Páginas

3º ano- semana de 21 de setembro-3bim

Semana 21 a 25 de setembro

Disciplina : Inglês

Teacher : Rosana


Confira um texto em inglês sobre o coronavírus com exercício. Coloque as suas habilidades em prática.


1. TextWhat is a coronavirus?

Coronaviruses are a family of hundreds of viruses that can cause fever, respiratory problems, and sometimes gastrointestinal symptoms too. The 2019 novel coronavirus, which is probably why you’re reading this right now, is one of seven members of this family known to infect humans, and the third in the past three decades to jump from animals to humans. A pneumonia-like disease, the 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency, sickened more than 31,000 people worldwide, and killed nearly 650 so far. Coronaviruses are divided into four genera: alpha, beta, gamma, and delta. Mostly, if you got a coronavirus, you’d end up with a cold. Coronaviruses are made up of one strip of RNA, and that genetic material is surrounded by a membrane studded with little spike proteins. (Under a microscope, those proteins stick up in a ring around the top of the virus, giving it its name—“corona” is Latin for “crown.”). When the virus gets into the body, those spike proteins attach to host cells, and the virus injects that RNA into the cell’s nucleus, hijacking the replication machinery there to make more virus. Infection ensues. (wired.com/story/what-is-a-coronavirus - adaptado)


2. Mark True or False

A. The coronavirus causes respiratory problems. (-)
B. The 2019 novel coronavirus has caused a global health emergency. (-)
C. Two people died in Brazil in 2018 because of the coronavirus. (-)

D. The coronavirus has never killed anyone. (-)


E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:______________________________ SÉRIE: 3 ºA,B,C    Nº: _______

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON

TEMA: 07- AULA - 13 E 14- Contextualização :  - 21/09/2020 a 25/09/2020

 

Obs.”Responda as atividades no caderno ou se preferir faça um vídeo no celular respondendo-as”; diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem realizadas no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com

 

LEITURA E INTERPRETAÇÃO E ATIVIDADE

 

“choque de civilizações”

 

Texto 01.

 

“O cientista político norte americano, Samuel P. Huntington com seus estudos desenvolveu teoria denominada “Choque de Civilizações”. Depois de publicada a teoria em formato de artigo, o assunto tornou-se polêmico o suficiente para o lançamento de um livro, onde sua tese é apresentada de forma mais enraizada.

 

Esta teoria discute que as identidades culturais e religiosas dos povos serão as principais fontes de conflito no mundo pós Guerra Fria, indo na “contramão” de alguns teóricos que afirmavam que seriam os estados nacionais as únicas alternativas ideológicas vigentes depois da Guerra Fria. Ou seja, para Huntington os conflitos de grandes proporções não sucederão entre as classes sociais e sim entre os povos pertencentes a diferentes entidades culturais e religiosas.

 

Os confrontos e disputas religiosas, ideológicas e políticas constantes entre as civilizações Ocidentais e Islâmicas, ocorrem pelo fato das mesmas serem as únicas a possuir desígnios de desenvolvimento e ambições universalistas. Isto demonstra um pensamento de Huntington que afirma que a os choques de civilizações é bem provável de não ter fim.

 

Esta discussão iniciada por Huntington recebeu inúmeras críticas, algumas afirmando que o teórico estava induzindo confrontos por formular uma possível ‘profecia’, outros afirmam que o mesmo tirou conclusões particulares. “Porém, de fato, a teoria na verdade serve de alerta, sendo esta a verdadeira pretensão do autor.”

 

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/geografia-a-teoria-choque-de-civilizacoes/51293- acessado em 21/08/2020

 

 

Texto 03.

 

“E quanto à nova religião que tomou o mundo nos anos mais recentes – a globalização? Disseram-nos que ela deveria transcender fés e raças. Todos acabarão usando calça jeans, comendo no McDonald’s, falando inglês e ganhando dinheiro. Todos aprenderíamos a usar computadores e a fazer da internet um caminho para se unir aos outros num futuro universal aberto a todos. A ideia era boa. Mas está em conflito com a história.

 

idolatria à globalização nos editoriais dos principais jornais americanos e a transferência de empregos americanos de manufatura para a Ásia e o México pouco fizeram para evitar os massacres em todo o mundo ou para trazer prosperidade à classe média americana. Agora estamos vivendo aquilo que o professor Samuel Huntington, de Harvard, chamou de “choque de civilizações”. Em 1996 ele escreveu que “no mundo pós-Guerra Fria, as distinções mais importantes entre as pessoas não serão ideológicas, políticas ou econômicas. Serão culturais.”

 

Ele dividiu o planeta em grupos culturais concorrentes que mais cedo ou mais tarde acabariam se enfrentando numa disputa por recursos, orgulho, água, espaço e outras questões. Os grupos culturais são: ocidental (euro-americano), islâmico, sínico (chinês), hindu, (cristão) ortodoxo, budista e japonês.

 

Vi de perto o renascimento do nacionalismo étnico quando visitei o país natal de meu pai, a então Checoslováquia, em 1992, perguntando aos habitantes de Brno, Praga e Bratislava se a separação seria possível. Meses depois veio o divórcio de veludo.

 

O Timor Leste travou uma guerra sangrenta para escapar da Indonésia. O Sudão do Sul lutou para deixar o Sudão. Bósnia, Croácia, Eslovênia, Macedônia, Kosovo e Montenegro deixaram violentamente o restante sérvio da Iugoslávia.”

 

Fonte: https://www.revista-uno.com.br/numero-29/as-cidades-do-futuro-futuro-das-cidades/

 


ATIVIDADADE!!!

 

1\ Responda a seguinte pergunta: um mundo em que a maioria das culturas e dos povos conviva harmonicamente é possível? E qual foi seu entendimento dos textos?


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

História

Atividade Cultural


Visitar o site:

https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html


Escolher um dos museus para um passeio virtual e escrever uma resenha sobre o que observou.

Obs. Responda através do e-mail diasgouvea@prof.educacao.sp.gov.br e no campo “assunto”, coloque seu nome, sala e nº. 

       XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 3ºA, 3ºB, 3ºC    PROFª YASMIN

SEMANA DE 21 DE SETEMBRO A 25 DE SETEMBRO
 

7º Atividade referente ao 3º BIMESTRE 


Queridos alunos,

Estamos iniciando nosso 3º Bimestre e muitos de vocês ainda estão com atividades e trabalhos pendentes dos bimestres anteriores.
Ainda dá tempo de entregar todas as pendências, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

Neste 3º Bimestre, para que vocês se organizem de uma forma melhor, irei dividir as aulas. Temos o total de 4 aulas semanais, que será dividida da seguinte forma:

Aula 1 – ASSISTIR a aula referente ao Centro de Mídias -
Gráficos de funções exponenciais: Parte IX e Funções logarítmicas - Parte X (14/09 e 16/09).

 


Aula 2 – COPIAR NO CADERNO


1)

 





2)







3)




Aula 3 – RESOLVER AS ATIVIDADES

Aula 4 – Entregar as atividades que estão PENDENTES do 1º e 2º bimestre.

ATENÇÃO - Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com. COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL!

Alunos que não realizaram as duas atividades para nota que eu enviei no 2º bimestre, entrar em contato através do e-mail para que eu envie novamente!

Qualquer dúvida, estou a disposição!
Obrigada,
Professora Yasmin!

 ---------------------------------------------------------

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 

E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
                                   SEMANA DE 21 À 25 DE SETEMBRO DE 2020
                                                   PROFª DÉBORA

 

Atenção alunos:  já estamos na reta final do 3º bimestre! Muitos alunos ainda não enviaram as atividades aqui do blog. Muitos também não devolveram na escola a prova em papel que eu enviei para ser feita em casa. Avisem os colegas! Fico no aguardo!

FÍSICA 3A, 3B, 3C


AULA DO CMSP DO DIA 22/09/2020: FÍSICA NUCLEAR - TRANSFORMAÇÕES NUCLEARES: APLICAÇÕES.


https://www.youtube.com/watch?v=eccU_WJH5zo

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

1) Qual a relação da radiação com a esterilização de máscaras?

2) A radiação é prejudicial ou benéfica à saúde? Explique

3) Qual o benefício de irradiar alimentos?

4) Cite exemplos da aplicação da tecnologia nuclear para tratamentos de saúde.

5) Qual a finalidade de se irradiar itens de patrimônio cultural (obras de arte, livros, acervos de documentos)?


Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.

         XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


  ATIVIDADE DE BIOLOGIA- 3º ANO EM

PROFESSORA CARLA ZEINUM

SEMANA- 21 à 25/09

AULA DO CMSP-21/09

 

TEMA- EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS-FÓSSEIS

 

Fósseis são vestígios preservados de plantas, animais ou partes destes, como ossos, por exemplo. A palavra “fóssil” vem do latim “fossilis”, que significa “ser desenterrado”. A seguir, são apresentadas imagens de fósseis. Observe-as e responda às questões. Consulte seu livro didático, se necessário.

 


 

1.Identifique os fósseis presentes nas imagens e, se possível, indique a qual grupo de seres vivos pertencem.

2. Os fósseis são considerados como evidências da evolução dos seres vivos em alguma teoria estudada? Justifique sua resposta com embasamento teórico científico.

3. Quem estuda os fósseis?

4. O que significa Fóssil?

 

               XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


SEMANA 21.09 A 25.09 -  FILOSOFIA – PROF PABLO

Tema: Três concepções de liberdade: libertarismo, determinismo e dialética

 

Objetivo: Relacionar liberdade à política por meio da mediação do conceito de democracia; Relacionar liberdade à solidariedade na perspectiva de uma sociedade democrática

Habilidade: Relacionar informações de fontes variadas com conhecimentos de situações diversas, para construção de argumentação consistente; problematizar a questão da liberdade e sensibilizar-se quanto à relevância de refletir de forma sistemática e rigorosa sobre ela; elaborar hipóteses e questões com base em leituras realizadas.

Base: Pág 76 a 78.

Texto Indicação: Sugiro que você, a partir da leitura dos dois trechos da página 76 parte final, e da realização das atividades decorrentes, retome o conceito de democracia procurando reconhecer a articulação entre liberdade e organização política.

A) LEITURA, REFLEXÃO E ESCRITA (adaptada)

1) O que Sartre entende por liberdade?

2) O que é liberdade cultural, segundo o texto 2?


Leia a seleção dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.- página 77.

Texto completo disponível em:<https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/declaracao/>

 

3) Declaração Universal dos Direitos Humanos traz a indicação para que os Estados membros das Nações Unidas se orientem para a democratização. Sob que contexto esse documento foi redigido?

4) O terror, a banalização da vida humana, o desrespeito à sua dignidade, a morte social e a morte física de diferentes grupos humanos são marcas do holocausto. Essas questões ainda são presentes na atualidade? Busque notícias que fundamentem a sua posição.

 

B) Leia as situações fictícias abaixo e responda ao que se pede:

 

SITUAÇÃO 1: No momento da ocupação de República do Porto, os líderes religiosos foram sequestrados e seus templos seriamente danificados. A profanação foi registrada em vídeo e divulgada. A população foi obrigada a se converter na religião dos invasores. ”

 

SITUAÇÃO 2: “O morador “S”, da cidade de Limãozinho do Oeste, considerando o seu direito de associar-se e reunir-se pacificamente, convidou seus familiares, colegas e vizinhos para um lanche dançante na tarde do dia 16 de maio (quinta-feira), na escola em que estudou em 2017. A direção da escola foi surpreendida pela “invasão”. O morador “S”, ao ver suas intenções frustradas, agrediu verbalmente os membros da equipe gestora, registrando a situação e divulgando nas redes sociais.

a) Quais artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos foram violados nessas situações?

b) Relate outras situações (reais) de transgressão de artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Para ampliar o seu conhecimento: Se possível acesse o site <https://www.unidospelosdireitoshumanos.org.br/>, acesso em, 13.09.2020, e amplie seu conhecimento sobre a história dos Direitos Humanos. Esse tema transita em diversas outras disciplinas e você certamente já trabalhou ele nas aulas de sociologia. 

xxxxxxxxxxxxxxxxxxx

SEMANA 21.09 A 25.09 – 3º BIMESTRE

DISCIPLINA ARTE - PROFA. MARGARIDA

 

3ª Série – Produção Musical.

Objeto do conhecimento: Música.

 

Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:  Atividade 5 – Ação Expressiva III – Manifestação Artística - pág.90 e 91.

Assista os vídeos Youtube:

a) JQ (Música) 2/7 – Manifestação Artística;

b) Manifestação Artística – Alexandre Leal.

A – Pesquise e Responda:

1) Comentário dos vídeos que você assistiu.

2) Para explorar uma linguagem artística, quais ferramentas tecnológicas e mídias você utilizaria para a realização de uma produção musical?

3) Em tempo de isolamento social, como poderiam acontecer uma produção e execução de um projeto artístico musical na escola utilizando tecnologia e mídias digitais.

4) Cite dois tipos de manifestações artísticas que se apresentam envolvendo o corpo, as imagens, os sons e instrumentos num espaço criativo.

5) Com um roteiro pré estabelecido idealize uma manifestação artística envolvendo etapas e realizações.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

EE Visconde de São Leopoldo

Atividades de Estudo de Química     Turmas: 3A/3B/3C

Semana de 21/09/2020

Prof º José Carlos

Habilidade: Reconhecer as Funções da Química Orgânica e a importância dos compostos orgânicos..

Objetivo: Adquirir conhecimentos sobre as Funções da Química Orgânicaatravés da leitura de textos e da visualização de vídeos .

1. Ler os textos sobre as Funções da Química Orgânica. disponíveis no link abaixo:

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/identificacao-das-funcoes-organicas.htm

https://www.infoescola.com/quimica/funcoes-organicas/

2.  Assistir aos vídeos do YouTube sobre as Funções da Química Orgânica disponíveis nos links abaixo:

https://youtu.be/1Iv0BMJBkH8

https://youtu.be/bItboMJ-L5s


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA

os três poderes

    EXECUTIVO                                     LEGISLATIVO                                   JUDICIÁRIO

*Leia o texto a seguir para inspirar a pesquisa e responder as questões:

A teoria da separação dos Poderes, desenvolvida pelo Barão de Montesquieu em sua famosa obra O espírito das leis, tinha como principal preocupação a defesa da liberdade dos indivíduos, especialmente em uma época em que os governos monárquicos absolutistas concentravam todo o poder nas mãos do rei. Do ponto de vista de Montesquieu, quanto maior a concentração do poder, maior o risco de um governo ditatorial. Charles de Montesquieu (1689-1755): foi político, filósofo e escritor francês, famoso por ter sido um crítico severo da monarquia absolutista e um defensor da teoria da separação dos Poderes. Sua obra mais influente foi O espírito das leis, publicada em 1748.

Responda:

1) Vimos quais são os poderes do Estado brasileiro. Explique a atribuição de cada um.

2) Cite 1 exemplo prático de situações em que cada poder atua para resolver.

3) Na sua opinião, os poderes no Brasil funcionam como deveriam? Justifique.

 *Entregar até o dia 28/09
****************************************************************************************************
                                       xxxxxxxxxxxxxxxxxxx        


LÍNGUA PORTUGUESA

PROFª  DJALMIRA

Semana de 21 de Setembro


OS JOVENS DE HOJE EM DIA..REPRESENTAÇÕES DE JUVENTUDE: ESTILO E IDENTIDADE

(INTERPRETAÇÃO DE TEXTO)


Atividades:

1.       Leia com atenção  a  Sequência de Atividades 1 – pág. 11  do  APRENDER SEMPRE – 3ª série do Ensino Médio – VOLUME ÚNICO ( Língua Portuguesa) e responda

                a) Quais as diferenças e semelhanças entre as definições apresentadas?

b)      Você conhece os Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Estatuto da Juventude? Do que tratam?

c)       Qual a importância de se ter o ECA e o Estatuto da Juventude no cenário nacional?

 

2.       Leia a reportagem da pág. 12:  Identidade Parcelada – “Na periferia, você vale o que tem, mano” e responda:

a)      De que forma o consumo é apresentado e descrito pelos jovens na reportagem?

b)      Com relação ao nome da reportagem, podemos inferir:

·         O que levou os participantes a escolhê-lo?

·         Você considera o nome adequado? Por quê?

Maiores informações:

http://www.planato.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm

http://www.unesco.org/new/pt/Brasilia/social-and-human-sciences/youth  

http://escoladejornalismo.org/identidadeparcelada/


(profdjalmira@gmail.com)


Dúvidas: meet.google.com/jfk-wdkq-rmn

(2ª feira, das 19h às 19h45min)


                         xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turma: 3ºC
GUIDE: Turma, nesse momento vamos falar sobre os modal verbs might e may


Tanto MIGHT quanto MAY possuem o sentido de probabilidade e de permissão. Porém a principal diferença entre eles é o tempo verbal, já que um é passado do outro.    

MAY é uma probabilidade que poderá acontecer num futuro e passa mais certeza na frase. Já o MIGHT é passado de MAY e, justamente por isso, passa menos certeza.


Tranquilos, façam os exercícios online e me enviem as respostas: 


https://agendaweb.org/exercises/verbs/modals/may-might




Nenhum comentário:

Postar um comentário