3A, 3B E 3C - LÍNGUA PORTUGUESA
Profª Djalmira
O MOVIMENTO MODERNISTA
ARTIGO DE OPINIÃO
AUTOBIOGRAFIA
1) Ler o poema Ode ao Burguês, de Mário de Andrade (Página 106) e responder as questões da Página 107 - CADERNO DO ALUNO
2) Ler um trecho da autobiografia de Carolina Maria de Jesus e responder a
Atividade 4 (págs. 5, 6 e 7) - APOSTILA APRENDER SEMPRE
profdjalmira@gmail.com
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QUÍMICA PROF° JOSÉ CARLOS
Código Googleclassroom
3° C: gnec2lf
E.E.
VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
FÍSICA
3A, 3B, 3C PROFª DÉBORA
SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO
Boa noite, alunos!
Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que
vocês devem mandar todos os trabalhos de Física para o e-mail
profdeboramacias@hotmail.com. Estou no aguardo!
AULA DO CMSP DO DIA 17/06/2020 –
MAGNETISMO
Copie e responda as questões a seguir em seu caderno. Em seguida fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com
1) Por que dizemos que o planeta Terra é um grande ímã?
2) Pesquise sobre Aurora
Boreal.
3) Onde está o polo sul magnético no globo
terrestre?
4)
Pesquise sobre a origem do Campo Magnético Terrestre.
ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 17/06).
E.E. VISCONDE DE SÃO
LEOPOLDO
MATEMÁTICA 3ºA, 3ºB,
3ºC PROFª YASMIN
Queridos alunos!
Ainda dá tempo de entregar as
atividades do 1º bimestre, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o
e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!
· Atividades referentes à
semana dos dias 15/06 à 19/06.
FAZER NO CADERNO
2º
Atividade referente ao 2º BIMESTRE
Vamos considerar a equação x² - 2x + 5 = 0:
Sabemos que o número não pertence ao conjunto dos números reais, pois não existe nenhum número que elevado ao quadrado resulte em -1. Para que a equação acima tenha solução, temos que estender o conjunto dos números reais para obter um novo conjunto, chamado de conjunto dos números complexos e representado por .
O número foi denominado unidade imaginária e criou-se o número i, de modo que:
i² = -1 |
Logo,
i = |
Portanto, as soluções da equação x² - 2x + 5 = 0 em são 1 - 2i e 1 + 2i.
Forma algébrica de um número complexo
Todo número complexo z pode ser escrito na forma:
z = a + bi, com a, b |
Essa forma é chamada forma algébrica do número complexo. Observe que um número complexo nesse formato tem duas partes:
Indicamos:
Re(z) = a
Im(z) = b
Exemplos
- z = 3 + 5i Re(z) = 3 e Im(z) = 5
- z = -7 +18i Re(z) = -7 e Im(z) = 18
- z = 53 – 25i Re(z) = 53 e Im(z) = -25
- Se a parte real do número complexo é nula, então o número é imaginário puro.
Exemplo: z = 3i Re(z) = 0 e Im(z) = 3
Exemplo
Determine o valor de k para que o número complexo z = (k – 4) +3i seja imaginário puro:
Resolução
Para que o número seja imaginário puro, a parte real deve ser nula:
k – 4 = 0 k = 4
- Se a parte imaginária do número complexo é nula, então o número é real.
Exemplo: z = 10 Re(z) = 10 e Im(z) = 0
Exemplo
Determine o valor de k para que o número complexo z = 3+(k² – 4)i seja um número real:
Resolução
Para que o número seja real, a parte imaginária deve ser nula:
k² – 4 = 0 k² = 4 k = -2 ou k = 2
Podemos associar qualquer número complexo z = a +bi a um ponto no plano de Argand-Gauss. No eixo das abscissas (eixo real,) representa-se a parte real, e, no eixo das ordenadas (eixo imaginário), a parte imáginária do número complexo. O ponto P é o afixo ou imagem geométrica de z.
Exemplo
Represente no plano de Argand-Gauss os números complexos:
Resolução
Cada complexo será um ponto no plano cuja abscissa é a parte real e a ordenada é a parte imaginária:
Note que os números reais estão localizados sobre o eixo real, assim como os números imaginários puros estão sobre o eixo imaginário.
Observação: Não é definida para o campo dos números complexos a relação de ordem, isto é, não existe um número complexo maior ou menor que outro.
Operações com números complexos
Como todo conjunto numérico, as operações precisam estar bem definidas, logo, é possível realizar-se as quatro operações básicas dos números complexos levando-se em consideração a forma algébrica apresentada.
Adição de dois números complexos
Para realizarmos a adição de dois números complexos z1 e z2, faremos a soma da parte real de z1 e z2 e a soma da parte imaginária, respectivamente.
Seja:
z1 = a + bi
z2 = c + di
z1 + z2 = (a + c) + (b + d)i
Exemplo 1
Realização da soma de z1 e z2.
z1 = 2 + 3i
z2 = 1 + 2i
z1 + z2 = (2 + 1) + (3 + 2)i
z1 + z2 = 3 + 5i
Exemplo 2
Realização da soma de z1 e z2.
z1 = 5 – 2i
z2 = – 3 + 2i
z1 + z2 = (5 + (–3)) + (–2 + 2)i
z1 + z2 = (5 – 3) + 0i
z1 + z2 = 3 + 0i = 3
Subtração de dois números complexos
Antes de falarmos sobre subtração, precisamos definir o que é o inverso de um número complexo, ou seja, z = a + bi. O inverso de z, representado por –z, é o número complexo –z = –a – bi.
Para realizarmos a subtração entre z1 e –z2, assim como na adição, faremos a subtração entre as partes reais e entre as partes imaginárias separadamente, porém é necessário compreender-se que –z2 é o inverso de um número complexo, o que torna necessário a realização do jogo de sinal.
Exemplo 1
Realização da subtração de z1 e z2.
z1 = 2 + 3i
z2 = 1 + 2i
z1 – z2 = (2 – 1) + (3 – 2)i
z1 – z2 = 1 + 1i = 1+ i
Exemplo 2
Realização da subtração de z1 e z2.
z1 = 5 – 2i
z2 = – 3 + 2i
z1 – z2 = (5 – (–3)) + (–2 – 2)i
z1 – z2 = (5 + 3) + (–4)i
z1 – z2 = 8 + (–4)i
z1 – z2 = 8 –4i
Potências da unidade imaginária
Antes de falarmos em multiplicação, precisamos entender a potência da unidade imaginária. Na busca por um método para calcular-se potências de in, é necessário perceber que essas potências comportam-se de forma cíclica. Para isso, vamos calcular algumas potências de i.
Acontece que as próximas potências nada mais são que a sua repetição, note que:
i 4 = i 2 · i 2 = (–1) (–1) = 1
i 5 = i 2 · i 3 = (–1) (–i) = i
Ao continuarmos a calcular as potências, as respostas sempre serão elementos do conjunto {1,i,–1,–i}, então, para encontrarmos uma potência da unidade i n, faremos a divisão de n (o expoente) por 4, e o resto dessa divisão (r = { 0, 1, 2, 3}) será o novo expoente de i.
Exemplo 1
Cálculo de i25
Ao fazermos a divisão de 25 por 4, o quociente será 6 e o resto será igual a 1. Então temos que:
i 25 = i1 = i
Exemplo 2
Cálculo de i 403
Ao dividirmos 403 por 4, o quociente será 100, pois 100 · 4 = 400, e o resto será 3, então temos que:
i 403 = i 3 = –i
Multiplicação de números complexos
Para realizarmos a multiplicação de dois números complexos, vamos aplicar a propriedade distributiva. Seja:
z1 = a + bi
z2 = c +di, então o produto:
z1 · z2 = (a + bi) (c + di), aplicando a propriedade distributiva,
z1 · z2 = ac + adi + cbi + bdi 2, mas, como vimos, i ² = -1
z1 · z2 = ac + adi + cbi – bd
z1 · z2 = (ac – bd) + (ad + cb)i
Utilizando-nos dessa fórmula, é possível encontrarmos o produto de quaisquer dois números complexos, mas, de modo geral, ela não precisa ser decorada, já que, para o cálculo em questão, basta aplicarmos a propriedade distributiva.
Exemplo
Cálculo do produto de (2+3i) (1 – 4i):
(2+3i) (1 – 4i) = 2 – 8i + 3i – 12i ², lembrando que i² = -1:
(2 + 3i) (1 – 4i) = 2 – 8i + 3i + 12
(2 + 3i) (1 – 4i) = (2 + 12) + (– 8 + 3)i
(2+3i) (1 – 4i) = 14 – 5i
Conjugado de um número complexo
Antes de falarmos de divisão, precisamos entender bem o que é o conjugado de um número complexo. O conceito é simples, para encontrarmos o conjugado de um número complexo, basta trocarmos o sinal da parte imaginária.
Divisão de dois números complexos
Para realizarmos a divisão de dois números complexos, precisamos multiplicar a fração pelo conjugado do denominador para que fique bem definido o que é a parte real e o que é a parte imaginária.
Exemplo
Cálculo da divisão de (6 - 4i) : (4 + 2i)
Exercícios
1) Considere os seguintes números complexos z1 = 10 +
2i, z2 = 5 – 3i e z3 = – 9 +
5i e calcule a sua soma.
2) Calcule a subtração destes dois números complexos: z1 = 12 – 3i e z2 = 15 + 2i.
3) Faça o produto entre os números complexos: z1= 8 + 2i
e z2 = 7 + i.
Ao finalizar a
atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e
os exercícios respondidos) e envie para o e-mail:
profmat.yasmin@gmail.com
ATENÇÃO - NÃO ESQUECER
DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL.
OBRIGADA!
PROFª YASMIN
Atividade de Biologia- 3º ano
Aula do CMSP do dia 16/06- Semana de 15/06 à 19/6.
Professora Carla Zeinum.
e-mail- profcarlazeinum@gmail.com
https://www.youtube.com/watch?v=DPmhWY5raNE
CARACTERÍSTICAS DO CINCO REINOS.
HABILIDADES: Identificar e comparar os grandes grupos de seres vivos a partir de características distintivas.
Conteúdos: Níveis de organização, obtenção de energia, estruturas, importância econômica e ecológica.
Reino |
Monera |
Protista |
Fungi |
Plantae |
Animalia |
Membros
|
Bactérias, Cianobactérias, arqueobactérias |
Protozoários Algas |
Cogumelos Bolores Leveduras |
Musgos Samambaias Pinheiro. etc |
Estrela do mar Minhoca Serpente Seres humanos |
Procarióticos |
Procarióticos |
Procarióticos |
Eucarióticos |
Eucarióticos |
Eucarióticos |
Organização Celular |
Unicelulares |
Unicelulares e Pluricelulares |
Unicelulares e Pluricelulares |
Pluricelulares |
Pluricelulares |
Nutrição
|
-Heterótrofos Absorção
Autótrofos Fotossintetizantes Quimiossintetizantes
|
Protozoários
-heterótrofos -Ingestão -absorção |
Heterótrofos Absorção |
Autótrofos Fotossintetizantes
Heterótrofos Absorção (parasitas)* |
Heterótrofos Ingestão Absorção (parasitas)* |
|
Assexuada |
Assexuada |
Assexuada e Sexuada |
Assexuada e Sexuada |
Assexuada e Sexuada |
1- Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando o assunto é bactéria?
2- Cite as estruturas Celular das bactérias. ( vídeo do CMSP-16/06)
3- O que são bactérias patogênicas?
4- Quanto a morfologia(forma) quais os exemplos citados?
5- Como a bactéria se reproduz? Cite as formas de reprodução.
6- Cite algumas importâncias ecológicas das Bactérias.
7- Cite três (3) doenças causadas por bactérias.
8- 8- A celulose é um polissacarídeo presente na parede celular de plantas, e não é digerida por animais. O cupim se alimenta da madeira, como ele digeri a celulose?
9- Cite algumas doenças causadas por protozoários.
10- A floresta amazônica é o pulmão do mundo? Quem são os grandes produtores de oxigênio ?
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 15.06 A 19.06
3ª Série – Experimentação em Dança.
DISCIPLINA - ARTE - PROFA.MARGARIDA
Indicação e Orientação de Atividades
De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre - Atividade 5 – Ação Expressiva.
Texto: “Manifestação Artística”.
Entende-se manifestação artística como uma ação organizada por um grupo de pessoas para apresentar publicamente os sentimentos, os pensamentos sobre um assunto. Porém, nesse contexto, tais sentimentos serão representados por meio da linguagem específica da dança, envolvendo o corpo, imagens, os sons, a tecnologia e o espaço num processo criativo no qual esses elementos criem um diálogo que se convergem e interagem. Alguns vídeos se veem imagens e sons dialogando com ritmos, por meio da montagem e edição das imagens e também a tecnologia digital permite interações antes consideradas impossíveis.
Procure e Assista o vídeo: Youtube – “How to do a shadow dance” (look behind the cloth)
Comente:
1) Dispositivo tecnológico, movimentos que se convergem com o som e imagem e o diálogo com a atuação dos corpos.
2) Faça a sua criação produzindo um projeto coreográfico em dança. Utilize recursos possíveis para servir como material de apoio.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
_______________________________________
FILOSOFIA - Semana de 15 a 19.06
TEMA: CARACTERÍSTICAS DO DISCURSO
FILOSÓFICO – COMPARAÇÃO COM O DISCURSO RELIGIOSO.
Objetivo: Identificar marcas dos discursos filosóficos,
mitológico e religioso.
Página 83 – sequência de aula.
A – ASSISTA COMO APOIO
Links – 1) Astrolab Motion Ilíada e Odisseia. Criação e Produção: Federico Badia e Ernesto Soto. Direção: Federico Badia. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=04Fb3HqOacs>. Acesso em 13/06/2020.
2) TV Unicamp. Diálogo sem
fronteira. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=pnEjyMm1SqM>. Acesso em 13/06/2020.
B – PESQUISE E
RESPONDA:
1) Qual é o espaço da religião nas
questões de Estado no mundo contemporâneo?
2) No mundo antigo, muitas
narrativas mostram como os deuses acabam decidindo questões que justificam o
poder político ou a vitória numa disputa como, por exemplo, na narrativa da
Guerra de Tróia. Na Europa, no período medieval, o poder político era motivo,
às vezes mais, às vezes menos, de disputa entre o clero e os reis. No mundo
contemporâneo, ainda temos exemplos de Estados Teocráticos? Quais são as suas
características mais marcantes?
3) Elabore por escrito, qual o
papel que o mito desempenha na Filosofia e na Religião.
3º ano SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO - Química
Trabalho de Pesquisa sobre a Cinética Química.
Pode ser feito no Word
Enviar no Classroom
e no
e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com
3º EM – História – Semana 15/06 a 19/06
Assistir o vídeo:
https://www.ebc.com.br/educacao/2015/10/enem-primeira-guerra-mundial-pode-cair-na-prova-de-historia
Atividade:
Escolha um texto sobre a Primeira Guerra Mundial e faça um
resumo.
ATENÇÃO:
Quando enviarem por e-mail, coloquem no "assunto" do e-mail, Sala,
Número e Nome.
Exercício 1
No cartum, a crítica está no fato de a sociedade exigir do adolescente que
a) se aposente prematuramente.
b) amadureça precocemente.
c) estude aplicadamente.
d) se forme rapidamente.
e) ouça atentamente
Exercício 2
TEXTO I
A Free World-class Education for Anyone Anywhere
The Khan Academy is an organization on a mission.
We're a not-for-profit with the goal of changing education for the better by providing a free world-class education to anyone anywhere. All of the site's resources are available to anyone. The Khan Academy's materials and resources are available to you completely free of charge.
Disponível em www.khanacademy.org. Acesso em: 24 fev. 2012 (adaptado)
TEXTO II
I didn't have a problem with Khan Academy site until very recently. For me, the problem is the way Khan Academy is being promoted. The way the media sees it as “revolutionizing education”. The way people with power and Money view education as simply “sit-and-get”, i.e., teaching is telling and learning is listening, then Khan Academy is way more eficiente than classroom lecturing. Khan Academy does it better. But TRUE progressive educators, TRUE education visionaries and revolutionaries don't want to do these things better. We want to DO BETTER THINGS.
Disponível em http://fnoschese.wordpress.com. Acesso em: 2 mar. 2012
Com o impacto das tecnologias e a ampliação das redes sociais, consumidores encontram na internet possibilidades de opinar sobre serviços oferecidos. Nesse sentido, o segundo texto, que é um comentário sobre o site divulgado no primeiro, apresenta a intenção do autor de
a) elogiar o trabalho proposto para a educação nessa
b) era tecnológica. B reforçar como a mídia pode contribuir para revolucionar a educação.
c) chamar a atenção das pessoas influentes para o significado da educação.
d) destacar que o site tem melhores resultados do que a educação tradicional.
e) criticar a concepção de educação em que se baseia a organização
Retorno para o e-mail: rosana.soncin18@gmail.com
(Informar nome, turma e número)
***************************
E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
NOME: SÉRIE: 3ºA,B e C
MATÉRIA: GEOGRAFIA- 2° BIMESTRE - PROF. JOBSON
AULA-03 E 04 - TEMA-02
Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e: prof.humanasjobson@gmail.com
ASSISTA AOS VÍDEOS DO LINK E DEPOIS RESPONDA AS ATIVIDADES:
1).GEOGRAFIA
DE ELITE: https://www.youtube.com/watch?v=ubRiHctQM-o;
2).Regionalização
da nova ordem mundial: https://www.youtube.com/watch?v=_buMLYDc5kU
ATIVIDADES
1. A
ordem mundial demonstra que há certa hierarquia entre os países. Como essa
hierarquia foi ou é estabelecida?
2. É possível perceber manifestações da ordem
mundial vigente em nosso cotidiano? Como?
3. Quais fatores vêm contribuindo para o
reconhecimento brasileiro no cenário internacional?
4. Explique o que é conflito Norte e Sul.
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA 3º ANO PROFª SELMA - de 15 a 19 de junho
O que legitima os direitos políticos?
Atualmente, os direitos políticos no Brasil são para todos. Conceitos como igualdade e equidade estão presentes em diversas políticas públicas que beneficiam a população, além dos direitos garantidos por legislações pertinentes. Contudo, nem sempre foi assim. Por muito tempo, uma grande parcela da população ficou à margem, o que gerou algumas revoltas por parte das pessoas. As revoltas são uma forma de participação política de cunho nitidamente popular. São instigadas pela ausência do estado na assistência de certas populações.
Leia o textos das páginas 91, 92 e 93 da Apostila do aluno e pesquise também em outras fontes sobre as primeiras revoltas populares ocorridas no Brasil: Revolta dos Cabanos, Revolta dos Malês, Guerra de Canudos e Guerra do Contestado.
Faça uma breve pesquisa sobre cada movimento mencionado.
· Obs: Esta atividade também deverá ser postada no Google Classroom.
Hello, folks! 3ºC
See you =)
GEOGRAFIA- 3º ANOS- PROF. JOBSON-15/06 A 19/06-
Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, FAÇA O CABEÇALHO, tire uma foto e envie para correção no e: prof.humanasjobson@gmail.com
ESCOLA:
DATA:
PROF:_
TURMA: 2º
NOME: – 15/06 A 19/06-
ASSISTA AOS VÍDEOS DO LINK E DEPOIS RESPONDA AS ATIVIDADES:
1).GEOGRAFIA
DE ELITE: https://www.youtube.com/watch?v=ubRiHctQM-o;
2).Regionalização
da nova ordem mundial: https://www.youtube.com/watch?v=_buMLYDc5kU
ATIVIDADES
1. A
ordem mundial demonstra que há certa hierarquia entre os países. Como essa
hierarquia foi ou é estabelecida?
2. É possível perceber manifestações da ordem
mundial vigente em nosso cotidiano? Como?
3. Quais fatores vêm contribuindo para o
reconhecimento brasileiro no cenário internacional?
4. Explique o que é conflito Norte e Sul.
Prof de química as atividades é pra ser mandada no classroom de forma compartilha cm todos ou você vai postar as atividades ainda pra mandar de forma partícular?
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