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1º ANO SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO


QUÍMICA  PROF°  JOSÉ  CARLOS

 Código Googleclassroom

1° B:  2rdpc45


  E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª YASMIN

 

 

Queridos alunos!

Ainda dá tempo de entregar as atividades do 1º bimestre, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

 

·         Atividades referentes à semana dos dias 15/06 à 19/06.

 

FAZER NO CADERNO


2º Atividade referente ao 2º BIMESTRE

Aula referente ao Centro de Mídias  Soma dos primeiros termos de uma Progressão Geométrica (aula do dia 10/06)




Classificação de uma PG

Uma PG pode ser classificada como finita, quando existir uma qualidade limitada de termos, ou infinita. Além disso, também classificamos a PG de acordo com seu comportamento, podendo ser crescente, decrescente, constante e oscilante. Essa classificação depende diretamente da razão q.

Crescente: Para que ela seja crescente, o segundo termo deve ser maior que o primeiro e assim sucessivamente, ou seja, a1 < a2 < a3 < a4 < … < an. Uma PG é crescente se, e somente se, a razão for maior que um, ou seja, q > 1. Exemplo: (2, 10, 50, 250, …), q = 5, logo a PG é crescente.

Constante: Para que ela seja constante, os termos precisam ser todos iguais: a1 = a2 =...= an. Uma PG é constante se, e somente se, a razão for igual a 1, ou seja, q = 1. Exemplo: (2, 2, 2, 2, 2, 2), q = 1, logo a PG é constante.

Decrescente: Para que ela seja decrescente, o segundo termo deve ser menor que o primeiro e assim sucessivamente, ou seja, a1 > a2 > a3 > a4 > … > an. Uma PG é decrescente se, e somente se, a razão for um número entre zero e um, ou seja, 0 > q > 1. Exemplo:

Oscilante: Para que ela seja oscilante, os termos são alternadamente negativos e positivos, o que ocorre quando a razão é negativa, ou seja, q < 0. Exemplo: (1,-2,4,-8,16,-32,64...) e q=-2, logo a PG é oscilante.

Termos de uma PG

Os termos de uma PG podem ser encontrados a partir de uma fórmula que depende somente do termo inicial e da razão. A fórmula para encontrar os termos de uma PG é:



Demonstração da fórmula:


Exemplo: Encontre o 9º termo de uma PG que possui a1 = 3 e q = 5.


Termo geral de uma PG

Quando conhecemos o primeiro termo e a razão, é possível simplificar a fórmula do termo de uma PG para encontrarmos o termo geral, que depende somente do valor de n que queremos encontrar. Para isso, substituímos o valor do primeiro termo e da razão na fórmula.

Exemplo:

Encontre o termo geral da PG sabendo que a1 = 81 e q = 1/3.

Resolução:

Note que agora, dado o valor de n, é possível encontrar qualquer termo dessa sequência.

Soma dos termos de uma PG

Somar os termos de uma PG seria uma tarefa bastante trabalhosa se a quantidade dos termos fosse muito grande. Para somas pequenas, a escrita desses termos e a realização da soma bastariam. Porém, há problemas em que o interesse é realizar a soma dos n termos de uma PG, mas a quantidade de termos a serem somados é grande. Nesses casos, devemos usar a seguinte fórmula:

Note que essa fórmula depende do valor de n, ou seja, ela só serve para uma quantidade limitada de valores, por isso dizemos que essa é a soma dos termos de uma PG finita.

Exemplo:

Qual é o valor da soma dos 10 primeiros termos da PG (3,6,12, 24,…)?

Resolução:

Temos que a1 = 3, n = 10 e, ao dividir um termo pelo antecessor, vamos encontrar a razão (q = 2).

Assim, a soma dos 10 primeiros termos será:



Um caso particular para soma dos termos da PG é quando ela é infinita e decrescente. Nesse caso, a razão q é um número entre zero e 1 (0 < q < 1). Com isso, é possível encontrar uma nova fórmula que só serve para esses casos:



Exemplo:

Calcule a soma de todos termos da sequência a seguir:

Resolução:




EXERCÍCIOS:

1) 
Qual é a quantidade de elementos da PG finita (1, 2, 4, …), sabendo que a soma dos termos dessa PG é 1023?

2) Determine a soma dos 10 primeiros termos da PG (1, 3, 9, 27).



Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com

 

 ATENÇÃO - NÃO ESQUECER DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL.

  OBRIGADA!

PROFª YASMIN

 



E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

BIOLOGIA 1A, 1B, 1C    PROFª DÉBORA

SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO

 

Boa noite, alunos!

Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de Biologia para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Estou no aguardo!

 

AULA DO DIA 16/06 – DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL

 

Copie e responda as questões a seguir em seu caderno:

 

1)     No início da aula a professora apresentou duas imagens de ambientes marinhos: uma região de fundo do mar e uma região de praia. Eles se encontravam em equilíbrio? Explique.

2)     Quais são as principais causas dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta?

3)     Quais são as consequências da poluição atmosférica?

4)     O que seria o buraco na camada de ozônio?

5)     O que é chuva ácida?

 

Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com

 

ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 15/06). 

 




EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 15.06 A 19.06 

DISCIPLINA - ARTE - PROFA MARGARIDA

1ª Série – Intervenção em Artes Visuais.  

 

Indicação e Orientação de Atividades 

De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre:  Ação Expressiva – Atividade 3 e 4. 


Pesquise e Comente: 

1) Pinturas nas grutas da pré-história; Murais da antiguidade; do século XX; Graffiti; Lambe-lambe; Assemblage; Arte Conceitual e Performance.  


Criar:  

2) Processo criativo com foco na temática: Problemas Ambientais UTILIZAR A TÉCNICA: LAMBE-LAMBE (no caderno) – pode usar através de uma computação gráfica, acrescentar tinta; papelão; cartolina ou chapa de radiografia etc. que complemente a computação gráfica.  


Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita  no caderno de arte. 


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FILOSOFIA - Semana de 15 a 19.06

Tendo como sequência nossa aula e atividade anterior (semana de 08.06).

A partir da questão proposta e da breve definição de mito, sugerimos uma pesquisa sobre diferentes narrativas de criação.

- Narrativa de criação dos Caiapós e Tupi Guarani;

- Narrativa de criação Judaico-Cristã;

- Narrativa de criação Ioruba;

- Narrativa chinesa da criação do mundo.

(Observação: Não é para escolher uma – é para fazer uma síntese de todas as narrativas propostas).

Saiba Mais - Pesquisar diferentes narrativas mitológicas de criação tem o sentido de promover a ampliação do nosso repertório cultural, assim como abrir espaços de reflexão sobre a pluralidade cultural que caracteriza o mundo em que vivemos. Porém, nas diversas culturas, a presença da humanidade no mundo apresenta explicações repletas de simbologia, diferente da narrativa científica, segundo a qual a criação do Universo se explica pelo comportamento dos corpos celestes nas galáxias decorrente da expansão do universo, como na teoria do BigBang, e o surgimento do homem como consequência do processo evolutivo. Ou seja, nada de especial. Talvez seja interessante comentar com os estudantes como a ciência, historicamente, vem retirando o ser humano do centro da criação, podemos citar sobre as “três feridas narcísicas” a partir da investigação de Copérnico que retira a Terra do centro do Universo. A teoria de evolução de Darwin e Wallace e as investigações da psicanálise que retira da consciência a direção das nossas escolhas e ações. 

SE DESEJAR, APROFUNDE ESSE CONHECIMENTO < https://psicoativo.com/2016/11/as-3-feridas-narcisicas-da-humanidade-copernico-darwin-e-freud.html>


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1º ANO SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO     QUÍMICA


Fazer uma pesquisa sobre As Leis das Reações Químicas.

Pode entregar em Word.

Pode enviar o trabalho no Classroom e também pelo e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com


AULA- 03 e 04  TEMA-01/02 GEOGRAFIA- CARTOGRAFIA E PODER -1º C -  PROF. JOBSON


E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:                                                            SÉRIE: 1ºC

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 2° BIMESTRE                                            

 

ATIVIDADES: APOIO- APRESENTAÇÃO DA SEQUÊNCIA DE MAPAS ANTIGOS:


Ga-Sur (2300 a.C.)

O mapa mais antigo, era um tablete de argila cozido feito na Babilônia. São duas cadeias de montanhas e ao centro um rio, provavelmente o rio Eufrates.


Mapa de Bedolina (1500 a.C.)

Representava uma aldeia no rio do Pó ao norte da Itália

 

Mapa de Eratóstenes (200 a. C.)

Eratóstenes desenhou um mapa incorporando informações resultantes das campanhas de Alexandre o Grande e de seus sucessores. A Ásia surge maior. Ele foi o primeiro Geógrafo a incorporar os meridianos e paralelos em suas representações cartográficas.

Ptolomeu (87 a. C.)

O apogeu da Cartografia em 87 a. C. foi relacionado ao trabalho de Ptolomeu. Sua famosa obra Geografia é formada por oito volumes.Tratando desde a construção de globos à técnica de projeção de mapas.


Mapa TO (636 d.C.)

Esses mapas medievais”T” e “O” originaram-se da descrição de mundo na obra Etymologiae de Isidoro de Sevilha. O “T” é o Mediterrâneo dividindo-se em três continentes, Europa, Ásia e África, sendo o “O”, o Oceano Circundante.


Cartas Portulanas (1443)

Direcionadas aos navegadores, essas cartas eram utilizadas para navegação e confeccionadas com medições feitas por bússolas. A Cartografia náutica dos portugueses nasce da carta Portulana Mediterrânea.

Mapa Mundi de Andreas Walsperger (1448)

Elaborado quase dois séculos depois do mapa TO, Jerusalém permanece no centro do mundo. Nessa época foram realizadas as primeiras viagens em busca de novas terras e de um novo caminho para o Oriente.

Portugal pioneiro das viagens marítimas já vinha pretendendo ampliar seus negócios além mar.

Carta Internacional ao Milionésimo (1909)

 Proposta por Albrecth Penck no Congresso Internacional de Londres, onde propôs o plano de mapeamento mundial. Convencionando-se que as folhas cartográficas seriam feitas em escala 1:1.000.000, com o objetivo de fornecer uma carta de uso geral permitindo assim a confecção de outras séries cartográficas.


– ESTUDO DIRIGIDO PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES:

1-         Cite três dos principais tipos de mapas acima e fale sobre sua importância para a sua época.

2-         Em qual continente foi encontrado supostamente o primeiro mapa feito pelo homem?

3-         Por que a obra de Ptolomeu foi tão importante para a sua época até os nossos dias?

4-         Explique por que o mapa de Isidoro de Sevilha é chamado de TO.

5-         A partir de que momento é retratado as primeiras viagens marítimas e qual foi o interesse de Portugal nesse período?

6-         O que ficou definido na proposta de Albrecth Penck no Congresso Internacional de Londres?

7-         Em       que  momento  da        história aparecem         nos      mapas os paralelos e meridianos

8-         O que melhor aprendemos nesta atividade?

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Plano Semanal de Geografia 1ºano – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

Geografia

Data/Semana:

15 a 19/06/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Globalização

Estratégia:

Pesquisa

Tarefas/Exercícios:

O aluno deverá realizar a atividade proposta seguida de comentário argumentativo.

Material necessário:

Caderno

ATIVIDADE DA SEMANA

                Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, preparei para vocês  uma pesquisa sobre os efeitos da Globalização no mundo (aspectos positivos e negativos)

Para tanto, você deverá pesquisar seguindo o roteiro abaixo:

 Estou à disposição de vocês caso tenham alguma dúvida, beleza?

1.) O que é Globalização?

2.) Quais os aspectos negativos da Globalização?

3.) Quais os aspectos positivos da Globalização?

Estou à disposição de vocês caso tenham alguma dúvida, beleza?

Grande abraço!

Prof. Mauro Sergio

Plano Semanal de História 1ºano – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

História

Data/Semana:

15 a 19/06/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Primeiras civilizações

Estratégia:

Redação

Tarefas/Exercícios:

O aluno deverá escolher um povo antigo (de preferencia dentre os estudados) e produzir um texto como se vivesse naquela época e civilização. É importante que descreva a sua ocupação no texto, isto é, a profissão que tinha.

Material necessário:

Folha almaço, sulfite ou caderno.

                                         ATIVIDADE DA SEMANA

                Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, uma atividade bem simples. Faremos uma viagem no tempo e através da história das antigas civilizações. Para isso, você deverá escolher uma, apenas uma das civilizações antigas estudadas (pode ser Egito,  Mesopotâmia, Pérsia entre outras, e elaborar um texto (redação) de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas na qual você descreverá sua ocupação e uma situação da época (pode ser um fato histórico). Não esqueça de abordar aspectos vividos na sua história bem como a atividade que você exercia. Não tente redigir o texto sem antes estudar ou pesquisar sobre o povo escolhido. Estou à disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham alguma dúvida, beleza?. Bons estudos cidadãos! 

***

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA PROFª SELMA 1º ANO - (de 15 a 19 de junho).

CONTATOS SOCIAIS: ONDE COMEÇA  A INTERAÇÃO

    O contato social está na origem da vida em sociedade. É o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição nos grupos sociais e da sociedade.

                 Os contatos sociais podem ser primários ou secundários.

           Contatos sociais primários: São os contatos pessoais, diretos, e que têm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. São exemplos de contatos sociais primários: os familiares (entre pais e filhos, entre irmãos, entre marido e mulher); os de vizinhança; as relações sociais na escola, no clube, etc. As primeiras experiências do indivíduo se fazem com base em contatos sociais primários.

               Contatos sociais secundários: São os contatos impessoais, calculados, formais. Dois exemplos: o contato do passageiro com o cobrador do ônibus para pagar a passagem; o contato do cliente com o caixa do banco para descontar um cheque. São também considerados secundários os contatos impessoais mantidos por meio de carta, telefone, telegrama, e-mail, etc.

               É importante destacar que as pessoas que têm a vida baseada mais em contatos primários desenvolvem personalidades diferentes daquelas que têm uma vida com predomínio de contatos secundários.

               A personalidade de um lavrador, por exemplo, é bem diversa da de um empresário urbano. O lavrador vive em geral num mundo comunitário, onde quase todas as pessoas se conhecem e executam as mesmas atividades. Mantém relações familiares e de vizinhança muito fortes e em sua comunidade há um padrão de comportamento bastante uniforme. Não há mudanças sociais significativas no decorrer de sua vida e ele viverá, provavelmente, da mesma forma que seus pais.

               Já o empresário estabelece um número mais amplo e complexo de contatos sociais: com seus empregados, seus clientes, sua família, seus vizinhos, com outros empresários, etc. A maior parte desses contatos é impessoal, formal ou momentâneo. Com a industrialização e a consequente urbanização, diminuíram os grupos de contatos primários, pois na cidade predominam os contatos secundários.

               Nos grandes centros urbanos, as relações humanas tendem a ser mais fragmentadas, dinâmicas e impessoais, caracterizadas por um forte individualismo, pois a proximidade física não significa necessariamente proximidade afetiva.

Questões:

1) Explique, com suas palavras, o que é contato social.

2) Cite dois exemplos de ambientes ou de grupos que contribuem ativamente para a socialização do indivíduo.

3) Cite dois exemplos de contatos primários e dois de contatos secundários.

4) Cite um exemplo de interação social que ocorre na família.

5) Explique, com suas palavras, as diferenças entre a personalidade de pessoas que têm a vida baseada mais em contatos primários daquelas que têm uma vida com predomínio de contatos secundários.

  • Obs: A atividade também está disponível no  Google Classroom para entrega.


E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 15.06 A 19.06
DISCIPLINA - INGLÊS - PROF MAX - e-mailmax.pereira@unisantos.br

Guia: Hello, folks! How are you? Para esta atividade trabalharemos Leitura e interpretação textual; Identificar verbos do dia a dia, prática da leitura e escrita.

My day - Sarah


First, I wake up. Then, I get dressed. I walk to school. I do not ride a bike. I do not ride the bus. I like to go to school. It rains. I do not like rain. I eat lunch. I eat a sandwich and an apple.

I play outside. I like to play. I read a book. I like to read books. I walk home. I do not like walking home. My mother cooks soup for dinner. The soup is hot. Then, I go to bed. I do not like to go to bed.


1) Faça como Sarah escreva  seu dia a a dia e destaque verbos que estão na afirmativa e negativa.

Good job =)

     


      SEMANA 15/06 À 19/06

LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO A, B e C


1ª ATIVIDADE

Epitáfio

Devia ter amado mais

Ter chorado mais

Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais

E até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado

As pessoas como elas são

Cada um sabe a alegria

E a dor que traz no coração...

Devia ter complicado menos

Trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos

Com problemas pequenos

Ter morrido de amor...                                  (Sérgio Britto)

 

 

 

 

QUESTÃO 1

O tema central da letra da música é:

     (A) a eternização do amor como solução para os problemas da vida.

     (B) o arrependimento por não ter podido aproveitar mais as coisas da vida.

     (C) a preocupação por não saber o que fazer nas diversas situações de vida.

     (D) o sentimento de morte que perpassa todas as simples situações da vida.

 

QUESTÃO 2

Na frase “Ter morrido de amor”... encontramos qual figura de linguagem?

       (A)  Metáfora

       (B)  Ironia

       (C)  Comparação

       (D)  Catacrese

       (E)  Hipérbole

 

QUESTÃO 3

Marque a alternativa em que todas as palavras são verbos:

       (A)  Devia ter amado

       (B)  Com problemas pequenos

       (C)  Ter morrido de amor

       (D)  Trabalhado menos

       (E)  Ter visto o sol nascer

 2º ATIVIDADE:

PESQUISE E OUÇA A MÚSICA A QUE SE REFERE ESTE TEXTO, FAZENDO A SEGUIR UMA DISSERTAÇÃO DE 10 A 15 LNHAS, FAZENDO A COMPARAÇÃO COM A LETRA E O MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO.

3º ATIVIDADE:

ELABORE UMA POESIA COM 3 ESTROFES E 4 VERSOS COM O TEMA:

VIDA

 

miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br       

 

 

 


Um comentário:

  1. Boa noite, professor não consigo enviar as atividades pelo e-mail. O que eu faço, para enviar as atividades? Aluno: Gabriel Cruz de Souza e Souza. N:12. 1*A.

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