Páginas

2º ano SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO

Atividade de Biologia-2º ano do EM.

Semana de 08/06 à 12/06

Professora Carla Zeinum

 

TRANSMISSÃO DA VIDA – MECANISMOS DE VARIABILIDADE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE

Para iniciar os estudos, reflita sobre o ditado popular: “Filho de peixe, peixinho é”.

1-O que significa a frase para você?

 

2-Em dupla, ou como o(a) professor(a) orientar, pense e responda com base em seu conhecimento sobre o assunto:

 

a)  Qual a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s o(a)s filho(a)s são iguais aos pais?

 b)  O fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.

 c)  Qual é o seu conceito de hereditariedade?

3- Quem foi Gregor Mendel?

 

4- Indiquem quais concepções sobre variedade das espécies estavam presentes na época de Mendel (1822-1884), que fizeram com que seus experimentos permanecessem ignorados por 35 anos.

 

5-Charles Darwin (1809- 1882) foi contemporâneo a Mendel e ficou conhecido pela sua Teoria da Seleção Natural, no entanto, ele também elaborou uma teoria para tentar explicar a herança de características. 

Que teoria é essa? 

Quais suas falhas ao considerar os conhecimentos de Mendel?

email- profcarlazeinum@gmail.com

(identifiquem com nome, número e série)



2ª série EM  – Semana de 08 a 12.06
FILOSOFIA – PROF. PABLO WANDERLEY

2ª série EM – Semana de 08 a 12.06

TEMA: INTRODUÇÃO À TEORIA DO INDIVÍDUO
– JOHN LOCKE, JEREMY BENTHAM E STUART MILL.

Objetivo: Identificar diferentes concepções de indivíduo.

Começaremos sugerindo que você aluno faça a leitura das páginas 83 3 84 da apostila do aluno que trata deste tema que abordamos agora.

Atividade 1

Sugerimos que você reflita e expresse quais papéis desempenham no seu cotidiano:

1) filho(a), irmão(ã), amigo(a), estudante, entre outros.
2) A partir destes diferentes papéis, eles podem ser questionados sobre se, apesar dos diferentes papéis, entendem que se mantém certa unidade individual. Para essa segunda pergunta você deverá pensar, refletir e registrar suas impressões sobre as próprias mudanças.

Atividade 2

Para aprofundar o assunto, sugiro que você realize pesquisas sobre os filósofos que se debruçaram sobre a questão do indivíduo no contexto da sociedade liberal. Portanto, é importante que sejam abordados os trabalhos de:

a)    JOHN LOCKE;
b)    JEREMY BENTHAM;
c)    JOHN STUART MILL

(uma pequena biografia) , e o significado que esses autores atribuem para as palavras “utilitarismo”. Em seguida, você deve considerar se utilitarismo e “networking” apresentam ou não alguma relação (explique).


Parte das informações estão na apostila, contudo, é necessário ampliar suas informações. Pesquise na internet para ampliar o entendimento.



Observação: Ninguém sabe o significado de todas as palavras. É normal que você não saiba o significado de algumas que se apresentam na lição, portanto, não se acanhe, não se envergonhe da sua ignorância, pegue o dicionário e veja o que significa. Escreva o significado em seu caderno, você vai ampliar seu repertório de palavras e escrever textos melhores. Isso cabe para todas as matérias da escola. Você levará isso para toda sua vida!


Atenção: Para nossa organização o ideal é que você aluno poste seus exercícios dentro do ambiente do Classroom. 

Email: pablowanderley@prof.educacao.sp.gov.br




ATIVIDADES DE FÍSICA DAS TURMAS: 2A/2B
SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO DE 2020
Professor José Carlos Alvares

Trabalho de Pesquisa de Física

Temas da Pesquisa:

1) Propriedades Térmicas dos Materiais

2) Principais Formas de energia.

3) Princípio da Conservação da Energia.

O TRABALHO PODE SER FEITO NO WORD. Se preferir pode fazer no caderno

ATIVIDADES DE QUÍMICA  TURMAS: 2A/2B
 SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO DE 2020
Professor José Carlos Alvares

                                              Trabalho de Pesquisa de Química
Fazer uma pesquisa sobre as quantidades e medidas utilizadas na Química:  massa atômica, massa molecular, mol, massa molar e volume molar.

 ATENÇÃO: Enviar para o e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com
no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana de 08 a 12 de Junho). 
Enviar  também as atividades de Física e de Química no Ambiente GOOGLECLASSROON.
CÓDIGO DE FÍSICA DA TURMA 2A   NO GOOGLECLASSROON: bhuwgtb
CÓDIGO DE QUÍMICA DA TURMA 2A NO GOOGLECLASSROON: qxmq6ao
CÓDIGO DE FÍSICA DA TURMA 2B   NO GOOGLECLASSROON: z2zlxcj
CÓDIGO DE QUÍMICA DA TURMA 2B NO GOOGLECLASSROON: uaam45h


A ATIVIDADE PODE SER FEITO NO WORD.

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 2A, 2B     PROFª DÉBORA
SEMANA DE  08 A 12 DE JUNHO

Boa noite, alunos!
Estamos finalizando as notas do 1º bimestre, e muitos alunos ainda não entregaram as atividades propostas. Gostaria de comunicar que ainda é possível fazê-lo. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de Matemática para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Estou no aguardo!


TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO 2º BIMESTRE

Pesquisa:
Importância do estudo das Matrizes.
De que maneira as Matrizes nos ajudam a resolver problemas de nosso cotidiano de forma prática.
Apresente alguns exemplos com exercícios resolvidos.


O trabalho deve ser manuscrito.Se preferir, pode fazer no próprio caderno. Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com

ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 08/06). 

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 08.06 A 12.06
DISCIPLINA - ARTE - PROFA MARGARIDA

2ª Série -  Construir critérios para analisar a intervenção em Arte Visual.
Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre faremos uma sondagem na linguagem artes visuais.

Pesquise e Responda:
1) Você costuma fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar: celular ou câmera fotográfica?
2) Conhece algum fotógrafo famoso brasileiro ou internacional? Cite o nome.
3) Os artistas: Cristiano Mascaro; Sebastião Salgado e Vik Muniz trabalham com a linguagem da fotografia, tratando de maneira diferente na captura da imagem para torna-la uma obra de arte.
- Quais DIFERENÇAS e SEMELHANÇAS entre o trabalho fotográfico dos três artistas?
- Que procedimentos os artistas utilizam em sua ação de fotografar?
4) Na página 103 da apostila existe uma breve explanação dos artistas citados.
Responda: É possível perceber suas poéticas pessoais, suas singularidades e conexões como produtores de Arte?

Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA  - 2º ANO PROFª SELMA
O que é Cultura?


Cultura é um conceito amplo que representa o conjunto de tradições, crenças e costumes de determinado grupo social. Ela é repassada através da comunicação ou imitação às gerações seguintes.


Dessa forma, a cultura representa o patrimônio social de um grupo sendo a soma de padrões dos comportamentos humanos e que envolve: conhecimentos, experiências, atitudes, valores, crenças, religião, língua, hierarquia, relações espaciais, noção de tempo, conceitos de universo.


A cultura também pode ser definida como o comportamento por meio da aprendizagem social. Essa dinâmica faz dela uma poderosa ferramenta para a sobrevivência humana e tornou-se o foco central da antropologia desde os estudos do britânico Edward Tylor (1832-1917). Segundo ele:


"A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade".


Sabemos que a linguagem é ideológica, social, histórica e cultural e que está vinculada à vida do ser humano. Essa vinculação envolve o indivíduo dentro e fora da escola. Mas é fato que a linguagem se diferencia dependendo do contexto onde se vive.
•             Atividade de leitura e análise de texto:
Complemente a atividade com a leitura do texto das páginas 93 e 94 da Apostila do aluno, reflita e produza um texto dissertativo com as seguintes questões:
A) Qual a importância da Cultura na vida social?
B) Qual é a relação entre a cultura e a linguagem?
  • Produza o seu texto de no mínimo 10 linhas para ser entregue até o dia 12/06.


E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 08.06 A 12.06
DISCIPLINA - INGLÊS - PROF. MAX - email: max.pereira@unisantos.br

Guia: Hello Folks, How are you? Estudaremos neste começo de bimestre as linguagens verbais e não verbais para isso vamos à prática.

1) Pesquise e escreva o conceito de de Linguagem Verbal e Linguagem Não-Verbal

2) Assista o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=1ow1oDkhkjo e análise a imagem abaixo: Qual deles é linguagem verbal e não-verbal? Escolha o vídeo ou a imagem e discorra sobre a ironia que há na mensagem. 


GEOGRAFIA-2º A e B - PROF. JOBSON - 08/06/2020 a 12/06/2020


E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
NOME:                           
SERIE: 2º ANO __
MATÉRIA: GEOGRAFIA-
PROF. JOBSON

TEMA -01 - AULA-01 E 02- 08/06/2020 a 12/06/2020

OBJETIVO

Reconhecer formas indispensáveis para visualizar fenômenos humanos segundo localizações geográficas.

ATIVIDADE:

Assista ao vídeo sobre a ODS nº 1: Erradicação da pobreza . Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wLP6roH0XvU

AGORA É COM VOCÊ

1) Faça anotações  no caderno dos pontos que achou mais importantes  

2. É possível   identificar em   fotos   aéreas   ou   por   meio   do   Google   Earth,   locais que representem a extrema pobreza? Exemplifique.

3. Nas   grandes cidades   brasileiras,   é   possível localizar   regiões com   maior   e   menor concentração de pobreza? 

4. Os  fenômenos  naturais  como  escorregamento  de encostas podem  estar associadosa localização de grupos sociais com alta vulnerabilidade? Explique. 

5. Escolha  uma  música  que você  gosta  e  elabore  uma  paródia  que diferencie  os  lugaresde extrema riqueza e de extrema pobreza que podem ser identificados na cidade onde você mora.

ORIENTAÇÃO:

Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, FAZER O CABEÇALHO, por favor, tire uma foto e envie para correção no e: prof.humanasjobson@gmail.com


ATIVIDADES DE FÍSICA DAS TURMAS: 2A/2B SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO DE 2020

 

ATIVIDADES DE FÍSICA DAS TURMAS: 2A/2B

SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO DE 2020

 

Trabalho de Pesquisa de Física

 

Temas:

 

     1) Propriedades Térmicas dos Materiais

 

     2) Principais Formas de energia.

 

     3) Princípio da Conservação da Energia.

 

 

 

    O TRABALHO PODE SER FEITO NO WORD.

 

História - 2º EM - Semana 08/06 a 12/06

Boa noite!


Ler o conteúdo:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-industrial.htm

Assistir ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=pZy_3jMLbIo&feature=youtu.be

Responder os exercícios:


 "A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80." (Joseph A. Schumpeter, "HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA")

Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:

a) isolacionismo em sua política externa.

b) intervencionismo estatal na economia.

c) capitalismo monopolista contrário à concorrência.

d) agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.

e) livre-comércio no relacionamento entre as nações.

 

 

Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:

a) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.

b) a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.

c) a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.

d) o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.

e) a abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.

 

 

 

Português 2A/B - atividade

 

olá alunos/as,

 

interpretação de texto envolve a leitura e a compreensão de textos escritos.

 

ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 2 A/B

Questão 1

 

Texto 1

Porque morrer é uma ou outra destas duas coisas: ou o morto não tem absolutamente nenhuma existência, nenhuma consciência do que quer que seja, ou, como se diz, a morte é precisamente uma mudança de existência e, para a alma, uma migração deste lugar para um outro. Se, de fato, não há sensação alguma, mas é como um sono, a morte seria um maravilhoso presente. […] Se, ao contrário, a morte é como uma passagem deste para outro lugar, e, se é verdade o que se diz que lá se encontram todos os mortos, qual o bem que poderia existir, ó juízes, maior do que este? Porque, se chegarmos ao Hades, libertando-nos destes que se vangloriam serem juízes, havemos de encontrar os verdadeiros juízes, os quais nos diria que fazem justiça acolá: Monos e Radamante, Éaco e Triptolemo, e tantos outros deuses e semideuses que foram justos na vida; seria então essa viagem uma viagem de se fazer pouco caso? Que preço não seríeis capazes de pagar, para conversar com Orfeu, Museu, Hesíodo e Homero?

(Platão. Apologia de Sócrates, 2000.)

Texto 2

Ninguém sabe quando será seu último passeio, mas agora é possível se despedir em grande estilo. Uma 300C Touring, a versão perua do sedã de luxo da Chrysler, foi transformada no primeiro carro funerário customizado da América Latina. A mudança levou sete meses, custou R$ 160 mil e deixou o carro com oito metros de comprimento e 2 340 kg, três metros e 540 kg além da original. O Funeral Car 300C tem luzes piscantes na já imponente dianteira e enormes rodas, de aro 22, com direito a pequenos caixões estilizados nos raios. Bandeiras nas pontas do capô, como nos carros de diplomatas, dão um toque refinado. Com o chassi mais longo, o banco traseiro foi mantido para familiares acompanharem o cortejo dentro do carro. No encosto dos dianteiros, telas exibem mensagens de conforto. O carro faz parte de um pacote de cerimonial fúnebre que inclui, além do cortejo no Funeral Car 300C, serviços como violinistas e revoada de pombas brancas no enterro.

(Funeral tunado. Folha de S.Paulo, 28.02.2010.)

 

Confrontando o conteúdo dos dois textos, pode-se afirmar que:

a) embora os dois textos transmitam concepções divergentes acerca da morte, eles tratam de visões concernentes à mesma época, a saber, a sociedade atual.
b) sob o ponto de vista filosófico, não há diferenças qualitativas entre uma e outra concepção sobre a morte.
c) os comentários do texto grego sobre a morte são coerentes com uma filosofia de forte valorização do corpo em detrimento da alma, e do mundo sensível sobre o mundo inteligível.
d) o texto de Platão evidencia uma cultura monoteísta, enquanto que o segundo é politeísta.
e) enquanto no primeiro texto transparece a dignidade metafísica da morte, no segundo sugere-se a conversão do funeral em espetáculo da sociedade de consumo

 

Aguardo o retorno da atividade por e-mail: rosana.soncin18@gmail.com

(Tirar uma foto do caderno ou da folha e anexar)

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário