Páginas

2º ano-Semana de 17 de agosto-3ºbim

ATIVIDADE DE BIOLOGIA

SEMANA DE 17/08 A 21/08

PROFESSORA CARLA ZEINUM

2º ANO DO EM.

 

TEMA: O MUNDO DE RNA

HABILIDADES: RECONHECER AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE DNA E RNA.

 

1-      O VÍRUS PERTENCENTES A FAMÍLIA CORONAVIRIDAE SÃO GRANDES E FORMADOS POR UMA ÚNICA FITA SIMPLES DE RNA E SEU CAPSIDEO(CÁPSULA).

QUAL O PAPEL DESEMPENHADO PELA MOLÉCULA DE RNA?

2-      DNA E RNA – SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

3-      No interior celular, encontramos tanto DNA como RNA. Pesquise sobre essas duas moléculas: significado, características, função, localização, estrutura, bases nitrogenadas e tipo de açúcar que apresentam

Fica a dica! As bases nitrogenadas encontradas na composição dos nucleotídeos são: Adenina (A), Citosina (C), Guanina (G), Timina (T) ou Uracila (U).

 

Agora que você já sabe diferenciar DNA de RNA, transcreva uma molécula de RNA a partir de um a fita de DNA, conforme esquema abaixo:

    A -  C -   C-     G-     A-     T     -T -    C -    G-     A -    T

_________________________________

 

INSIRA AS MOLÉCULAS DENTRO DO ESPAÇO ABAIXO.

 

Devolutivas por email ou google classroom

profcarlazeinum@gmail.com

 

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

 ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA - 2A, 2B
                            SEMANA DE 17 À 21 DE AGOSTO DE 2020.
                                 PROFª ROSANA

Leia o conto a seguir e responda a questão.

A partida

Acordei pela madrugada. A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir. Inútil, o sono esgotara-se. Com precaução, acendi um fósforo: passava das três. Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco. Veio-me então o desejo de não passar mais nem uma hora naquela casa. Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e de amor. Com receio de fazer barulho, dirigi-me à cozinha, lavei o rosto, os dentes, penteei-me e, voltando ao meu quarto, vesti-me. Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama. Minha avó continuava dormindo. Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras... Que me custava acordá-la, dizer-lhe adeus?

 LINS, O. A parda. Molhoros contos. Seleção e prefácio de. “Sandra Nini. São Paulo: Global, 2003

 

Questão: No texto, o personagem narrador, na iminência da partida, descreve a sua hesitação em separar-se da avó. Esse sentimento contraditório fica claramente expresso no trecho:

a-      “A princípio com tranquilidade, e logo com obstinação, quis novamente dormir”.

b-       “Restava-me, portanto, menos de duas horas, pois o trem chegaria às cinco”.

c-      “Calcei os sapatos, sentei-me um instante à beira da cama”  

d-      “Partir, sem dizer nada, deixar quanto antes minhas cadeias de disciplina e amor”

e-      “Deveria fugir ou falar com ela? Ora, algumas palavras...” 



  ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B
                            SEMANA DE 17 À 21 DE AGOSTO DE 2020.
                                            PROFª DÉBORA

AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 10/08/2020 - FORMAÇÃO DE FILAS SEM ELEMENTOS REPETIDOS.

Atenção alunos:  já estamos no 3º bimestre! Mantenham em dia as suas atividades! Para quem deixou de entregar atividades dos bimestres anteriores, favor entrar em contato pelo e-mail.

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

1) Ana possui 5 conjuntos de roupa que utiliza para trabalhar de segunda à sexta-feira. Ela quer organizar seu guarda-roupa de forma que, no mesmo dia da semana, na próxima semana, não repita o mesmo conjunto. De quantas formas diferentes ela poderá organizar esses conjuntos? Quantas semanas Ana tem garantido que usará roupas diferentes no mesmo dia da semana?
2) Quantas filas diferentes poderão ser formadas com 5 pessoas, apenas alternando suas posições na fila?
3) O que é um Anagrama?
4) Encontre o total de anagramas da palavra BOTA.

Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Atividades de Física das Turmas 2A e 2B

Semana de 17 a 21 de Agosto

Profº José Carlos

 

Habilidade: Reconhecer a presença das ondas sonoras no cotidiano, identificando objetos, fenômenos e objetos que emitem sons.

Orientação:Trabalho de pesquisa sobre as ondas sonoras, através da resolução das seguintes questões propostas.

Questionário

1.    O que você entende por infrassom e ultrassom?

2.    Quais são as aplicações práticas (usos) do ultrassom?

3.    Como funcionam o sonar e a ultrassonografia?

4.    O que é altura do som? Dê exemplos.

5.    O que é intensidade do som? Dê exemplos.  

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

QUÍMICA - 2A/2B

Profº José Carlos

1) Acessar os seguintes link:

Ler os texto indicados no link sobre POLARIDADE DAS MOLÉCULAS.

2) Assistir ao vídeo sobre POLARIDADE DAS MOLÉCULAS, acessando o seguinte link: 

  • https://youtu.be/2gsLHTO_QCw

3) Objetivo: Adquirir conhecimentos e refletir sobre os conteúdos apresentados.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


História

Assistir o vídeo e refletir nas informações:


https://www.youtube.com/watch?v=H2cETSABpmk


Esse tema já tratamos em diversas aulas e agora vamos resgatar junto ao CMSP.

Apresente um pequeno resumo sobre o vídeo.

IMPORTANTE:

Responda através do e-mail diasgouvea@prof.educacao.sp.gov.br e no campo “assunto”, coloque seu nome, sala e nº. 

Observem que o e-mail mudou......


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


ATIVIDADE 1 - 17.08  -  DISCIPLINA FILOSOFIA – PROF PABLO

2ª Série - Tema: Filosofia, política e ética: humilhação, velhice e racismo.

Objetivo: Identificar e criticar práticas de humilhação social. Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos e formas de superá-las. Elaborar propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando valores humanos.

Partindo do princípio que você já sabe - O que é alteridade e O que é simpatia. Se não sabe ou não lembra, por favor, pesquise.

Lembremos que nesses últimos tempos temos observado as pessoas “mais soltas” – “ousadas” num aspecto negativo. Agora vamos aprofundar o assunto...

A – Responda:

1) Você já presenciou casos de preconceito e/ou discriminação contra alguém? O que você pensa a respeito disso? Comente (a resposta é individual).

2) Quando pensamos nas desigualdades, pensamos nas minorias e no quanto elas passam por momentos de preconceitos e de discriminação. Pesquise e formule uma definição para o termo “minoria social”. Apresente exemplos que ilustrem sua definição.

3) O que é humilhação e o que ela pode desencadear no ser humano?

4) A partir do conhecimento que você já possui sobre simpatia e alteridade, responda: Por que as palavras “empatia” e “alteridade” devem adquirir mais importância no mundo contemporâneo?

5) Reflita e comente sobre as questões disponíveis a seguir: Converse com os seus colegas e, em grupo, a partir da experiência de cada um, elaborem um diálogo para cada questão.

a) Existe racismo no Brasil? Explique.

b) Como os idosos são tratados em nossa sociedade? E você como trata uma pessoa que considera idosa? Você acredita que as pessoas idosas demandam de um tratamento especial? Comente.

c) A diferença entre ricos e pobres depende do esforço de cada um? Explique.

d) Os papéis sociais assumidos por homens e mulheres sempre foram os mesmos? apresente uma análise dentro de uma perspectiva histórica.

6) Como o racismo pode se manifestar na nossa sociedade?

B - Pesquisa e Biografia:

→ Diferentes povos apresentam diferentes experiências e formas de produzir cultura, assim como capacidade de refletir a sua realidade e, portanto, de interpretar o mundo e produzir filosofia. Negar essa capacidade é uma forma de negar a humanidade.

7) Ao longo da realização de suas atividades e leituras você já teve contato com filósofos gregos, franceses, alemães etc. Você conhece o nome de algum filósofo africano ou afro-diaspórico?

8) Faça uma pesquisa de um filósofo de determinado país africano ou os pressupostos do pensamento crítico da filosofia africana em geral.

 

Para facilitar e saber mais!

Filosofia africana: “textos diaspóricos” – Nesse link você poderá ver vários nomes e realizar leitura se você desejar.

Disponível em: https://filosofia-africana.weebly.com/textos-diaspoacutericos.html

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


ATIVIDADE SEMANA 17.08 – 3º BIMESTRE

DISCIPLINA ARTE – PROFA. MARGARIDA

2ª Série – Tempo de fazer, gerando o mostrar.

Objeto do conhecimento: Arte Visual.

 

Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:  Atividade 4 – 5 – 6 – pág. 91.

Texto: Será analisado a utilização de possibilidades em processo de criação e forma-conteúdo nas linguagens das artes visuais, música, teatro ou dança.

Pesquise e Responda:

 

1)    Conceitos ligados ao processo de criação de uma animação, comente:

a)    Storyboard;

b)    Folioscópio;

c)    Flip book;

d)    Fenacistiscópio;

e)    Fantascape;

f)     Traumatrópio.

 

2)    Atividade 6 – Ação Expressiva IV – página 91.

 

Produzir um Flip book, sequência de cenas (imagens e/ou desenhos) com pequenas modificações em um bloco de papel e movendo as folhas rapidamente.

Fazer o registro da sua criação gravando o passo a passo.

 

Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.


 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:______________________________ SÉRIE:  2º A e B     Nº: _______

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON

TEMA: 03- AULA - 05 E 06- Contextualização: Território brasileiro: de arquipélago a continente- SEMANA  DE 17/08/2020 a 21/08/2020- (REVISANDO-VERIFICAÇÃO E FIXAÇÃO)

 

Contextualização: Território brasileiro: de arquipélago a continente

A colonização do território que passou a ser chamado de Brasil começou com a chegada dos portugueses em 1500. No contexto da expansão marítimo-comercial, em que os portugueses e espanhóis eram protagonistas, as novas terras repre- sentavam apenas um ponto de parada na rota da comercialização de especiarias orientais. Porém, povos nativos diversos já viviam nesse território há milênios.

Portugal era um Estado com tradição na navegação marítima e posição geográfica privilegiada, situado no extremo da Península Ibérica e com litoral banhado pelo Oceano Atlântico. Os portugueses desenvolveram as caravelas, barcos ágeis e pequenos, considerados, na época, os melhores para cruzar os mares.

Nas primeiras décadas do século XVI, com a presença de outros exploradores, como os franceses e holandeses, os portugueses perceberam que era preciso ocupar e colonizar de forma efetiva o novo território. Desse modo, na década de 1530, foram criadas as capitanias hereditárias, vastas porções de terra cedidas a nobres portugueses, cujas relações se davam diretamente com a metrópole colonial.

Portugal e Espanha assinaram, em 1494, o Tratado de Tordesilhas, no qual eram definidas suas áreas de domínio e exploração. A data do Tratado leva a supor que já soubessem da existência de terras que foram conquistadas por expedições posteriores, como a de Pedro Álvares Cabral, em 1500.

 

Arruda, José Jobson. atlas histórico básico. são paulo: Ática, 2008, p. 20. Mapa original.

O tratado demarcava os dois hemisférios, de polo a polo. Portugal teria o direito de posse sobre as terras localizadas a leste da linha (370 léguas traçadas a partir de açores e cabo Verde) e Espanha ficaria com as terras a oeste dessa linha.

Mesmo com o direito à posse das terras na América, a ocupação se deu a partir de muitas disputas entre Portugal e Espanha. Uma maneira encontrada por Portugal para garantir a ocupação e a exploração de suas terras foi o estabelecimento das capitanias hereditárias.

O processo de ocupação e controle dessas terras, entretanto, não respeitou os limites definidos pelo Tratado de Tordesilhas. Em 1750, o Tratado de Madri veio substituí-lo, estabelecendo novas fronteiras entre esses impérios na América. Assim, garantiu a Portugal maior controle sobre o território da bacia Amazônica e à Espanha sobre a bacia do Prata, por exemplo.

 

 Agora é com você!!!

Questões

1)     A chegada dos portugueses trouxe muitas mudanças ao território que hoje compreende o Brasil. O que você sabe sobre a chegada dos portugueses à América?

2)     Por que ainda se fala em “descobrimento”?

3)  Como foi o contato dos recém-chega- dos europeus com os povos nativos? E o que esse contato representou para esses nativos?

4)      Explique como foi estabelecido o tratado de Tordesilhas?

5)     Qual foi o motivo que levou Portugal a estabelecer o sistema de capitanias Hereditárias?

6)     Qual foi seu entendimento da aula?


Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

***
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA

Assistir aos vídeos para o entendimento do tema sobre "Os Modos de Produção na Sociedade" e desenvolver as atividades que serão propostas para a próxima aula. 

https://youtu.be/BzPsaQUKK20

https://youtu.be/agef4izj6L0

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turmas: 2ºA e B 
Data para entrega: 28/08/2020
GUIDE: Turma, nesta semana vamos estudar os verbos modais usados para dar conselhos em inglês
com: Should, Could, Ought, Must, Might. Leia mais sobre: https://brasilescola.uol.com.br/ingles/modal-verbs.htm. Temos abaixo 3 exercícios para fixar o conteúdo.

1) I did everything that I ______, but we lost the match.

  1. a) can
  2. b) can’t
  3. c) may
  4. d) could

2) You ______ take this job. It’s perfect for you!

  1. a) should
  2. b) can’t
  3. c) can
  4. d) shouldn’t

3) I wish I ______ buy this new car, but it’s only a distant dream.  

  1. a) might
  2. b) shall
  3. c) can
  4. d) could

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário