Atividades de Português das Turmas 2A e 2B
Profa Rosana
SEMANA DE 21 À 25 DE SETEMBRO DE 2020
Conheça
a diferença entre elas
Coesão
e coerência são dois elementos
importantes na construção de um texto. Sem a coesão não seria possível
transformar uma sequência de palavras num todo organizado, isto é, em um texto.
A
coesão e a coerência desempenham funções diferentes dentro de um texto e são
muito importantes para entender como fazer uma boa redação.
Diferença
entre coesão e coerência
Coesão
e coerência são elementos diferentes e muito importantes em a produção de textos. Um texto pode ser
coeso e incoerente ao mesmo tempo. Ambas possuem em comum apenas o fato de
serem relacionadas com as regras essenciais para a produção de um bom texto.
O
ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A
coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda
do texto: o seu conteúdo
Criando
coerência textual
Para
atingir o objetivo de passar uma mensagem clara e compreensível, um bom
texto deve conter alguns elementos que facilitem o entendimento do leitor,
seguindo uma linha de pensamento que possa ser acompanhada e entendida.
Elementos
importantes na coerência textual:
•
Escrever de forma clara, simples, objetiva e concisa;
•
Fazer a estruturação da ideia principal e das ideias
secundárias;
•
Estabelecer uma linha de raciocínio e pensamento lógico;
•
Cruzamento de ideias e harmonia entre fatos;
•
Propagar a informação importante com ênfase nas partes mais importantes;
•
Expor informações suficientes sobre o assunto;
•
Mostrar que domina o assunto apresentado;
Devem
ser evitados na coerência textual:
•
Uso desnecessário de palavras;
•
Repetição de termos;
•
Ideias redundantes;
•
Contradições;
•
Existência de fatos isolados;
•
Frases muitos longas;
•
Frases prontas, clichês, jargões, estrangeirismos;
•
Uso de outros recursos que deixem o discurso pobre.
E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
NOME:______________________________ SÉRIE: 2 º A,
B Nº: _______
MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON
TEMA: 07- AULA - 13 E 14- Contextualização e atividades:
Revolução Industrial - 21/09/2020 a 25/09/2020
Obs.”Responda as atividades no caderno ou se
preferir faça um vídeo no celular respondendo-as”; diga seu nome completo, o
nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola e a sala,
depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem realizadas no caderno, por
favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail:
prof.humanasjobson@gmail.com
:
1-De acordo com o seu caderno do aluno, leia a
páginas 61 e responda a atividade-01 da pág -link do caderno do aluno: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
História
Atividade Cultural
Visitar o site:
https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html
Escolher um dos museus para um passeio virtual
e escrever uma resenha sobre o que observou.
Obs. Responda através do e-mail diasgouvea@prof.educacao.sp.gov.br e no campo “assunto”, coloque seu nome, sala e nº.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B
SEMANA DE 21 À 25 DE SETEMBRO DE 2020
PROFª DÉBORA
Atenção alunos: já estamos na reta final do 3º bimestre! Muitos alunos ainda estão devendo as atividades aqui do blog. Não deixem de enviar! Alguns alunos também não entregaram a AAP e a provinha em papel que eu enviei para ser feita em casa e devolvida na escola. Avisem os colegas! Fico no aguardo!
AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 14/08/2020 - ARRANJO COM REPETIÇÃO PARTE IX.
CONTINUAÇÃO DOS EXERCÍCIOS SOBRE ESSA AULA
https://www.youtube.com/watch?v=tR6zk7rdJR0
Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:
1) Dado o conjunto B = {1,4,6}, quantos serão os possíveis agrupamentos formados com 2 elementos de B, de forma que eles possam se repetir?
2) Considere as vogais a, e, i, o, u. De quantas maneiras diferentes podemos formar anagramas com 3 delas, podendo repeti-las?
3) Telma foi à uma sorveteria comprar sorvetes para as sobremesas do almoço de sábado e domingo. Nessa sorveteria existem 8 tipos de sorvetes diferentes. De quantas maneiras diferentes Telma poderá escolhê-los, levando em conta que podem ser iguais nos dois almoços?
4) Considere o conjunto N = {3,4,5,6,7,8,9}. Quantos números com quatro algarismos poderão ser formados, que sejam divisíveis por 2 e que possam se repetir os números?
Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
EE
Visconde de São Leopoldo
Atividades
de Física das Turmas 2A e 2B
Profº José Carlos
Habilidade: Reconhecer a importância da luz no cotidiano e no meio ambiente.
1. Leia o seguinte texto e responda às questões propostas:
Em muitos museus espalhados pelo mundo,
um aviso é constante: “É proibido fotografar”. Se há a permissão, não é
possível tirar fotos usando o flash da câmera. O que
acontece é que essa luz disparada pelas câmeras é tão intensa que acaba
adulterando a própria cor das pinturas. Além de todas as cores perceptíveis
pelo olho humano e dos raios infravermelhos, a luz branca dos flashes contém os
invisíveis e poderosos raios ultravioleta. Os fótons (partículas de luz) que os
compõem carregam uma quantidade de energia muito maior que a dos outros raios, por isso os raios ultravioleta são capazes de provocar
reações fotoquímicas, ou seja, reações químicas capazes de quebrar as ligações
químicas dos átomos que compõem as moléculas do pigmento - o que, por
sua vez, modificaria de maneira imprevisível as cores da pintura. Toda luz branca - como a do Sol ou a das
lâmpadas fluorescentes - é capaz de provocar
esse tipo de deterioração da pigmentação, só que essa capacidade de
interferir na pigmentação aumenta conforme a intensidade da luz. A dos flashes
é tão forte que tem que ser proibida em nome da preservação de patrimônios
artísticos valiosíssimos. Por isso, os grandes
museus em todo o mundo proíbem fotos com flash e costumam
usar vidro para proteger alguns quadros, pois ele reflete parte da luz e reduz
a reação fotoquímica. No Louvre, por exemplo, a Mona Lisa, de
Leonardo da Vinci, um dos quadros mais assediados daquele museu parisiense, é preservada dos flashes dos
visitantes por um espesso vidro.
O nome
do processo envolvido na deterioração das obras de arte por meio da luz é
denominado fotólise, istó é, uma
reação química provocada pela luz.
(Adaptado da Revista Mundo Estranho.)
a)
Por que nos museus é proibido fotografar com flash?
b)
O que são reações fotoquímicas?
c)
Por que os grandes museus costumam usar vidro para proteger alguns quadros ?
d) O que é uma fotólise?
2. O que é bioluminescência? Como ocorre o fenômeno da bioluminescência e qual é a importância desse fenômeno para os seres vivos e para o meio ambiente?
3. Qual é a diferença entre fluorescência e fosforescência ? Dê exemplos.
4. O que é reflexão da luz? Dê exemplos.
5. O que você entende por reflexão difusa da luz e reflexão regular ou especular da luz? Dê exemplos.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
ATIVIDADE DE BIOLOGIA- 2º ANO EM
PROFESSORA CARLA ZEINUM
SEMANA DE 21 Á 25/09
TEMA: DO DNA A PROTEÍNA-
TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO.
A síntese de uma proteína e sua relação com o código
genético ficaram conhecidos como o dogma central da biologia molecular. Nele,
compreendemos que moléculas de DNA, além de moldes para sua própria replicação,
são responsáveis por guiar a produção de RNA que, por sua vez, coordena a
construção das proteínas.
1-
Observe
a sequência de 3 bases (códons) formam 1 aminoácido. Através da fita de RNA, cite o nome de cada aminoácido formada
(tabela): AUG, CUU,UCG,UAU.
UAC,GAA,AGC,AUA.
Por exemplo: (AUG- Metionina) (CUU- Leucina).....
Obs-
o conjunto de aminoácidos formam uma proteína
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
SEMANA 21.09 A 25.09 - FILOSOFIA – PROF PABLO
2ª Série
Tema: Filosofia, política e ética: Filosofia e Educação
Objetivo: Expressar por escrito e oralmente a relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais; Analisar criticamente a própria experiência educacional.
Base
- Pág 78 a 79 (finalização de tema).
A
- Tendo em vista que você assistiu o curta “Vista minha pele” – de Joel Zito
Araújo. E que você sabe o significado das palavras:
RACISMO; APOROFOBIA; XENOFOBIA;
MISOGINIA; AGEISMO. → NÃO SABE ALGUMA? Pesquise e registre em
seu caderno. É importante.
B – REDAÇÃO - Veja essas indagações e realize:
ü Como
identificar práticas racistas?
ü Como
o racismo tem se manifestado em nossa sociedade?
ü Na
maioria dos casos o racismo acaba naturalizado em nossa sociedade?
ü Usar
a diferença para discriminar, humilhar, ou diminuir o outro, consiste em
preconceito?
→ Para a finalização do tema, produza uma redação com argumentação crítica.
Base
- Pág 79 a 80 (Adaptada)
C-
Reflita e responda:
1)
O que você entende por ensino e aprendizagem?
2)
Você acredita que a frequência na escola provocou mudanças na sua vida? Quais?
(Sem contar o período da pandemia)
3)
O que precisa mudar na educação escolar para melhorar a formação cidadã?
Leia o texto da página 80 - Considerações
sobre o texto Educação após Auschwitz
A partir do texto e das suas experiências escolares escreva um
comentário sobre as questões:
4) O que você entende por educação? O que é educação?
5) Para que ela serve?
6) O que você entende por emancipação?
7) Dentro do contexto, o que seria para você uma educação
emancipadora?
8) O que você sonha para seu futuro? E, caso pretenda ter filhos, o
que sonha para o futuro deles?
9) Seguir cegamente a interpretação que os outros fazem da religião,
de como votar e em quem votar e nunca reclamar do que está acontecendo no mundo
é característico de uma formação emancipada? Justifique sua resposta. Apresente
situações que reforcem sua ideia.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
EE Visconde de São Leopoldo
Atividades de Estudo de Química Turmas: 2A/2B
Semana de 21/09/2020
Prof º José
Carlos
Habilidade: Relacionar as propriedades macroscópicas das substâncias às ligações químicas entre seus átomos, moléculas ou íons.
Objetivo: Adquirir
conhecimentos sobre as propriedades dos compostos iônicos e moleculares, através
da leitura de textos e da visualização de vídeos .
1. Ler os textos sobre as substâncias iônicas e moleculares.
disponíveis nos links abaixo:
https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/caracteristicas-dos-compostos-ionicos.htm
https://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-dos-compostos-covalentes-moleculares.htm
2. Assistir aos vídeos do YouTube sobre
as substâncias iônicas e moleculares
disponíveis nos links abaixo:
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
SEMANA 21.09 A 25.09 – 3º BIMESTRE
DISCIPLINA ARTE - PROFA.MARGARIDA
2ª Série – Linguagem Música.
Objeto do conhecimento: Música.
Indicação e Orientação de Atividades
De
acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:
Atividade 1 – Sondagem - pág. 93 - 94.
A - Pesquise e Responda:
1)
Comente os
diversos usos sociais e comerciais de uma música.
2)
O que é um
jingle?
3)
Qual a
diferença entre jingle e peças publicitárias com música de locução?
4)
Qual a
diferença de um jingle e uma paródia?
B – Siga as instruções:
a)
Escolha um
produto fictício.
b)
Qual público
alvo pretende atingir?
c)
Escolha uma
música e crie uma paródia.
d)
Crie um
jingle sobre esse produto.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA
AS MULHERES E O MUNDO DO TRABALHO
1) Pesquise a respeito de trabalhos caracterizados como
femininos e masculinos.
2) Escreva uma redação em que sintetize suas ideias.
(mínimo 8 linhas).
*Entregar até o dia 28/09
*****************************************************************************************************
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
1. Respondam
A. What does Xavier plan to do?
_
B. Why does he want to graduate?
_
C. Is Xavier a bad guy?
_
D. Why doesn't Xavier complain about life?
_
Nenhum comentário:
Postar um comentário