E.E. VISCONDE DE SÃO
LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC PROFª YASMIN
SEMANA DE 31 DE AGOSTO A 04 DE SETEMBRO
4º Atividade referente
ao 3º BIMESTRE
Queridos
alunos,
Estamos iniciando nosso 3º Bimestre e muitos de vocês ainda estão com
atividades e trabalhos pendentes dos bimestres anteriores. Ainda dá tempo de entregar todas
as pendências, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o
e-mail profmat.yasmin@gmail.com.
Estou no aguardo!
Neste 3º Bimestre, para que vocês se organizem de uma
forma melhor, irei dividir as aulas. Temos o total de 4 aulas semanais, que
será dividida da seguinte forma:
Aula 1 – ASSISTIR as aulas referentes ao Centro de Mídias – Funções
exponenciais: Parte V e Funções exponenciais: Parte VI (17/08 e 19/08).
Aula 2 – COPIAR NO CADERNO E RESOLVER AS ATIVIDADES
1)
2)
Aula 3 – TRABALHO 1 – 3º BIMESTRE
Realizar uma pesquisa no próprio caderno sobre “Qual a importância dos
gráficos” e fazer um desenho representando “os tipos de gráficos”.
Aula 4 –
Entregar as atividades que estão PENDENTES
do 1º e 2º bimestre.
ATENÇÃO - Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu
caderno/apostila (com o conteúdo e
os exercícios respondidos) e
envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com. COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL!
Alunos que não realizaram as duas atividades para nota que eu enviei no 2º bimestre, entrar em contato através
do e-mail para que eu envie novamente!
Qualquer dúvida, estou a disposição!
Obrigada,
Professora
Yasmin!
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Filosofia – Semana 31.08 – Prof.Pablo
1ª série
Assista o vídeo. Somente assista.
Ideologias políticas: liberalismo, nacionalismo, anarquismo e socialismo.
https://www.youtube.com/watch?v=bdpBICt4tTo
xxxxxxxxxxxxxxxxx
EE
VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 31.08
1ª
Série – Disciplina ARTE
Profa.
Margarida
Assista no Youtube:
a) “Flash Mob – O Rei Leão”.
b) Baseado na pesquisa – Faça um
comentário.
________________________________
E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 31/08/2020 - PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA PARTE II
Sugestão de leitura de texto para complementar o conteúdo da aula:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Puberdade
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
FÍSICA 1A, 1B, 1C
AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 01/09/2020 - O SISTEMA SOLAR (continuação)
Sugestão de leitura de texto para complementar o conteúdo da aula:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA - 1ºs ANOS - SEMANA 31/08 A 04/09
Atividade da Apostila. Veja as imagens abaixo:
Cerimônia matrimonial na Índia Cerimônia matrimonial no Brasil
Ambas retratam um mesmo elemento fruto da produção cultural:
o casamento. Porém, a partir de pontos de vista culturais bem distintos. A
imagem da esquerda retrata um tipo de cerimônia matrimonial muito popular na
Índia. É importante considerar que a partir da mistura de vários estilos de
vida, costumes e crenças o povo indiano criou um cerimonial bastante particular
e rico em detalhes, utilizando ritos e tradições para marcar a transição na
vida dos noivos antes e depois do casamento. A festança pode durar semanas,
pois trata-se de um enlace sagrado e imutável para este povo.
Na imagem à direita, observa-se o casamento aos moldes
ocidentais, reconhecidamente tradicional, trazendo diversos elementos que
também constituem uma rica simbologia, com a qual estamos acostumados. Podemos
concluir, a partir da análise das imagens, que ambas demonstram modelos bem
distintos de casamento, embora, ainda que diferentes nos rituais, crenças e
costumes, correspondem ao mesmo tipo de manifestação de produção cultural.
*Pesquise imagens
diferentes sobre um mesmo tema, por exemplo: brincadeiras da infância,
tatuagens corporais, práticas juvenis etc. Considere lugares e tempos distintos
sobre esta mesma referência e crie um quadro comparativo que evidencie a
dinâmica da sociedade a partir do seu entendimento, defina e descreva através da dinâmica
proposta, algumas características próprias da cultura.
*Entregar até o dia 13/09 no classroom ou e-mail
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
NOME:______________________________ SÉRIE: 1º C Nº: _______
MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON
TEMA: 04- AULA - 07 E 08- Contextualização: Globalização -
SEMANA DE 31/08/2020 a 04/09/2020
LEIA O TEXTO PARA INTERAÇÃO NA AULA DO DIA 03/09/2020 ÀS 19:00 PELO LINK
https://meet.google.com/yut-bwnw-ydq
Leitura e interpretação do texto: Geopolítica- Analisar as estratégias políticas criadas
pelos países
A geopolítica é a
área da geografia que estuda e interpreta as técnicas de utilização de poder em
determinado Estado. Em outras palavras: são as estratégias adotadas por um
governo para administrar seu território. Para isso, essa ciência compreende a
análise da geografia, história, das questões sociais, políticas desenvolvidas
no país estudado.
A nomenclatura "geopolítica" foi criada no início do século XX por
Rudolf Kjellén. O cientista político tinha como base as teorias desenvolvidas
por Friedrich Ratzel no livro "Politische Geographie" (Geografia
Política), de 1897. Kjellén procurou estabelecer relações entre os fatos
políticos e os aspectos geográficos de um país. Então, tentava entender como as
estratégias escolhidas pelo Estado interferiam no seu território e como isso
repercute no cenário internacional.
A geopolítica se desenvolve durante o período da Guerra Fria. As disputas
territoriais e ideológicas entre as duas principais potências (Estados Unidos e
União Soviética) contribuíram para gerar diversas estratégias políticas dos
Estados para a conquista de novos territórios. Quando a Guerra Fria chegou ao
fim, a geopolítica se virou para as questões nucleares, terrorismo e definição
de fronteiras no Continente africano e no Oriente Médio.
Geopolítica ou geografia política
A geopolítica e geografia política assemelham-se em certos momentos,
mas eles apresentam distinções principalmente em relação à escala (área de
estudo). A geografia política, por exemplo, foi um conceito cunhado pelos
estudos dos geógrafos Friedrich Ratzel e Paul Vidal de La Blache e se refere ao
controle e administração do estado em seu próprio território. Assim, ela se
foca no controle interno do seu espaço geográfico, na proteção das fronteiras,
controle de recursos naturais e tensões geradas no espaço. Em 1987, Friedrich
Ratzel expandiu o conceito de geografia política e ela se tornou um campo de
estudo científico.
A geopolítica, por sua vez, foi criada em 1916 pelo jurista Rudolf Kjellén. Ela
supera as fronteiras nacionais e abrange as disputas internacionais e
diplomáticas geradas entre os Estados. Ela está focada em estudar estratégias
de controle e intervenção em outros territórios. Desta forma, ela pode ser
considerada como a forma como cada país tenta expandir seu espaço, impor poder
em outros Estados e, assim, fazer crescer sua economia.
Geopolítica do Brasil
A geopolítica brasileira trata de estudar as estratégias
desenvolvidas pelos presidentes do Brasil com o objetivo de melhorar as estruturas
sociais do país. Quando o território e economia são estruturados, há uma ação
geopolítica agindo. Um exemplo disso foi com a mudança da capital do Rio de
Janeiro para Brasília durante o governo de Juscelino Kubitschek. Como o Rio de
Janeiro é uma cidade litorânea, ela ficava mais exposta a ataques
externos.
O país também impõe sua geopolítica quando delimita território, impõe presença
na Antártida e inicia pesquisas científicas naquela região. Projetos de
ocupação territoriais para a defesa de fronteiras. Outros pontos analisados
pela geopolítica do Brasil são as normas e leis de sustentabilidade,
desenvolvimento urbano e industrial, além a participação do Brasil em blocos
econômicos como MERCOSUL e BRICS.
As reservas de petróleo, o pré-sal, o ecossistema do bioma Pantanal
Mato-Grossense, Floresta Amazônica, Bacia do Rio da Prata são outros
pontos relevantes para a geopolítica do Brasil. Outros fatores são:
• Reforma Agrária;
• Crescimento
Urbanístico;
• Proteção das
Fronteiras;
• Participação de capital
estrangeiro em empresas como a Petrobrás;
• Demarcação de terras indígenas.
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ATIVIDADE DA SEMANA DE 31/08 À 04/09/2020
LÍNGUA INGLESA – 1º ANO A
Prof. VALÉRIA
ENVIAR AS RESPOSTAS ATRAVÉS DO E-MAIL:vsilvas@prof.educacao.sp.gov.br ou
https://classroom.google.com/c/MTM3ODYxMjE3ODU0?cjc=cggsbtz
-
CONTEÚDO: Can I use it again?
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS: Identificar a tradução, a definição, a antonímia e a sinonímia como diferentes processos pelos quais é possível expressar o significado de uma palavra.
DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS: ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE MIDIAS (CMSP) NO LINK https://www.youtube.com/watch?v=T2AL1hQ21NM E FAZER AS ATIVIDADES SOBRE Can I use it again?. Responder as questões do caderno do aluno SP faz escola RENEWABLE / NON-RENEWABLE
21/08 - 1ª série EM - Inglês - Can I use it again? https://www.youtube.com/watch?v=T2AL1hQ21NM&t=2014s
TAKE CARE 😉
Atividades de Química das Turmas 1A – 1B – 1C
Semana de 31/08 a 04/09
Profº José
Carlos Alvares
Habilidade:
Cálculo
da massa molecular das substâncias
Orientação:
Fazer uma pesquisa sobre a massa atômica e a
massa molecular,através da resolução das seguintes questões:
Questões
1. O que é massa atômica? Como se calcula a massa atômica de
um elemento químico? Dê exemplos.
2. O que é massa molecular ? Como se calcula a massa
molecular de uma substância? Dê exemplos.
3. Calcule a massa molecular das seguintes
substâncias:
a)
H3PO4
b)
C12H22O11
c)
Al2(SO4)3
Dados: Massas Atômicas: H = 1; P = 31; O =
16; C = 12 ; Al = 27; S = 32
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE DA SEMANA DE 31/08 À 04/09/2020
LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO A, B e C
Prof. MIRIAM GOMES
ENVIAR AS RESPOSTAS ATRAVÉS DO E-MAIL: miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br
LEITURA
MUDAM-SE OS
TEMPOS, MUDAM-SE AS VONTADES
Mudam-se os
tempos, mudam-se as vontades,
muda-se o ser,
muda-se a confiança;
todo o Mundo é
composto de mudança,
tomando sempre
novas qualidades.
Continuamente
vemos novidades,
diferentes em
tudo da esperança;
do mal ficam as
mágoas na lembrança,
e do bem (se
algum houve), as saudades.
O tempo cobre o
chão de verde manto,
que já coberto
foi de neve fria,
e, enfim,
converte em choro o doce canto.
E, afora este
mudar-se cada dia,
outra mudança
faz de maior espanto,
que não se muda
já como seria.
(LUIZ VAZ DE
CAMÕES)
APÓS EFETUAR
A LEITURA DESTA POESIA, ELABORE UM PEQUENO TEXTO DISSERTANDO SOBRE O QUE VOCÊ
ENTENDEU NOS VERSOS DE LUIZ VAZ DE CAMÕES.
- Shock, confusion = _________________
- Quick = _________________
- Take hold of, embrace = _________________
- Appear, come into shape = _________________
- Precise = _________________
- Big = _________________
- Be bold enough to try = _________________
- Path, route = _________________
GEOGRAFIA – 1º ANOS A,B ENSINO MÉDIO (prof. Mauro Sergio)
ATIVIDADE DA SEMANA
Olá caros alunos, tudo bem?
Espero que sim! Para essa semana, preparei uma atividade de leitura e
interpretação. Peço que leiam atentamente o texto sugerido sobre Geopolítica
que servirá como apoio às atividades da próxima aula.
Estou à disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham
alguma dúvida, beleza? Bom trabalho!
GEOPOLÍTICA
Normalmente, geopolítica é uma
palavra associada aos assuntos que envolvem relações internacionais, acordos
diplomáticos e toda espécie de conflito entre países, culturas ou disputas
territoriais. É muito comum as pessoas entenderem geopolítica com uma síntese
dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Essas definições estão muito
vinculadas aos meios de comunicação, mas o conceito de geopolítica e a sua
distinção em relação à geografia política ainda é motivo de debates entre
cientistas sociais de diversas áreas de conhecimento.
De fato, o conceito de
geopolítica começou a ser desenvolvido a partir da segunda metade do século XIX
por conta da redefinição de fronteiras na Europa e do expansionismo das nações
europeias, o que ficou conhecido como imperialismo ou ainda neocolonialismo.
Podemos destacar as análises realizadas pelo geógrafo alemão Friedrich Ratzel
(1844-1904), responsável pela criação do determinismo geográfico e da Teoria do
Espaço Vital. Num cenário político de unificação da Alemanha, em contraponto ao
expansionismo já consolidado de Rússia, Inglaterra, França e até mesmo dos
Estados Unidos, Ratzel ajudou a criar uma Geografia Alemã que se prontificou em
justificar as conquistas territoriais da Alemanha.
Para Ratzel, a dominação plena de
um determinado território caracterizaria o Estado. Dessa forma, o saber
geopolítico apontaria para o Estado como centralizador de decisões
estratégicas, o que legitimou as ações imperialistas da Alemanha, como pode ser
observado nas disputas que originaram as duas grandes guerras e, em parte, nos
preceitos utilizados pelo nazismo.
Em oposição aos postulados de
Ratzel, podemos citar o geógrafo francês Paul Vidal de La Blache (1845-1918),
que criou outra abordagem, conhecida como possibilismo. Ao final do século XIX
a França ainda não tinha um conhecimento geográfico estabelecido e, com receio
das pretensões alemãs, o Estado francês entregou a La Blache a responsabilidade
de criar uma Geografia Francesa. Segundo La Blache, o espaçogeográfico não
deveria ser o único objetivo de uma nação, pois seria preciso considerar o
tempo histórico, as ações humanas e demais interações, o que na verdade acabou
lançando as bases para uma geografia regional. Assim, a soberania sobre um
território estaria vinculada ao conhecimento regional, como a compreensão das
formas de relevo, aspectos climáticos, economia, população entre outros.
(Brasil
Escola)
HISTÓRIA – 1º ANOS A,B,C ENSINO
MÉDIO (prof. Mauro Sergio)
ATIVIDADE DA SEMANA
Olá caros alunos, tudo bem?
Espero que sim! Para essa semana, uma atividade artística para que você possa descontrair
um pouco, OK? Estou à disposição de vocês, através do e-mail, caso
tenham alguma dúvida, beleza? Bons estudos!
Elabore
um desenho dos três tipos de colunas gregas estudadas na aula anterior, à
saber: Coríntia, Dórica e Jônica, conforme modelos abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário