Páginas

2º ano-Semana de 31 de agosto-3bim

                             ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B

                                  SEMANA DE 31/08/2020 À 04/09/2020.

                                            PROFª DÉBORA

 

 

 

Atenção alunos:  já estamos no 3º bimestre! Mantenham em dia as suas atividades! Para quem deixou de entregar atividades dos bimestres anteriores, favor entrar em contato pelo e-mail.

 

 

 

AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 31/08/2020 - PERMUTAÇÃO

 

https://www.youtube.com/watch?v=YHJzyqey9OU&list=PLtYe4M7gMnkNZq4GVf9TG87l53rTBBRSE&index=30

 

Habilidade: Compreender e aplicar o princípio fundamental da contagem.

 

 

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

 

1) Defina Permutação Simples.

 

2) De quantas maneiras distintas podemos posicionar os modelos Ana, Bruno, Carla, João, Maria e Pedro para captação de fotografias promocionais?

 

3) Cinco pessoas, Arnaldo, Benedito, Carla, Débora e Eliane, estão juntas em uma sala. Quantos agrupamentos ordenáveis diferentes (filas) de 5 pessoas podem ser formados com eles?

 

4) Sete pessoas, 3 meninas e 4 meninos entram em um cinema e vão ocupar 7 cadeiras. Uma pessoa em cada cadeira, colocadas lado a lado. De quantas maneiras diferentes essa ação poderá ser realizada se não houver qualquer restrição?

 

 

Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.

 




ATIVIDADE DE BIOLOGIA-2º ANO

AULA DO CMSP- 31/08/2020

PROFESSORA-CARLA ZEINUM.

SEMANA DE 31/08 À 04/08.

 

HABILIDADE: Relacionar a duplicação do DNA ao processo de divisão celular e interpretar gráficos e figuras relativos ao processo de duplicação. Identificar o papel da enzima DNA polimerase na duplicação do DNA.

 

REPLICAÇÃO DO DNA.

 

1-     Assistam aos vídeos postados, reflitam para responderem as próximas questões.

 

<https://www.youtube.com/watch?v=BkQXUSmi0Wk>

Replicação (Duplicação) do DNA - Aula 13 - Módulo I: Biologia Celular | Prof. Guilherme

 

 

<https://www.youtube.com/watch?v=hvKWk4jEGmY>

DNA e RNA (Ácidos Nucleicos) - Aula 11 - Módulo I: Biologia Celular | Prof. Guilherme

 



Atividades de Língua Portuguesa - 2A e 2B

Semana de 31/08 a 04/09

Prof. Rosana

QUESTÃO 01: Leia o texto a seguir.

 As canções têm a particularidade de fazer, na conjunção letra e música, um retrato do cotidiano, expondo jeitos de ser, maneiras de falar, personagens, tipos característicos de determinados momentos, lugares, classes, comunidades.

Seja qual for o estilo, a canção motiva uma escuta que possibilita um contato quase que de primeiro grau com vozes que tocam o ouvinte e estabelecem com ele um diálogo que tematiza, de maneira explícita ou não, valores sociais, culturais, morais.

Nesse sentido, a mulher, tanto quanto na poesia e nas artes em geral, tem povoado as canções, aparecendo como “divina e graciosa/estrela majestosa”, “mulher de verdade”, “mulher indigesta”, “mulher de trinta”, “dessas mulheres que só dizem sim”, “Marina morena” etc. Se a lista nunca se acaba, as mulheres encarnadas pelas canções dizem muito sobre os costumes e os valores de uma época, revelando concepções de feminino. Maria do Socorro, recente composição de Edu Krieger, cantada por Maria Rita, e a “mina” de Pelados em Santos, composição de Dinho, do saudoso grupo Mamonas Assassinas, dimensionam a maneira como dois tipos urbanos entram para a galeria das mulheres brasileiras retratadas pela música popular. Essas canções mostram, cada uma a seu modo, o lugar assumido pelo observador para estabelecer um enquadramento, delineando, sobretudo pelas escolhas linguísticas, as vozes que as materializam.

 

 No terceiro parágrafo desse texto, a palavra “mina” é representativa da linguagem

 (A) coloquial.

(B) jornalística.

(C) literária.

(D) padrão.

(E) técnica


  QUESTÃO 02: Leia o texto a seguir


ÁREA INTERNA

 

Morava no terceiro andar [...]; não havia vizinho, do quarto andar para cima, que não jogasse lixo na sua área. Sua mulher era uma dessas conformadas que só existem duas no mundo, sendo que a outra ninguém viu:

- Deixa isso pra lá, Antônio, pior seria se a gente morasse no térreo.

Antônio não se controlava, ficava uma fera quando via cair cascas de banana, de laranja, restos de comida. Em época de melancia ficava quase louco, tinha vontade de se mudar. A mulher procurava contornar:

- Tenha calma, Antônio, daqui a pouco as melancias acabam e você esquece tudo.

Mas ele não esquecia:

- Acabam as melancias, vêm as jacas, vêm os abacates. Já pensou, Marieta? Caroço de abacate é fogo!

Um dia chegou na área, tinha até lata de sardinha. Procurou pra ver se tinha alguma sardinha, mas a lata tinha sido raspada. Se queimou. Falou com o síndico, ele disse que era impossível fiscalizar todos os quarenta e oito apartamentos pra ver quem é que atirava as coisas. Pensou em fechar a área com vidro, pediram uma nota firme e se não decidisse dentro de sete dias, ia ter um acréscimo de trinta por cento. Foi à polícia dar queixa dos vizinhos, o delegado achou muita graça, disse que não podia dar educação aos vizinhos e, se pudesse daria aos seus, pois ele morava no térreo e era muito pior. [...]

.

  O fato que motivou essa narrativa foi:

 

(A) o descontrole do marido.

(B) a paciência da mulher.

(C) o lixo jogado na área.

(D) a queixa feita contra os vizinhos.

(E) a resposta dada pelo delegado.



História

Assistir o vídeo e refletir nas informações:

Revolução Francesa – parte II

https://www.youtube.com/watch?v=TMyGaUQ7NHs

 

Esse tema já tratamos em diversas aulas e agora vamos resgatar junto ao CMSP.

Apresente um pequeno resumo sobre o vídeo.

IMPORTANTE:

Responda através do e-mail diasgouvea@prof.educacao.sp.gov.br e no campo “assunto”, coloque seu nome, sala e nº. 

Observem que o e-mail mudou......



Filosofia – Semana 31.08 – Prof.Pablo

2ª série

Assista o vídeo. Somente assista.

Movimentos Sociais – (o vídeo serve para expandir o entendimento da atividade em andamento no bimestre)

https://www.youtube.com/watch?v=nu505BvywsU

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 31.08

2ª Série – Disciplina ARTE

Profa. Margarida

 

Assista no Youtube:

            a) “Entre nessa dança”.

            b) Baseado na pesquisa – Faça um comentário.

________________________________

Atividades de Física das Turmas 2A e 2B

Semana de 31/08 a 04/09

Profº José Carlos

 

Habilidade: Reconhecer as características do som.


1)    Acessar os seguintes  links: 

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/ondas-mecanicas.htm 

 https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/o-que-som.htm 

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/ondas-sonoras.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/velocidade-do-som.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/velocidade-propagacao-uma-onda.htm 


2) Ler os textos indicados nesses links para revisão e aprofundamento dos conhecimentos.


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA - 2ºs ANOS - SEMANA 31/08 A 04/09

O TRABALHO HUMANO 

Toda atividade humana que resulte em bens ou serviços é considerada trabalho. É trabalho, tanto a atividade do operário de uma indústria quanto a do engenheiro que projeta os bens a serem produzi­dos pela fábrica. A atividade do artista que pinta um quadro, que encena uma peça de teatro, ou que compõe uma música, também é trabalho.

Todo trabalho resulta da combinação de dois tipos de atividade: manual e intelectual. O que varia é a proporção com que esses dois aspectos entram no processo de produção. O trabalho de um operário é mais manual do que intelectual; em alguns casos, quase exclusivamente manual. Apesar disso, exige certo esforço mental.

Já o trabalho de um engenheiro é mais intelectual do que manual a elaboração e os cálculos neces­sários para projetar uma ponte, por exemplo. Entretanto, sua atividade tem um aspecto manual, seja no manuseio dos instrumentos de trabalho, seja na passagem da concepção do projeto para o papel.

Podemos concluir então que não existe trabalho exclusivamente manual ou exclusivamente intelec­tual, mas, sim, predominantemente manual ou predominantemente intelectual.

O trabalho pode ser classificado conforme o grau de capacitação exigido do profissional. Assim, te­mos:

·         Trabalho qualificado não pode ser realizado sem um certo grau de aprendizagem e conheci­mento técnico; o trabalho de um torneiro mecânico, por exemplo, enquadra-se nessa categoria;

·         Trabalho não qualificado pode ser realizado praticamente sem aprendizagem; por exemplo, o trabalho de um servente de pedreiro.

Essa classificação não é uma simples divisão teórica. Ela atinge profundamente a vida das pessoas, pois diferentes salários são atribuídos conforme o grau de capacitação ou qualificação exigido pelas tarefas a cumprir.

Questões:

1) O que é trabalho? Existe 2 tipos de atividades do trabalho. Cite um exemplo de cada um.

2) Como o trabalho pode ser classificado? Cite 2 exemplo de cada.

3) Ao observar anúncios de emprego, podemos avaliar as vantagens salariais que têm um torneiro mecânico ou um técnico em informática cujas funções exigem aprendizado prévio, em relação a um operário da construção civil não especializado? Justifique.

*Entregar até o dia 13/09 no classroom ou no e-mail


 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:______________________________ SÉRIE: 2º A e  B      Nº: _______

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON

 

TEMA: 04- AULA - 07 E 08- Contextualização:   -SEMANA DE 31/08/2020 a 04/09/2020

 

Atividade de Leitura e interpretação

 

 

LEIA OS CONCEITOS E TEMAS FUNDAMENTAIS PARA QUE POSSAMOS DISCUTIR O TEMA NA AULA ONLINE

 


Introdução

 

O Brasil, além de ser um grande celeiro agrícola, produz diversos outros bens para o mercado mundial, apresentando um parque industrial considerável.

Esses e outros temas integram esta Unidade, que examinará em detalhes a produção industrial e agropecuária no País, assim como os bens produzidos e a organização dos espaços produtivos. Nela você também encontrará análises sobre o setor terciário (comércio e serviços), segmento vital de apoio à produção, à circulação e ao consumo de bens.

 

A produção industrial brasileira: espaços, setores e atividades

 

Commodity, commodities

 

Palavra inglesa que significa “mercadoria”. Nas relações comerciais, designa os bens em estado bruto (ou produtos primários, sejam eles agrícolas ou minerais) que podem ser exportados, como café, soja, lã, algodão, cobre, ferro, estanho e outros.

 

Apesar de boa parte das exportações nacionais atuais serem de commodities, o Brasil conta com um parque industrial diversificado que tem obtido índices razoáveis de crescimento nos últimos anos. Como será visto neste tema, a industrialização nacional iniciou-se entre o final do século XIX e o começo do século XX, em setores tradicionais (de alimentos, de bebidas, têxtil), modernizando-se nas décadas seguintes com a decisiva participação do Estado na economia.

 

 

ATIVIDADE:

 

Escolha objetos de sua casa que sejam bens industriais (eletrodomésticos, telefone celulares, alimentos industrializados, bebidas, roupas etc.).

 

Observe as etiquetas e as embalagens e responda:

 

1)Qual é a empresa fabricante?

 2)Onde ela se localiza?

3)É indústria estrangeira ou nacional? 



Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com

 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Atividades de Química das Turmas 2A – 2B

Semana de 31/08 a 04/09

Profº José Carlos Alvares

 

Habilidade: Reconhecer as forças intermoleculares

 

Orientação:  Fazer uma pesquisa sobre as forças intermoleculares, através da resolução das seguintes questões:

Questões

 

1.     O que são forças intermoleculares? .

 

2. Quais são os tipos de forças intermoleculares? Explique esses tipos de forças intermoleculares e dê exemplos.

 

 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turmas: 2ºA e B 
Data para entrega: 09/09/2020
GUIDE: Hi, people! How are you? Ainda nos estudos dos modal verbs da atividade anterior vamos de music! - Who says - Selena Gomez

Ouçam a música e acompanhem a letra, depois façam uma frase com: Who, Should e Could


Nenhum comentário:

Postar um comentário