Páginas

2º ano-semana de 09 de setembro-3bim

Ver cronograma de Reunião de Pais na página inicial.

XXXXXXXXXX


DISCILPLINA ARTE  - PROFA. MARGARIDA - SEMANA 07.09

2ª Série – Linguagem em Dança.

Objeto do conhecimento: Dança.

 

Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:  Atividade 1 – pág. 92 - 93.

Pesquise e Responda:

 

1)    Escolha um dos filmes citados na página 92 e 93 (‘Billy Elliot’ – ‘Bodas de Sangue’ – ‘Dança Comigo?’ – ‘Ela dança, eu danço’ – ‘Fale com ela’ – ‘Momento de decisão’ – ‘Vem dançar’) e faça um comentário.

2)    Como tema principal a dança teve seu repertório cultural. Faça uma lista de 5 (cinco) filmes que tiveram como dança seu momento de apreciação cultural.

3)    Como pode ser organizada uma mostra de filmes de dança? Explique.

 

Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.


xxxxxxxxxxxx

Atividade de Português das Turmas 2A/2B

Semana de 08 a 11 de Setembro

Profª Rosana

Olá alunos/as,

VoPoema de sete faces revela uma das criações deste célebre representante de nossas letras – Carlos Drummond de Andrade. Assim, tendo-o como subsídio, procure, após uma leitura atenta, entender algumas impressões acerca das características ideológicas e do estilo artístico que tanto demarcaram a trajetória desse alguém tão nobre, por excelência.  Na próxima semana, veremos outra obra deste autor e vocês farão as observações sobre o texto. 

Poema de sete faces


Quando nasci, um anjo torto

desses que vivem na sombra

disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

 

As casas espiam os homens

que correm atrás de mulheres.

A tarde talvez fosse azul,

não houvesse tantos desejos.

 

O bonde passa cheio de pernas:

pernas brancas pretas amarelas.

Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.

Porém meus olhos

não perguntam nada.

 

O homem atrás do bigode

é sério, simples e forte.

Quase não conversa.

Tem poucos, raros amigos

o homem atrás dos óculos e do -bigode,


Meu Deus, por que me abandonaste

se sabias que eu não era Deus

se sabias que eu era fraco.

 

Mundo mundo vasto mundo,

se eu me chamasse Raimundo

seria uma rima, não seria uma solução.

Mundo mundo vasto mundo,

mais vasto é meu coração.

 

Eu não devia te dizer

mas essa lua

mas esse conhaque

botam a gente comovido como o diabo.


Impressões sobre o texto

Desde os primeiros diálogos traçados pelo poeta, sobretudo fazendo referência à palavra “torto”, identificamos uma das características inerentes à época a que pertenceu Carlos Drummond de Andrade. Época essa demarcada pelo período pós-guerra e que, sem sombra de dúvida, deixou inúmeros conflitos advindos da condição de estar no mundo. Dessa forma, não poderíamos presenciar outro alguém que não fosse aquele que se sente questionado, conturbado em meio aos conflitos exteriores, o que resulta vez ou outra nos muitos questionamentos interiores.

Assim, o que se vê é um eu-lírico revestido por inquietações diante de uma realidade, diante de um mundo que não o satisfaz. Dessa forma, tal sentimento muitas vezes se deixa transparecer de forma camuflada, sobretudo (como ocorre com o poema em questão) por meio de um certo tom de humor ora mesclado ao de ironia. Vê-se então que a voz poética se incorpora num ser que se sente deslocado, que se sente questionado e que, sobretudo, não aceita o mundo em que vive, pois o concebe totalmente o oposto daquele que realmente idealiza. Mesmo mudando de nome, a pessoa não mudaria, como em:

Mundo mundo vasto mundo,

se eu me chamasse Raimundo

seria uma rima, não seria uma solução.

Mundo mundo vasto mundo,

mais vasto é meu coração

 


Atividade de Biologia-2º ano

Professora Carla Zeinum

 

Tema- Efeitos das mutações no DNA.

 

          O termo “mutação” é bastante popular e, muitas vezes, é associado ao surgimento de organismos com características aberrantes. Em Biologia, no entanto, mutações gênicas são alterações permanentes na sequência de nucleotídeos do DNA. Essas alterações podem ter diferentes resultados, de acordo com o efeito que produzem na proteína final. Faça uma pesquisa das seguintes consequências provocadas por mutações gênicas, tais como:

- Anemia falciforme

- Fibrose cística

- Doença de Huntington

- Resistência à malária

- Hemofilia

- Doença de Gaucher.

 

Devolutivas-

profcarlazeinum@gmail.com

googleclassroom

 

         xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx                                   

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B

                                  SEMANA DE 09 À 11 DE SETEMBRO DE 2020

                                            PROFª DÉBORA

 

 

 

Atenção alunos:  já estamos no 3º bimestre! Mantenham em dia as suas atividades! Para quem deixou de entregar atividades dos bimestres anteriores, favor entrar em contato pelo e-mail.

 

 

 

 CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS: AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 31/08/2020 - PERMUTAÇÃO

 

https://www.youtube.com/watch?v=YHJzyqey9OU&list=PLtYe4M7gMnkNZq4GVf9TG87l53rTBBRSE&index=30

 

Habilidade: Compreender e aplicar o princípio fundamental da contagem.

 

 

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

 

1) Defina Permutação com Elementos Repetidos.

 

2) De quantas maneiras podemos empilhar 7 livros, sabendo que há 3 deles exatamente iguais?

 

3) Em uma arquibancada há 12 pessoas sentadas. Na fileira detrás estão 5 homens e uma mulher e, na da frente, estão 4 homens e 2 mulheres. Entre as pessoas deste grupo, duas da fileira da frente usam óculos e dois homens da detrás também. Pensando apenas nas pessoas dessa fileira, de quantas maneiras elas podem trocar as posições entre si sem qualquer restrição? 

 

4) José costuma empilhar suas camisetas depois de passadas. Ele possui ao todo 10 camisetas, sendo que 4 delas são iguais. De quantas maneiras essas camisetas poderão ser empilhadas?

 

 

Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.











EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 09 A 11 DE SETEMBRO - 3º BIMESTRE


Atividade de Física das Turmas 2A/2B

Semana de 08 a 11 de Setembro

Profº José Carlos

Habilidade: Relacionar a Física com o cotidiano.

Instruções: Fazer uma pesquisa sobre o comportamento e a natureza da luz, através da resolução das seguintes questões.

1.            O que são ondas eletromagnéticas? Dê exemplos.

2.            O que são objetos luminosos e iluminados? Dê exemplos.

3.            Como a luz se propaga? O que são raios de luz?

4.            Como ocorre a formação das sobras?

5.            Explique os fenômenos de eclipse do Sol e da Lua.


Atividade de Química das Turmas 2A/2B

Semana de 08 a 11 de Setembro

Profº José Carlos

Habilidade: Relacionar a Química com o cotidiano.

1.    Acessar os seguintes links:

https://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/forcas-intermoleculares-as-forcas-de-interacao-entre-as-moleculas.htm

https://www.infoescola.com/quimica/forcas-intramoleculares-e-forcas-intermoleculares/

https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/quimica/forcas-intermoleculares

https://youtu.be/LZHFp1ARZ84

https://youtu.be/8VcDr-u2mXY

Ler os textos e assistir aos vídeos indicados nestes links.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


 

GEOGRAFIA- 2º-A,B - PROF. JOBSON- SEMANA DE 07/09 A 11/09


E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO


NOME:______________________________ SÉRIE: 2 º A, B    Nº: _______


MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON



TEMA: 05- AULA - 09 E 10- Contextualização: Revolução Industrial - 07/09/2020 a 11/09/2020


 

Obs.”Responda as atividades no caderno ou se preferir faça um vídeo no celular respondendo-as”; diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem realizadas no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com


 

SEGUINDO A ORDEM E O ROTEIRO A SEGUIR, VAMOS CONTEXTUALIZAR E CONSTRUÍ UM TEXTO COM SEU ENTENDIMENTO SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL:(10 A 15 LINHAS)

 

1)        EXPLICANDO QUAIS FORAM  AS CAUSAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL;

2)        EXPLICANDO QUAIS FORAM AS CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL;

3)        EXPLICANDO QUAIS FORAM AS FASES DA REVOLUÇÃO  INDUSTRIAL ;

4)        EXPLICANDO COMO FOI A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL

 Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com

ATENÇÃO!!!


TAMBÉM CONTO COM SUA PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO  NA AULA ONLINE DO DIA 10/09/2020 ÀS 19:45 - 2º A,B- https://meet.google.com/ric-gkdr-bmn . 

_____________________________________


DISCIPLINA FILOSOFIA – PROF PABLO - Quinzena 07.09

 

2ª Série

Tema: Filosofia, política e ética: humilhação, velhice e racismo.

Objetivo: Identificar e criticar práticas de humilhação social. Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos e formas de superá-las. Analisar a condição de seres humanos a partir da reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres

 

Base - Pág 75 a 77.

A – Assista o vídeo – poderá ajudar: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=wQ6Mcn38vYo>. Acesso em, 15.08.2020.

1) O que é feminismo? Faça uma pesquisa sobre o que é o movimento feminista.

Observação: Para compreender melhor a luta pela igualdade, um exemplo disso é o Decreto Lei 3.199 de 14 de abril de 1941, que proibia as mulheres de praticar halterofilismo, beisebol, lutas de qualquer natureza e a prática do futebol, pois se considerava que as mulheres deveriam ser preservadas para a maternidade. Esse Decreto só deixou de vigorar em 1979 pela luta das mulheres.

B- Pesquise e responda:

2) (Adaptada) Realize uma breve pesquisa sobre a vida das seguintes mulheres e responda: “Quais realizações levaram cada uma dessas mulheres a serem consideradas símbolos do feminismo?”

a) Maria Quitéria de Jesus;

b) Bertha Lutz;

c) Nísia Floresta;

d) Simone de Beauvoir;

e) Lélia Gonzalez;

f) Olympe de Gouges.

 

C – Leia os textos e responda:

3) Os textos abaixo foram escritos em épocas históricas diferentes. Leia-os e responda ao que se pede a seguir:

Texto 1 – Olympe de Gouges, 1791

O objetivo de toda associação política é a preservação dos direitos naturais imprescindíveis da mulher e do homem. Esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança e especialmente a resistência à opressão.

Texto 2 – Lei Maria da Penha, 2006

Toda mulher, independentemente da classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível educacional, idade, religião, goza de direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual e social.

a) O que há em comum nesses textos?

b) Redija um comentário sobre o contexto em que esses textos foram escritos, as articulações que podem ser estabelecidas, tendo como referência o mundo em que vivemos.

 

 Observação: O tema não se esgota nessa semana.



E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turmas: 2ºA e B 
GUIDE: Turma, continuando os estudos sobre os modal verbs: Should, Could, Would, Must, . Vamos fazer alguns exercícios para compreender melhor seu uso.

Os Modal Verbs (verbos modais) são um tipo especial de verbos auxiliares que quando são usados com um verbo principal alteram ou completam o sentido desse verbo. 
Eles podem indicar possibilidade, obrigação, dedução, permissão, habilidade, pedido, etc. 

Características Gerais: a) não possuem infinitivo; b) possuem uma única forma para todas as pessoas; c) não possuem conjugação regular ou completa; d) são invariáveis, ou seja, não são flexionados (não recebem s/es na 3ª pessoa do singular no presente, não possuem gerúndio ou formam o passado com a terminação ed); e) são seguidos de verbo no infinitivo sem to (exceção: ought to); f) não precisam de outros verbos auxiliares para as formas negativa e interrogativa. Exemplos de alguns Modal Verbs Presente Can May Will Shall Must Passado Could Might Would Should Ought to 


1 Marque a alternativa cuja frase não apresente um Modal Verb. 
a) You shouldn’t drink much.
 b) May I ask you a question? 
c) She had gone to Italy. 
d) We must obbey the law. 

2 A frase “You mustn’t take medicine” expressa:
 a) uma ordem. b) uma obrigação. c) uma advertência. d) uma proibição. 

3 Usando os verbos modais, complete a frase “We _________ go to the club. It depends on the weather” (Nós _______ ir ao clube. Vai depender do clima.) corretamente. 
a) might.
 b) must. 
c) will. 
d) can. 
***********************************************************************************
SOCIOLOGIA SEMANA DE 09 A 11 DE SETEMBRO - PROF. SELMA

Leia os textos a seguir:

Texto 1

O esfacelamento do mundo feudal consistiu em um longo processo, no qual as velhas formas de trabalho artesanal foram sendo substituídas pelo trabalho em domicílio [...]

Os comerciantes distribuíam a matéria-prima nas casas dos camponeses, e ali era executada uma parte ou a totalidade do trabalho. Essas indústrias representaram uma forma de transição entre o artesanato e a manufatura e permitiram a acumulação de capital nas mãos desses comerciantes, além de formar mão de obra para o trabalho industrial nas cidades.

Texto 2

[…] Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos campos, ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãs. Em todos esses momentos da história, as pessoas executavam algum trabalho, mas não tinham emprego. O emprego só se disseminou com o capitalismo, quando o trabalhador passou a vender sua força de trabalho (física ou mental) em troca de um salário. [...] Ao contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os escravos eram uma propriedade, e na Idade Média, em que os trabalhadores eram servos presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são “livres” para procurar outras condições de trabalho em um novo emprego.


A mudança no mundo do trabalho com configuração social pautada nos moldes capitalistas fez-se solo fértil para pensadores como Marx, Weber e Durkheim dedicarem esforços para analisá-lo e compreendê-lo. Mediante suas teorias, percebemos que cada um se aprofunda em determinado tema. O primeiro aborda a divisão social que culmina entre patrões e empregados nas sociedades capitalistas; o segundo traz à luz da discussão, o deslocamento do trabalho como castigo ou tortura para o lugar daquilo que oferece reconhecimento e benefícios; já o terceiro aponta a relação interdependente que há entre as pessoas quanto à divisão social do trabalho, ou seja, o que as mantêm solidarizadas umas com as outras.

Verificadas as particularidades de cada autor, somadas aos novos conhecimentos sobre o trabalho, *construa um texto descritivo-argumentativo fundamentado nos elementos das aulas, e na pesquisa realizada no momento anterior. (mínimo 10 linhas)

https://cursoenemgratuito.com.br/marx-weber-e-durkheim-sociologia/ 

https://youtu.be/iKuMFWc9K54 

*Entregar até o dia 16/09


Nenhum comentário:

Postar um comentário