Páginas

1ºano - Semana de 3 de novembro-4bim


 E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

                                   SEMANA DE 03 À 06 DE NOVEMBRO DE 2020
                                                   PROFª DÉBORA

 

Olá, alunos! 
Já estamos no  4º bimestre. Reta final desse ano tão atípico que tivemos. Não deixem de fazer as atividades. Qualquer dúvida, entrem em contato. Bons estudos!



 BIOLOGIA 1A, 1B, 1C 

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Sugestão de leitura para essa semana:

https://brasilescola.uol.com.br/biologia/ciclos-biogeoquimicos.htm


BONS ESTUDOS!!


Link de acesso on line: https://meet.google.com/lookup/ciuo3walpi (terça-feira às 20:30)

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX




  XXXXXXXXXXXXX

E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª YASMIN

SEMANA DE 02 DE NOVEMBRO A 06 DE NOVEMBRO
 

3º Atividade referente ao 4º BIMESTRE 

Queridos alunos,

Estamos no 4º Bimestre e muitos de vocês ainda estão com atividades e trabalhos pendentes dos bimestres anteriores.
Ainda dá tempo de entregar todas as pendências, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

Neste 4º Bimestre, para que vocês se organizem de uma forma melhor, irei dividir as aulas. Temos o total de 4 aulas semanais, que será dividida da seguinte forma:

Aula 1 – ASSISTIR as aulas referente ao Centro de Mídias -
Conferindo o valor da incógnita na equação (21/10).

 


Aula 2 e Aula 3 – RESOLVER AS ATIVIDADES

*APOSTILA APRENDER SEMPRE

- Atividades 3 e 4 da página 9
- Atividades 1 e 2 da página 11

Aula 4 – Entregar as atividades que estão PENDENTES dos bimestres anteriores.

ATENÇÃO - Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com. COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL!



Não esqueçam de entrar na aula ao vivo, todas as segundas às 19h45.
Link:
meet.google.com/lookup/egjqkvbqqx

Qualquer dúvida, estou a disposição!
Obrigada,
Professora Yasmin!

   XXXXXXXXXXXXX


EE Visconde de São Leopoldo

ENGLISH  1ºA PROFª VALÉRIA

Semana de 03/11 a 06/11

DEVOLUTIVAS:   vsilvas@prof.educacao.sp.gov.br

PLANTÃO DE DÚVIDAS NO MEET : 3ª FEIRA 19H45 ÁS 20H30

                        cij7phfkg

HELLO, STUDENTS!! PARA ESSA SEMANA FAÇAM A CÓPIA DO CONTEUDO NO CADERNO  E PESQUISEM EXEMPLOS DE SIMPLE PAST REGULARES E IRREGULARES (10 DE CADA)_

 Simple Past

Simple Past , também chamado de Past Simple (passado simples), é um dos tempos verbais do inglês. Ele é equivalente ao passado simples na língua portuguesa.

Quando usar?

Simple Past é usado para indicar ações passadas já concluídas, ou seja, para falar de fatos que já aconteceram; que começaram e terminaram no passado.

Expressões temporais usadas com o Simple Past

Para reforçar o uso do Simple Past, muitas expressões temporais são utilizadas nas frases.

Os exemplos mais usuais são: yesterday (ontem), the day before yesterday (anteontem), last night (ontem à noite), last year (ano passado), last month (mês passado), last week (semana passada), ago (atrás), etc.

Veja algumas frases no Simple Past com as expressões acima:

  • We did not go to school yesterday(Nós não fomos para a escola ontem.)
  • His birthday was the day before yesterday. (O aniversário dele foi anteontem.)
  • She studied Math last night. (Ela estudou matemática ontem à noite.)
  • traveled1/ travelledto Brazil last year. (Eu viajei para o Brasil ano passado.)
  • They visited their uncle last month(Eles visitaram o tio deles mês passado.)
  • called you three days ago(Eu telefonei para você três dias atrás.)
  • We learned how to dance samba last week. (Nós aprendemos a dançar samba semana passada.)

grafia americana; 2 grafia britânica

Formação do Simple Past

A formação básica do Simple Past é feita com o uso do auxiliar did nas formas negativa e interrogativa, e com o acréscimo de –ed, –ied ou –ao final do verbo principal no infinitivo, sem o to, na forma afirmativa


Irregular verbs (verbos irregulares)

Os verbos irregulares não possuem um padrão de formação. Eles não seguem as regras indicadas acima pois possuem uma forma própria.



XXXXXXXXXXXXXX

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – QUINZENA 03.11 A 13.11

1ª Série – FILOSOFIA – Prof.Pablo  - 4º Bimestre

 

Tema: Filosofia Política – Democracia e Cidadania

 

Atividades em acordo com o caderno do aluno 4º Bimestre

 

1) O que é desigualdade social e ideológica?

2) Pesquise os conceitos abaixo: DEMOCRACIA; CIDADANIA; DESIGUALDADE SOCIAL.

3) Você é do tipo que se envolve com as questões políticas ou vira a cara e fica sentado na frente da tv? Justifique sua resposta. (Aqui o mais importante é a sua justificativa)

4) Leia a frase: “A popularidade dos memes do Facebook indica que a forma com que os indivíduos se relacionam com a política nunca mais será a mesma.” – Extraído do Jornal da Unicamp. Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2018/05/23/memes-democratizaram-politica-diz-pesquisador  Consulta em: 25/10/2020.

→ Você concorda com essa afirmação? Leia o texto e justifique sua resposta.

Que tal produzir um meme para abordar a questão da desigualdade social? Na apostila você tem imagens que pode lhe orientar.

 

5) Leia o texto: As várias dimensões da pobreza – de MANUEL ALVES FILHO. Fonte: https://www.unicamp.br/unicamp/index.php/ju/noticias/2018/10/03/varias-dimensoes-da-pobreza Consulta em 25/10/2020. - Após a leitura responda:

a) Segundo o texto, o que significa pobreza multidimensional?

b) O que ainda é considerado frágil na estrutura social apresentada no texto?

c) Mediante as informações presentes no texto e os conhecimentos que você possui sobre a realidade das desigualdades no brasil, o que é necessário fazer democraticamente para diminuir as diferenças?

 

6) Leia o texto: Banco Mundial alerta para o aumento da pobreza no Brasil - Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2019-04/banco-mundial-alerta-para-aumento-da-pobreza-no-brasil   Acesso em: 25 outubro 2020.  - Após a leitura do texto responda:

a) O que é pobreza?

b) Ter a informação de que 21% da população brasileira encontra-se em condição de pobreza lhe faz pensar sobre a importância de políticas públicas que fomentem a igualdade? Por quê?

c) No artigo, consta a informação de que as pessoas vivem com até US$ 5,50 por dia. Realize o cálculo, de acordo com a cotação do dólar do dia, de quanto isso significa somados os 30 dias de um mês. Agora, calcule aproximadamente o quanto uma pessoa gasta diariamente, considerando as despesas com moradia, transporte, alimentação, vestuário, saúde e lazer (considere os gastos de acordo com o padrão de vida da sua família).

 

* Essa atividade é (se relaciona com outras disciplinas) interdisciplinar e servirá para a quinzena.

            email: pablowanderley@prof.educacao.sp.gov.br



&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


EE Visconde de São Leopoldo

Atividades de Química   Turmas: 1A, 1B e 1C

Semana de 03/11 a 06/11

Prof º José Carlos

Habilidade: Identificar formas de energia envolvidas nas transformações químicas.

Atividades: Fazer uma pesquisa sobre a energia nas transformações químicas através da resolução das seguintes questões:

1.  O que são processos exotérmicos e endotérmicos? Dê exemplos.

Consultar o seguinte link:

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/processos-endotermicos-exotermicos.htm#:~:text=Resumindo%3A,e%20o%20ambiente%20resfria%2Dse

2.  O que são reações químicas? Dê exemplos.

3.   Explique  as formas pelas quais as transformações químicas podem ocorrer. Dê exemplos.

Consultar o seguinte link:

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/quimica/transformacoes-quimicas

Enviar as atividades pelo e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com   com nome completo, número, classe e data.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

 

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

1ºA, 1º B e 1ºC ATIVIDADES

LÍNGUA PORTUGUESA –

PROF. MIRIAM

SEMANA DE 03/11/ À 06/11/2020

 E-MAIL: miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br

Ou           miromago@yahoo.com.br

GOOGLE MEET : uyypcpagvb – terça-feira 19h

 

Leia a letra da música Fico assim sem você, interpretada por Claudinho e Buchecha. 

 

Fico assim sem você

 

Avião sem asa
Fogueira sem brasa
Sou eu assim sem você
Futebol sem bola
Piu-piu sem Frajola
Sou eu assim sem você

Porque que é que tem que ser assim?
Se o meu desejo não tem fim
Eu te quero a todo instante
Nem mil autofalantes
Vão poder falar por mim

Amor sem beijinho
Buchecha sem Claudinho
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço
Namoro sem amasso
Sou eu assim sem você

Tô louca pra te ver chegar
Tô louca pra te ter nas mãos
Deitar no teu abraço
Retomar o pedaço
Que falta no meu coração



Eu não existo longe de você

 

E a solidão é o meu pior castigo

Eu conto as horas pra poder te ver

Mas o relógio tá de mal comigo

Por quê? Por quê?

 

Neném sem chupeta

Romeu sem Julieta

Sou eu assim sem você

Carro sem estrada

Queijo sem goiabada

Sou eu assim sem você

 

Porque que é que tem que ser assim?

Se o meu desejo não tem fim

Eu te quero a todo instante

Nem mil autofalantes

Vão poder falar por mim

 

Eu não existo longe de você

E a solidão é o meu pior castigo

Eu conto as horas pra poder te ver

Mas o relógio tá de mal comigo

 

 https://www.letras.mus.br/claudinho-e-buchecha/47176/

 

  • Depois de ler a letra da música, pense nas consequências do que é dito nela. Por exemplo: “Avião sem asa”: Não voa, cai.

 

  1. Explique as consequências desses outros fatos tirados da música:

 

  • Fogueira sem brasa:
  • Futebol sem bola:
  • Piu-piu sem Frajola:
  • Amor sem beijinho:
  • Circo sem palhaço:
  • Namoro sem amasso:

 

2.                  Agora é a sua vez! Encontre elementos, coisas ou objetos que completem as palavras abaixo:




Suco sem ____________________________

Amizade sem _________________________

Adolescente sem ______________________

Cadeira sem  _________________________

Céu sem  ____________________________

Churrasco sem  _______________________

Fogo sem ___________________________

Celular sem  _________________________

Namoro sem  ________________________

Biblioteca sem _______________________

Cinema sem _________________________

Livro sem ___________________________

Sorvete sem _________________________

Praia sem ___________________________



3.                  Nem sempre a falta de algum elemento gera consequências negativas. Termine as frases abaixo, colocando complementos que trazem consequências positivas. 

 

Vida sem ____________________________

Amor sem  ___________________________

Sociedade sem ________________________

Cidade sem  __________________________

Escola sem __________________________

Floresta sem  _________________________

Noite sem  ___________________________

Eu sem ______________________________

 

 

                                     XXXXXXXXXXXXX


EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 03.11 A 06.11 – 4º BIMESTRE

DISCIPLINA ARTE - PROFA. MARGARIDA

 

1ª Série – Intervenção na Escola – Arte e Ação.

Indicação e Orientação de Atividades


A – Assistir no youtube o vídeo:

                “Intervenção cênica (Quereres)”

 

Faça um comentário sobre o vídeo: O que é intervenção cênica para você?

  

Plantão de dúvidas no Meet: 5ª feira – 20h30 às 21h15

https://meet.google.com/lookup/e2vwdq4ua5


%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA

CLASSES SOCIAIS

Classe social é um grupo dentro de uma sociedade que se diferencia de outros em decorrência de características econômicas, políticas ou culturais. A classe social é composta por indivíduos que ocupam posição próxima na escala da produção e do consumo, por isso têm em comum um padrão de vida, hábitos culturais, poder de influência, mentalidade e interesses.

Na literatura sociológica, esse conceito abrange diferentes concepções, que divergem conforme o critério que adotam para classificar as classes. Nas sociedades capitalistas, esse critério é predominantemente econômico, mas, em algumas concepções, pode vincular a renda a outros aspectos, como escolaridade, aporte cultural ou poder político.

*Leia o texto da Apostila momento 2 p. 106 e 107 e responda as questões propostas:

A) Tomando os elementos acima acerca do conceito de mobilidade social, procure definir, a que classe social você acredita pertencer, ou outra pessoa, caso não queria usar a si mesmo como objeto de análise.

B) Pesquise os dois tipos de mobilidade social acima citando um exemplo de cada.

*Sites para pesquisas: https://www.infoescola.com/sociologia/classes-sociais/

https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/mobilidade-social.htm#

*Vídeo sugerido: https://youtu.be/Ps2t4_EFgTA

*Aulas online e plantão de dúvidas: http://meet.google.com/ufc-nez-pfe


%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%



E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

FÍSICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª ÉRIKA
SEMANA DE 03 DE NOVEMBRO A 06 DE NOVEMBRO

 

Olá, alunos!

Professora Érika aqui!

 

RECADO (Fique ligado!)

Toda segunda-feira, das 20h30 às 21h15, estarei disponível no Google Meet através do link abaixo para tirar dúvidas:

 

https://meet.google.com/rqa-kcen-gau

 

Este é meu contato via email: erikafernandes.mat@gmail.com

Se vocês tiverem alguma dúvida na atividade, me enviem uma mensagem por email.

                                                         xxxxxxxxxxxx

Hoje vamos começar a estudar sobre o Sistema Solar!

Para aprender alguns conceitos e entender como a descoberta do Sistema Solar evolui ao longo da história, assista o filme a seguir:

 

Quando o sol girava em torno da terra – Quer que eu desenhe?

https://www.youtube.com/watch?v=2IS7DZeqOao&feature=youtu.be


Assistam o vídeo com atenção, pois esses conceitos serão importantes adiante!

 Boa semana e bons estudos!

xxxxxxxxxxxx

 

E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br 
Turmas: 1º B e C
Conteúdo e habilidades da semana: Ler, compreender, analisar e interpretar noticías, leads, diálogo
GUIDE: Hi, people! Neste último bimestre teremos atividades mais confortáveis. Estudaremos o past simple.

Activity: Pessoal, vamos relembrar o past simple. Faça alguns exercícios


https://elt.oup.com/student/solutions/preint/grammar/grammar_02_012e?cc=global&selLanguage=en

Enviem-me as respostas

Participe de nossos encontros no googlemeet, sempre às terças-feiras as 19h45:

https://meet.google.com/fret3pk4ad           Nosso código é: fret3pk4ad

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
NOME:______________________________ SÉRIE: 1 ºC Nº: _______
MATÉRIA: GEOGRAFIA- 4° BIMESTRE-PROF. JOBSON
TEMA: 02- AULA - 05 e 06- Retomada, Aprofundamento, Recuperação e fixação dos
aprendizado em Geografia: Geopolítica do mundo contemporâneo - Organização-
02/11/2020 a 06/11/2020- - ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

Atividade

Leia o texto e responda o que se pede

Os continentes formaram-se no período Pré-cambriano, há cerca de 4,5 bilhões de anos, sobre as placas tectônicas, que inicialmente estavam agrupadas em uma imensa massa territorial, a Pangeia. O movimento milimétrico desses blocos de terra originou os atuais continentes. Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos. Pelo menos três versões podem ser consideradas. A primeira e mais utilizada considera que no planeta há seis continentes – extensas massas de terra cercadas por oceanos e que abrigam diversos países. A segunda considera a existência de apenas cinco continentes – ora considerando a Antártida um não continente, ora considerando a Europa e Ásia como um único continente, a Eurásia, por se situarem em uma mesma placa tectônica. A terceira amplia para oito o número de continentes, por considerar as subdivisões do continente americano (Norte, Central e Sul) como continentes autônomos. Neste texto, utilizaremos a definição mais aceita e usual de seis continentes.

Fonte:https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/os-continentes.htm#:~:text=Os%20continentes%20formaram%2Dse%20no,imensa%20massa%20territorial%2C%20a%20Pangeia.&text=Considera%2Dse%20que%20o%20planeta,%2C%20Europa%2C%20Oceania%20e%20Ant%C3%A1rtida. Acessado em 26/10/2020


Continentes Cruzados

Os continentes do planeta estão separados abaixo em sete blocos. Observe os seus contornos, descubra os seus nomes e registre-os, de acordo com a numeração de cada um. Você também pode realizar o registro em seu caderno no formato de uma lista numérica. Dicas: em uma cruzadinha usamos uma letra por quadrinho e consultar um planisfério pode ajudá-lo, fique atento aos contornos dos continentes.

1. Complete a cruzadinha com o nome dos continentes e regiões conforme as informações:


---------7------O continente é composto por 50 países e 8 territórios. Suas fronteiras foram diversas vezes alteradas, com os avanços e recuos dos impérios que o conquistaram ao longo dos séculos. Suas fronteiras são: ao norte, Mar Glacial Ártico; a noroeste, mar da Noruega; a leste, o Oceano Atlântico; ao sul, o Mar Mediterrâneo; a sudoeste, o Mar Negro; e, a noroeste, os Montes Urais.

.--------6--------- O continente possui 48 países e seis territórios, distribuídos em uma extensão de 44.580.000 km². A população do continente é estimada em 4,436 bilhões de habitantes. Esse é o continente mais populoso do planeta, com destaques para a China (1.376.048.943), Índia (1.311.050.527), Paquistão (188.924.874) e Bangladesh (160.995.642).

---------4---------O continente possui 54 países e 9 territórios. Sua extensão territorial é de 30.370.000km², e sua população são estimadas em 1.216.000 milhões de habitantes. Com uma extensa distribuição latitudinal, o continente ocupa parte do hemisfério norte e parte do hemisfério sul, sendo cortado praticamente ao meio pela linha do Equador. Assim, somente os extremos norte e sul escapam da zona tropical, localizando-se na zona temperada

---------5---------- É o menor continente do planeta, com 8. 526,000 km². Sua extensão territorial praticamente se confunde com o território da Austrália, de 7.692.000 km², ou seja, um pouco mais de 90% do continente. Assim, alguns autores classificam a Austrália como um país continental. O território restante é distribuído entre 14 micro-países e 11 territórios

-----------2----------é o mais recente a ser explorado e ainda pouco se conhece sobre suas principais características, fauna e flora. Sua dimensão territorial é estimada em 14.000.000 km². Sua população caracteriza-se basicamente por pesquisadores, que se revezam na intenção de desenvolver pesquisas e trabalhos científicos sob condições extremas.

-------------1----------- O continente possui a maior extensão latitudinal do mundo, ocupando, praticamente, todas as faixas de norte a sul. Essa distribuição permite que o continente experimente todas as variações climáticas do planeta, desde as camadas mais quentes da região equatorial às zonas temperadas e camadas polares. Do mesmo modo, observam-se as mais variadas expressões de vegetação, solo e relevo.


Obs. Responda as atividades no caderno ou se preferir faça um vídeo no celular, respondendo-as”; fale seu nome completo, o nome da matéria, do professor, da escola e a série, depois envie no e-mail, mas se as atividades forem realizadas no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com

Plano Semanal de História 1ºanos A, B e C – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

História

Data/Semana:

26/10/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Roma Antiga

Estratégia:

Pesquisa

E-mail para envio de atividades:

maurosilveira@prof.educacao.sp.gov.br

Link das aulas no meet:

https://meet.google.com/cdc-nbjj-ocj

 

ATIVIDADE DA SEMANA

 Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, vamos fazer uma pesquisa com base no texto sobre as formas de governo estudadas na aula passada. Pois bem, cabe a você, pesquisar e listar 3 países no mundo que adotam a República como forma de governo  e 3 países que adotam a Monarquia. Bom trabalho!

MONARQUIA

REPÚBLICA

 

 

 

 

 

 


Plano Semanal de Geografia 1ºano – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

Geografia

Data/Semana:

03/11/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Globalização – Biomas terrestres

Estratégia:

Texto

E-mail para envio das atividades:

maurosilveira@prof.educacao.sp.gov.br

Link para as aulas no meet:

https://meet.google.com/cdc-nbjj-ocj

 

ATIVIDADE DA SEMANA

            Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, vamos a leitura de um texto sobre “Biomas”. Você sabe o que é um bioma? Pois então é bom já se familiarizar a este termo pois o veremos muitas vezes daqui pra frente. Boa leitura!

 

O QUE SÃO BIOMAS ?

O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como “um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.” Esse termo provém do grego Bio = vida e Oma = grupo ou massa e foi utilizado pela primeira vez, segundo alguns autores, por Shelford. Para outros, o termo foi criado por Clements.

Existem diferentes biomas no Brasil e no mundo, cada um com suas espécies características e algumas vezes únicas. Por ser uma região natural que engloba toda a biodiversidade de uma área, além de fornecerem recursos para a população da região, os biomas devem ser protegidos e usados de maneira adequada.

O que se percebe, no entanto, é um crescimento descontrolado das grandes cidades, desmatamento, avanço de propriedades agrícolas e rurais nas áreas selvagens, além do uso indiscriminado dos recursos naturais dos biomas. Apesar de o desenvolvimento ser necessário, é importante desenvolver maneiras para que ele ocorra de maneira sustentável. Para que a preservação aconteça, alguns locais são protegidos por lei e constituem as Unidades de Conservação.

 

→ Biomas Brasileiros

 

No Brasil, segundo o Ministério do Meio Ambiente, existem seis biomas distintos:

Amazônia: É o maior de todos os biomas brasileiros e engloba a maior bacia hidrográfica do mundo. Além de ocupar um grande território, destaca-se pelo número de espécies, que, segundo alguns autores, equivale à metade de todas as espécies do planeta aproximadamente.

Caatinga: é um bioma rico em biodiversidade e que ocupa cerca de 11% do território nacional, predominantemente na região Nordeste. Sua vegetação é característica, com plantas suculentas e cheias de espinhos, adaptações ao clima seco da região.

Cerrado: É o segundo maior bioma da América do Sul e destaca-se por seu grande endemismo (presença de espécies exclusivas da região) e perda rápida da vegetação, o que fez dele um hotspot. O Cerrado pode ser comparado às savanas localizadas na África e Austrália. A principal característica da vegetação dessa região são as árvores com troncos retorcidos e cascas grossas.

Mata Atlântica: É constituída por várias formações florestais e alguns ecossistemas associados. Sua biodiversidade é impressionante, mesmo após o bioma ter sido amplamente fragmentado. Alguns autores indicam, por exemplo, que existem cerca de 20.000 espécies de plantas na Mata Atlântica, número superior, por exemplo, ao de toda a Europa. É uma das áreas mais ricas em biodiversidade do planeta e, infelizmente, é um dos biomas mais devastados do país.

Pampa: Esse bioma é restrito ao Rio Grande do Sul e caracteriza-se, principalmente, por ser formado por uma vegetação herbácea e arbustiva.

Pantanal: Mesmo sendo o menor bioma brasileiro, é uma das maiores extensões de área úmida do planeta. É uma região de ligação entre o Cerrado, o Chaco e a Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário