História
Assistir ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=6x9NrnscAEo
Fazer um resumo sobre o tema.
Definir: a) Imperialismo. b) Neocolonialismo
Enviar pelo e-mail, com sala, nome e nº no "assunto do e-mail"
Atividades de Física - 2A/2B do EM.
Semana de 29/06 à 03/07
Questões
1) Qual é a diferença entre força e energia? Quais são as unidades de medida de força e de energia?
2) Quais são as características de um gás?
3) Quais são as variáveis de um estado de um gás?
4) Defina cada uma das variáveis de estado de um gás e indique as suas respectivas unidades de medida.
5) Explique o que ocorre com a pressão e o volume de um gás quando:
a) a temperatura do gás diminui.
b) a temperatura do gás aumenta.
6) Como funciona o motor de um carro?
7) Como funciona uma geladeira?
ENVIAR AS ATIVIDADES PARA O GOOGLECLASSROOM E PARA O E-MAIL
atividadesdefisicaequimica10@gmail.com
Atividade de Biologia -2ºano do EM.
Semana de 29/06 à 03/07
Aula do CMSP- 30/06
Professora Carla Zeinum
https://www.youtube.com/watch?v=mvDgeTf6Z1g
Link da aula do CMSP- Biologia 30/06
Conceitos básicos em genética.
Habilidades: Relacionar as funções vitais das células a seus respectivos componentes.
Conteúdos: Mitose, mecanismo básico de reprodução celular e mitoses descontroladas (cânceres).
Assistam ao vídeo do CMSP-30/06 para auxiliá-los.
1- A célula ovo ou zigoto se multiplicam em células idênticas a ela. Qual o nome desse processo?
2- 1- O que seria uma célula Totipotente?
3- 2- Quais são as 4 fases da Mitose?
4- 3-A mitose é responsável por quais desenvolvimentos do Ser Humano?
5- 4- Qual a relação entre a mitose e o câncer?
6- 5-Qual a célula do nosso corpo que quase não se multiplicam?
7- 6- Quais são os 3 estágios de carcinogênese?
8- 7- Cite alguns agentes carcinogênicos?
9- 8- A quimioterapia, são drogas que ajudam a inibir qual processo? Explique
E E-mail para devolutiva : profcarlazeinum@gmail.com
SEMANA 29.06 A 03.07 - DISCIPLINA FILOSOFIA – PROF PABLO
2ª Série – TORNAR-SE INDIVÍDUO – PAUL RICOEUR E
MICHEL FOUCAULT - AS SUBJETIVIDADES COMO RESULTADO DE
CONSTRUÇÃO SOCIAL.
SE PUDER ASSISTA AO VÍDEO:
Michel Foucault (Globo
Ciência). Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=WwViBuMD5RI>.
Acesso em: 12 jun. 2020. FilosofiaNaEscola.
→ A partir desse programa reapresentado pelo youtube faça um resumo das formas de controle na sociedade moderna tendo como referência a obra do Filósofo Michel Foucault.
__________________________________________________________________________
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 29.06 A 03.07
ARTE - PROFA.MARGARIDA
2ª Série – Linguagem Musical.
Indicação e Orientação de Atividades
De
acordo com o caderno do aluno 2º bimestre - Atividade 1 – 2 - 3 – pág 106.
Texto: As poéticas pessoais em música são construídas a partir de análises poéticas, individuais, ou processos colaborativos para uma criação, uma idealização artística.
Pesquise e Responda:
1) Comentar os processos de criação colaborativos do músico Hermeto Pascoal e suas músicas.
2)
Comentar a poética cultural musical de Tom Jobim e sua contribuição para a
música.
Observação: Existem vídeos que mostram a música de ambos os artistas, privilegiando melodia, ritmos, paisagens sonoras que fazem parte da história nos repertórios pessoal e cultural.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ registrada no caderno de arte.
QUÍMICA - SEMANA DE 29/06 A 03/07
TURMAS: 2A/2B
PROF. JOSÉ CARLOS
PESQUISA: A ENERGIA NAS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA - TERMOQUÍMICA
1. Processos Exotérmicos e Endotérmicos.
2. Entalpia e variação de entalpia.
3. Calor ou Entalpia das Reações Químicas.
4. Equações Termoquímicas.
O TRABALHO PODE SER FEITO NO WORD E ENVIADO PARA AS CLASSES DO GOOGLECLASSROOM OU PARA O E-MAIL atividadesdefisicaequimica10@gmail.com
Língua Portuguesa e Literatura - Profª Rosana
2ºA e B
Questões Interpretativas
1- Adolescentes:
mais altos, gordos e preguiçosos
A oferta de produtos industrializados e a falta de tempo têm sua
parcela de responsabilidade no aumento da silhueta dos jovens. “Os nossos
hábitos alimentares, de modo geral, mudaram muito”, observa Vivian Ellinger,
presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no
Rio de Janeiro. Pesquisas mostram que, aqui no Brasil, estamos exagerando no
sal e no açúcar, além de tomar pouco leite e comer menos frutas e feijão.
Outro pecado, velho conhecido de quem exibe excesso de gordura
por causa da gula, surge como marca da nova geração: a preguiça. “Cem por cento
das meninas que participam do Programa não praticavam nenhum esporte”, revela a
psicóloga Cristina Freire, que monitora o desenvolvimento emocional das
voluntárias.
Você provavelmente já sabe quais são as consequências de uma
rotina sedentária e cheia de gordura. “E não é novidade que os obesos têm uma
sobrevida menor”, acredita Claudia Cozer, endocrinologista da Associação
Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Mas, se há
cinco anos os estudos projetavam um futuro sombrio para os jovens, no cenário
atual as doenças que viriam na velhice já são parte da rotina deles. “Os
adolescentes já estão sofrendo com hipertensão e diabete”, exemplifica Claudia.
DESGUALDO, P. Revista Saúde. Disponível em:
http://saude.abril.com.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).
Sobre a relação entre os hábitos da população adolescente e as
suas condições de saúde, as informações apresentadas no texto indicam que:
a)
a falta de atividade física somada a uma alimentação nutricionalmente
desequilibrada constituem fatores relacionados ao aparecimento de doenças
crônicas entre os adolescentes.
b) a diminuição do consumo de alimentos fontes de carboidratos combinada com um
maior consumo de alimentos ricos em proteínas contribuíram para o aumento da
obesidade entre os adolescentes.
c) a maior participação dos alimentos industrializados e gordurosos na dieta da
população adolescente tem tornado escasso o consumo de sais e açúcares, o que
prejudica o equilíbrio metabólico.
d) a ocorrência de casos de hipertensão e diabetes entre os adolescentes advém
das condições de alimentação, enquanto que na população adulta os fatores
hereditários são preponderantes.
e) a prática regular de atividade física é um importante fator de controle da
diabetes
2- (...) Da garrafa estilhaçada, no ladrilho já sereno escorre uma coisa espessa que é leite, sangue... não sei. Por entre objetos confusos, mal redimidos da noite, duas cores se procuram, suavemente se tocam, amorosamente se enlaçam, formando um terceiro tom a que chamamos aurora.
(Carlos Drummond de Andrade)
No fragmento anterior, Carlos Drummond de Andrade constrói,
poeticamente, a aurora. O que permite visualizar este momento do dia
corresponde:
a) a objetos confusos mal
redimido da noite.
b) à garrafa estilhaçada e ao ladrilho sereno.
c) à aproximação suave de dois corpos.
d) ao enlace amoroso de duas cores.
e) ao fluir espesso do sangue sobre o ladrilho
-
ESCOLA:
DATA: 29/06 A 03/07
GEOGRAFIA- - PROF: JOBSON
TURMA: 2º- A e B
NOME:
Obs.”Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, FAÇA O CABEÇALHO, tire uma foto e envie para correção no e: prof.humanasjobson@gmail.com
TEMA: 04- A FORMAÇÃO TERRITORIAL DO BRASIL E SUA CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO
LEIA O TEXTO E RESPONDA
CLASSIFICAÇÕES
DO RELEVO BRASILEIRO
O relevo é o conjunto de forma que modelam a
superfície da crosta terrestre. Ele pode ser modificado por terremotos e
movimentos tectônicos, pela erosão causada por processos naturais (água da
chuva e ventos, entre outros fatores) e ainda pela interferência humana.
O relevo também é diretamente afetado por outros
aspectos ambientais, como o clima, os tipos de rochas e solo e a cobertura
vegetal.
RESPONDA
1) No Brasil, o RELEVO é formado predominantemente por ?
2) Como se deu a ocupação do território brasileiro e como à população está distribuído nos dias atuais?
E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 2A, 2B PROFªDÉBORA
SEMANA DE 29 DE JUNHO A 03 DE JULHO DE 2020
Olá, alunos!
Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de matemática para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Alguns alunos também não enviaram as atividades do 2º bimestre. Estou no aguardo!
MATRIZ
Assista a aula do professor Marcos Aba no YouTube
Reforço ao conteúdo dado no CMSP, para sanar possíveis dúvidas e dificuldades.
1) Em seu caderno, faça todas as anotações mencionadas em aula:
a) Definição de Matriz;
b) Organização da Matriz;
c) O que significa "m x n" em uma Matriz;
d) Matriz genérica;
e) O que representa o "a" em uma Matriz;
f) Matriz retangular;
g) Matriz quadrada;
h) O que representa o "i" em uma Matriz;
i) O que representa o "j" em uma Matriz.
2) Represente uma matriz genérica A= (aij), onde m x n = 2x3
3) Represente uma matriz genérica B= (aij), onde m x n = 5x6
4) represente uma matriz genérica C= (aij), onde m x n = 3x3. Nesse exercício apresente a diagonal principal.
Fotografe essa atividade e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com
ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 29/06).
A Indústria Cultural e os Jovens
Leia o texto da apostila (momento 4) e pesquise também as resenhas dos filmes “Patricinhas de Beverly Hills” e “O Diabo veste Prada” para desenvolver a atividade.
Esses filmes abordam muito bem a transição entre ser o que se é e se aceitar versus querer e buscar fazer parte de algo que considera grandioso, mesmo que para alcançar seu objetivo, tenha que abrir mão de certas coisas.
Com o aporte do que já estudamos até agora e tudo o que já vivenciou até hoje, você tem elementos para responder os questionamentos a seguir:
· É você mesmo quem decide o que gosta de fazer, ouvir, dançar e comer?
· As músicas, os filmes, as séries, os livros, os grafites e as obras de arte que aprecia são os mesmos que a maioria também aprecia?
· Você é autônomo ou induzido a compartilhar padrões?
Até aqui, falamos sobre os hábitos, costumes, gírias, moda, estilos de vida das “tribos urbanas” e, por extensão, da própria sociedade. Até então, tomávamos como natural a massificação de muitos desses elementos. Porém, há questões por trás desse movimento. Portanto, temos que discutir a presença da indústria cultural, já que aprendemos que ela se apropria de criações localizadas, surgidas nos grupos sociais, as molda e as estruturam em forma de produto para lançamento ao consumo.
Logo, por mais sutil que pareça, sempre há uma intenção quando se trata de consumo e indústria cultural.
Reflita em um texto em seu caderno as questões:
· O papel do consumo de produtos da indústria cultural impacta de que forma na identidade do próprio universo juvenil?
· A indústria cultural, ao se apropriar de elementos da cultura, presta um serviço ou desserviço à sociedade?
· Qual é a sua responsabilidade na criação e manutenção de uma sociedade consumista?
Após analisar todas as questões e o estudo sobre o tema produza um texto reflexivo sobre a Indústria Cultural, os jovens e o consumo. (mínimo 10 linhas)
*A atividade deverá ser entregue até o dia 06 de julho por e-mail ou no Classroom
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário