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2º ano-Semana de 14 de setembro-3bim

 Ver cronograma de Reunião de Pais na página inicial.


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FILOSOFIA – SEMANA – 14.09

PROF PABLO

 

2ª série

Assista o vídeo: “Vista minha pele” - https://www.youtube.com/watch?v=FRq4fkkm5Iw

Reflita sobre o apresentado.


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ATIVIDADE DE BIOLOGIA-2º ANO EM.

PROFESSORA: CARLA ZEINUM

SEMANA DE 14 à 18/09.

 

TEMA- TEORIA EVOLUCIONISTA-NEODARWINISMO.

 

LEIA O TEXTO A SEGUIR- REFLITA.

 

As teorias evolucionistas de Darwin estavam muito próximas da realidade, mas eram incapazes de explicar a origem daquelas pequenas diferenças, por exemplo.

Esta explicação só se tornou possível com os avanços mais recentes na área da genética, quando descobrimos o funcionamento da reprodução dos seres vivos, especialmente, através da descoberta da possibilidade de “erros” durante a formação das células.

Isso deu origem ao chamado “neodarwinismo”, ou Teoria Sintética da Evolução, explicando que uma mutação (um bico ou pelo mais longo) é resultado de um destes “erros” que, uma vez estabelecidos em um código genético, passam para a geração seguinte (filhos e netos).

Resumindo, dentro de uma espécie de gorilas por exemplo, cada indivíduo tem um código genético muito parecido com os demais membros da espécie, mas com pequenas diferenças (ou “erros”).

Dependendo das condições do ambiente em que aquela espécie vive, alguns destes “erros” conferem uma vantagem a certos indivíduos da espécie.

Digamos que alguns gorilas nasçam com uma pelagem muito mais espessa do que o normal da espécie, enquanto uma glaciação (frio intenso) atinge sua região durante milênios. A pelagem mais grossa, neste caso, seria uma vantagem para a sobrevivência.

Como estamos falando de um longo período, apenas filhotes com o mesmo “erro” genético teriam uma chance razoável de sobreviver e a espécie inteira se transformaria aos poucos, até que a pelagem grossa se tornasse padrão.
Sendo assim, podemos dizer que a teoria evolucionista se tornou mais completa com as descobertas da genética, que preencheram muitas das lacunas deixadas por Darwin.

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ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B

                                         SEMANA DE 14 À 18 DE SETEMBRO DE 2020

                                                            PROFª DÉBORA

   

Atenção alunos:  já estamos na reta final do 3º bimestre! Muitos alunos ainda estão devendo as atividades aqui do blog. Não deixem de enviar! Alguns alunos também não entregaram a AAP e a provinha em papel que eu enviei para ser feita em casa e devolvida na escola. Avisem os colegas! Fico no aguardo!

 

  

 AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 14/08/2020 - ARRANJO COM REPETIÇÃO PARTE IX.

 

https://www.youtube.com/watch?v=tR6zk7rdJR0


 

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

 

1) Defina Arranjo com Repetição.

2) Em uma caixa foram colocadas 9 bolinhas, numeradas de 1 a 9. Suponha que a bolinha que for pega seja jogada novamente na caixa antes que a próxima seja sorteada. Em outras palavras, a bolinha será reposta na caixa a cada sorteio. Nessa condição, de quantas maneiras diferentes poderemos retirar dessa caixa:

a) duas bolinhas?

b) três bolinhas?

c) quatro bolinhas?

3) Ana foi em uma doceira para comprar bolos sendo um para o café da manhã e outro para o café da tarde. Nessa doceria, existem sete tipos de bolos diferentes à escolha. De quantas maneiras diferentes Ana poderá escolhe-los levando em conta que podem ser iguais nos dois cafés?

4) Os números de telefone da cidade 'Vento Quente" são formados por 7 algarismos, e todos começam pelo número 5. Determine quantos números de telefone poderemos formar, podendo repetir os algarismos.

 

Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.

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E.E. Visconde de São Leopoldo

Disciplina : Língua Portuguesa e Literatura - Professora Rosana

E-mail para envio da atividade: rosana.soncin18@gmail.com

Turmas: 2ºA e B 

  

Continuando os estudos sobre obras de Carlos Drummond de Andrade, entre suas composições mais famosas, se destacam também aquelas que expressam reflexões existenciais profundas, onde o sujeito expõe e questiona seu modo de viver, seu passado e seu propósito. Leia o poema a seguir e tendo como base a análise da semana anterior, redija um texto com  suas impressões sobre a obra.

 

No Meio do Caminho

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

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EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 14.09 – 3º BIMESTRE

DISCIPLINA ARTE – PROFA.MARGARIDA

 

2ª Série –

Assista no Youtube: Jingles brasileiros famosos.

Baseado na pesquisa – Faça um comentário


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EE Visconde de São Leopoldo

Atividades de Física Turmas: 2A e 2B

Prof º José Carlos

 Habilidade: Reconhecer a importância dos conhecimentos sobre a luz e os fenômenos luminosos no cotidiano.

1.    Acessar os seguintes links:

https://super.abril.com.br/ciencia/o-que-e-a-luz/

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-nos-museus-e-proibido-fotografar-com-flash/

https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/biologia/o-que-e-bioluminescencia.htm

2.  Ler os textos indicados nestes links que relacionam a Física com outras Ciências da Natureza como a Química e a Biologia.

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História


Assistir ao video

 

https://www.youtube.com/watch?v=x4DQD5A5ods

 

 

1) No min 5 em diante, um quadro é apresentado com um gráfico de pirâmide. Separe as camadas sociais.

2) Faça uma lista dos países em que os processos de independência foram apresentados na aula.

Obs.Responda através do e-mail diasgouvea@prof.educacao.sp.gov.br

 “assunto”, coloque seu nome, sala e nº. 


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ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA


O TRABALHO NA CONCEPÇÃO DE KARL MARX

Além de garantir nossa subsistência, o trabalho nos proporciona acesso à indústria cultural. O que consideramos indispensável está intimamente relacionado a status, moda ou estilo de vida social do grupo no qual estamos inseridos ou gostaríamos de fazer parte […] Essa inversão de valores é resultado da manipulação do olhar sobre o que é necessário para a existência humana, amplamente difundida por meio da cultura de massa e meios de comunicação. Este é o lado nocivo do trabalho. Karl Marx apresenta alguns termos que ajudarão na compreensão deste aspecto do trabalho: mais-valia, capital, alienação, fetiche da mercadoria, modo de produção. *(Ler o texto completo na Apostila p. 85, momento 3).

Atividade: 

1) Pesquise e anote em seu caderno o significado dos termos: mais-valia, capital, alienação, fetiche de mercadoria, modo de produção.

2) Escolha um produto da Indústria Cultural que esteja associada a conforto, status, moda etc. Algo que você valoriza, considera importante, mas não necessariamente essencial.

3) Analise a oferta desse produto pela indústria cultural a partir da aplicação dos conceitos investigados e elabore um pequeno relatório.

*Site para consulta: https://www.todamateria.com.br/alienacao-trabalho/  

*Vídeos para melhor entendimento do tema:

https://youtu.be/8l6n_6NALY0

https://youtu.be/TOkHZNEpFTk

**Entregar até o dia 21/09

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E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:______________________________ SÉRIE: 2 º A, B    Nº: _______

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON

TEMA: 06- AULA - 11 E 12- Contextualização e recuperação:  - 14/09/2020 a 18/09/2020

 

Obs.”Responda as atividades no caderno ou se preferir faça um vídeo no celular respondendo-as”; diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem realizadas no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com

 

LEITURA E INTERPRETAÇÃO

 

ACESSE O LINK LEIA O ARTIGO E FAÇA SEU ENTENDIMENTO DO TEXTO

 

O que é geografia e o que ela estuda? Saiba toda sua história: https://upis.br/blog/o-que-e-geografia-e-o-que-ela-estuda-saiba-toda-sua-historia/.  Acessado em 10/09/2020 as 08h23min

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EE Visconde de São Leopoldo

Atividades de Química  Turmas 2A/2B

Semana de 14/09 a 18/09

Prof º José Carlos

Habilidade: Reconhecer a importância das forças intermoleculares no cotidiano e no meio ambiente.

1.    Uma vela é feita de parafina, um hidrocarboneto sólido ao qual se pode atribuir a fórmula molecular C20H42 .O nome parafina vem de uma expressão latina que em uma tradução livre significa pouco afim. Esse nome se deve a sua baixa reatividade química. A parafina é um material bastante inerte.

Quando pura, apresenta-se normalmente na cor branco-translúcida. É inodora, insípida, insolúvel em água e solúvel em solventes orgânicos.

A parafina, por ser inerte, é utilizada como, lubrificante, isolante elétrico, base para goma de mascar, para a proteção de diversas aplicações, como em embalagens de papelão para a indústria alimentícia e revestimento de alimentos como queijos, embutidos, arrozfrutas, ,cobertura brilhante de certas balas e chocolates, na fabricação de medicamentos, cosméticos, tintas e giz de cera. Um dos benefícios proporcionados pela parafina é que ela não é tóxica, porém, é altamente inflamável. Sua utilização é muito comum na produção de velas.

Muitas pessoas conhecem mais a parafina por ser o material que os surfistas aplicam em suas pranchas para evitar derrapar sobre ela com o contato com a água. Essa parafina que é aplicada em pranchas é uma mistura de parafina pura e óleo mineral, para que a parafina não fique muito rígida e facilite a aplicação.

a) Por que a parafina tem esse nome e quais são as aplicações práticas (usos) da parafina?

b) Com base nos seus conhecimentos sobre polaridade molecular e forças intermoleculares, explique por que os surfistas aplicam a parafina em suas pranchas?

2. Na produção industrial de panetones, junta-se à massa o aditivo químico U.I. Esse aditivo é a glicerina, que age como umectante, ou seja, retém a umidade para que a massa não res­seque demais.

a) Pesquise qual é a fórmula estrutural da glicerina.

b) Represente as ligações entre as moléculas de água e de glicerina.

c) Por que, ao se esquentar uma fatia de panetone resse­cado, ela amo­lece e fica mais macia?

3. As vitaminas são substâncias essenciais para o nosso organism, porém não são sintetizadas por ele.

A vitamina A é responsável pela transmissão química de imagens do olho para o cérebro.

A vitamina C é responsável, entre outras coisas, pelo aumento da resistência imunológica (aumenta as nossas defesas) e por proteger nosso organismo,do resfriado comum e até mesmo do câncer.

a) Pesquise quais são as estruturas moleculares das  vitaminas A e C.

b) Qual das vitaminas faz mais ligações de hidrogênio ? Justifique a sua resposta.

c) Qual das vitaminas é mais solúvel em água ? Justifique a sua resposta.

d) Qual das vitaminas é mais solúvel em óleos e gorduras? Justifique a sua resposta.

e) Qual das vitaminas é mais facilmente eliminada pela urina ? Justifique a sua resposta.

f) Qual das vitaminas precisa de maior suplementação diária ? Justifique a sua resposta.

4. Em uma planície, ocorreu um acidente ambiental em decorrência do derramamento de grande quantidade de um hidrocarboneto que se apresenta na forma pastosa à temperatura ambiente. Um químico ambiental utilizou uma quantidade apropriada de uma solução de para-dodecil-benzenossulfonato de sódio, um agente tensoativo (detergente) sintético, para diminuir os impactos desse acidente.

Essa intervenção produz resultados positivos para o ambiente porque

A) promove uma reação de substituição no hidrocarboneto, tornando-o menos letal ao ambiente.

B) a hidrólise do para-dodecil-benzenossulfonato de sódio produz energia térmica suficiente para vaporizar o hidrocarboneto.  

C) a mistura desses reagentes provoca a combustão do hidrocarboneto, o que diminui a quantidade dessa substância na natureza.  

D) a solução de para-dodecil-benzenossulfonato possibilita a solubilização do hidrocarboneto.  

E) o reagente adicionado provoca uma solidificação do hidrocarboneto, o que facilita sua retirada do ambiente.

5. Por que o gelo flutua na água e o que são icebergs?

6.  Por que a água se expande ao congelar? Explique a quebra de garrafas de vidro esquecidas no congelador

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E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turmas: 2ºA e B 
Data de entrega: 25/09/2020
GUIDE: Hi, guys! How are you? Vamos continuar os estudos do modal verbs. Os principais verbos modais em inglês são “Will”, “Would”, “Should”, “Can”, “Could”, “May”, “Might”, “Shall” e “Must”.

1) I ____________ like study English some day

a) Will
b) Must
c) Would

2) ____________I use your phone

a) May
b) Would
c) Ought

3) She _________ eat her dinner yesterday, her stomach hurt.

a) Couldn't
b) Can't
c) Won't

4) He _________ play the piano very well

a) Should
b) Can
c) Must


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