XXXXXXXXXXXXXXX
SEMANA
28.09
2ª
Série – FILOSOFIA – Prof.Pablo
Assista no Youtube:
→ Existe
racismo no Brasil? – link: <https://www.youtube.com/watch?v=0Q6diw5kCjQ>
XXXXXXXXXXXXXX
EE
VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 28.09 a 02.10
2ª
Série – Disciplina ARTE
Profa.
Margarida
Assista no Youtube:
Teatro e Circunstância – Entre técnicas
e estilo – O clown de cada um.
XXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE DE
BIOLOGIA-2º ano
PROFESSORA
CARLA ZEINUM
SEMANA
DE 28 à 02/10.
Assistam aos vídeos propostos.
(Como é feito o sequenciamento de genomas)
https://www.youtube.com/watch?v=QD4fuVay3eI
https://www.youtube.com/watch?v=MvuYATh7Y74
(Como sequenciar o genoma humano- Mark J. Kiel)
ALUNOS, NÃO ESQUEÇAM DAS DEVOLUTIVAS DAS ATIVIDADES
REFERENTES AO 3ºBIMESTRE
E-MAIL- profcarlazeinum@gmail.com
Ou Google Classroom
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B
SEMANA DE 28/09 À 02/10 DE 2020
PROFª DÉBORA
Atenção alunos: já estamos na reta final do 3º bimestre! Muitos alunos ainda estão devendo as atividades aqui do blog. Não deixem de enviar! Alguns alunos também não entregaram a AAP e a provinha em papel que eu enviei para ser feita em casa e devolvida na escola. Avisem os colegas! Fico no aguardo!
AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 28/09/2020 - RETOMANDO CONCEITOS: DECIMAIS EXATOS
https://www.youtube.com/watch?v=obUiTogSMgQ&list=PLtYe4M7gMnkNZq4GVf9TG87l53rTBBRSE&index=37
Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:
1) Transforme cada fração em decimal exato e escreva como se lê:
a) 8/5
b) 3/10
c) -1/2
d) 60/10
e) 5/4
2) Represente cada uma das frações abaixo em figuras, colorindo os espaços que representam as "partes do todo", os seja, os numeradores. Transforme cada fração em decimal exato.
a) 5/16
b) 6/15
c) 6/8
d) 7/16
e) 2/8
Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
EE visconde de São Leopoldo
Atividades de Estudo de Física Turmas 2A e 2B
Prof º José Carlos
Habilidade: Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc
1. Acessar os seguintes links:
https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/a-coloracao-das-bolhas-sabao.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/espelhos-planos.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/espelhos-esfericos.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/espelhos-concavos-convexos.htm
https://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-refracao-luz.htm
2. Ler os textos indicados nestes links.
Orientação/Sugestão: Anotar as principais ideias e conceitos no seu caderno para sintetizar e fixar os seus conhecimentos sobre os assuntos tratados nestes textos.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
EE Visconde de São Leopoldo
Atividades de Química
Turmas: 2A/2B/
Semana de 28/09 a 03/10
Habilidades:
Ø Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas.
Orientação: Fazer uma pesquisa sobre as substâncias iônicas e moleculares, através da resolução das seguintes questões:
1. O que são substâncias metálicas, iônicas e moleculares? Dê exemplos.
2. Qual é a diferença entre forças intramoleculares e forças intermoleculares?
3. Quais são as características dos estados sólido, liquido e gasoso da matéria?
4. Defina temperatura de fusão (TF) ou ponto de fusão (PF) e temperatura de ebulição (TE) ou ponto de ebulição (PE). Dê exemplos.
5. Explique o comportamento dos compostos iônicos e moleculares em função das temperatura.
6. Por que a temperatura de ebulição do álcool etílico é menor que a da água? Explique utilizando os conceitos das interações intermoleculares.
7. Como se comporta o ponto de ebulição entre as substâncias orgânicas, em relação à massa molecular?
8. Como as forças intermoleculares justificam o
comportamento do ponto de fusão e do ponto de ebulição das substâncias
orgânicas?
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
História
Assistir o vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=TXJvSAxDR4k
Responder as questões:
1) Leia as informações a
seguir:
Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”.
a) puritana, gás natural e aumento na ocorrência de
inversão térmica.
b) gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
c) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas
polares.
d) industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.
e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.
2) Sobre a inovação
tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar
que ela:
a) foi adotada não
somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a
dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a
formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos
industriais que participaram da Revolução Industrial.
c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a
desenvolver novas tecnologias.
e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de
inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em
aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.
Responda através do e-mail diasgouvea@prof.educacao.sp.gov.br
“assunto”, coloque seu nome, sala e nº.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
PORTUGUÊS E LITERATURA - PROFESSORA ROSANA
SEMANA 28 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO
1-QUESTÃO
SOBRE COESÃO TEXTUAL
Cultivar
um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de
infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que
manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já
reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é
importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de
glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade
física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se,
nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.
ATALIA,
M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.
As ideias veiculadas
no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido.
A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que
a) a expressão “Além disso” marca uma
sequenciação de ideias.
b) o conectivo “mas também” inicia
oração que exprime ideia de contraste.
c) o termo “como”, em “como morte
súbita e derrame”, introduz uma generalização.
d) o termo “Também” exprime uma
justificativa.
e) o termo “fatores” retoma
coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
LEIA OS CONCEITOS E OS TEMAS FUNDAMENTAIS PARA QUE
POSSAMOS DISCUTIR O TEMA NA AULA ONLINE DO DIA 01/10/2020 AS 19:45 PELO LINK:
https://meet.google.com/ric-gkdr-bmn
E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
NOME:______________________________ SÉRIE: 2 º A,
B Nº: _______
MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON
TEMA: 08- AULA - 15 E 16- Contextualização e
atividades: Revolução Industrial - Os circuitos da produção - O espaço
agropecuário brasileiro 28/09/2020 a 02/10/2020
Obs.”Responda as atividades no caderno ou se
preferir faça um vídeo no celular respondendo-as”; diga seu nome completo, o
nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola e a sala,
depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem realizadas no caderno, por
favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail:
prof.humanasjobson@gmail.com
Sistemas Agropecuários
Uso da terra
A agricultura, a pecuária, a
criação de animais e as atividades agroflorestais são atividades econômicas que
utilizam técnicas e conhecimento acumulados para a produção, criação e ocupação
do campo.
Características de sistemas
Extensivo: ligado a técnicas
tradicionais de produção.
Subsistência: algumas
propriedades fazem cultivos voltados para o sustento das famílias de
proprietários ou a venda de pequenos excedentes;
Grandes propriedades: algumas
propriedades extensivas podem ter maiores áreas de plantio. Esse fator pode
compensar a baixa eficiência na quantidade produzida por área em um sistema
extensivo, embora não seja determinante.
Técnicas tradicionais:
emprego de métodos de cultivo e criação considerados rudimentares e baixa
mecanização;
Mão-de-obra humana:a baixa
mecanização e as condições técnicas inferiores necessitam de mais mão-de-obra
(em alguns casos torna-se insuficiente para dar conta da produção e pode
sobrecarregar os trabalhadores);
Intensivo: ligado ao uso
mais intenso da terra e dos meios de produção, visando maior produtividade.
Comercial: preferência por
produtos agropecuários de maior valor e lucratividade no mercado;
Uso intenso do solo: técnicas
de fertilização do solo permitem aumentar a produtividade;
Rotação de culturas: rodízio
de cultivos, para a recuperação do solo. Em alguns casos, o solo é submetido a
uma espécie de descanso (pousio) para crescer vegetação natural e recuperar
nutrientes;
Tecnologia: emprego de
técnicas modernas para elevar a produtividade (sementes selecionadas,
irrigação, melhoramento genético, fertilizantes, máquinas, remédios e vacinas
para o gado, etc.);
Pequenas e médias
propriedades: a falta de mais espaço para atividades agropecuárias;
Plantation: sistema herdado
da tradição colonial escravista nas grandes propriedades rurais, especialmente
as canavieiras.
Monocultura tropical: a
preferência é por produtos tropicais e subtropicais de maior valor no mercado
internacional;
Agroindústria de exportação:
o mercado externo é o principal alvo, por render maiores lucros e pelo fato de
serem úteis a países compradores que não possuam as mesmas condições naturais
(clima, solos, etc.) para produzi-los;
Grandes propriedades: embora
não tenha valor elevado quando comparada com gêneros industrializados, para que
haja maior ganho, a produção ocorre em grandes propriedades para que o volume
produzido seja economicamente rentável;
Rendimento elevado: nas
propriedades melhor dotadas de recursos (mecanização, seleção genética,
técnicas de criação ou cultivo), o rendimento acaba sendo muito maior do que em
outros tipos de propriedades rurais;
Tecnologia: a seleção de
sementes, a irrigação, a mecanização, o armazenamento adequado, o uso de
fertilizantes, pesticidas e a assistência técnica profissional nas fazendas são
responsáveis pela elevada produtividade nas fazendas mais bem-sucedidas no
Brasil.
Tipos de lavouras
Permanente: não exige um
novo plantio para o cultivo, pois os produtos necessários podem ser retirados
sem a remoção completa das plantas. Exemplos: laranja, café, uva, cacau.
Arbóreo: similar às árvores;
em geral espécies que desenvolvem sementes e frutos que podem ser coletados sem
arrancar a planta por inteiro;
Várias safras: vários
cultivos podem ser realizados desde que novas sementes e frutos sejam gerados;
Exemplos: café, laranja,
uva, cacau, etc;
Temporário: exige um novo
plantio cada vez que a colheita é realizada, pois as plantas são arrancadas do
solo. A retirada é necessária porque, diferentemente das espécies arbóreas,
novos produtos não germinam após o cultivo.
Herbáceo: similares às
ervas, porque não desenvolvem caule lenhoso (madeira) e são arrancadas do solo
para que possam ser cultivadas;
Uma safra/ plantio:por serem
retiradas completamente, é necessário plantar novas mudas para que os cultivos
se desenvolvam;
Exemplos: soja,
cana-de-açúcar, milho, trigo, feijão, arroz, etc.
Meios de exploração
Direta: executada pelo
proprietário ou a sua família;
Indireta: produção em
parceria com proprietários das terras, por arrendamento (uma espécie de aluguel
do terreno) ou grilagem (falsificação de documentos para obter a posse ilegal
das terras);
Agronegócio: envolve os
processos da agropecuária, desde o cultivo até a comercialização. É
principalmente formado por grandes empreendimentos empresariais destinados a
atividades agropecuárias de alto rendimento comercial e que aplicam técnicas
modernas.
Atividade
1) Qual é seu entendimento sobre agricultura? E quais são os setores
econômicos de um país?
2) O que é a chamada revolução verde?
3) Quais são as principais atividades desenvolvidas na produção agrícola e pecuária brasileira?
4) Qual é seu entendimento sobre o agronegócio?
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA PROF. SELMA
EMPREGO E DESEMPREGO NA ATUALIDADE
Falamos sobre trabalho, mas e o emprego? O que é emprego
e desemprego, suas causas e consequências sociais. A partir do estudo
realizado, responda as seguintes questões e as registre em seu caderno:
a) O que significa para alguém estar empregado no
contexto social?
b) O que significa estar desempregado?
1) Em seu caderno, trace o panorama de uma determinada
profissão (pode ser a de familiares ou conhecidos). Como ela se enquadra nesse
cenário de emprego e desemprego?
2) Com base no que você pesquisou, disserte sobre a
importância do emprego para as pessoas e a sociedade como um todo. Argumentos
em autores e pesquisas da Sociologia enriquecerão seu posicionamento.
Site e vídeo para pesquisar o tema:
https://www.resumoescolar.com.br/geografia/emprego-e-
desemprego/
*Entregar até o dia 05/10
************************************************
GUIDE: Turma, nessa etapa vamos aprimorar nossa leitura e conhecimento do vocabulário. Conhecer um pouco os Falsos Cognatos. Peço que enviem-me as respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário