Páginas

2º ano-Semana de 10 de agosto-3bim

ATIVIDADE DE BIOLOGIA

SEMANA DE 10/08 à 14/08

PROFESSORA CARLA ZEINUM

2º ANO DO ENSINO MÉDIO

 

HABILIDADES: Reconhecer as semelhanças e diferenças entre o DNA e o RNA.

 

DNA- A molécula da vida.

 

1-    ASSISTAM AO VÍDEO PROPOSTO E REFLITAM SOBRE ESSA FANTÁSTICA MOLÉCULA DA VIDA- O DNA

 

https://www.youtube.com/watch?v=M4cOYkTsSBk

( BIOLOGIA VOLUME 3- DNA A MOLÉCULA DA VIDA)

1-    Como é chamada a molécula de DNA?

2-    Qual o nome das 4 bases que compõe a molécula de DNA?

3- Qual a importância do DNA em testes de paternidade?

            XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

 

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2A, 2B
                            SEMANA DE 07 À 14 DE AGOSTO DE 2020.
                                            PROFª ROSANA

Exercício de interpretação de texto – 

Enquanto fugia de caçadores, uma raposa viu um lenhador e lhe pediu que a escondesse. Ele sugeriu que ela entrasse em sua cabana e se ocultasse lá dentro. Não muito tempo depois, vieram os caçadores e perguntaram ao lenhador se ele tinha visto uma raposa passar por ali. Em voz alta ele negou tê-la visto, mas com a mão fez gestos indicando onde ela estava escondida.

Entretanto, como eles não prestaram atenção nos seus gestos, deram crédito às suas palavras. Ao constatar que eles já estavam longe, a raposa saiu em silêncio e foi indo embora. E o lenhador se pôs a repreendê-la, pois ela, salva por ele, não lhe dera nem uma palavra de gratidão. A raposa respondeu: “Mas eu seria grata, se os gestos de sua mão fossem condizentes com suas palavras.”

(Fábulas completas, 2013.)

A moral mais apropriada para fechar a fábula seria:

a) esta fábula pode ser dita a propósito de homens desventurados que, quando estão em situações embaraçosas, rezam para encontrar uma saída, mas assim que encontram procuram evitá-las

b) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito daqueles homens que nitidamente proclamam ações nobres, mas na prática realizam atos vis

c) esta fábula mostra que os homens desatentos prestam atenção nas coisas de que esperam tirar proveito, mas permanecem apáticos em relação àquelas que não lhes agradam

d) assim, alguns homens se entregam a tarefas arriscadas, na esperança de obter ganhos, mas se arruínam antes mesmo de chegar perto do que almejam

e) desta fábula pode servir-se uma pessoa a propósito de um homem frouxo que reclama de ínfimas desgraças, enquanto ela própria suporta, sem dificuldade, desgraças enormes

 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 10.08 A 14.08

DISCIPLINA FILOSOFIA – PROF. PABLO

 

Orientação minha da semana: - ENVIAR ATIVIDADES EM ATRASO.

                              - Reveja o blog em datas anteriores – faça a atividade e encaminhe.      

                              - Tem dúvida? Estou à disposição para lhe ajudar. 

 ____________________________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

DISCIPLINA ARTE - PROFA.MARGARIDA


DISCIPLINA ARTE - PROFA.MARGARIDA

2ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO

ASSISTA OS VÍDEOS NO YOUTUBE:

1) EDUARDO SRUR: “MANUAL DE INTERVENÇÃO URBANA”.

2) EDUARDO SRUR: “PETS”.

FAÇA UM COMENTÁRIO GERAL DOS VÍDEOS.

                  XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

  ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B
                            SEMANA DE 07 À 14 DE AGOSTO DE 2020.
                                            PROFª DÉBORA

AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 03/08/2020 - PRINCÍPIOS ADITIVO E MULTIPLICATIVO - PARTE I

Atenção alunos:  já estamos no 3º bimestre! Mantenham em dia as suas atividades! Para quem deixou de entregar atividades dos bimestres anteriores, favor entrar em contato pelo e-mail.

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

1) O que se entende por Princípio Multiplicativo?

2) Uma garota deseja vestir-se com um vestido ou um macacão. Ela possui 4 vestidos e 3 macacões. De quantas maneiras ela pode se vestir escolhendo ou um vestido ou um macacão? Represente.

3) Em uma entrevista sobre preferências de cor, obteve-se como resposta:
     - 30 entrevistados preferem a cor amarela.
     - 50 preferem a cor azul
     - 10 gostam de ambas as cores.
  Represente o número total de entrevistados.

4) Cláudia tem uma festa essa noite e pretende usar uma blusa, uma saia e uma sandália. Sabe-se que ela possui 4 blusas, 2 saias e 2 sandálias.  De quantas maneiras distintas Cláudia poderá vestir-se?

5) Uma menina deseja vestir-se com uma saia e uma blusa e dispõe de 4 saias e 5 blusas. Escreva uma multiplicação para indicar o total das diferentes possibilidades de escolha dessa menina. Apresente também a Árvore das Possibilidades para essa situação.


Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


Atividades de Física das Turmas 2A e 2B

Semana de 10 a 14 de Agosto

Profº José Carlos Alvares

1) Acessar os seguintes links:

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/som-infrassom-ultrassom.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/ultrassons-suas-aplicacoes.htm

2) Ler os textos indicados nesses links para trabalhar as atividades da próxima aula (só leitura).

            XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

História – 2 EM

 

Vamos nos reorganizar e acompanhar o CMSP de maneira mais próxima? Uma atividade de readequação do conteúdo.

 

Assistir o vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=AW9yMv2sOhc&t=7s

 

Observar as imagens e responder:

 


 

Explique:

Casa de Fundição

Quinto

Derrama

 

Explique a imagem e o significado dessa bandeira

 

 Enviem para profbrunogouvea@gmail.com

No campo Assunto, escrevam a série, nº e o nome de vcs!!!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Atividades de Química das Turmas 2A – 2B

Semana de 10 a 14 de Agosto

Profº José Carlos Alvares

 

Habilidade: Reconhecer as propriedades dos materiais e as interações entre átomos, íons e moléculas.

 

Tema: Polaridade Molecular.

 

Orientação:  Fazer uma pesquisa sobre íons, eletronegatividade e polaridade molecular, através da resolução das seguintes questões:

 

Questões

 

1.            O que são íons e como se classificam? Dê exemplos.

 

2.            O que são moléculas?

 

3.            O que é eletronegatividade? Quais são os elementos químicos mais eletronegativos?

 

4.            O que são moléculas polares e apolares? Dê exemplos.

 

 XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

PROFESSOR -JOBSON -2º A e B- 

TEMA:02 - Leitura, interpretação e apropriação dos conteúdos trabalhados:

 3º BIMESTRE- AULA -01 E 02- SEMANA 10/08/2020 A 14/08/2020

Leia o texto  para  trabalhar as atividade na próxima aula (só leitura)

 

GEOGRAFIA DO BRASIL-Regionalização Brasileira

 

A República Federativa do Brasil é formada por 26 estados e pelo Distrito Federal. Os estados, por sua vez, dividem-se em municípios, os quais são as menores unidades políticas autônomas na federação brasileira. Na maioria dos casos apresentam áreas rurais e urbanas. Existem no país 5.570 municípios.

 

Os estados são as unidades de maior hierarquia na organização político-administrativa do país; a localidade que abriga a sede do governo é chamada de capital. Ao longo de sua história, o Brasil já teve também unidades administrativas chamadas territórios federais.

 

O Distrito Federal é uma unidade federativa autônoma, que sedia o governo federal, em Brasília. O Distrito Federal não se divide em municípios e sim em regiões administrativas (RAs), muitas das quais correspondem a cidades-satélites.

 

Além dos estados, municípios e do Distrito Federal, a Federação brasileira conheceu outro tipo de unidade político-administrativa: o território federal. Os territórios federais eram áreas consideradas estratégicas, e, por isso, administradas diretamente pela União. O primeiro deles, surgido em 1904, foi o Território Federal do Acre, incorporado ao Brasil no ano anterior.

 

Em 1942, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, o governo federal decidiu administrar diretamente algumas áreas situadas na fronteira. O Território Federal de Fernando de Noronha foi criado ainda nesse ano. Em 1943, surgiram os territórios de Amapá, Rio Branco, Guaporé, Ponta Porã e Iguaçu. Em 1946, foram extintos os territórios federais de Ponta Porã e do Iguaçu. Dez anos depois, o Guaporé teve sua denominação alterada para Rondônia.

 

Em 1962, o território do Rio Branco passou a ser chamado de Roraima e o território do Acre foi elevado à categoria de estado. Em 1981, foi a vez de Rondônia. No final da década, com a Constituição de 1988, os territórios de Roraima e Amapá tornaram-se estados, enquanto Fernando de Noronha passou a ser um distrito estadual de Pernambuco. Mas os territórios federais podem não ser uma página virada em nossa história: em dezembro de 2007, havia no Congresso brasileiro propostas para a criação de cinco deles, além de sete novos estados.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
               XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

***

ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA - PROF. SELMA

Exemplo de um tripalium
Algo importante para aprofundarmos o entendimento sobre o que é o trabalho, é identificarmos a origem e os significados do termo. Para isso, observe a imagem acima com atenção. O que lhe parece
Você consegue enxergar alguma relação entre a imagem e a palavra trabalho?
Ao longo da história, o trabalho foi considerado algo imposto a quem não tinha dinheiro e/ ou prestígio. Por isso, uma das possíveis origens da palavra trabalho provém do termo latino “tripalium” que nada mais era do que um instrumento utilizado na lavoura para bater trigo. Posteriormente, tornou-se instrumento de tortura (século VI a.E.C.). Sua composição a partir de duas outras palavras, “tri” (três) e “palus” (pau), compreende respectivamente o que equivale a “três paus”. Existem outros significados para a palavra trabalho que se assemelham aos que conhecemos.
*Sobre o tema trabalho, pesquise os modos de produção ao longo da História a seguir:

·         Modo de produção primitivo;

·         Modo de produção escravista;

·         Modo de produção asiático;

·         Modo de produção feudal;

·         Modo de produção capitalista;

·         Modo de produção socialista. 

*O trabalho deverá ter capa com nome, número e série, ser manuscrito, ter conclusão com as próprias palavras e bibliografia (fonte).

*A ausência de alguns destes requisitos e tópicos comprometerá a nota, (vale 10). O trabalho deverá ser entregue até o dia 23/08 no classroom ou por e-mail.

E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turmas: 2ºA e B 
Data para entrega: 21/08/2020
GUIDE: Turma, nesse momento vamos pesquisar e escolher algum tema ou assunto que você sinta a importância para ajudar o mundo.
MATERIAL DE APOIO:  A biografia dos 10 ativistas que mudaram o mundohttps://www.ebiografia.com/ativistas/ - 5 adolescentes que estão tentando mudar o mundo - https://www.bbc.com/portuguese/geral-48046264.

Nenhum comentário:

Postar um comentário