Semana de 08/06 à 12/06
Professora Carla Zeinum
TRANSMISSÃO DA VIDA – MECANISMOS DE VARIABILIDADE GENÉTICA E HEREDITARIEDADE
Para iniciar os estudos, reflita sobre o ditado popular: “Filho de peixe, peixinho é”.
1-O que significa a frase para você?
2-Em dupla, ou como o(a) professor(a) orientar, pense e responda com base em seu conhecimento sobre o assunto:
a) Qual a relação observável entre pais/mães e filho(a)s? Todo(a)s o(a)s filho(a)s são iguais aos pais?
b) O fato do “filho” de peixe ser um peixinho estaria relacionado à genética ou à hereditariedade? Explique.
c) Qual é o seu conceito de hereditariedade?
3- Quem foi Gregor Mendel?
4- Indiquem quais concepções sobre variedade das espécies estavam presentes na época de Mendel (1822-1884), que fizeram com que seus experimentos permanecessem ignorados por 35 anos.
5-Charles Darwin (1809- 1882) foi contemporâneo a Mendel e ficou conhecido pela sua Teoria da Seleção Natural, no entanto, ele também elaborou uma teoria para tentar explicar a herança de características.
Que teoria é essa?
Quais suas falhas ao considerar os conhecimentos de Mendel?
email- profcarlazeinum@gmail.com
(identifiquem com nome, número e série)
2ª série EM – Semana de 08 a 12.06
FILOSOFIA – PROF. PABLO WANDERLEY
Atenção: Para nossa organização o ideal é que você aluno poste seus exercícios dentro do ambiente do Classroom.
Email: pablowanderley@prof.educacao.sp.gov.br
Professor José Carlos Alvares
Fazer uma pesquisa sobre as quantidades e medidas utilizadas na Química: massa atômica, massa molecular, mol, massa molar e volume molar.
no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana de 08 a 12 de Junho).
Enviar também as atividades de Física e de Química no Ambiente GOOGLECLASSROON.
CÓDIGO DE FÍSICA DA TURMA 2A NO GOOGLECLASSROON: bhuwgtb
CÓDIGO DE QUÍMICA DA TURMA 2A NO GOOGLECLASSROON: qxmq6ao
CÓDIGO DE FÍSICA DA TURMA 2B NO GOOGLECLASSROON: z2zlxcj
CÓDIGO DE QUÍMICA DA TURMA 2B NO GOOGLECLASSROON: uaam45h
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
Boa noite, alunos!
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 08.06 A 12.06
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - 2º ANO PROFª SELMA
- Produza o seu texto de no mínimo 10 linhas para ser entregue até o dia 12/06.
GEOGRAFIA-2º A e B - PROF. JOBSON - 08/06/2020 a 12/06/2020
NOME:
SERIE: 2º ANO __
MATÉRIA: GEOGRAFIA-
PROF. JOBSON
TEMA -01 - AULA-01 E 02- 08/06/2020 a 12/06/2020
OBJETIVO
Reconhecer formas indispensáveis para visualizar fenômenos humanos segundo localizações geográficas.
ATIVIDADE:
Assista ao vídeo sobre a ODS nº 1: Erradicação da pobreza . Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=wLP6roH0XvU
AGORA É COM VOCÊ
1) Faça anotações no caderno dos pontos que achou mais importantes
2. É possível identificar em fotos aéreas ou por meio do Google Earth, locais que representem a extrema pobreza? Exemplifique.
ATIVIDADES DE FÍSICA DAS TURMAS: 2A/2B SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO DE 2020
ATIVIDADES DE FÍSICA DAS TURMAS: 2A/2B
SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO DE 2020
Trabalho de Pesquisa de Física
Temas:
1) Propriedades Térmicas dos Materiais
2) Principais Formas de energia.
3) Princípio da Conservação da Energia.
O TRABALHO PODE SER FEITO NO WORD.
História - 2º EM - Semana 08/06 a 12/06
Boa noite!
Ler o conteúdo:
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-industrial.htm
Assistir ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=pZy_3jMLbIo&feature=youtu.be
Responder os exercícios:
"A superioridade da indústria inglesa, em 1840, não era desafiada por qualquer futuro imaginável. E esta superioridade só teria a ganhar se as matérias-primas e os gêneros alimentícios fossem baratos. Isto não era ilusão: a nação estava tão satisfeita com o que considerava um resultado de sua política que as críticas foram quase silenciadas até a depressão da década de 80." (Joseph A. Schumpeter, "HISTÓRIA DA ANÁLISE ECONÔMICA")
Desta exposição conclui-se por que razão a Inglaterra adotou decididamente, a partir de 1840, o:
a) isolacionismo em sua política externa.
b) intervencionismo estatal na economia.
c) capitalismo monopolista contrário à concorrência.
d) agressivo militarismo nas conquistas de colônias ultramarinas.
e) livre-comércio no relacionamento entre as nações.
Um fator que contribuiu decisivamente para o processo de industrialização na Inglaterra do século XVIII foi:
a) a acumulação de capital resultante da exploração colonial praticada pela Inglaterra através do comércio.
b) a concorrência tecnológica entre ingleses e americanos, que estimulou o desenvolvimento econômico.
c) a expulsão das tropas napoleônicas do território inglês, que uniu os interesses nacionais em torno de um esforço de desenvolvimento.
d) o movimento ludista na Inglaterra com a destruição das máquinas consideradas obsoletas, ao incentivar a invenção de novas máquinas.
e) a abertura de mercados na Alemanha e na França para a Inglaterra, por meio de um acordo comercial conhecido por Pacto de Berlim.
olá alunos/as,
A interpretação de texto envolve a leitura e a compreensão de textos escritos.
ATIVIDADE DE PORTUGUÊS 2 A/B
Questão 1
Texto 1
Porque morrer é uma ou outra destas duas coisas: ou o morto não tem absolutamente nenhuma existência, nenhuma consciência do que quer que seja, ou, como se diz, a morte é precisamente uma mudança de existência e, para a alma, uma migração deste lugar para um outro. Se, de fato, não há sensação alguma, mas é como um sono, a morte seria um maravilhoso presente. […] Se, ao contrário, a morte é como uma passagem deste para outro lugar, e, se é verdade o que se diz que lá se encontram todos os mortos, qual o bem que poderia existir, ó juízes, maior do que este? Porque, se chegarmos ao Hades, libertando-nos destes que se vangloriam serem juízes, havemos de encontrar os verdadeiros juízes, os quais nos diria que fazem justiça acolá: Monos e Radamante, Éaco e Triptolemo, e tantos outros deuses e semideuses que foram justos na vida; seria então essa viagem uma viagem de se fazer pouco caso? Que preço não seríeis capazes de pagar, para conversar com Orfeu, Museu, Hesíodo e Homero?
(Platão. Apologia de Sócrates, 2000.)
Texto 2
Ninguém sabe quando será seu último passeio, mas agora é possível se despedir em grande estilo. Uma 300C Touring, a versão perua do sedã de luxo da Chrysler, foi transformada no primeiro carro funerário customizado da América Latina. A mudança levou sete meses, custou R$ 160 mil e deixou o carro com oito metros de comprimento e 2 340 kg, três metros e 540 kg além da original. O Funeral Car 300C tem luzes piscantes na já imponente dianteira e enormes rodas, de aro 22, com direito a pequenos caixões estilizados nos raios. Bandeiras nas pontas do capô, como nos carros de diplomatas, dão um toque refinado. Com o chassi mais longo, o banco traseiro foi mantido para familiares acompanharem o cortejo dentro do carro. No encosto dos dianteiros, telas exibem mensagens de conforto. O carro faz parte de um pacote de cerimonial fúnebre que inclui, além do cortejo no Funeral Car 300C, serviços como violinistas e revoada de pombas brancas no enterro.
(Funeral tunado. Folha de S.Paulo, 28.02.2010.)
Confrontando o conteúdo dos dois textos, pode-se afirmar que:
a) embora os dois textos transmitam concepções divergentes acerca da
morte, eles tratam de visões concernentes à mesma época, a saber, a sociedade
atual.
b) sob o ponto de vista filosófico, não há diferenças qualitativas entre uma e
outra concepção sobre a morte.
c) os comentários do texto grego sobre a morte são coerentes com uma filosofia
de forte valorização do corpo em detrimento da alma, e do mundo sensível sobre
o mundo inteligível.
d) o texto de Platão evidencia uma cultura monoteísta, enquanto que o segundo é
politeísta.
e) enquanto no primeiro texto transparece a dignidade metafísica da morte, no
segundo sugere-se a conversão do funeral em espetáculo da sociedade de consumo
Aguardo o retorno da atividade por e-mail: rosana.soncin18@gmail.com
(Tirar uma foto do caderno ou da folha e anexar)
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