Ver cronograma de Reunião de Pais na página inicial.
XXXXXXXXXX
DISCILPLINA ARTE - PROFA. MARGARIDA - SEMANA 07.09
2ª Série – Linguagem em Dança.Objeto do conhecimento: Dança.
Indicação e Orientação de Atividades
De
acordo com o caderno do aluno 3º bimestre:
Atividade 1 – pág. 92 - 93.
Pesquise e Responda:
1)
Escolha um
dos filmes citados na página 92 e 93 (‘Billy Elliot’ – ‘Bodas de Sangue’ –
‘Dança Comigo?’ – ‘Ela dança, eu danço’ – ‘Fale com ela’ – ‘Momento de decisão’
– ‘Vem dançar’) e faça um comentário.
2)
Como tema
principal a dança teve seu repertório cultural. Faça uma lista de 5 (cinco)
filmes que tiveram como dança seu momento de apreciação cultural.
3)
Como pode ser
organizada uma mostra de filmes de dança? Explique.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
xxxxxxxxxxxx
Atividade de Português das Turmas 2A/2B
Semana de 08 a 11 de Setembro
Profª Rosana
Olá alunos/as,
disse: Vai,
Carlos! ser gauche na vida.
O bonde passa
cheio de pernas:
pernas brancas
pretas amarelas.
Para que tanta
perna, meu Deus, pergunta meu coração.
o homem atrás dos
óculos e do -bigode,
Meu
Deus, por que me abandonaste
seria uma rima,
não seria uma solução.
botam a gente comovido como o diabo.
Impressões sobre o texto
Desde os primeiros diálogos traçados pelo poeta,
sobretudo fazendo referência à palavra “torto”, identificamos uma das
características inerentes à época a que pertenceu Carlos Drummond de Andrade.
Época essa demarcada pelo período pós-guerra e que, sem sombra de dúvida,
deixou inúmeros conflitos advindos da condição de estar no mundo. Dessa forma,
não poderíamos presenciar outro alguém que não fosse aquele que se sente
questionado, conturbado em meio aos conflitos exteriores, o que resulta vez ou
outra nos muitos questionamentos interiores.
Assim, o que se vê é um eu-lírico revestido por
inquietações diante de uma realidade, diante de um mundo que não o satisfaz.
Dessa forma, tal sentimento muitas vezes se deixa transparecer de forma
camuflada, sobretudo (como ocorre com o poema em questão) por meio de um certo
tom de humor ora mesclado ao de ironia. Vê-se então que a voz poética se
incorpora num ser que se sente deslocado, que se sente questionado e que,
sobretudo, não aceita o mundo em que vive, pois o concebe totalmente o oposto
daquele que realmente idealiza. Mesmo mudando de nome, a pessoa não mudaria,
como em:
Mundo
mundo vasto mundo,
se
eu me chamasse Raimundo
seria
uma rima, não seria uma solução.
Mundo
mundo vasto mundo,
mais
vasto é meu coração
Atividade de Biologia-2º ano
Professora Carla Zeinum
Tema- Efeitos das mutações no
DNA.
O termo
“mutação” é bastante popular e, muitas vezes, é associado ao surgimento de
organismos com características aberrantes. Em Biologia, no entanto, mutações
gênicas são alterações permanentes na sequência de nucleotídeos do DNA. Essas
alterações podem ter diferentes resultados, de acordo com o efeito que produzem
na proteína final. Faça uma pesquisa das seguintes consequências provocadas por
mutações gênicas, tais como:
- Anemia falciforme
- Fibrose cística
- Doença de Huntington
- Resistência à malária
- Hemofilia
- Doença de Gaucher.
Devolutivas-
googleclassroom
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B
SEMANA DE 09 À 11 DE SETEMBRO DE 2020
PROFª DÉBORA
Atenção alunos: já estamos no 3º bimestre! Mantenham em dia as suas atividades! Para quem deixou de entregar atividades dos bimestres anteriores, favor entrar em contato pelo e-mail.
CONTINUAÇÃO DOS ESTUDOS: AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 31/08/2020 - PERMUTAÇÃO
https://www.youtube.com/watch?v=YHJzyqey9OU&list=PLtYe4M7gMnkNZq4GVf9TG87l53rTBBRSE&index=30
Habilidade: Compreender e aplicar o princípio fundamental da contagem.
Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:
1) Defina Permutação com Elementos Repetidos.
2) De quantas maneiras podemos empilhar 7 livros, sabendo que há 3 deles exatamente iguais?
3) Em uma arquibancada há 12 pessoas sentadas. Na fileira detrás estão 5 homens e uma mulher e, na da frente, estão 4 homens e 2 mulheres. Entre as pessoas deste grupo, duas da fileira da frente usam óculos e dois homens da detrás também. Pensando apenas nas pessoas dessa fileira, de quantas maneiras elas podem trocar as posições entre si sem qualquer restrição?
4) José costuma empilhar suas camisetas depois de passadas. Ele possui ao todo 10 camisetas, sendo que 4 delas são iguais. De quantas maneiras essas camisetas poderão ser empilhadas?
Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 09 A 11 DE SETEMBRO - 3º BIMESTRE
Atividade de Física
das Turmas 2A/2B
Semana de 08 a 11 de
Setembro
Profº José Carlos
Habilidade: Relacionar a Física com o cotidiano.
Instruções: Fazer uma pesquisa sobre o comportamento e a natureza da luz, através da resolução das seguintes questões.
1. O que são ondas eletromagnéticas? Dê exemplos.
2. O que são objetos luminosos e iluminados? Dê exemplos.
3. Como a luz se propaga? O que são raios de luz?
4. Como ocorre a formação das sobras?
5. Explique os fenômenos de eclipse do Sol e da Lua.
Atividade de Química
das Turmas 2A/2B
Semana de 08 a 11 de
Setembro
Profº José Carlos
Habilidade: Relacionar a Química com o cotidiano.
1. Acessar os seguintes links:
https://www.infoescola.com/quimica/forcas-intramoleculares-e-forcas-intermoleculares/
https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/quimica/forcas-intermoleculares
Ler os textos e assistir aos vídeos indicados nestes links.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
GEOGRAFIA- 2º-A,B - PROF. JOBSON- SEMANA DE 07/09 A 11/09
E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
NOME:______________________________ SÉRIE: 2 º A,
B Nº: _______
MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON
TEMA: 05- AULA - 09 E 10- Contextualização:
Revolução Industrial - 07/09/2020 a 11/09/2020
Obs.”Responda as atividades no caderno ou se
preferir faça um vídeo no celular respondendo-as”; diga seu nome completo, o
nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola e a sala,
depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem realizadas no caderno, por
favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com
SEGUINDO A ORDEM E O ROTEIRO A SEGUIR, VAMOS
CONTEXTUALIZAR E CONSTRUÍ UM TEXTO COM SEU ENTENDIMENTO SOBRE A REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL:(10 A 15 LINHAS)
1) EXPLICANDO
QUAIS FORAM AS CAUSAS DA REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL;
2) EXPLICANDO
QUAIS FORAM AS CONSEQUÊNCIAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL;
3) EXPLICANDO
QUAIS FORAM AS FASES DA REVOLUÇÃO
INDUSTRIAL ;
4) EXPLICANDO
COMO FOI A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL NO BRASIL
Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com
ATENÇÃO!!!
TAMBÉM CONTO COM SUA PARTICIPAÇÃO E INTERAÇÃO NA AULA ONLINE DO DIA 10/09/2020 ÀS 19:45 - 2º A,B- https://meet.google.com/ric-gkdr-bmn .
_____________________________________
DISCIPLINA
FILOSOFIA – PROF PABLO - Quinzena 07.09
2ª Série
Tema: Filosofia, política e ética: humilhação, velhice e racismo.
Objetivo: Identificar e criticar práticas de humilhação social. Construir argumentação crítica sobre as práticas sociais de discriminação e preconceitos e formas de superá-las. Analisar a condição de seres humanos a partir da reflexão filosófica sobre diferenças e igualdades entre homens e mulheres
Base
- Pág 75 a 77.
A
– Assista o vídeo – poderá ajudar: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=wQ6Mcn38vYo>.
Acesso
em, 15.08.2020.
1) O que é feminismo? Faça
uma pesquisa sobre o que é o movimento feminista.
Observação: Para compreender
melhor a luta pela igualdade, um exemplo disso é o Decreto Lei 3.199 de 14 de
abril de 1941, que proibia as mulheres de praticar halterofilismo, beisebol,
lutas de qualquer natureza e a prática do futebol, pois se considerava que as
mulheres deveriam ser preservadas para a maternidade. Esse Decreto só deixou de
vigorar em 1979 pela luta das mulheres.
B-
Pesquise e responda:
2) (Adaptada) Realize uma
breve pesquisa sobre a vida das seguintes mulheres e responda: “Quais
realizações levaram cada uma dessas mulheres a serem consideradas símbolos do
feminismo?”
a) Maria Quitéria de Jesus;
b) Bertha Lutz;
c) Nísia Floresta;
d) Simone de Beauvoir;
e) Lélia Gonzalez;
f) Olympe de Gouges.
C – Leia os textos e
responda:
3) Os textos abaixo foram escritos em épocas históricas diferentes. Leia-os e responda ao que se pede a seguir:
Texto 1 – Olympe de Gouges, 1791
O objetivo de toda
associação política é a preservação dos direitos naturais imprescindíveis da
mulher e do homem. Esses direitos são: a liberdade, a propriedade, a segurança
e especialmente a resistência à opressão.
Texto
2 – Lei Maria da Penha, 2006
Toda mulher,
independentemente da classe, raça, etnia, orientação sexual, renda, cultura, nível
educacional, idade, religião, goza de direitos fundamentais inerentes à pessoa
humana, sendo-lhes asseguradas as oportunidades e facilidades para viver sem
violência, preservar sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral,
intelectual e social.
a) O
que há em comum nesses textos?
b)
Redija um comentário sobre o contexto
em que esses textos foram escritos, as articulações que podem ser
estabelecidas, tendo como referência o mundo em que vivemos.
Observação: O tema
não se esgota nessa semana.
Leia os textos a seguir:
Texto 1
O esfacelamento do mundo feudal consistiu em um longo
processo, no qual as velhas formas de trabalho artesanal foram sendo substituídas
pelo trabalho em domicílio [...]
Os comerciantes distribuíam a matéria-prima nas casas dos
camponeses, e ali era executada uma parte ou a totalidade do trabalho. Essas
indústrias representaram uma forma de transição entre o artesanato e a manufatura
e permitiram a acumulação de capital nas mãos desses comerciantes, além de
formar mão de obra para o trabalho industrial nas cidades.
Texto 2
[…] Na Idade Média, as pessoas trabalhavam nos campos,
ligadas a um senhor feudal, ou moravam nos burgos e eram artesãs. Em todos
esses momentos da história, as pessoas executavam algum trabalho, mas não
tinham emprego. O emprego só se disseminou com o capitalismo, quando o
trabalhador passou a vender sua força de trabalho (física ou mental) em troca
de um salário. [...] Ao contrário do que ocorria na Antiguidade, em que os
escravos eram uma propriedade, e na Idade Média, em que os trabalhadores eram
servos presos à terra do senhor feudal, no capitalismo os trabalhadores são
“livres” para procurar outras condições de trabalho em um novo emprego.
Verificadas as particularidades de cada autor, somadas
aos novos conhecimentos sobre o trabalho, *construa um texto
descritivo-argumentativo fundamentado nos elementos das aulas, e na
pesquisa realizada no momento anterior. (mínimo 10 linhas)
https://cursoenemgratuito.com.br/marx-weber-e-durkheim-sociologia/
*Entregar até o dia 16/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário