Páginas

2º ano- Semana de 28 de setembro-3bim

XXXXXXXXXXXXXXX

SEMANA 28.09 

2ª Série – FILOSOFIA – Prof.Pablo

 

Assista no Youtube:

Existe racismo no Brasil? – link: <https://www.youtube.com/watch?v=0Q6diw5kCjQ>


XXXXXXXXXXXXXX

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 28.09 a 02.10

2ª Série – Disciplina ARTE

Profa. Margarida

 

Assista no Youtube:

            Teatro e Circunstância – Entre técnicas e estilo – O clown de cada um. 

XXXXXXXXXXXXXXXX


ATIVIDADE DE BIOLOGIA-2º ano

PROFESSORA CARLA ZEINUM

SEMANA DE 28 à 02/10.

 

Assistam aos vídeos propostos.

 

(Como é feito o sequenciamento de genomas)

https://www.youtube.com/watch?v=QD4fuVay3eI

  

https://www.youtube.com/watch?v=MvuYATh7Y74

(Como sequenciar o genoma humano- Mark J. Kiel)

 

 ALUNOS, NÃO ESQUEÇAM DAS DEVOLUTIVAS DAS ATIVIDADES REFERENTES AO 3ºBIMESTRE

E-MAIL- profcarlazeinum@gmail.com

Ou Google Classroom 


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADE DE MATEMÁTICA - 2A, 2B

                                         SEMANA DE 28/09 À  02/10 DE 2020

                                                            PROFª DÉBORA

   

Atenção alunos:  já estamos na reta final do 3º bimestre! Muitos alunos ainda estão devendo as atividades aqui do blog. Não deixem de enviar! Alguns alunos também não entregaram a AAP e a provinha em papel que eu enviei para ser feita em casa e devolvida na escola. Avisem os colegas! Fico no aguardo!

 

  

 AULA DO CENTRO DE MÍDIAS DO DIA 28/09/2020 - RETOMANDO CONCEITOS: DECIMAIS EXATOS

https://www.youtube.com/watch?v=obUiTogSMgQ&list=PLtYe4M7gMnkNZq4GVf9TG87l53rTBBRSE&index=37


 Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

 

1) Transforme cada fração em decimal exato e escreva como se lê:

a) 8/5

b) 3/10

c) -1/2

d) 60/10

e) 5/4

2) Represente cada uma das frações abaixo em figuras, colorindo os espaços que representam as "partes do todo", os seja, os numeradores. Transforme cada fração em decimal exato.

a) 5/16

b) 6/15

c) 6/8

d) 7/16

e) 2/8

 

Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com com nome completo, série, título e data da atividade.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 

EE visconde de São Leopoldo

Atividades de Estudo de Física   Turmas 2A e 2B

Prof º José Carlos

Habilidade: Reconhecer o papel da luz, suas propriedades e fenômenos que envolvem a sua propagação, como formação de sombras, reflexão, refração etc


1.   Acessar os seguintes links:

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/a-coloracao-das-bolhas-sabao.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/espelhos-planos.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/espelhos-esfericos.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/espelhos-concavos-convexos.htm

https://brasilescola.uol.com.br/fisica/a-refracao-luz.htm


2.   Ler os textos indicados nestes links.

Orientação/Sugestão: Anotar as principais ideias e conceitos no seu caderno para sintetizar e fixar os seus conhecimentos sobre os assuntos tratados nestes textos.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 

EE Visconde de São Leopoldo

Atividades de Química   Turmas: 2A/2B/

Semana de 28/09 a 03/10 

Habilidades:

Ø    Reconhecer os estados sólido, líquido e gasoso em função das interações eletrostáticas entre átomos, íons e moléculas.

Orientação: Fazer uma pesquisa sobre as substâncias iônicas e moleculares, através da resolução das seguintes questões:

1.     O que são substâncias metálicas, iônicas e moleculares? Dê exemplos.

2.    Qual é a diferença entre forças intramoleculares e forças intermoleculares?

3.   Quais são as características dos estados sólido, liquido e gasoso da matéria?

4.  Defina temperatura de fusão (TF) ou ponto de fusão (PF) e temperatura de ebulição (TE) ou ponto de ebulição (PE). Dê exemplos.

5. Explique o comportamento dos compostos iônicos e moleculares em função das temperatura.

6. Por que a temperatura de ebulição do álcool etílico é menor que a da água? Explique utilizando os conceitos das interações intermoleculares.

7. Como se comporta o ponto de ebulição entre as substâncias orgânicas, em relação à massa molecular?

8.  Como as forças intermoleculares justificam o comportamento do ponto de fusão e do ponto de ebulição das substâncias orgânicas?

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


História

Assistir o vídeo:

 

https://www.youtube.com/watch?v=TXJvSAxDR4k

 

Responder as questões:

 

1) Leia as informações a seguir:

Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: “O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora”. 

a) puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.
b) gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
c) gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.
d) industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.
e) industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

 

2) Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela:

a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, à medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia.
 

b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial.
 

c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades.
 

d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias.
 

e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.


Responda através do e-mail diasgouvea@prof.educacao.sp.gov.br

 “assunto”, coloque seu nome, sala e nº.


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX 


PORTUGUÊS E LITERATURA - PROFESSORA ROSANA

SEMANA 28 SETEMBRO A 02 DE OUTUBRO

 

1-QUESTÃO SOBRE COESÃO TEXTUAL

 Cultivar um estilo de vida saudável é extremamente importante para diminuir o risco de infarto, mas também de problemas como morte súbita e derrame. Significa que manter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente já reduz, por si só, as chances de desenvolver vários problemas. Além disso, é importante para o controle da pressão arterial, dos níveis de colesterol e de glicose no sangue. Também ajuda a diminuir o estresse e aumentar a capacidade física, fatores que, somados, reduzem as chances de infarto. Exercitar-se, nesses casos, com acompanhamento médico e moderação, é altamente recomendável.

ATALIA, M. Nossa vida. Época. 23 mar. 2009.

As ideias veiculadas no texto se organizam estabelecendo relações que atuam na construção do sentido. A esse respeito, identifica-se, no fragmento, que

a) a expressão “Além disso” marca uma sequenciação de ideias.

b) o conectivo “mas também” inicia oração que exprime ideia de contraste.

c) o termo “como”, em “como morte súbita e derrame”, introduz uma generalização.

d) o termo “Também” exprime uma justificativa.

e) o termo “fatores” retoma coesivamente “níveis de colesterol e de glicose no sangue”

Parte inferior do formulário

 

 xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


LEIA OS CONCEITOS E OS TEMAS FUNDAMENTAIS PARA QUE POSSAMOS DISCUTIR O TEMA NA AULA ONLINE DO DIA 01/10/2020 AS 19:45 PELO LINK:
https://meet.google.com/ric-gkdr-bmn

 

E.E VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

NOME:______________________________ SÉRIE: 2 º A, B    Nº: _______

MATÉRIA: GEOGRAFIA- 3° BIMESTRE-PROF. JOBSON

TEMA: 08- AULA - 15 E 16- Contextualização e atividades: Revolução Industrial - Os circuitos da produção - O espaço agropecuário brasileiro 28/09/2020 a 02/10/2020

 

Obs.”Responda as atividades no caderno ou se preferir faça um vídeo no celular respondendo-as”; diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem realizadas no caderno, por favor, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com

 

Sistemas Agropecuários

 

Uso da terra

 

A agricultura, a pecuária, a criação de animais e as atividades agroflorestais são atividades econômicas que utilizam técnicas e conhecimento acumulados para a produção, criação e ocupação do campo.

 

 

Características de sistemas

 

Extensivo: ligado a técnicas tradicionais de produção.

 

Subsistência: algumas propriedades fazem cultivos voltados para o sustento das famílias de proprietários ou a venda de pequenos excedentes;

 

Grandes propriedades: algumas propriedades extensivas podem ter maiores áreas de plantio. Esse fator pode compensar a baixa eficiência na quantidade produzida por área em um sistema extensivo, embora não seja determinante.

 

Técnicas tradicionais: emprego de métodos de cultivo e criação considerados rudimentares e baixa mecanização;

 

Mão-de-obra humana:a baixa mecanização e as condições técnicas inferiores necessitam de mais mão-de-obra (em alguns casos torna-se insuficiente para dar conta da produção e pode sobrecarregar os trabalhadores);

 

Intensivo: ligado ao uso mais intenso da terra e dos meios de produção, visando maior produtividade.

 

Comercial: preferência por produtos agropecuários de maior valor e lucratividade no mercado;

 

Uso intenso do solo: técnicas de fertilização do solo permitem aumentar a produtividade;

 

Rotação de culturas: rodízio de cultivos, para a recuperação do solo. Em alguns casos, o solo é submetido a uma espécie de descanso (pousio) para crescer vegetação natural e recuperar nutrientes;

 

Tecnologia: emprego de técnicas modernas para elevar a produtividade (sementes selecionadas, irrigação, melhoramento genético, fertilizantes, máquinas, remédios e vacinas para o gado, etc.);

 

Pequenas e médias propriedades: a falta de mais espaço para atividades agropecuárias;

 

Plantation: sistema herdado da tradição colonial escravista nas grandes propriedades rurais, especialmente as canavieiras.

 

Monocultura tropical: a preferência é por produtos tropicais e subtropicais de maior valor no mercado internacional;

 

Agroindústria de exportação: o mercado externo é o principal alvo, por render maiores lucros e pelo fato de serem úteis a países compradores que não possuam as mesmas condições naturais (clima, solos, etc.) para produzi-los;

 

Grandes propriedades: embora não tenha valor elevado quando comparada com gêneros industrializados, para que haja maior ganho, a produção ocorre em grandes propriedades para que o volume produzido seja economicamente rentável;

 

Rendimento elevado: nas propriedades melhor dotadas de recursos (mecanização, seleção genética, técnicas de criação ou cultivo), o rendimento acaba sendo muito maior do que em outros tipos de propriedades rurais;

 

Tecnologia: a seleção de sementes, a irrigação, a mecanização, o armazenamento adequado, o uso de fertilizantes, pesticidas e a assistência técnica profissional nas fazendas são responsáveis pela elevada produtividade nas fazendas mais bem-sucedidas no Brasil.

 

 

 

Tipos de lavouras

 

Permanente: não exige um novo plantio para o cultivo, pois os produtos necessários podem ser retirados sem a remoção completa das plantas. Exemplos: laranja, café, uva, cacau.

 

Arbóreo: similar às árvores; em geral espécies que desenvolvem sementes e frutos que podem ser coletados sem arrancar a planta por inteiro;

 

Várias safras: vários cultivos podem ser realizados desde que novas sementes e frutos sejam gerados;

 

Exemplos: café, laranja, uva, cacau, etc;

 

Temporário: exige um novo plantio cada vez que a colheita é realizada, pois as plantas são arrancadas do solo. A retirada é necessária porque, diferentemente das espécies arbóreas, novos produtos não germinam após o cultivo.

 

Herbáceo: similares às ervas, porque não desenvolvem caule lenhoso (madeira) e são arrancadas do solo para que possam ser cultivadas;

 

Uma safra/ plantio:por serem retiradas completamente, é necessário plantar novas mudas para que os cultivos se desenvolvam;

 

Exemplos: soja, cana-de-açúcar, milho, trigo, feijão, arroz, etc.

 

 

 

Meios de exploração

 

Direta: executada pelo proprietário ou a sua família;

 

Indireta: produção em parceria com proprietários das terras, por arrendamento (uma espécie de aluguel do terreno) ou grilagem (falsificação de documentos para obter a posse ilegal das terras);

 

Agronegócio: envolve os processos da agropecuária, desde o cultivo até a comercialização. É principalmente formado por grandes empreendimentos empresariais destinados a atividades agropecuárias de alto rendimento comercial e que aplicam técnicas modernas.

 

 

Atividade

 

1)     Qual é seu entendimento sobre agricultura? E quais são os setores econômicos de um país?

2)     O que é a chamada revolução verde?

3)     Quais são as principais atividades desenvolvidas na produção agrícola e pecuária brasileira?

4)   Qual é seu entendimento sobre o agronegócio?



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx                  



ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA PROF. SELMA

EMPREGO E DESEMPREGO NA ATUALIDADE

Falamos sobre trabalho, mas e o emprego? O que é emprego e desemprego, suas causas e consequências sociais. A partir do estudo realizado, responda as seguintes questões e as registre em seu caderno:

a) O que significa para alguém estar empregado no contexto social?

b) O que significa estar desempregado?

1) Em seu caderno, trace o panorama de uma determinada profissão (pode ser a de familiares ou conhecidos). Como ela se enquadra nesse cenário de emprego e desemprego?

2) Com base no que você pesquisou, disserte sobre a importância do emprego para as pessoas e a sociedade como um todo. Argumentos em autores e pesquisas da Sociologia enriquecerão seu posicionamento.

Site e vídeo para pesquisar o tema:

https://www.resumoescolar.com.br/geografia/emprego-e- desemprego/

https://youtu.be/Zy-uVsfGSYk

*Entregar até o dia 05/10

************************************************

             XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

E.E. Visconde de São Leopoldo
Subject: English - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br - Turmas: 2ºA e B 

 GUIDE: Turma, nessa etapa vamos aprimorar nossa leitura e conhecimento do vocabulário. Conhecer um pouco os Falsos Cognatos. Peço que enviem-me as respostas.


Link:https://rachacuca.com.br/quiz/176105/falsos-cognatos-em-ingles-i/

Turma participem de nossos encontros sempre as terças-feiras às 20h30 no google meet: https://meet.google.com/h6zh6dxf6 - nosso código é: h6zh6dxf6

See you =)

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário