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3º ano SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

3A, 3B E 3C - LÍNGUA PORTUGUESA

Profª  Djalmira


O MOVIMENTO MODERNISTA
ARTIGO DE OPINIÃO
AUTOBIOGRAFIA


          1)  Ler o poema Ode ao Burguês, de Mário de Andrade (Página 106) e responder           as questões da Página 107 - CADERNO DO ALUNO

  2) Ler um trecho da autobiografia de Carolina Maria de Jesus e  responder a 

               Atividade 4 (págs. 5, 6 e 7) - APOSTILA APRENDER SEMPRE

              profdjalmira@gmail.com  

                     

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QUÍMICA  PROF°  JOSÉ  CARLOS 

Código Googleclassroom  

3° C: gnec2lf




E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

FÍSICA 3A, 3B, 3C    PROFª DÉBORA

SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

 

Boa noite, alunos!

Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de Física para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Estou no aguardo!

 

AULA DO CMSP DO DIA 17/06/2020 – MAGNETISMO

 Copie e responda as questões a seguir em seu caderno. Em seguida fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com

1)     Por que dizemos que o planeta Terra é um grande ímã?

2)     Pesquise sobre Aurora Boreal.

3)      Onde está o polo sul magnético no globo terrestre?

4)     Pesquise sobre a origem do Campo Magnético Terrestre.

 

ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 17/06). 

 



E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

MATEMÁTICA 3ºA, 3ºB, 3ºC    PROFª YASMIN

  Queridos alunos!

Ainda dá tempo de entregar as atividades do 1º bimestre, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

·         Atividades referentes à semana dos dias 15/06 à 19/06.

 FAZER NO CADERNO

2º Atividade referente ao 2º BIMESTRE 

Aula referente ao Centro de Mídias – Introdução ao conjunto dos números complexos (aula do dia 10/06)


Números complexos

Vamos considerar a equação x² - 2x + 5 = 0:


Sabemos que o número  não pertence ao conjunto dos números reais, pois não existe nenhum número que elevado ao quadrado resulte em -1. Para que a equação acima tenha solução, temos que estender o conjunto dos números reais para obter um novo conjunto, chamado de conjunto dos números complexos e representado por .

O número  foi denominado unidade imaginária e criou-se o número i, de modo que:

i² = -1

Logo,

i = 

  

Portanto, as soluções da equação x² - 2x + 5 = 0 em  são 1 - 2i e 1 + 2i.


Forma algébrica de um número complexo

Todo número complexo z pode ser escrito na forma:

z =  a + bi, com a

Essa forma é chamada forma algébrica do número complexo. Observe que um número complexo nesse formato tem duas partes:

Indicamos:
Re(z) = a
Im(z) = b

Exemplos

  • z =  3 + 5i             Re(z) = 3 e Im(z) = 5
  • z = -7 +18i            Re(z) = -7 e Im(z) = 18
  • z = 53 – 25i          Re(z) = 53 Im(z) = -25

 

  • Se a parte real do número complexo é nula, então o número é imaginário puro.

Exemplo: z = 3i    Re(z) = 0 e Im(z) = 3

Exemplo

Determine o valor de k para que o número complexo z = (k – 4) +3i seja imaginário puro:

Resolução
Para que o número seja imaginário puro, a parte real deve ser nula:

k – 4 = 0  k = 4

  • Se a parte imaginária do número complexo é nula, então o número é real.

Exemplo: z = 10   Re(z) = 10 e Im(z) = 0

Exemplo

Determine o valor de k para que o número complexo z = 3+(k² – 4)i seja um número real:

Resolução
Para que o número seja real, a parte imaginária deve ser nula:

k² – 4 = 0  k² = 4  k = -2 ou k = 2

Podemos associar  qualquer número complexo z = a +bi a um ponto no plano de Argand-Gauss. No eixo das abscissas (eixo real,) representa-se a parte real, e, no eixo das ordenadas (eixo imaginário), a parte imáginária do número complexo. O ponto P é o afixo ou imagem geométrica de z.

Exemplo

Represente no plano de Argand-Gauss os números complexos:

Resolução
Cada complexo será um ponto no plano cuja abscissa é a parte real e a ordenada é a parte imaginária:

Note que os números reais estão localizados sobre o eixo real, assim como os números imaginários puros estão sobre o eixo imaginário.

Observação: Não é definida para o campo dos números complexos a relação de ordem, isto é, não existe um número complexo maior ou menor que outro.

Operações com números complexos

Como todo conjunto numérico, as operações precisam estar bem definidas, logo, é possível realizar-se as quatro operações básicas dos números complexos levando-se em consideração a forma algébrica apresentada.

  • Adição de dois números complexos

Para realizarmos a adição de dois números complexos ze z2, faremos a soma da parte real de ze ze a soma da parte imaginária, respectivamente.

Seja:

z= a + bi

z= c + di

z+ z= (a + c) + (b + d)i

  • Exemplo 1

Realização da soma de z1 e z2.

z= 2 + 3i

z2 = 1 + 2i

z+ z2 = (2 + 1) + (3 + 2)i

z+ z2 = 3 + 5i

  • Exemplo 2

Realização da soma de z1 e z2.

z= 5 – 2i

z2 = – 3 + 2i

z1 + z= (5 + (–3)) + (–2 + 2)i

z1 + z= (5 – 3) + 0i

z+ z2 = 3 + 03


  • Subtração de dois números complexos

Antes de falarmos sobre subtração, precisamos definir o que é o inverso de um número complexo, ou seja, z = a + bi. O inverso de z, representado por –z, é o número complexo –z = –a – bi.

Para realizarmos a subtração entre z1 e –z2, assim como na adição, faremos a subtração entre as partes reais e entre as partes imaginárias separadamente, porém é necessário compreender-se que –zé o inverso de um número complexo, o que torna necessário a realização do jogo de sinal.

  • Exemplo 1

Realização da subtração de ze z2.

z= 2 + 3i

z2 = 1 + 2i

z1  z= (2 – 1) + (3 – 2)i

z1  z2 = 1 + 11+ i

  • Exemplo 2

Realização da subtração de ze z2.

z1 = 5 – 2i

z2 = – 3 + 2i

z1  z2 = (5 – (–3)) + (–2 – 2)i

z1  z2 = (5 + 3) + (–4)i

z z2 = 8 + (–4)i

z z2 = 8 –4i

  • Potências da unidade imaginária

Antes de falarmos em multiplicação, precisamos entender a potência da unidade imaginária. Na busca por um método para calcular-se potências de in, é necessário perceber que essas potências comportam-se de forma cíclica. Para isso, vamos calcular algumas potências de i.

Acontece que as próximas potências nada mais são que a sua repetição, note que:

4 = · = (–1) (–1) = 1

· 3 = (–1) (–i) = i

Ao continuarmos a calcular as potências, as respostas sempre serão elementos do conjunto {1,i,–1,–i}, então, para encontrarmos uma potência da unidade i n, faremos a divisão de n (o expoente) por 4, e o resto dessa divisão (= { 0, 1, 2, 3}) será o novo expoente de i.

  • Exemplo 1

Cálculo de i25

Ao fazermos a divisão de 25 por 4, o quociente será 6 e o resto será igual a 1. Então temos que:

25 ii

  • Exemplo 2

Cálculo de 403

Ao dividirmos 403 por 4, o quociente será 100, pois 100 · 4 = 400, e o resto será 3, então temos que:

403 = –i

  • Multiplicação de números complexos

Para realizarmos a multiplicação de dois números complexos, vamos aplicar a propriedade distributiva. Seja:

z1 = a + bi

z2 = c +di, então o produto:

z· z2 = (a + bi) (c + di), aplicando a propriedade distributiva,

z· z= ac + adi + cbi + bd2, mas, como vimos, ² = -1

z· z2 = ac + adi + cbi – bd

z· z2 = (ac – bd) + (ad + cb)i

Utilizando-nos dessa fórmula, é possível encontrarmos o produto de quaisquer dois números complexos, mas, de modo geral, ela não precisa ser decorada, já que, para o cálculo em questão, basta aplicarmos a propriedade distributiva.

  • Exemplo

Cálculo do produto de (2+3i) (1 – 4i):

(2+3i) (1 – 4i) = 2 – 8i + 3i  12², lembrando que i² = -1:

(2 + 3i) (1 – 4i) = 2 – 8i + 3i + 12

(2 + 3i) (1 – 4i) = (2 + 12) + (– 8 + 3)i

(2+3i) (1 – 4i) = 14 – 5i

  • Conjugado de um número complexo

Antes de falarmos de divisão, precisamos entender bem o que é o conjugado de um número complexo. O conceito é simples, para encontrarmos o conjugado de um número complexo, basta trocarmos o sinal da parte imaginária.

  • Divisão de dois números complexos

Para realizarmos a divisão de dois números complexos, precisamos multiplicar a fração pelo conjugado do denominador para que fique bem definido o que é a parte real e o que é a parte imaginária.

  • Exemplo

Cálculo da divisão de (6 - 4i) : (4 + 2i)




Exercícios

1) Considere os seguintes números complexos z1 = 10 + 2i, z2 = 5 – 3i z3 = – 9 + 5i e calcule a sua soma.


2) Calcule a subtração destes dois números complexos: 
z1 = 12 – 3i e z2 = 15 + 2i.

3) Faça o produto entre os números complexos:  
z1= 8 + 2i e z2  = 7 + i.


Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com

 

 ATENÇÃO - NÃO ESQUECER DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL.


  OBRIGADA!

PROFª YASMIN

 

Atividade de Biologia- 3º ano

Aula do CMSP do dia 16/06- Semana de 15/06 à 19/6.

Professora Carla Zeinum.

e-mail- profcarlazeinum@gmail.com

https://www.youtube.com/watch?v=DPmhWY5raNE

 

CARACTERÍSTICAS DO CINCO REINOS.

HABILIDADES: Identificar e comparar os grandes grupos de seres vivos a partir de características distintivas.

Conteúdos: Níveis de organização, obtenção de energia, estruturas, importância econômica e ecológica.

Reino

Monera

Protista

Fungi

Plantae

Animalia

Membros

 

 

 

 

Bactérias, Cianobactérias,

arqueobactérias

Protozoários

Algas

Cogumelos

Bolores

Leveduras

Musgos

Samambaias

Pinheiro. etc

Estrela do mar

Minhoca

Serpente

Seres humanos

Procarióticos

Procarióticos

Procarióticos

Eucarióticos

Eucarióticos

Eucarióticos

Organização Celular

Unicelulares

Unicelulares e Pluricelulares

Unicelulares e Pluricelulares

Pluricelulares

Pluricelulares

Nutrição

 

 

 

-Heterótrofos

Absorção

 

Autótrofos

Fotossintetizantes

Quimiossintetizantes

 

 

Protozoários

 

-heterótrofos

-Ingestão

-absorção

Heterótrofos

Absorção

Autótrofos

Fotossintetizantes

 

Heterótrofos

Absorção

(parasitas)*

Heterótrofos

Ingestão

Absorção

(parasitas)*

 

Assexuada

Assexuada

Assexuada e Sexuada

Assexuada e Sexuada

Assexuada e Sexuada

 

1-      Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando o assunto é bactéria?

2-      Cite as estruturas Celular das bactérias. ( vídeo do CMSP-16/06)

3-      O que são bactérias patogênicas?

4-      Quanto a morfologia(forma) quais os exemplos citados?

5-      Como a bactéria se reproduz? Cite as formas de reprodução.

6-      Cite algumas importâncias ecológicas das Bactérias.

7-      Cite três (3) doenças causadas por bactérias.

8-     8- A celulose é um polissacarídeo presente na parede celular de plantas, e não é digerida por animais. O cupim se alimenta da madeira, como ele digeri a celulose?

9-      Cite algumas doenças causadas por protozoários.

10-   A floresta amazônica é o pulmão do mundo? Quem são os grandes produtores de oxigênio ?



EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 15.06 A 19.06 

3ª Série – Experimentação em Dança.  

DISCIPLINA - ARTE - PROFA.MARGARIDA

 

Indicação e Orientação de Atividades 

De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre -  Atividade 5 – Ação Expressiva. 

 

Texto: “Manifestação Artística”. 

 

Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas para apresentar publicamente os sentimentos, os pensamentos sobre um assunto. Porém, nesse contexto, tais sentimentos serão representados por meio da linguagem específica da dança, envolvendo o corpo, imagens, os sons, a tecnologia e o espaço num processo criativo no qual esses elementos criem um diálogo que se convergem e interagem.  Alguns vídeos se veem imagens e sons dialogando com ritmos, por meio da montagem e edição das imagens e também a tecnologia digital permite interações antes consideradas impossíveis.  

 

Procure e Assista o vídeo: Youtube – “How to do a shadow dance” (look behind the cloth) 

 

Comente:  

1) Dispositivo tecnológico, movimentos que se convergem com o som e imagem e o diálogo com a atuação dos corpos.  

2) Faça a sua criação produzindo um projeto coreográfico em dança. Utilize recursos possíveis para servir como material de apoio.  

 

ObservaçãoA atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte. 

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FILOSOFIA - Semana de 15 a 19.06

TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO.

Objetivo: Identificar marcas dos discursos filosóficos, mitológico e religioso.

Página 83 – sequência de aula.

 

A – ASSISTA COMO APOIO

Links – 1) Astrolab Motion Ilíada e Odisseia. Criação e Produção: Federico Badia e Ernesto Soto. Direção: Federico Badia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=04Fb3HqOacs>. Acesso em 13/06/2020.

2) TV Unicamp. Diálogo sem fronteira. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=pnEjyMm1SqM>.  Acesso em 13/06/2020.

 

B – PESQUISE E RESPONDA:

1) Qual é o espaço da religião nas questões de Estado no mundo contemporâneo?

2) No mundo antigo, muitas narrativas mostram como os deuses acabam decidindo questões que justificam o poder político ou a vitória numa disputa como, por exemplo, na narrativa da Guerra de Tróia. Na Europa, no período medieval, o poder político era motivo, às vezes mais, às vezes menos, de disputa entre o clero e os reis. No mundo contemporâneo, ainda temos exemplos de Estados Teocráticos? Quais são as suas características mais marcantes?

3) Elabore por escrito, qual o papel que o mito desempenha na Filosofia e na Religião.


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LÍNGUA PORTUGUESA 3 ANO A, B e C



A  POESIA  MODERNISTA / AUTOBIOGRAFIA - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


Atividades Propostas:

1) Leia com atenção o poema "Ode ao burguês", de Mário de Andrade e responda as questões a), b) e   d) - CADERNO DO ALUNO - págs. 106 e 107.

2) Atividades 3 e 4 da apostila APRENDER SEMPRE, págs. 5, 6 e 7.


IMPORTANTE: Aos sábados, das 8h30  às  12h20, há aulas de Preparação para o ENEM/Vestibular.
É uma oportunidade para aprender mais sobre nossa língua, assim como revisar as demais disciplinas.
Recomendo, as aulas são ótimas.

Bons estudos!

profª Djalmira - profdjalmira@gmail.com




3º ano SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO - Química

Trabalho de Pesquisa sobre a Cinética Química.

Pode ser feito no Word

Enviar no Classroom  

 e no 

e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com



3º EM – História – Semana 15/06 a 19/06

 

Assistir o vídeo:

https://www.ebc.com.br/educacao/2015/10/enem-primeira-guerra-mundial-pode-cair-na-prova-de-historia

 

Atividade:

 

Escolha um texto sobre a Primeira Guerra Mundial e faça um resumo.

 

ATENÇÃO: Quando enviarem por e-mail, coloquem no "assunto" do e-mail, Sala, Número e Nome.





Atividade de Inglês - semana de 15 a 19 de junho
Teacher Rosana

Exercício 1

enem 2018
GRASBERGEN, R. Disponível em www.glasbergen.com. Acesso em: 3 jul. 2015 (adaptado).

No cartum, a crítica está no fato de a sociedade exigir do adolescente que

a) se aposente prematuramente.
b) amadureça precocemente.
c) estude aplicadamente.
d) se forme rapidamente.
e) ouça atentamente

Exercício 2

TEXTO I

A Free World-class Education for Anyone Anywhere

The Khan Academy is an organization on a mission.
We're a not-for-profit with the goal of changing education for the better by providing a free world-class education to anyone anywhere. All of the site's resources are available to anyone. The Khan Academy's materials and resources are available to you completely free of charge.

Disponível em www.khanacademy.org. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado)

TEXTO II

I didn't have a problem with Khan Academy site until very recently. For me, the problem is the way Khan Academy is being promoted. The way the media sees it as “revolutionizing education”. The way people with power and Money view education as simply “sit-and-get”, i.e., teaching is telling and learning is listening, then Khan Academy is way more eficiente than classroom lecturing. Khan Academy does it better. But TRUE progressive educators, TRUE education visionaries and revolutionaries don't want to do these things better. We want to DO BETTER THINGS.

Disponível em http://fnoschese.wordpress.com. Acesso em: 2 mar. 2012

Com o impacto das tecnologias e a ampliação das redes sociais, consumidores encontram na internet possibilidades de opinar sobre serviços oferecidos. Nesse sentido, o segundo texto, que é um comentário sobre o site divulgado no primeiro, apresenta a intenção do autor de

a) elogiar o trabalho proposto para a educação nessa
b) era tecnológica. B reforçar como a mídia pode contribuir para revolucionar a educação.
c) chamar a atenção das pessoas influentes para o significado da educação.
d) destacar que o site tem melhores resultados do que a educação tradicional.
e) criticar a concepção de educação em que se baseia a organização

                                   

        Retorno para o e-mail: rosana.soncin18@gmail.com

(Informar nome, turma e número)

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E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:    SÉRIE: 3ºA,B e C

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 2° BIMESTRE  -  PROF. JOBSON

AULA-03 E 04 - TEMA-02 

Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e: prof.humanasjobson@gmail.com


ASSISTA AOS VÍDEOS DO LINK E DEPOIS RESPONDA AS ATIVIDADES:

 

1).GEOGRAFIA DE ELITE: https://www.youtube.com/watch?v=ubRiHctQM-o;

 

2).Regionalização da nova ordem mundial: https://www.youtube.com/watch?v=_buMLYDc5kU

 

ATIVIDADES

 1. A ordem mundial demonstra que há certa hierarquia entre os países. Como essa hierarquia foi ou é estabelecida?

 2. É possível perceber manifestações da ordem mundial vigente em nosso cotidiano? Como?

 3. Quais fatores vêm contribuindo para o reconhecimento brasileiro no cenário internacional?

4. Explique o que é conflito Norte e Sul.

5. Faça seu entendimento sobre os vídeos de COM no mínimo 5 linhas

***

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 3º ANO PROFª SELMA - de 15 a 19 de junho

O que legitima os direitos políticos?

Atualmente, os direitos políticos no Brasil são para todos. Conceitos como igualdade e equidade estão presentes em diversas políticas públicas que beneficiam a população, além dos direitos garantidos por legislações pertinentes. Contudo, nem sempre foi assim. Por muito tempo, uma grande parcela da população ficou à margem, o que gerou algumas revoltas por parte das pessoas. As revoltas são uma forma de participação política de cunho nitidamente popular. São instigadas pela ausência do estado na assistência de certas populações.

Leia o textos das páginas 91, 92 e 93 da Apostila do aluno e pesquise também em outras fontes sobre as primeiras revoltas populares ocorridas no Brasil: Revolta dos Cabanos, Revolta dos Malês, Guerra de Canudos e Guerra do Contestado.                

Faça uma breve pesquisa sobre cada movimento mencionado.

·         Obs: Esta atividade também deverá ser postada no Google Classroom.

 

Hello, folks! 3ºC

GUIA: Pessoal, vamos continuar melhorando nossos estudos em Inglês com base na importância de nos qualificarmos profissionalmente e buscar um futuro menos doloroso.

Assista o vídeo, https://www.youtube.com/watch?v=oORXIMShfHM Nele a professora aponta nossos pontos fortes e pontos fracos e como dizemos isso em Inglês. Proponho perguntas simples para responder em inglês, go ahead!

1) Se imagine em uma entrevista de emprego dos seus sonhos e respondas as perguntas:

a) Which are your strengths characteristics?

b) Whats your need work here?

c) Do you want study abroad?

See you =) 



GEOGRAFIA- 3º ANOS- PROF. JOBSON-15/06 A 19/06- 


Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, FAÇA O CABEÇALHO, tire uma foto e envie para correção no e: prof.humanasjobson@gmail.com

 

ESCOLA:

DATA:

PROF:_

TURMA: 2º

NOME: – 15/06 A 19/06- 


ASSISTA AOS VÍDEOS DO LINK E DEPOIS RESPONDA AS ATIVIDADES:

 

1).GEOGRAFIA DE ELITE: https://www.youtube.com/watch?v=ubRiHctQM-o;

 

2).Regionalização da nova ordem mundial: https://www.youtube.com/watch?v=_buMLYDc5kU

 

ATIVIDADES

 1. A ordem mundial demonstra que há certa hierarquia entre os países. Como essa hierarquia foi ou é estabelecida?

 2. É possível perceber manifestações da ordem mundial vigente em nosso cotidiano? Como?

 3. Quais fatores vêm contribuindo para o reconhecimento brasileiro no cenário internacional?

4. Explique o que é conflito Norte e Sul.

5. Faça seu entendimento sobre os vídeos de no mínimo 5 linhas

Um comentário:

  1. Prof de química as atividades é pra ser mandada no classroom de forma compartilha cm todos ou você vai postar as atividades ainda pra mandar de forma partícular?

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