Páginas

1º ano SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO



ATIVIDADES DE QUÍMICA  TURMAS: 1A/1B/1C
 SEMANA DE 08 A 12 DE JUNHO DE 2020

1) O que são fenômenos físicos e químicos? Dê exemplos.

2) O que são reações químicas e como se classificam? Dê exemplos.

3) O que é uma equação química? Dê exemplos.

4) PESQUISA: Dê  3 exemplos de reações químicas que ocorrem no nosso cotidiano. Explique cada uma delas.

5) Quais são as caracterísitcas dos estados físicos da matéria: sólido,líquido e gasoso? 

6) Quais são as mudanças de estado físico da matéria? Explique e dê exemplos.
A atividade pode ser feita no Word.

Enviar a atividade pelo e-mail  atividadesdefisicaequimica10@gmail.com 
Colocar no corpo do e-mail nome, número e série
Enviar também no Ambiente Googleclassroom
CÓDIGO DE QUÍMICA DA TURMA 1A: u4jswln
CÓDIGO DE QUÍMICA DA TURMA 1B: aguardando o código.
CÓDIGO DE QUÍMICA DA TURMA 1C: dpr7eug


1ª série EM  – Semana de 08 a 12.06
FILOSOFIA – PROF. PABLO WANDERLEY

TEMA: A FILOSOFIA E OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO – MITO, CULTURA, RELIGIÃO, ARTE E CIÊNCIA

Objetivo: Criticar a concepção de conhecimento científico como verdade absoluta

Atividades:

1) Pesquise em dicionários (primeiro um simples, depois em um dicionário de filosofia), ou sites da internet, o significado dos termos “Natureza” e “Cultura”. Depois, responda: de que forma natureza e cultura se relacionam?

2) Na sua apostila do aluno, página 81/82 leia o Mito de Prometeu e Epimeteu. Tendo como referência o mito apresentado: ao trazer o conhecimento do fogo para os homens, Prometeu teria alterado a natureza humana? Justifique a sua resposta.

Sugestão: Antes de responder a questão 2 pesquise na própria apostila ou internet o que significa Mito.

Saiba mais - Esse mito foi transformado em tragédia pelo poeta grego Ésquilo, no século V a.C, intitulada “Prometeu Acorrentado”, e que até hoje é encenada no teatro, inclusive por meio de leituras cênicas.


Observação: Ninguém sabe o significado de todas as palavras. É normal que você não saiba o significado de algumas que se apresentam na lição, portanto, não se acanhe, não se envergonhe da sua ignorância, pegue o dicionário e veja o que significa. Escreva o significado em seu caderno, você vai ampliar seu repertório de palavras e escrever textos melhores. Isso cabe para todas as matérias da escola. Você levará isso para toda sua vida!


Atenção: As atividades seguem o caderno do aluno - volume 2. 




E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
BIOLOGIA 1A, 1B, 1C    PROFª DÉBORA


Boa noite, alunos!
Estamos finalizando as notas do 1º bimestre, e muitos alunos ainda não entregaram as atividades propostas. Gostaria de comunicar que ainda é possível fazê-lo. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de Biologia para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Estou no aguardo!


TRABALHO DE INTRODUÇÃO AO 2º BIMESTRE

Pesquisa:
"Interferências Humanas nos Ciclos Naturais: Efeito Estufa, Mudanças Climáticas, Uso de Fertilizantes"

Reflita sobre como o homem interfere nesses processos e de que forma acaba prejudicando a nossa qualidade de vida.

O trabalho deve ser manuscrito.Se preferir, pode fazer no próprio caderno. Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com


ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 08/06). 

  





EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 08.06 A 12.06
DISCIPLINA - ARTE - PROFA MARGARIDA

1ª Série – Intervenção lugar/espaço em Arte Visual.

Indicação e Orientação de Atividades
De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre faremos uma sondagem em artes visuais.

Pesquise e Responda:

1) Qual a diferença entre REFORMAR e RESTAURAR?
2) Quais restaurações foram feitas em obras na sua cidade?
3) Você sabe o que é um tombamento?
4) Por que temos que preservar, restaurar e intervir? Qual a função da intervenção em Arte?
5) Você já ouviu falar em arte urbana? Conhece na sua cidade ou região artistas que produzem esse tipo de arte?
6) Quais manifestações artísticas você conhece: Graffiti, Stencil Graffiti, Reserve Graffiti, Cow Parede, Land Art, Lambe-lambe, Assemblage, Arte Conceitual, Sites Specifc e performance?
7) Escolha dentro de uma das manifestações artísticas e apresente uma imagem – classificando o nome da arte e do artista que realizou.

Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte. 


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - 1ºANO PROFª SELMA 
Sociabilidade e Socialização


Texto 1
Sociabilidade e Socialização: As duas palavras que dão nome a este título, embora parecidas morfologicamente, possuem significados distintos.
Sociabilidade, nada mais é do que a capacidade, a possibilidade ou até mesmo a inclinação em viver junto com outras pessoas, enquanto Socialização é a efetiva vivência com demais pessoas. Para tornar mais claro, simplifiquemos: A sociabilidade diz respeito a capacidade de ser sociável; sociabilidade é o nome dado para a possibilidade de Socialização. Já a socialização é a vivência em sociedade, assimilando os hábitos, normas e costumes do grupo que participa.
"socialização é o processo pelo qual o indivíduo aprende a ser membro da sociedade" (Brigitte Berger e Peter Berger)

Texto 2
Segundo Aristóteles: o homem é um ser social porque é um animal que precisa dos outros membros da espécie.
Vamos começar a discussão de que o ser humano é social por uma das reflexões mais antigas para o assunto. Não é à toa que precisamos voltar para a Grécia, pois quem nos dará essa lição é Aristóteles. Para ele, o homem precisa de outras pessoas porque é um ser carente. Assim, precisa de outras pessoas para se sentir pleno e feliz.
De acordo com o filósofo, é possível dividir as espécies animais em diferentes grupos. Ainda que algumas pessoas prefiram um certo isolamento, ninguém vive bem 100% sozinho. Além disso, só seria possível manifestar a maior grandeza humana na convivência. Estamos aqui falando da linguagem, pois apesar de existir linguagens animais, nenhuma outra espécie consegue falar.
·     Atividade de leitura e análise de texto:
Complemente a atividade com a leitura do texto das páginas 91 e 92 do Apostila da aluno, reflita e produza um texto dissertativo com as seguintes questões: 
A) O que nos permite viver em sociedade?
B) Explique por que o ser humano é considerado um ser social.
  • Produza o seu texto de no mínimo 10 linhas para ser entregue até o dia 12/06

E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 08.06 A 12.06
DISCIPLINA - INGLÊS - PROF MAX - e-mail: max.pereira@unisantos.br
Guia: Hello, folks! How are you? Para esta atividade iremos estudar o que é um texto informativo e peculiaridades.
1) Pesquise quais são as características de um texto informativo.
2) Leia o texto abaixo disponível no site da BBC  Internacional: https://www.bbc.com/news/world-latin-america-52980642. O que revela essa manchete? Pode ser considerado informativo? Existem 3 verbos, em qual tempo verbal estão? Essa notícia é verdadeira ou fake news? Traduza o texto.
"Brazil has restored a website that lists the full data on Covid-19 in the country, just hours after it was ordered to do so by the Supreme Court."


Obs: Não utilize o Google Tradutor! Mesmo que tenha dificuldades para traduzir faça o seu melhor e será valorizado. Use um dicionário físico, se for usar um dicionário virtual escreva o nome.


E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª YASMIN


Queridos alunos!
Estamos finalizando as notas do 1º bimestre, e muitos alunos ainda não entregaram as atividades propostas. Gostaria de comunicar que ainda é possível fazê-lo. Lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

·         Atividades referentes à semana dos dias 08/06 à 12/06.

FAZER NO CADERNO

2º BIMESTRE

Aula referente ao Centro de Mídias - Progressão Geométrica (PG)
Progressão geométrica

Progressão geométrica é uma sequência numérica que possui uma razão fixa q e, a partir do primeiro termo, os termos são cálculos pela razão q vezes o seu antecessor. Uma progressão geométrica pode ser crescente, quando sua razão for maior que um; decrescente, quando a razão for um número entre zero e um; constante, quando a razão for exatamente um; e oscilante, quando a razão for menor que zero.
Essa sequência pode ser finita, quando há limitação de termos na sequência, ou infinita, caso ocorra exatamente o contrário. A equação do termo geral de uma progressão geométrica e a soma de todos os seus termos são calculadas a partir de fórmulas específicas, que dependem do primeiro termo e da razão.

O que é uma progressão geométrica?

Progressão geométrica (PG) é uma sequência numérica em que, após o primeiro termo, os termos posteriores da sequência são construídos a partir da multiplicação de uma razão q pelo termo antecessor.
Exemplo:
- PG de razão 3 em que o primeiro termo é 2.
Os termos da sequência são representados por (a1, a2, a3, a4, a5 …).

a1 = 2
a2 = 2.3 = 6
a3 = 6.3 = 18
a4 = 18.3 = 54
a5 = 54.3 = 162.

A PG do exemplo é, portanto, (2,6,18,54,162...).

A razão de uma PG pode ser encontrada a partir da divisão de um termo da sequência pelo seu antecessor. Ao fazer isso, caso ela seja realmente uma progressão geométrica, essa divisão sempre será igual a q.
Exemplo:
(1, 2, 4, 8, 16, 32)



Logo, essa PG possui razão q = 2.


Na imagem, os grãos de arroz representam uma PG.

Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos)
 e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com


 ATENÇÃO - NÃO ESQUECER DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL.


  OBRIGADA!
PROFª YASMIN


Atividade Semanal de Geografia 1ºano – Ensino Médio
Professor:
Mauro Sergio dos Santos
Componente:
Geografia
Data/Semana:
08 a 10/06/2020 – 2 aulas
Tema da aula:
Globalização
Estratégia:
Questão do Enem
Tarefas/Exercícios:
O aluno deverá realizar a atividade proposta seguida de comentário argumentativo.
Material necessário:
Caderno
ATIVIDADE DA SEMANA
                Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, preparei para vocês  atividades  do Enem relacionada ao tema que estamos estudando: a Globalização. Para tanto, você deverá resolver as tarefas propostas  e em seguida, fazer um comentário sobre o grau de dificuldade encontrado, destacando como chegou às respostas, Ok? Estou à disposição de vocês caso tenham alguma dúvida, beleza? Abaixo, deixo a questão a ser respondida:
1.) (UFPI) Sobre a economia globalizada:
a) Homogeneizou as culturas e reduziu as discrepâncias econômicas entre os países.
b) Integrou economias e possibilitou a difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
c) Deu visibilidade às minorias, a povos e culturas de recantos isolados do mundo.
d) Quase anulou a xenofobia e os conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
2.) (UFAM) São características da Globalização:
a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
b) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.

e) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.

Atividade Semanal de História 1ºano – Ensino Médio
Professor:
Mauro Sergio dos Santos
Componente:
História
Data/Semana:
08 a 10/06/2020 – 2 aulas
Tema da aula:
Museologia
Estratégia:
Pesquisa
Tarefas/Exercícios:
O aluno deverá pesquisar ou desenhar imagens de artefatos de civilizações antigas, tais como cerâmicas, vasos, utensílios etc...
Material necessário:
Folha almaço ou sulfite, imagens, lápis, tesoura e cola
                 Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, preparei para vocês uma atividade um pouco diferente. Faremos uma viagem no tempo e através de pesquisas vamos elaborar um Museu virtual no papel. A partir dos povos estudados (Egípcios, Hebreus, Mesopotâmicos entre outros, você deverá escolher um e procurar imagens na Internet ou livros e colar ou reproduzi-las através de desenhos, caso prefira, em um álbum criado por você com folhas almaço ou sulfite. O trabalho deverá contemplar pelo menos 3 imagens, lembrando que não é obrigatório as colagens se você tiver habilidade para desenhar, Ok? Estou à disposição de vocês caso tenham alguma dúvida, beleza?  Bons estudos cidadãos!




ATIVIDADE DE PORTUGUÊS PROF.MIRIAM/TURMAS 1A, 1B E 1C -08/06/2020 A 12/06/2020

PREZADOS ALUNOS, FAVOR ENVIAR AS ATIVIDADES COM AS DATAS REFERENTE AO PERÍODO, COM NOME, NUMERO E SÉRIE, PARA O E-MAIL miriamgomes@professor.educacao.sp.gov.br  

     


OBJETIVO: ANALISAR TEXTOS QUE TRANSCREVEM A FALA OU QUE FAZEM INTERAGIR LINGUAGENS VERBAL E NÃO VERBAL, TAIS COMO AS RELAÇÕES ENTRE LEGENDA E FOTOGRAFIA ETC.

HABILIDADES : 

RECONHECER AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE GÊNEROS LITERÁRIOS, CONSTRUINDO SENTIDO DE COMPARAÇÃO 
LÍNGUA PORTUGUESA

METODOLOGIA: 

  • PROPOSIÇÃO DE ALGUMAS ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES
  • ESTUDOS DIRIGIDOS

ATIVIDADES;
1) ELABORE UMA PESQUISA SOBRE O INÍCIO DO  TEATRO NO BRASIL
2) APÓS FAZER A LEITURA DESSA FÁBULA, RESPONDA AS QUESTÕES DO TEXTO.



E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:

SÉRIE: 1ºC

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 2° BIMESTRE

PROF. JOBSON

AULA-1 e 2  TEMA-01 GEOGRAFIA- CARTOGRAFIA E PODER

1- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

História da Cartografia

Pode-se afirmar que a Cartografia é uma das mais antigas formas de comunicação gráfica utilizadas desde os primórdios da humanidade. O mapa mais antigo que se tenha conhecimento é de origem babilônica. Era um tablete de argila cozido com a representação de duas cadeias de montanhas e, no centro delas, um rio, provavelmente o Eufrates. Calcula- se que ele tenha entre 2.400 a 2.200 anos, antes da era cristã. Outras amostras desses achados foram descobertos a poucas décadas, num penhasco do Norte da Itália, no Vale do Pó, onde estão inúmeras imagens rupestres, sob a forma de mapas, com muita riqueza de detalhes topográficos. O mapa representa, com clareza, toda a organização social, de um povo com grande conhecimentos agrícolas. Tudo indica que os egípcios foram os precursores na elaboração de mapas cartográficos. Heródoto atribui aos egípcios a invenção de um método de medir campos, a fim de poderem medir suas terras e as alterações que estas sofriam com as inundações anuais do Nilo. Os gregos, com o grande desenvolvimento científico que detinham, construíram uma obra cartográfica com tanta precisão e perfeição que apenas passados 14 séculos apareceram propostas melhores. Durante a Idade Média, houve uma regressão de todo o processo iniciado pelos gregos, todas as conquistas científicas foram postas de lado, em prol de conceitos puramente religiosos. Nesse período, os mapas traduziam, em especial, as novas Terras Conquistadas, sempre recheadas com figuras monstruosas de novos povos, com seus mitos e prodígios das recém- descobertas. O misticismo dominava a visão de mundo e sua representação.

Fonte: DUQUE, Renato Câmara (2006, p. 36 e 37).

 

AGORA É COM VOCÊ! RESPONDA NO CADERNO

1)     ANALISE O TEXTO E REGISTRE NO CADERNO O SEU ENTENDIMENTO:

 

2          – APRECIAÇÃO EM  VÍDEO:

HISTÓRIA DA CARTOGRAFIA

Sinopse do Vídeo: Esse é um vídeo curto de apenas 3 minutos e 18 segundos que tem o objetivo de explicar a localização de vários mapas considerados os mais antigos do mundo, de sua importância e a quais objetivos se destinavam para a sua época. link: http://www.youtube.com/watch?v=JZOA62z2Mic

AGORA É COM VOCÊ! RESPONDA NO CADERNO

1)     ANALISE O VÍDEO E REGISTRE NO CADERNO O SEU ENTENDIMENTO: 


Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e: prof.humanasjobson@gmail.com

Um comentário: