Páginas

2º ano- semana de 21 de setembro-3bim

Atividades de Português das Turmas 2A e 2B

Profa Rosana

 SEMANA DE 21 À 25 DE SETEMBRO DE 2020


COESÃO E COERÊNCIA

Conheça a diferença entre elas

 

Coesão e coerência são dois elementos importantes na construção de um texto. Sem a coesão não seria possível transformar uma sequência de palavras num todo organizado, isto é, em um texto.

 

A coesão e a coerência desempenham funções diferentes dentro de um texto e são muito importantes para entender como fazer uma boa redação.

 

Diferença entre coesão e coerência

 

Coesão e coerência são elementos diferentes e muito importantes em a produção de textosUm texto pode ser coeso e incoerente ao mesmo tempo. Ambas possuem em comum apenas o fato de serem relacionadas com as regras essenciais para a produção de um bom texto.

 

O ponto principal da coesão textual são as regras da gramática, ou seja, articulação interna. A coerência textual, do contrário, aborda a articulação externa e mais profunda do texto: o seu conteúdo

 

Criando coerência textual

 

Para atingir o objetivo de passar uma mensagem clara e compreensível, um bom texto deve conter alguns elementos que facilitem o entendimento do leitor, seguindo uma linha de pensamento que possa ser acompanhada e entendida.

 

Elementos importantes na coerência textual:

 

• Escrever de forma clara, simples, objetiva e concisa;

• Fazer a estruturação da ideia principal e das ideias secundárias;

• Estabelecer uma linha de raciocínio e pensamento lógico;

• Cruzamento de ideias e harmonia entre fatos;

• Propagar a informação importante com ênfase nas partes mais importantes;

• Expor informações suficientes sobre o assunto;

• Mostrar que domina o assunto apresentado;

 

Devem ser evitados na coerência textual:

 

• Uso desnecessário de palavras;

• Repetição de termos;

• Ideias redundantes;

• Contradições;

• Existência de fatos isolados;

• Frases muitos longas;

• Frases prontas, clichês, jargões, estrangeirismos;

• Uso de outros recursos que deixem o discurso pobre.

 




E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:______________________________ SÉRIE: 2 º A, B    Nº: _______

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON

TEMA: 07- AULA - 13 E 14- Contextualização e atividades: Revolução Industrial - 21/09/2020 a 25/09/2020

 

Obs.”Responda as atividades no caderno ou se preferir faça um vídeo no celular respondendo-as”; diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem realizadas no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com

 

 

:

 

1-De acordo com o seu caderno do aluno, leia a páginas 61 e responda a atividade-01 da pág -link do caderno do aluno: https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/EM%202020%20-%20Caderno%20do%20Aluno%20-%20Vol.2%20/2a%20serie%202o%20BI.pdf


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

História

Atividade Cultural


Visitar o site:

https://www.melhoresdestinos.com.br/museus-virtuais.html


Escolher um dos museus para um passeio virtual e escrever uma resenha sobre o que observou.

Obs. Responda através do e-mail diasgouvea@prof.educacao.sp.gov.br e no campo “assunto”, coloque seu nome, sala e nº. 


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B

                                         SEMANA DE 21 À 25 DE SETEMBRO DE 2020

                                                            PROFª DÉBORA

   

Atenção alunos:  já estamos na reta final do 3º bimestre! Muitos alunos ainda estão devendo as atividades aqui do blog. Não deixem de enviar! Alguns alunos também não entregaram a AAP e a provinha em papel que eu enviei para ser feita em casa e devolvida na escola. Avisem os colegas! Fico no aguardo!

 

  

 AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 14/08/2020 - ARRANJO COM REPETIÇÃO PARTE IX.

 CONTINUAÇÃO DOS EXERCÍCIOS SOBRE ESSA AULA

https://www.youtube.com/watch?v=tR6zk7rdJR0


 

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

 

1) Dado o conjunto B = {1,4,6}, quantos serão os possíveis agrupamentos formados com 2 elementos de B, de forma que eles possam se repetir?

2) Considere as vogais a, e, i, o, u. De quantas maneiras diferentes podemos formar anagramas com 3 delas, podendo repeti-las?

3) Telma foi à uma sorveteria comprar sorvetes para as sobremesas do almoço de sábado e domingo. Nessa sorveteria existem 8 tipos de sorvetes diferentes. De quantas maneiras diferentes Telma poderá escolhê-los, levando em conta que podem ser iguais nos dois almoços?

4) Considere o conjunto N = {3,4,5,6,7,8,9}. Quantos números com quatro algarismos poderão ser formados, que sejam divisíveis por 2 e que possam se repetir os números?

 

Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

EE Visconde de São Leopoldo

Atividades de Física das Turmas 2A e 2B

Profº José Carlos


Habilidade: Reconhecer a importância da luz no cotidiano e no meio ambiente.


1.           Leia o seguinte texto e responda às questões propostas:

Em muitos museus espalhados pelo mundo, um aviso é constante: “É proibido fotografar”. Se há a permissão, não é possível tirar fotos usando o flash da câmera. O que acontece é que essa luz disparada pelas câmeras é tão intensa que acaba adulterando a própria cor das pinturas. Além de todas as cores perceptíveis pelo olho humano e dos raios infravermelhos, a luz branca dos flashes contém os invisíveis e poderosos raios ultravioleta. Os fótons (partículas de luz) que os compõem carregam uma quantidade de energia muito maior que a dos outros raios, por isso os raios ultravioleta são capazes de provocar reações fotoquímicas, ou seja, reações químicas capazes de quebrar as ligações químicas dos átomos que compõem as moléculas do pigmento - o que, por sua vez, modificaria de maneira imprevisível as cores da pintura. Toda luz branca - como a do Sol ou a das lâmpadas fluorescentes - é capaz de provocar esse tipo de deterioração da pigmentação, só que essa capacidade de interferir na pigmentação aumenta conforme a intensidade da luz. A dos flashes é tão forte que tem que ser proibida em nome da preservação de patrimônios artísticos valiosíssimos. Por isso, os grandes museus em todo o mundo proíbem fotos com flash e costumam usar vidro para proteger alguns quadros, pois ele reflete parte da luz e reduz a reação fotoquímica. No Louvre, por exemplo, a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, um dos quadros mais assediados daquele museu parisiense, é preservada dos flashes dos visitantes por um espesso vidro.

O nome do processo envolvido na deterioração das obras de arte por meio da luz é denominado fotólise, istó é, uma reação química provocada pela luz.

(Adaptado da Revista Mundo Estranho.)

a) Por que nos museus é proibido fotografar com flash?

b) O que são reações fotoquímicas?

c) Por que os grandes museus costumam usar vidro para proteger alguns quadros ?

d) O que é uma fotólise?

2. O que é bioluminescência? Como ocorre o fenômeno da bioluminescência e qual é a importância desse fenômeno para os seres vivos e para o meio ambiente?

3.   Qual é a diferença entre fluorescência e fosforescência ? Dê exemplos.

4.   O que é reflexão da luz? Dê exemplos.

5.  O que você entende por reflexão difusa da luz e reflexão regular ou especular da luz? Dê exemplos.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


ATIVIDADE DE BIOLOGIA- 2º ANO EM

PROFESSORA CARLA ZEINUM

SEMANA DE 21 Á 25/09

 

TEMA: DO DNA A PROTEÍNA- TRANSCRIÇÃO E TRADUÇÃO.

 

A síntese de uma proteína e sua relação com o código genético ficaram conhecidos como o dogma central da biologia molecular. Nele, compreendemos que moléculas de DNA, além de moldes para sua própria replicação, são responsáveis por guiar a produção de RNA que, por sua vez, coordena a construção das proteínas.

 


 

 


 

1-    Observe a sequência de 3 bases (códons) formam 1 aminoácido. Através da fita de RNA, cite o nome de cada aminoácido formada (tabela): AUG, CUU,UCG,UAU.

UAC,GAA,AGC,AUA.

 

 

Por exemplo: (AUG- Metionina) (CUU- Leucina).....

 

Obs- o conjunto de aminoácidos formam uma proteína 


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

SEMANA 21.09 A 25.09 - FILOSOFIA – PROF PABLO

2ª Série

Tema: Filosofia, política e ética: Filosofia e Educação

Objetivo: Expressar por escrito e oralmente a relevância da educação para a superação de preconceitos e desigualdades sociais; Analisar criticamente a própria experiência educacional.

 

Base - Pág 78 a 79 (finalização de tema).

A - Tendo em vista que você assistiu o curta “Vista minha pele” – de Joel Zito Araújo. E que você sabe o significado das palavras:

RACISMO; APOROFOBIA; XENOFOBIA; MISOGINIA; AGEISMO. → NÃO SABE ALGUMA? Pesquise e registre em seu caderno. É importante.


B – REDAÇÃO - Veja essas indagações e realize:

ü  Como identificar práticas racistas?

ü  Como o racismo tem se manifestado em nossa sociedade?

ü  Na maioria dos casos o racismo acaba naturalizado em nossa sociedade?

ü  Usar a diferença para discriminar, humilhar, ou diminuir o outro, consiste em preconceito?

 

Para a finalização do tema, produza uma redação com argumentação crítica.

Base - Pág 79 a 80 (Adaptada)  

C- Reflita e responda:

1) O que você entende por ensino e aprendizagem?

2) Você acredita que a frequência na escola provocou mudanças na sua vida? Quais? (Sem contar o período da pandemia)

3) O que precisa mudar na educação escolar para melhorar a formação cidadã?  

 

Leia o texto da página 80 - Considerações sobre o texto Educação após Auschwitz

A partir do texto e das suas experiências escolares escreva um comentário sobre as questões:

 

4) O que você entende por educação? O que é educação?

5) Para que ela serve?

6) O que você entende por emancipação?

7) Dentro do contexto, o que seria para você uma educação emancipadora?

8) O que você sonha para seu futuro? E, caso pretenda ter filhos, o que sonha para o futuro deles?

9) Seguir cegamente a interpretação que os outros fazem da religião, de como votar e em quem votar e nunca reclamar do que está acontecendo no mundo é característico de uma formação emancipada? Justifique sua resposta. Apresente situações que reforcem sua ideia. 


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

EE Visconde de São Leopoldo

Atividades de Estudo de Química     Turmas: 2A/2B

Semana de 21/09/2020

Prof º José Carlos

 Habilidade: Relacionar as propriedades macroscópicas das substâncias às ligações químicas entre seus átomos, moléculas ou íons.

Objetivo: Adquirir conhecimentos sobre as propriedades dos compostos iônicos e molecularesatravés da leitura de textos e da visualização de vídeos .

1. Ler os textos sobre as substâncias iônicas e moleculares. disponíveis nos links abaixo:

https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/caracteristicas-dos-compostos-ionicos.htm

https://brasilescola.uol.com.br/quimica/propriedades-dos-compostos-covalentes-moleculares.htm

2.  Assistir aos vídeos do YouTube sobre as substâncias iônicas e  moleculares disponíveis nos links abaixo:

https://youtu.be/yBQpKprM8FA

https://youtu.be/fBVbbYZutTk

https://youtu.be/8r-Evo-SW8k


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


SEMANA 21.09 A 25.09 – 3º BIMESTRE

DISCIPLINA ARTE - PROFA.MARGARIDA


2ª Série – Linguagem Música.

Objeto do conhecimento: Música.

Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:  Atividade 1 – Sondagem - pág. 93 - 94.

 

A - Pesquise e Responda:

 

1)    Comente os diversos usos sociais e comerciais de uma música.

2)    O que é um jingle?

3)    Qual a diferença entre jingle e peças publicitárias com música de locução?

4)    Qual a diferença de um jingle e uma paródia?

B – Siga as instruções:

 

a)    Escolha um produto fictício.

b)    Qual público alvo pretende atingir?

c)    Escolha uma música e crie uma paródia.

d)    Crie um jingle sobre esse produto.

 

 Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte. 


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA

AS MULHERES E O MUNDO DO TRABALHO

Na indústria, as etapas foram separadas em nome de, por exemplo, rapidez. Isso fez com que os trabalhadores se especializassem apenas naquilo que realizavam em seu posto de trabalho – não necessariamente uma especialização qualificada –, o que resultou na incapacidade de dominar todas as etapas da manufatura do que produziam. Isso soou tão eficiente na sociedade, que muitos lares contemporâneos adotaram essa divisão de trabalho: tarefas que cabem aos pais, às mães, aos filhos e às filhas. A divisão do trabalho é também sexual. As transformações engendradas pela Revolução Industrial envolveram fundamentalmente as mulheres, que tiveram uma ação protagonista nesse processo. Embora maioria nas fábricas, elas recebiam salários menores que os homens, sofriam frequentemente com agressões e assédio sexual de seus superiores, além de se exporem a riscos de acidentes de trabalho durante o manuseio das máquinas desse início de industrialização. Diante disso, nesse período, as mulheres participaram ativamente como novo ator no espaço público, estando à frente dos movimentos operários por melhores condições de trabalho e conquistando, gradativamente, reconhecimento social e direitos. Não obstante, há tendência em acreditar que a natureza feminina é mais propensa a determinados tipos de trabalho, e a masculina, a outros. Temos que desnaturalizar o olhar mais uma vez, problematizando: O que diferencia os seres humanos no processo de trabalho?

1) Pesquise a respeito de trabalhos caracterizados como femininos e masculinos.

2) Escreva uma redação em que sintetize suas ideias. (mínimo 8 linhas).

*Entregar até o dia 28/09

*****************************************************************************************************

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turmas: 2ºA e B 
GUIDE:Turma, nessa etapa vamos aprimorar nossa leitura e perceber os modal verbs. Peço que leiam e se apropriem do texto abaixo e respondam as perguntas. 

Xavier is an intelligent guy and he plans to go to medical school. He thinks he may get a better job when he graduates. At the moment, Xavier is working at a supermarket and he can't pay for his studies or buy books, so he should try to get into a public college. Xavier is the oldest child and he feels he must do something to help his younger brothers and sisters as he already noticed they will need his support. Xavier is brave, determined and doesn't complain about life because he knows that things could be worse than they are now.

1. Respondam

A. What does Xavier plan to do?
_

B. Why does he want to graduate?
_

C. Is Xavier a bad guy?
_

D. Why doesn't Xavier complain about life?
_



Nenhum comentário:

Postar um comentário