho de
Quincas Borba, de Machado de Assis:
E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas1, soluços e sarabandas2, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida.
(Quincas Borba, 1992.)
1 polca: tipo de
dança.
2 sarabanda: tipo de dança.
De acordo com o narrador,
a) os erros do passado não
afetam o presente.
b) a existência é marcada por antagonismos.
c) a sabedoria está em perseguir a felicidade.
d) cada instante vivido deve ser festejado.
e) os momentos felizes são mais raros que os tristes.
2-O fim do marketing
A empresa vende ao consumidor
— com a web não é mais assim
Com a internet se tornando onipresente, os Quatro Ps do
marketing — produto, praça, preço e promoção — não funcionam mais. O paradigma
era simples e unidirecional: as empresas vendem aos consumidores. Nós criamos
produtos; fixamos preços; definimos os locais onde vendê-los; e fazemos
anúncios. Nós controlamos a mensagem. A internet transforma todas essas
atividades.
(...)
Os produtos agora são customizados em massa, envolvem serviços e
são marcados pelo conhecimento e os gostos dos consumidores. Por meio de
comunidades online, os consumidores hoje participam do desenvolvimento do
produto. Produtos estão se tornando experiências. Estão mortas as velhas
concepções industriais na definição e marketing de produtos.
(...)
Graças às vendas online e à nova dinâmica do mercado, os preços
fixados pelo fornecedor estão sendo cada vez mais desafiados. Hoje questionamos
até o conceito de “preço”, à medida que os consumidores ganham acesso a
ferramentas que lhes permitem determinar quanto querem pagar. Os consumidores
vão oferecer vários preços por um produto, dependendo de condições específicas.
Compradores e vendedores trocam mais informações e o preço se torna fluido. Os
mercados, e não as empresas, decidem sobre os preços de produtos e serviços.
(...)
A empresa moderna compete em dois mundos: um físico (a praça, ou
marketplace) e um mundo digital de informação (o espaço mercadológico, ou
marketspace). As empresas não devem preocupar-se com a criação de um web site
vistoso, mas sim de uma grande comunidade online e com o capital de
relacionamento. Corações, e não olhos, são o que conta. Dentro de uma década, a
maioria dos produtos será vendida no espaço mercadológico. Uma nova fronteira
de comércio é a marketface — a interface entre o marketplace e o marketspace.
(...)
Publicidade, promoção, relações públicas etc. exploram
“mensagens” unidirecionais, de um-para-muitos e de tamanho único, dirigidas a
consumidores sem rosto e sem poder. As comunidades online perturbam
drasticamente esse modelo. Os consumidores com frequência têm acesso a
informações sobre os produtos, e o poder passa para o lado deles. São eles que
controlam as regras do mercado, não você. Eles escolhem o meio e a mensagem. Em
vez de receber mensagens enviadas por profissionais de relações públicas, eles
criam a “opinião pública” online.
Os marqueteiros estão perdendo o controle, e isso é muito bom.
(Don Tapscott. O fim do marketing. INFO, São
Paulo, Editora Abril, janeiro 2011, p. 22.)
A leitura atenta deste instigante artigo de Don Tapscott revela
que o tema central de sua mensagem é:
a) O advento do comércio
via internet subverteu as teorias tradicionais de marketing.
b) O comércio via internet confirma todas as teorias de publicidade e marketing
vigentes.
c) A aplicação dos princípios tradicionais de marketing se tornou vital para o
sucesso do comércio online.
d) O comércio realizado em lojas físicas é ainda preferível ao realizado
online.
e) A lei da oferta e da procura não influencia de nenhum modo o comércio via
internet
História - 2º EM
Prof: Bruno
Semana 22 a 26/06
Após a pesquisa feita na última semana sobre a Segunda Revolução Industrial, faça um texto indicando as alterações proporcionadas durante esse período e indique algumas consequências para a sociedade atual.
Indique e faça uma breve resenha de um filme (ou qualquer outro tipo de mídia) que tenha esse tema.
Indicar no "assunto do e-mail" nome, número e série
ATIVIDADE DE BIOLOGIA-2º ANO DO EM
PROFESSORA CARLA ZEINUM
E-mail: profcarlazeinum@gmail.com
AULA DO CENTRO DE MÍDIAS- 23/06.
SEMANA DE 22/06 Á 26/06.
INTRODUÇÃO AS LEIS DE MENDEL.
HABILIDADES: IDENTIFICAR OS ASPECTOS HISTÓRICOS DAS CONCEPÇÕES SOBRE HEREDITARIEDADE A LUZ DA ÉPOCA EM QUE FORAM PROPOSTAS.
CONTEÚDO: MECANISMOS DE VARIABILIDADE GENÉTICA
CONCEPÇÕES PRE MENDELIANAS E AS LEIS DE MENDEL
EXPERIMENTOS DE MENDEL.
1- 1-QUAL É O CONCEITO DE HEREDITARIEDADE?
2- 2- QUEM FOI GREGOR MENDEL? POR QUE ELE É RECONHECIDO COMO PAI DA HEREDITARIEDADE?
3- 3- POR QUE MENDEL CULTIVOU ERVILHAS PARA O SEU EXPERIMENTO?
4- 4- NO CRUZAMENTO ENTRE ERVILHAS AMARELAS E ERVILHAS VERDES.DIGA QUAL FOI A VARIABILIDADE?
a- A-Ervilhas amarelas(VV) x ervilhas verdes(vv):
b-Ervilhas amarelas(Vv) x ervilhas amarelas(Vv):
5- 5- Considere os cruzamentos para ervilha indicados em I,II,III sabendo que V representa o gene que determina a cor amarela dos cotilédones e é DOMINANTE em relação ao alelo v que determina a cor verde.
I- VV x vv
II- Vv x Vv
III- Vv x vv
Um pé de ervilha heterozigoto, ou seja, que podem resultar em sementes de cor amarela e sementes cor verde, pode resultar:
a- Apenas do cruzamento III
b- Apenas do cruzamento II
c- Apenas do cruzamento I
d- Apenas dos cruzamentos II e III
e- Dos cruzamentos I, II e III.
https://www.youtube.com/watch?v=W872s1JRfLg
ASSISTAM AO VIDEO DO CMSP DO DIA 23/06 PARA AUXiLIÁ-LOS NA ATIVIDADE.
E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 2A, 2B
PROFªDÉBORA
SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO
Boa noite, alunos!
Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que
vocês devem mandar todos os trabalhos de matemática para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com.
Estou no aguardo!
AULA DO CMSP DO DIA 17/06/2020 – OPERAÇÕES COM MATRIZ
Copie e resolva as questões a seguir em seu caderno. Em seguida
fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com
ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série,
título da atividade e data (semana 22/06).
2º ANO - SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO
FÍSICA - TURMAS: 2A/2B - PROF.JOSÉ CARLOS
Trabalho de pesquisa sobre as Máquinas Térmicas
- Tipos de máquinas térmicas
- Funcionamento das máquinas térmicas.
- Aplicações práticas (usos) das máquinas térmica
2º ANO - SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO
QUÍMICA - TURMAS: 2A/2B - PROF.JOSÉ CARLOS
PESQUISA SOBRE AS 11 QUESTÕES PROPOSTAS NA ATIVIDADE 1 DO CADERNO 2 DE QUÍMICA: ÍTEM 1.A.
PODE SER FEITO NO WORD E ENVIADO PARA O GOOGLE CLASSROOM
2ª SÉRIE – Semana de 22 a 26.06
FILOSOFIA - PROF.PABLO
TEMA:
TORNAR-SE INDIVÍDUO – PAUL RICOEUR E MICHEL FOUCAULT
Objetivo:
Identificar as
subjetividades como resultado de construção social.
Páginas 86 a 88.
A – SONDAGEM E SENSIBILIZAÇÃO:
1)
Pense e relate (descreva, explique) como você aluno percebe a formação de seu
gosto musical, vestuário, a forma como faz amizades e como se posiciona
politicamente.
2)
O que significa subjetividade? Apresente uma situação que se enquadre na
subjetividade.
O QUE VOCÊ PRECISA ENTENDER: A pesquisa, assim como as questões,
busca promover o entendimento de que há articulação entre o que nós somos como
indivíduos e as nossas experiências sociais. Dessa forma, somos também
resultado do tempo em que vivemos e da cultura da qual fazemos parte. Ao mesmo
tempo, não somos passivos nem necessariamente reprodutores desse tempo e lugar
em que vivemos. Ou seja, somos sujeitos históricos.
B
– RESPONDA
A
partir do resultado da pesquisa sobre o significado de subjetividade,
responda às seguintes questões:
3)
Quais Elementos da minha singularidade trazem marcas da experiência histórica e
coletiva da qual eu participo?
4)
Considerando a força das influências externas no meu desenvolvimento, ainda
assim, sou capaz de discordar e fazer as minhas escolhas, mesmo que estas não
sejam aquelas preferidas pela minha família e meus amigos?
C
– PESQUISA
5)
Pesquise e faça uma síntese da biografia dos filósofos abaixo:
a)
Paul Ricoer;
b)
Michel Foucault.
ATENÇÃO: Esses filósofos apresentavam diferentes
posições sobre o papel da história e da memória na constituição da sociedade
contemporânea. Para que sua pesquisa não fique longa e demasiado abstrata,
sugerimos alguns recortes. Ao estudar Ricoeur, você aluno deverá focar na
hermenêutica. No caso de Michel Foucault, você deverá privilegiar a genealogia
como análise das condições históricas de possibilidade dos saberes, destacando
a narrativa como forma de dar sentido às experiências humanas. Assim, o método
genealógico, tal como Ricoeur também aponta, compreende o discurso como forma
de orientar as ações e a moralidade.
Após
a pesquisa responda.
6)
O que é hermenêutica e genealogia no contexto filosófico?
7)
Quais são os principais temas abordados por Paul Ricoeur e Michel Foucault em
suas reflexões? Cite 2 (dois) exemplos de obras que abordam os temas indicados.
__________________________________________________________________________
SEMANA 22.06 A 26.06
DISCIPLINA ARTE - PROFA. MARGARIDA
2ª Série – Sondagem em Dança.
Indicação e Orientação de Atividades
De
acordo com o caderno do aluno 2º bimestre:
Atividade 1, 2 e 3. Pág. 104 e 105.
Processo
poético pessoais e colaborativos de criação, construção de um diálogo entre a
dança, os elementos cênicos na dança e as demais linguagens.
É
importante reconhecer, na invenção poética, o fazer da construção artística e
as relações entre as linguagens artísticas, forma e conteúdo.
Assista os vídeos: Youtube - Teaser “Processo Criativo”
- “Rastros de Processo Colaborativo”
Os vídeos ajudarão você para as questões a seguir.
Roteiro de Trabalho:
1) Sugestões de movimentos para proporcionar um processo criativo autoral e colaborativo de compor uma dança.
2)
Crie e propicie de movimentos para criação, ensaios e apresentação de uma dança
criativa.
3)
Pense nos figurinos, tecidos, músicas e coreografia para essa dança criativa.
4)
O que você pode registrar sobre processo colaborativo criativo, poéticas
pessoais e gestos da dança.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
A Cultura de massa e Industria Cultural
Cultura de massa é o produto da chamada Indústria Cultural, consistindo em todos os tipos de expressões culturais que são produzidos para atingir a maioria da população, com o objetivo essencialmente comercial, ou seja, de gerar produtos para o consumo.
Seguindo a lógica do capitalismo industrial e financeiro, a cultura de massa busca padronizar e homogeneizar os produtos, para que possam ser consumidos pela maioria das pessoas. Assim, tudo o que pertence a cultura de massa deve seguir um padrão pré-definido para o consumo imediato.
Músicas, filmes, gêneros de dança, séries de televisão, revistas, desenhos animados, moda, gastronomia e etc. A lista de elementos que a Indústria Cultural se apropria e transforma em cultura de massa é gigantesca.
Os meios de comunicação de massas (rádio, televisão, jornais, revistas e, principalmente, a internet) são os principais aliados da Indústria Cultural para a disseminação da cultura de massa, ajudando no processo de homogeneização cultural e na alienação dos consumidores.
Vale ressaltar que o termo "massa" não está relacionado, neste caso, com classes sociais, mas unicamente com o grupo formado pela maioria das pessoas de uma sociedade.
Leia o texto acima e pesquise também em outra fonte para responder as questões:
1) O que é Cultura de Massa?
2) O que é Indústria Cultural?
3) Qual o objetivo da Indústria Cultural?
4) Qual a relação entre a Indústria Cultural e a Cultura de Massa?
5) Cite os principais exemplos da Indústria Cultural no Brasil.
Professor @bruno , qual o prazo de entrega de sua atividade?
ResponderExcluir