Páginas

1ºano - Semana de 26 de outubro-4bim


EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 26.10 a 30.10

1ª Série – FILOSOFIA – Prof.Pablo  - 4º Bimestre

 

ATENÇÃO: Atividade para que ainda não entregou. Mesma da semana anterior.

Observação: Atividade relacionada ao tema Filosofia Política

 

Assista no Youtube:

 

1)    →  Ideologia é a ocultação do real – link: https://www.youtube.com/watch?v=uMWfVMAVYhI

2)    → Desigualdade Social – link: https://www.youtube.com/watch?v=2W9HYYK_Jjk 

3)    → Pobreza, Fome e Exclusão Social – link: https://www.youtube.com/watch?v=-EKol3w3ur4

  

Apresente o principais pontos abordados no vídeo.

Ao final apresente uma avaliação sua de cada vídeo.

 

* Essa atividade é (se relaciona com outras disciplinas) interdisciplinar.

                 email: pablowanderley@prof.educacao.sp.gov.br


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª YASMIN

SEMANA DE 26 DE OUTUBRO A 30 DE OUTUBRO
 

2º Atividade referente ao 4º BIMESTRE 

Queridos alunos,

Estamos no 4º Bimestre e muitos de vocês ainda estão com atividades e trabalhos pendentes dos bimestres anteriores.
Ainda dá tempo de entregar todas as pendências, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

Neste 4º Bimestre, para que vocês se organizem de uma forma melhor, irei dividir as aulas. Temos o total de 4 aulas semanais, que será dividida da seguinte forma:

Aula 1 e aula 2 – ASSISTIR as aulas referente ao Centro de Mídias -
Equilibrando a balança e Equação polinomial do 1º grau e seus coeficientes (14/10 e 19/10).


Aula 3 – RESOLVER AS ATIVIDADES

1)Escreva cada uma das sentenças apresentadas abaixo em linguagem matemática:

a) O triplo de um número mais quatro unidades.

b) O dobro de um número menos seis unidades.

c) A metade de um número é igual a dez.

d) O dobro de um número menos seis é igual a trinta e quatro.

e) A terça parte de um número mais cinco é igual a vinte e nove.

2) Escreva, com suas palavras, qual a diferença entre equações e expressões algébricas.

3) Resolva os problemas e em seguida, escreva uma equação que representa cada um deles:

a) Qual é o número que, somado a 22, dá 100?

b) Qual é o numero que, somado a 7, dá 2?

Aula 4 – Entregar as atividades que estão PENDENTES dos bimestres anteriores.

ATENÇÃO - Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com. COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL!



Não esqueçam de entrar na aula ao vivo, todas as segundas às 19h45.
Link:
meet.google.com/lookup/egjqkvbqqx

Qualquer dúvida, estou a disposição!
Obrigada,
Professora Yasmin!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

                                   SEMANA DE 26 À 29 DE OUTUBRO DE 2020
                                                   PROFª DÉBORA

 

Olá, alunos! 
Estamos iniciando o 4º bimestre. Reta final desse ano tão atípico que tivemos. Não deixem de fazer as atividades. Qualquer dúvida, entrem em contato. Bons estudos!



 BIOLOGIA 1A, 1B, 1C 


AULA NO CMSP DO DIA 26/10/2020: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA NOS ECOSSISTEMAS.


https://www.youtube.com/watch?v=fGXpacHNLXo


Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

1) Qual a função do alimento para os seres vivos?

2) O que são seres autótrofos? E o que são seres heterótrofos?

3) Descreva o processo da fotossíntese.

4) Apresente uma cadeia alimentar indicando os produtores, os consumidores primários, os consumidores secundários, e os consumidores terciários. 


Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade. 

Link de acesso on line: https://meet.google.com/lookup/ciuo3walpi (terça-feira às 20:30)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




EE Visconde de São Leopoldo

ENGLISH  : 1ºA, 

Semana de 26/10 a 31/10

Prof º Valéria

Devolutivas:vsilvas@prof.educacao.sp.gov.br

GOOGLE MEET  TERÇA FEIRA  19:45 AS 20:30


DE ACORDO COM A ULTIMA ATIVIDADE ESTUDADA SOBRE O PRESENT SIMPLE . RESPONDA O EXERCICIO A SEGUIR

Complete the bank spaces with the right conjugation of the Simple Present Tense. Follow the example:

Example: Anne    loves    the Jane Austin's work. (love)

a) Cayo ________________to the College tonight. (go)

b) My parents _______________ Italian and French classes on Thurdays every week. (have)

c) Louise ____________________at the Brad's Office. (work)

d) I ___________________ bread with nuts jelly every morning. (eat)

e) The plain _______________ at 08:00 in the city. (arrive)






##########################################################

1ºA, 1º B e 1ºC ATIVIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA –

PROF. MIRIAM

SEMANA DE 26/10/ À 30/10/2020

 E-MAIL: miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br

Ou           miromago@yahoo.com.br

GOOGLE MEET : uyypcpagvb – terça-feira 19h

 

APÓS EFETUAR A LEITURA, FAÇA A INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

– Lembra-se de quando o Brasil era o país do futuro?

 

Primeiro foi um gigante adormecido (“em berço esplêndido”), que um dia iria acordar e botar pra quebrar.Depois tornou-se o país do futuro, um futuro  de riqueza, justiça social e bem-aventurança.

Eram tempos, aqueles, de postergar tudo o que não podia ser realizado no presente. A dureza do regime militar deixava poucas brechas para que se ousasse fazer alguma coisa que não fosse aquilo já previsto, planejado, ordenado pelos generais no poder.Só restava então aguardar o futuro, que nunca chegava (mais uma vez vale lembrar: foram 21 anos de regime autoritário).

O pior é que, mesmo depois de redemocratizado o país, a coisa continuou e continua meio encalacrada, com muitos sonhos tendo de ser adiados a cada dia, a cada nova dificuldade. Com a globalização, temos  que encarar (e temer) até as crises que ocorrem do outro lado do mundo. Todavia há que se aguardar o futuro com otimismo, e alguma razão para isso existe. Dados de uma pesquisa elaborada pela Secretaria de Planejamento do governo de São Paulo revelam que o Brasil chegará ao próximo século, que está logo ali na esquina, com o maior contingente de jovens de sua história.

Conforme os dados da pesquisa, somente na faixa dos 20 aos 24 anos serão quase 16 milhões de indivíduos no ano 2000.Com esses dados, o usual seria prever o agravamento da situação do mercado de trabalho, já tão difícil para essa faixa de idade, e de problemas como a criminalidade em geral e o tráfico e o uso de drogas em particular.Mas por que não inverter a mão e acreditar, ainda que forçando um pouco a barra, que essa massa de novas cabeças pensantes simboliza a chegada do tal futuro? Quem sabe sairá do acúmulo de energia renovada dessa geração a solução de problemas que apenas se perpetuaram no fracasso das anteriores? Nada mal começar um milênio novinho em folha com o viço, a ousadia e o otimismo dos que têm 20 anos.

 

(Luiz Caversan – Folha de São Paulo, 28.11.98)

 

QUESTÕES:

1) Encontra apoio no texto a afirmação contida na opção:

a) A existência de 16 milhões de jovens brasileiros no ano 2000 constituirá um problema insolúvel.

b) Com a população jovem brasileira na casa dos 16 milhões, só se pode esperar o pior.

c) Não se pode pensar de forma otimista em relação ao próximo século.

d) Pode-se pensar positivamente em relação ao nosso futuro, apesar de alguns problemas.

e) Pode-se pensar de forma positiva sobre nosso futuro a partir da previsão do agravamento do desemprego.

2) A ideia de futuro vem representada no texto por uma sequência de conceitos. A opção que indica essa sequência é:

a) expectativa – gigantismo – idealização – otimismo

b) otimismo – expectativa – idealização – gigantismo

c) gigantismo – otimismo – idealização – expectativa

d) expectativa – idealização – otimismo – gigantismo

e) gigantismo – idealização – expectativa – otimismo

3) A linguagem coloquial empregada no texto pode ser exemplificada pela expressão:

a) “em berço esplêndido”

b) botar pra quebrar

c) bem-aventurança

d) dados de uma pesquisa

e) somente na faixa

4) Postergar significa:

a) polemizar

b) preterir

c) manifestar

d) difundir

e) incentivar

 

 

 








XXXXXXXXXXX

SEMANA 26.10 A 30.10 – 4º BIMESTRE

Disciplina - ARTE - Profa. Margarida

 

1ª Série – Intervenção na Escola – Arte e Ação.

Objeto do conhecimento: Teatro.

 

Indicação e Orientação de Atividades

A - Pesquise e Responda:

 

Iniciar um projeto de intervenção cênica em processos colaborativos, realizando uma pesquisa em revistas, livros, internet etc., de imagens, textos e vídeos sobre intervenção artística.

 

Siga o planejamento e execução do projeto:

a) Tema;

b) Espaço físico onde vai acontecer a intervenção;

c) Classificação dos elementos sonoros a serem usados;

d) Os figurinos que serão usados na cena;

e) Determinar datas (dias, semanas) para a realização da intervenção.


Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte ou folha a parte.

                   Plantão de dúvidas no Meet: 5ª feira – 20h30 às 21h15

https://meet.google.com/lookup/e2vwdq4ua5


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX  

EE Visconde de São Leopoldo

Atividades de Química   Turmas: 1A, 1B e 1C

Semana de 26/10 a 31/10

Prof º José Carlos

Habilidade: Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas

Atividade:

1.   Acessar os seguintes links:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/quimica/transformacoes-quimicas

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/processos-endotermicos-exotermicos.htm#:~:text=Resumindo%3A,e%20o%20ambiente%20resfria%2Dse.

https://youtu.be/OOkcXQsii9I

2.    Ler os textos e assistir ao vídeo indicados nesses links

3. Orientação/Sugestão: Anotar as principais ideias e conceitos no seu caderno para sintetizar e fixar os seus conhecimentos sobre esse assunto.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX  


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:______________________________ SÉRIE: 1 ºC    Nº: _______

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE-PROF. JOBSON


TEMA: 01- AULA - 03 e 04- Retomada, Aprofundamento, Recuperação e fixação dos aprendizado em Geografia: Cartografia e poder- 01- Organização- 26/10/2020 a 30/10/2020-Cont. Avaliação Diagnóstica- 


Cont.  DA Semana de 19 de outubro-4º-bim. ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR- Avaliação diagnóstica- 01- GEOGRAFIA


Obs.”Responda as atividades no caderno ou se preferir faça um vídeo no celular, respondendo-as”; fale seu nome completo, o nome da matéria, do professor, da escola e a série, depois envie no e-mail, mas se as atividades forem realizadas no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX



ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA

Desigualdade Social NO BRASIL



Desigualdade social é um mal que afeta todo o mundo, em especial os países que ainda encontram-se em vias de desenvolvimento. A desigualdade pode ser medida por faixas de renda, em que são consideradas as médias dos mais ricos em comparação às dos mais pobres. Também podem ser utilizados, como dados para o cálculo de desigualdade, fatores como o IDH, a escolarização, o acesso à cultura e o acesso a serviços básicos — como saúde, segurança, saneamento etc.

A renda, por ela mesma, não garante que os dados de desigualdade sejam plenamente verificados, pois a qualidade de vida pode, em alguns casos, independer dela. Porém, em geral, qualidade de vida e renda caminham juntas.

A desigualdade social no Brasil é um problema que afeta grande parte da população. Isso decorre da falta de acesso à educação de qualidade e a dificuldade de acesso aos serviços básicos (como saúde), por exemplo. Logo, é possível de ser percebido, sobretudo, por meio do desemprego e da violência.

Responder:

1) O que é desigualdade social?

2) Como é a desigualdade social no Brasil?

3) Na sua opinião, como acabar com ela?

https://www.uol.com.br/ecoa/faq/desigualdadesocial.htm?cmpid=copiaecola 

*Entregar até o dia 01/11.

**Aulas online e plantão de dúvidas: http://meet.google.com/ufc-nez-pfe

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br 
Turmas: 1º B e C
Conteúdo e habilidades da semana: Ler, compreender, analisar e interpretar noticías, leads, diálogo
GUIDE: Hi, people! Neste último bimestre teremos atividades mais confortáveis. Observem o cartum e interprete-o.

Activity: Read and understand the cartum. What's the meaning of "Awful"? What's words you don't know? Garfield that is right?



Participe de nossos encontros no googlemeet, sempre às terças-feiras as 19h45:

https://meet.google.com/fret3pk4ad           Nosso código é: fret3pk4ad

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++ 

Plano Semanal de História 1ºanos A, B e C – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

História

Data/Semana:

26/10/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Roma Antiga

Estratégia:

Texto

E-mail para envio de atividades:

maurosilveira@prof.educacao.sp.gov.br

Link das aulas no meet:

https://meet.google.com/cdc-nbjj-ocj

 

ATIVIDADE DA SEMANA

 Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, vamos fazer a leitura de um texto referente a política e formas de governo em Roma na Antiguidade.

Formas de Governo (Roma Antiga)

A Roma Antiga conheceu 3 formas de governo: Monarquia, República e Império.

MONARQUIA

A forma de governo adotada em Roma até o século VI a.C. foi a Monarquia. Os romanos acreditavam que o rei tinha origem divina. Esse período foi marcado pela invasão de outros povos (etruscos) que durante cerca de 100 anos, dominaram a cidade, impondo-lhe seus reis. Em 509 a.C., os romanos derrubaram o rei etrusco (Tarquínio - o Soberbo), e fundaram uma República. No lugar do rei, elegeram dois magistrados para governar.

REPÚBLICA

No início da República, a sociedade romana estava dividida em 4 classes: Patrícios, Clientes, Plebeus e Escravos. A decadência política, social e econômica, fez com que a plebe entrasse em conflito com os patrícios, essa luta durou cerca de 200 anos. Apesar disso, os romanos conseguiram conquistar quase toda a Península Itálica e logo em seguida partiram para o Mediterrâneo. Lutaram mais de 100 anos contra Cartago nas chamadas Guerras Púnicas e em seguida, ocuparam a Península Ibérica (conquista que levou mais de 200 anos), Gália e o Mediterrâneo Oriental. Os territórios ocupados foram transformados em províncias. Essas províncias pagavam impostos ao governo de Roma (em sinal de submissão).As conquistas transformaram exército romano em um grupo imbatível.

 IMPÉRIO

Dois nomes sobressaíram durante o Império Romano: Julio César e Augusto. Após vários conflitos, Julio César tornou-se ditador (com o apoio do Senado) e apoiado pelo exército e pela plebe urbana, começou a acumular títulos concedidos pelo Senado. Tornou-se Pontífice Máximo e passou a ser: Ditador Perpétuo (podia reformar a Constituição), Censor vitalício (podia escolher senadores) e Cônsul Vitalício, além de comandar o exército em Roma e nas províncias. Tantos poderes lhe davam vários privilégios: sua estátua foi colocada nos templos e ele passou a ser venerado como um deus (Júpiter Julius). Com tanto poder nas mãos, começou a realizar várias reformas e conquistou enorme apoio popular. Em compensação, os ricos (que se sentiram prejudicados) começaram a conspirar. No dia 15 de março de 44 a.C., Julio César foi assassinado. Seu sucessor (Otávio), recebeu o título de Augusto, que significava “Escolhido dos Deuses”. O governo de Augusto marcou o início de um longo período de calma e prosperidade. Quando chegou a hora de deixar um sucessor, Augusto nomeou Tibério (um de seus principais colaboradores). A História Romana vivia o seu melhor período. A cidade de Roma tornou-se o centro de um império que crescia e se estendia pela Europa, Ásia e África.

 Plano Semanal de Geografia 1ºano – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

Geografia

Data/Semana:

26/10/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Elementos de um mapa

Estratégia:

Texto

E-mail para envio das atividades:

maurosilveira@prof.educacao.sp.gov.br

Link para as aulas no meet:

https://meet.google.com/cdc-nbjj-ocj

 

ATIVIDADE DA SEMANA

            Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, vamos a leitura de um mapa que reforça nosso aprendizado sobre noções de cartografia abordado no texto da semana passada. Trata-se de uma revisão com o intuito de recuperação.

Elementos de um mapa

Identifique no mapa abaixo, os elementos de um mapa: título, legenda e escala. Todos eles ajudam-nos a ler e a compreender as representações que os mapas possuem.





xxxxxxxxxxxx


E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

FÍSICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª ÉRIKA
SEMANA DE 26 DE OUTUBRO A 30 DE OUTUBRO


Olá, alunos!

Professora Érika aqui!

 

RECADO (Fique ligado!)

Toda segunda-feira, das 20h30 às 21h15, estarei disponível no Google Meet através do link abaixo para tirar dúvidas:

https://meet.google.com/rqa-kcen-gau


Copiem o texto abaixo no caderno, tirem uma foto e enviem para a Prof. Érika no email: erikafernandes.mat@gmail.com com seu nome completo, número e série.

Eu sempre mandarei um e-mail de volta, confirmando o recebimento da atividade. Se você não receber a minha resposta, verifique se você enviou para o endereço eletrônico correto.

Se vocês tiverem alguma dúvida nas atividades, me enviem uma mensagem por email.

 xxxxxxxxxxxx


Hoje vamos falar sobre ciência, tecnologia e sociedade. Esse texto será dividido em duas partes.

Estamos na SEGUNDA parte do texto. Copie a continuação de hoje no seu caderno.

 

... Continuação

Sem a Lua, os dias na Terra seriam mais curtos – estima-se algo em torno de 18h – pois as forças das marés reduzem a rotação do planeta, alongando o dia. É fácil de entender: tais forças agem igualmente na parte sólida e fluídas do planeta, mas sua ação nos líquidos é mais evidente. Assim, ao "puxar" os oceanos friccionando-os contra a crosta sólida, duas vezes por dia e por bilhões de anos, pouco a pouco diminui a velocidade de rotação da Terra -  aumentando a duração do dia.

 

Antártica tropical

Dias mais curtos certamente resultariam em enormes mudanças no processo de evolução da vida na Terra. Outros ciclos de luz e escuridão provocariam novos hábitos na fauna e flora.

[...] com um período de rotação mais rápido, a atmosfera terrestre se moveria mais velozmente. Furacões poderiam durar meses e os ventos seriam muito mais rigorosos. Graças à Lua o eixo de rotação da Terra permanece estável em cerca de 23,5° de inclinação. Isso é responsável pela existência das estações do ano. Presume-se que, sem a Lua, a inclinação do eixo terrestre poderia atingir 85°.

Todo o clima da Terra seria dramaticamente alterado. Na Antártica, onde hoje faz muito frio, seria quente como nos trópicos, e as regiões equatoriais do planeta estariam cobertas de gelo. A Lua é um regulador climático.

(Este material foi retirado do livro Ser Protagonista: Física, 1° Ano, da editora Edições SM Ltda., 2016, página 210)

 

Responda a questão a seguir:

 Que argumentos o texto fornece para explicar como a ausência da Lua afetaria a evolução da vida na Terra?

 

Boa semana e bons estudos!

xxxxxxxxxxxx



Nenhum comentário:

Postar um comentário