QUÍMICA PROF° JOSÉ CARLOS
Código Googleclassroom
1° B: 2rdpc45
E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC
PROFª YASMIN
Queridos alunos!
Ainda dá tempo de entregar as atividades do 1º bimestre, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!
· Atividades referentes à
semana dos dias 15/06 à 19/06.
FAZER NO CADERNO
2º Atividade referente
ao 2º BIMESTRE
Aula referente ao Centro de Mídias – Soma
dos primeiros termos de uma Progressão Geométrica (aula do dia 10/06)
Uma PG pode ser classificada como finita, quando
existir uma qualidade limitada de termos, ou infinita. Além disso, também
classificamos a PG de acordo com seu comportamento, podendo ser crescente,
decrescente, constante e oscilante. Essa classificação depende diretamente da
razão q.
Crescente: Para que ela seja crescente, o segundo
termo deve ser maior que o primeiro e assim sucessivamente, ou seja, a1 < a2
< a3 < a4 < … < an. Uma PG é crescente se, e somente se, a razão
for maior que um, ou seja, q > 1. Exemplo: (2, 10, 50, 250, …), q = 5, logo
a PG é crescente.
Constante: Para que ela seja constante, os termos
precisam ser todos iguais: a1 = a2 =...= an. Uma PG é constante se, e somente
se, a razão for igual a 1, ou seja, q = 1. Exemplo: (2, 2, 2, 2, 2, 2), q = 1,
logo a PG é constante.
Decrescente: Para que ela seja decrescente, o
segundo termo deve ser menor que o primeiro e assim sucessivamente, ou seja, a1
> a2 > a3 > a4 > … > an. Uma PG é decrescente se, e somente se,
a razão for um número entre zero e um, ou seja, 0 > q > 1. Exemplo:
Oscilante: Para que ela seja oscilante, os termos
são alternadamente negativos e positivos, o que ocorre quando a razão é
negativa, ou seja, q < 0. Exemplo: (1,-2,4,-8,16,-32,64...) e q=-2, logo a
PG é oscilante.
Termos de uma PG
Os termos de uma PG podem ser encontrados a partir
de uma fórmula que depende somente do termo inicial e da razão. A fórmula para
encontrar os termos de uma PG é:
Demonstração da fórmula:
Exemplo: Encontre o 9º termo de uma PG que possui a1 =
3 e q = 5.
Termo geral de uma PG
Quando conhecemos o primeiro termo e a razão, é
possível simplificar a fórmula do termo de uma PG para encontrarmos o termo
geral, que depende somente do valor de n que queremos encontrar. Para isso,
substituímos o valor do primeiro termo e da razão na fórmula.
Exemplo:
Encontre o termo geral da PG sabendo que a1 =
81 e q = 1/3.
Resolução:
Note que agora, dado o valor de n, é possível
encontrar qualquer termo dessa sequência.
Soma dos termos de uma PG
Somar os termos de uma PG seria uma tarefa bastante
trabalhosa se a quantidade dos termos fosse muito grande. Para somas pequenas,
a escrita desses termos e a realização da soma bastariam. Porém, há problemas
em que o interesse é realizar a soma dos n termos
de uma PG, mas a quantidade de termos a serem somados é grande.
Nesses casos, devemos usar a seguinte fórmula:
Note que essa fórmula depende do valor de n, ou
seja, ela só serve para uma quantidade limitada de valores, por isso dizemos
que essa é a soma dos termos de uma PG finita.
Exemplo:
Qual é o valor da soma dos 10 primeiros termos da
PG (3,6,12, 24,…)?
Resolução:
Temos que a1 = 3, n = 10 e, ao dividir um
termo pelo antecessor, vamos encontrar a razão (q = 2).
Assim, a soma dos 10 primeiros termos será:
Um caso particular para soma dos termos
da PG é quando ela é infinita e decrescente. Nesse caso, a razão q é um número
entre zero e 1 (0 < q < 1). Com isso, é possível encontrar uma nova
fórmula que só serve para esses casos:
Exemplo:
Calcule a soma de todos termos da sequência a
seguir:
Resolução:
EXERCÍCIOS:
1)
2) Determine a soma dos 10 primeiros termos da PG (1, 3, 9, 27).
Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com
ATENÇÃO - NÃO ESQUECER
DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL.
OBRIGADA!
PROFª YASMIN
E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
BIOLOGIA 1A, 1B, 1C PROFª
DÉBORA
SEMANA DE 15 A 19 DE
JUNHO
Boa noite, alunos!
Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que
vocês devem mandar todos os trabalhos de Biologia para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com.
Estou no aguardo!
AULA DO DIA 16/06 – DESEQUILÍBRIO AMBIENTAL
Copie e responda as questões a seguir em seu caderno:
1)
No início da aula a professora apresentou duas imagens de ambientes
marinhos: uma região de fundo do mar e uma região de praia. Eles se encontravam
em equilíbrio? Explique.
2) Quais são as principais
causas dos problemas ambientais que afetam o nosso planeta?
3) Quais são as
consequências da poluição atmosférica?
4) O que seria o buraco
na camada de ozônio?
5)
O que é chuva ácida?
Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com
ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série,
título da atividade e data (semana 15/06).
EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 15.06 A 19.06
DISCIPLINA - ARTE - PROFA MARGARIDA
1ª Série – Intervenção em Artes Visuais.
Indicação e Orientação de Atividades
De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre: Ação Expressiva – Atividade 3 e 4.
Pesquise e Comente:
1) Pinturas nas grutas da pré-história; Murais da antiguidade; do século XX; Graffiti; Lambe-lambe; Assemblage; Arte Conceitual e Performance.
Criar:
2) Processo criativo com foco na temática: Problemas Ambientais UTILIZAR A TÉCNICA: LAMBE-LAMBE (no caderno) – pode usar através de uma computação gráfica, acrescentar tinta; papelão; cartolina ou chapa de radiografia etc. que complemente a computação gráfica.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
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FILOSOFIA - Semana de 15 a 19.06
Tendo
como sequência nossa aula e atividade anterior (semana de 08.06).
A
partir da questão proposta e da breve definição de mito, sugerimos uma pesquisa
sobre diferentes narrativas de criação.
-
Narrativa de criação dos Caiapós e Tupi Guarani;
-
Narrativa de criação Judaico-Cristã;
-
Narrativa de criação Ioruba;
-
Narrativa chinesa da criação do mundo.
(Observação:
Não é para escolher uma – é para fazer uma síntese de todas as narrativas
propostas).
Saiba Mais - Pesquisar diferentes narrativas mitológicas de criação tem o sentido de promover a ampliação do nosso repertório cultural, assim como abrir espaços de reflexão sobre a pluralidade cultural que caracteriza o mundo em que vivemos. Porém, nas diversas culturas, a presença da humanidade no mundo apresenta explicações repletas de simbologia, diferente da narrativa científica, segundo a qual a criação do Universo se explica pelo comportamento dos corpos celestes nas galáxias decorrente da expansão do universo, como na teoria do BigBang, e o surgimento do homem como consequência do processo evolutivo. Ou seja, nada de especial. Talvez seja interessante comentar com os estudantes como a ciência, historicamente, vem retirando o ser humano do centro da criação, podemos citar sobre as “três feridas narcísicas” a partir da investigação de Copérnico que retira a Terra do centro do Universo. A teoria de evolução de Darwin e Wallace e as investigações da psicanálise que retira da consciência a direção das nossas escolhas e ações.
SE DESEJAR, APROFUNDE ESSE CONHECIMENTO < https://psicoativo.com/2016/11/as-3-feridas-narcisicas-da-humanidade-copernico-darwin-e-freud.html>
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1º ANO SEMANA DE 15 A 19 DE JUNHO QUÍMICA
Fazer uma pesquisa sobre As Leis das Reações Químicas.
Pode entregar em Word.
Pode enviar o trabalho no Classroom e também pelo e-mail atividadesdefisicaequimica10@gmail.com
AULA- 03 e 04 TEMA-01/02 GEOGRAFIA- CARTOGRAFIA E PODER -1º C - PROF. JOBSON
E.E VISCONDE DE SÃO
LEOPOLDO
NOME: SÉRIE: 1ºC
MATÉRIA: GEOGRAFIA- 2° BIMESTRE
Ga-Sur (2300 a.C.)
O mapa mais antigo, era um tablete de argila cozido feito na Babilônia. São duas cadeias de montanhas e ao centro um rio, provavelmente o rio Eufrates.
Mapa de Bedolina (1500 a.C.)
Mapa de Eratóstenes (200 a. C.)
Eratóstenes desenhou um mapa incorporando informações resultantes das
campanhas de Alexandre o Grande e de seus sucessores. A Ásia surge maior. Ele
foi o primeiro Geógrafo a incorporar os meridianos e paralelos em suas
representações cartográficas.
Ptolomeu (87 a. C.)
O apogeu da Cartografia em 87 a. C. foi relacionado ao trabalho de
Ptolomeu. Sua famosa obra Geografia é formada por oito volumes.Tratando desde a
construção de globos à técnica de projeção de mapas.
Mapa TO (636 d.C.)
Esses mapas medievais”T” e “O” originaram-se da descrição de mundo na obra Etymologiae de Isidoro de Sevilha. O “T” é o Mediterrâneo dividindo-se em três continentes, Europa, Ásia e África, sendo o “O”, o Oceano Circundante.
Cartas Portulanas (1443)
Elaborado quase dois séculos depois do mapa TO, Jerusalém permanece no
centro do mundo. Nessa época foram realizadas as primeiras viagens em busca de
novas terras e de um novo caminho para o Oriente.
Portugal pioneiro das viagens marítimas já vinha pretendendo ampliar seus
negócios além mar.
Carta Internacional ao Milionésimo (1909)
Proposta por Albrecth Penck no Congresso Internacional de
Londres, onde propôs o plano de mapeamento mundial. Convencionando-se que as
folhas cartográficas seriam feitas em escala 1:1.000.000, com o objetivo de
fornecer uma carta de uso geral permitindo assim a confecção de outras séries
cartográficas.
– ESTUDO DIRIGIDO PARA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES:
1- Cite três dos principais
tipos de mapas acima e fale sobre sua importância para a sua época.
2- Em qual continente foi
encontrado supostamente o primeiro mapa feito pelo homem?
3- Por que a obra de Ptolomeu
foi tão importante para a sua época até os nossos dias?
4- Explique por que o mapa de
Isidoro de Sevilha é chamado de TO.
5- A partir de que momento é
retratado as primeiras viagens marítimas e qual foi o interesse de Portugal
nesse período?
6- O que ficou definido na
proposta de Albrecth Penck no Congresso Internacional de Londres?
7- Em que momento da história aparecem nos mapas os paralelos e meridianos
8- O que melhor aprendemos
nesta atividade?
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Plano Semanal de Geografia 1ºano –
Ensino Médio
Professor:
|
Mauro Sergio dos Santos |
Componente: |
Geografia |
Data/Semana: |
15 a 19/06/2020 – 2 aulas |
Tema
da aula: |
Globalização |
Estratégia: |
Pesquisa |
Tarefas/Exercícios: |
O aluno deverá realizar a atividade proposta
seguida de comentário argumentativo. |
Material
necessário: |
Caderno |
ATIVIDADE DA SEMANA
Olá caros alunos, tudo bem?
Espero que sim! Para essa semana, preparei para vocês uma pesquisa sobre os efeitos da Globalização
no mundo (aspectos positivos e negativos)
Para tanto, você deverá pesquisar seguindo o roteiro abaixo:
Estou à disposição de
vocês caso tenham alguma dúvida, beleza?
1.) O que é
Globalização?
2.) Quais os aspectos
negativos da Globalização?
3.) Quais os aspectos
positivos da Globalização?
Estou à disposição de vocês caso tenham alguma dúvida, beleza?
Grande abraço!
Prof. Mauro Sergio
Plano Semanal de História 1ºano –
Ensino Médio
Professor:
|
Mauro Sergio dos Santos |
Componente: |
História |
Data/Semana: |
15 a 19/06/2020 – 2 aulas |
Tema
da aula: |
Primeiras civilizações |
Estratégia: |
Redação |
Tarefas/Exercícios: |
O aluno deverá escolher um povo antigo
(de preferencia dentre os estudados) e produzir um texto como se vivesse
naquela época e civilização. É importante que descreva a sua ocupação no
texto, isto é, a profissão que tinha. |
Material
necessário: |
Folha almaço, sulfite ou caderno. |
ATIVIDADE DA SEMANA
Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, uma atividade bem simples. Faremos uma viagem no tempo e através da história das antigas civilizações. Para isso, você deverá escolher uma, apenas uma das civilizações antigas estudadas (pode ser Egito, Mesopotâmia, Pérsia entre outras, e elaborar um texto (redação) de no mínimo 15 e no máximo 20 linhas na qual você descreverá sua ocupação e uma situação da época (pode ser um fato histórico). Não esqueça de abordar aspectos vividos na sua história bem como a atividade que você exercia. Não tente redigir o texto sem antes estudar ou pesquisar sobre o povo escolhido. Estou à disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham alguma dúvida, beleza?. Bons estudos cidadãos!
***
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA PROFª SELMA 1º ANO - (de 15 a 19 de junho).
CONTATOS SOCIAIS: ONDE COMEÇA A INTERAÇÃO
O contato social está na origem da vida em sociedade. É o primeiro passo para que ocorra qualquer associação humana. Por meio dele, as pessoas estabelecem relações sociais, criando laços de identidade, formas de atuação e comportamento que são a base da constituição nos grupos sociais e da sociedade.
Os contatos sociais podem ser primários ou secundários.
Contatos sociais primários: São os contatos pessoais, diretos, e que têm uma forte base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experiências individuais. São exemplos de contatos sociais primários: os familiares (entre pais e filhos, entre irmãos, entre marido e mulher); os de vizinhança; as relações sociais na escola, no clube, etc. As primeiras experiências do indivíduo se fazem com base em contatos sociais primários.
Contatos sociais secundários: São os contatos impessoais, calculados, formais. Dois exemplos: o contato do passageiro com o cobrador do ônibus para pagar a passagem; o contato do cliente com o caixa do banco para descontar um cheque. São também considerados secundários os contatos impessoais mantidos por meio de carta, telefone, telegrama, e-mail, etc.
É importante destacar que as pessoas que têm a vida baseada mais em contatos primários desenvolvem personalidades diferentes daquelas que têm uma vida com predomínio de contatos secundários.
A personalidade de um lavrador, por exemplo, é bem diversa da de um empresário urbano. O lavrador vive em geral num mundo comunitário, onde quase todas as pessoas se conhecem e executam as mesmas atividades. Mantém relações familiares e de vizinhança muito fortes e em sua comunidade há um padrão de comportamento bastante uniforme. Não há mudanças sociais significativas no decorrer de sua vida e ele viverá, provavelmente, da mesma forma que seus pais.
Já o empresário estabelece um número mais amplo e complexo de contatos sociais: com seus empregados, seus clientes, sua família, seus vizinhos, com outros empresários, etc. A maior parte desses contatos é impessoal, formal ou momentâneo. Com a industrialização e a consequente urbanização, diminuíram os grupos de contatos primários, pois na cidade predominam os contatos secundários.
Nos grandes centros urbanos, as relações humanas tendem a ser mais fragmentadas, dinâmicas e impessoais, caracterizadas por um forte individualismo, pois a proximidade física não significa necessariamente proximidade afetiva.
Questões:
1) Explique, com suas palavras, o que é contato social.
2) Cite dois exemplos de ambientes ou de grupos que contribuem ativamente para a socialização do indivíduo.
3) Cite dois exemplos de contatos primários e dois de contatos secundários.
4) Cite um exemplo de interação social que ocorre na família.
5) Explique, com suas palavras, as diferenças entre a personalidade de pessoas que têm a vida baseada mais em contatos primários daquelas que têm uma vida com predomínio de contatos secundários.
- Obs: A atividade também está disponível no Google Classroom para entrega.
My day - Sarah
First, I wake up. Then, I get dressed. I walk to school. I do not ride a bike. I do not ride the bus. I like to go to school. It rains. I do not like rain. I eat lunch. I eat a sandwich and an apple.
I play outside. I like to play. I read a book. I like to read books. I walk home. I do not like walking home. My mother cooks soup for dinner. The soup is hot. Then, I go to bed. I do not like to go to bed.
SEMANA 15/06 À 19/06
LÍNGUA PORTUGUESA – 1º ANO A, B e C
1ª ATIVIDADE
Epitáfio
Devia ter
amado mais
Ter
chorado mais
Ter visto
o sol nascer
Devia ter
arriscado mais
E até
errado mais
Ter feito
o que eu queria fazer...
Queria
ter aceitado
As
pessoas como elas são
Cada um
sabe a alegria
E a dor
que traz no coração...
Devia ter
complicado menos
Trabalhado
menos
Ter visto
o sol se pôr
Devia ter
me importado menos
Com
problemas pequenos
Ter
morrido de amor... (Sérgio Britto)
QUESTÃO 1
O tema central da letra da
música é:
(A) a eternização do amor como solução
para os problemas da vida.
(B) o arrependimento por não ter podido
aproveitar mais as coisas da vida.
(C) a preocupação por não saber o que fazer
nas diversas situações de vida.
(D) o sentimento de morte que perpassa
todas as simples situações da vida.
QUESTÃO
2
Na frase “Ter morrido de
amor”... encontramos qual figura de linguagem?
(A) Metáfora
(B) Ironia
(C) Comparação
(D) Catacrese
(E) Hipérbole
QUESTÃO 3
Marque a alternativa em
que todas as palavras são verbos:
(A) Devia ter amado
(B) Com problemas pequenos
(C) Ter morrido de amor
(D) Trabalhado menos
(E) Ter visto o sol nascer
2º
ATIVIDADE:
PESQUISE E OUÇA A MÚSICA A QUE SE REFERE ESTE
TEXTO, FAZENDO A SEGUIR UMA DISSERTAÇÃO DE 10 A 15 LNHAS, FAZENDO A COMPARAÇÃO
COM A LETRA E O MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO.
3º ATIVIDADE:
ELABORE UMA POESIA COM 3 ESTROFES E 4 VERSOS
COM O TEMA:
VIDA
miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br
Boa noite, professor não consigo enviar as atividades pelo e-mail. O que eu faço, para enviar as atividades? Aluno: Gabriel Cruz de Souza e Souza. N:12. 1*A.
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