ATIVIDADE DE BIOLOGIA
SEMANA DE 17/08 A 21/08
PROFESSORA CARLA ZEINUM
2º ANO DO EM.
TEMA: O MUNDO DE RNA
HABILIDADES: RECONHECER AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DNA E RNA.
1- O VÍRUS PERTENCENTES A FAMÍLIA CORONAVIRIDAE SÃO GRANDES E FORMADOS POR UMA ÚNICA FITA SIMPLES DE RNA E SEU CAPSIDEO(CÁPSULA).
QUAL O PAPEL DESEMPENHADO PELA MOLÉCULA DE RNA?
2- DNA E RNA – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS
3- No interior celular, encontramos tanto DNA como RNA. Pesquise sobre essas duas moléculas: significado, características, função, localização, estrutura, bases nitrogenadas e tipo de açúcar que apresentam
Fica a dica! As bases nitrogenadas encontradas na composição dos nucleotídeos são: Adenina (A), Citosina (C), Guanina (G), Timina (T) ou Uracila (U).
Agora que você já sabe diferenciar DNA de RNA, transcreva uma molécula de RNA a partir de um a fita de DNA, conforme esquema abaixo:
A - C - C- G- A- T -T - C - G- A - T
___┐___┐___┐___┐___┐___┐___┐___┐___┐___┐___┐
INSIRA AS MOLÉCULAS DENTRO DO ESPAÇO ABAIXO.
Devolutivas por email ou google classroom
profcarlazeinum@gmail.com
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 2A, 2B
Leia o conto a seguir e
responda a questão.
A partida
Acordei pela madrugada. A princípio com tranquilidade, e logo com
obstinação, quis novamente dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução,
acendi um fósforo: passava das três. Restava-me, portanto, menos de duas horas,
pois o trem chegaria às cinco. Veio-me então o desejo de não passar mais nem
uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas
cadeias de disciplina e de amor. Com receio de fazer barulho, dirigi-me à
cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e, voltando ao meu quarto,
vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama. Minha avó
continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras...
Que me custava acordá-la, dizer-lhe adeus?
LINS, O. A parda. Molhoros
contos. Seleção e prefácio de. “Sandra Nini. São Paulo: Global, 2003
Questão: No texto, o personagem narrador, na iminência da partida,
descreve a sua hesitação em separar-se da avó. Esse sentimento contraditório
fica claramente expresso no trecho:
a-
“A princípio
com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir”.
b-
“Restava-me, portanto, menos de duas horas,
pois o trem chegaria às cinco”.
c-
“Calcei os
sapatos, sentei-me um instante à beira da cama”
d-
“Partir, sem
dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e amor”
e-
“Deveria
fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras...”
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
Atividades de Física das Turmas 2A e 2B
Semana de 17 a 21 de Agosto
Profº José
Carlos
Habilidade: Reconhecer a presença das ondas sonoras no cotidiano, identificando objetos, fenômenos e objetos que emitem sons.
Orientação:Trabalho de pesquisa sobre as ondas sonoras, através da resolução das seguintes questões propostas.
Questionário
1. O que você entende por infrassom e ultrassom?
2. Quais são as aplicações práticas (usos) do ultrassom?
3. Como funcionam o sonar e a ultrassonografia?
4. O que é altura do som? Dê exemplos.
5. O que é intensidade do som? Dê exemplos.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
QUÍMICA - 2A/2B
Profº José Carlos
1) Acessar os seguintes link:
Ler os texto indicados no link sobre POLARIDADE DAS MOLÉCULAS.
2) Assistir ao vídeo sobre POLARIDADE DAS MOLÉCULAS, acessando o seguinte link:
- https://youtu.be/2gsLHTO_QCw
3) Objetivo: Adquirir conhecimentos e refletir sobre os conteúdos apresentados.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
História
Assistir o vídeo e refletir nas informações:
https://www.youtube.com/watch?v=H2cETSABpmk
Esse tema já tratamos em diversas aulas e
agora vamos resgatar junto ao CMSP.
Apresente um pequeno resumo sobre o vídeo.
IMPORTANTE:
Responda através do e-mail diasgouvea@prof.educacao.sp.gov.br e no campo “assunto”, coloque seu nome, sala e nº.
Observem que o e-mail mudou......
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ATIVIDADE 1 - 17.08 - DISCIPLINA FILOSOFIA – PROF PABLO
2ª Série - Tema: Filosofia, política e ética: humilhação, velhice e racismo.
Objetivo: Identificar e criticar práticas de humilhação social. Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos e formas de superá-las. Elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando valores humanos.
Partindo do princípio que você já sabe - O que é alteridade e O que é simpatia. Se não sabe ou não lembra, por favor, pesquise.
Lembremos que nesses últimos
tempos temos observado as pessoas “mais soltas” – “ousadas” num aspecto
negativo. Agora vamos aprofundar o assunto...
A – Responda:
1) Você já presenciou casos
de preconceito e/ou discriminação contra alguém? O que você pensa a respeito
disso? Comente (a resposta é individual).
2) Quando pensamos nas
desigualdades, pensamos nas minorias e no quanto elas passam por momentos de
preconceitos e de discriminação. Pesquise e formule uma definição para o termo
“minoria social”. Apresente exemplos que ilustrem sua definição.
3) O que é humilhação e o
que ela pode desencadear no ser humano?
4) A partir do conhecimento
que você já possui sobre simpatia e alteridade, responda: Por que as palavras
“empatia” e “alteridade” devem adquirir mais importância no mundo
contemporâneo?
5) Reflita e comente sobre
as questões disponíveis a seguir: Converse com os seus colegas e, em grupo, a
partir da experiência de cada um, elaborem um diálogo para cada questão.
a)
Existe racismo no Brasil? Explique.
b)
Como os idosos são tratados em nossa sociedade? E você como trata uma pessoa
que considera idosa? Você acredita que as pessoas idosas demandam de um
tratamento especial? Comente.
c) A
diferença entre ricos e pobres depende do esforço de cada um? Explique.
d) Os
papéis sociais assumidos por homens e mulheres sempre foram os mesmos?
apresente uma análise dentro de uma perspectiva histórica.
6) Como o racismo pode se
manifestar na nossa sociedade?
B
- Pesquisa e Biografia:
→ Diferentes povos
apresentam diferentes experiências e formas de produzir cultura, assim como
capacidade de refletir a sua realidade e, portanto, de interpretar o mundo e
produzir filosofia. Negar essa capacidade é uma forma de negar a humanidade.
7) Ao longo da realização de
suas atividades e leituras você já teve contato com filósofos gregos,
franceses, alemães etc. Você conhece o
nome de algum filósofo africano ou afro-diaspórico?
8) Faça uma pesquisa de um
filósofo de determinado país africano ou os pressupostos do pensamento crítico
da filosofia africana em geral.
Para facilitar e saber
mais!
Filosofia africana:
“textos diaspóricos” – Nesse link você poderá ver vários nomes e realizar
leitura se você desejar.
Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/textos-diaspoacutericos.html
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ATIVIDADE SEMANA 17.08 – 3º BIMESTRE
DISCIPLINA ARTE – PROFA. MARGARIDA
2ª Série – Tempo de fazer, gerando o mostrar.
Objeto do conhecimento: Arte
Visual.
Indicação e Orientação de Atividades
De
acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:
Atividade 4 – 5 – 6 – pág. 91.
Texto: Será analisado a utilização de possibilidades em processo de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, música, teatro ou dança.
Pesquise e Responda:
1)
Conceitos
ligados ao processo de criação de uma animação, comente:
a)
Storyboard;
b)
Folioscópio;
c)
Flip book;
d)
Fenacistiscópio;
e)
Fantascape;
f)
Traumatrópio.
2)
Atividade 6 –
Ação Expressiva IV – página 91.
Produzir um
Flip book, sequência de cenas (imagens e/ou desenhos) com pequenas modificações
em um bloco de papel e movendo as folhas rapidamente.
→ Fazer o
registro da sua criação gravando o passo a passo.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
NOME:______________________________ SÉRIE: 2º A e B
Nº: _______
MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON
TEMA: 03- AULA - 05 E 06- Contextualização:
Território brasileiro: de arquipélago a continente- SEMANA DE
17/08/2020 a 21/08/2020- (REVISANDO-VERIFICAÇÃO E FIXAÇÃO)
Contextualização: Território brasileiro: de arquipélago a continente
A colonização do território que passou a ser chamado de Brasil começou com
a chegada dos portugueses em 1500. No contexto da expansão marítimo-comercial,
em que os portugueses e espanhóis eram protagonistas, as novas terras repre-
sentavam apenas um ponto de parada na rota da comercialização de especiarias
orientais. Porém, povos nativos diversos já viviam nesse território há
milênios.
Portugal era um Estado com tradição na navegação marítima e posição
geográfica privilegiada, situado no extremo da Península Ibérica e com
litoral banhado pelo Oceano Atlântico. Os portugueses desenvolveram as
caravelas, barcos ágeis e pequenos, considerados, na época, os melhores para
cruzar os mares.
Nas primeiras décadas do século XVI, com a presença de outros exploradores,
como os franceses e holandeses, os portugueses perceberam que era preciso
ocupar e colonizar de forma efetiva o novo território. Desse modo, na década de
1530, foram criadas as capitanias hereditárias, vastas porções de terra cedidas
a nobres portugueses, cujas relações se davam diretamente com a metrópole
colonial.
Portugal e Espanha assinaram, em 1494, o Tratado de Tordesilhas, no qual
eram definidas suas áreas de domínio e exploração. A data do Tratado leva a
supor que já soubessem da existência de terras que foram conquistadas por
expedições posteriores, como a de Pedro Álvares Cabral, em 1500.
Arruda, José Jobson. atlas histórico básico. são paulo: Ática, 2008,
p. 20. Mapa original.
O tratado demarcava os dois hemisférios, de polo a polo. Portugal teria o
direito de posse sobre as terras localizadas a leste da linha (370 léguas
traçadas a partir de açores e cabo Verde) e Espanha ficaria com as terras a
oeste dessa linha.
Mesmo com o direito à posse das terras na América, a ocupação se deu a
partir de muitas disputas entre Portugal e Espanha. Uma maneira encontrada por
Portugal para garantir a ocupação e a exploração de suas terras foi o estabelecimento
das capitanias hereditárias.
O processo de ocupação e controle dessas terras, entretanto, não respeitou
os limites definidos pelo Tratado de Tordesilhas. Em 1750, o Tratado de Madri
veio substituí-lo, estabelecendo novas fronteiras entre esses impérios na
América. Assim, garantiu a Portugal maior controle sobre o território da
bacia Amazônica e à Espanha sobre a bacia do Prata, por exemplo.
Questões
1) A chegada dos portugueses trouxe muitas mudanças ao território
que hoje compreende o Brasil. O que você sabe sobre a chegada dos portugueses à
América?
2) Por que ainda se fala em “descobrimento”?
3) Como foi o contato dos recém-chega- dos europeus com os
povos nativos? E o que esse contato representou para esses nativos?
4) Explique como foi
estabelecido o tratado de Tordesilhas?
5) Qual foi o motivo que levou Portugal a estabelecer o
sistema de capitanias Hereditárias?
6) Qual foi seu entendimento da aula?
Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça
um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria,
o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no
e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e
envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com
1) I did everything that I ______, but we lost the match.
- a) can
- b) can’t
- c) may
- d) could
2) You ______ take this job. It’s perfect for you!
- a) should
- b) can’t
- c) can
- d) shouldn’t
3) I wish I ______ buy this new car, but it’s only a distant dream.
- a) might
- b) shall
- c) can
- d) could
Nenhum comentário:
Postar um comentário