Páginas

2º ANO - SEMANA DE 06 DE JULHO

Semana de 6 a 10 de Julho de 2020

Atividade de Língua Portuguesa e Literatura – Profa Rosana

Retornar a atividade por e-mail: rosana.soncin18@gmail.com


A- Leia o texto abaixo:

ME FALTA A CORAGEM QUE SOBRA AOS CAMINHONEIROS

 

      Eu quero que o Brasil mude para melhor. Porém, não me esforço o tanto quanto deveria para que isso aconteça. Me falta a coragem que sobra aos caminhoneiros. Enquanto isso, fico na torcida para que esses sofridos e destemidos trabalhadores consigam, sozinhos, realizar a mudança que eu sonho em ver no Brasil. Entretanto, sem o apoio de todos nós, a resistência deles tem um limite. E tomara que esse limite seja do tamanho de todas as nossas necessidades.

      Me senti representado pela operação Lava Jato, que, na prática, serviu apenas para resolver uma pequena parte do nosso problema mais grave: a corrupção. Apesar da lição, seguimos “obrigados” a conviver com as mazelas governamentais.

      Não são, nunca foram e nunca serão os caminhoneiros que impedem, impediram ou impedirão a população brasileira de ter acesso aos direitos sociais básicos. Quem sempre fez isso   foram os políticos eleitos pela nossa ignorância e pouco caso, por uma arma tão importante e poderosa: o VOTO! Voto que carrega consigo toda a confiança e a esperança de uma nação inteira.

      Sinceramente, torço para que essa greve dos caminhoneiros não acabe logo. E mais: tomara que ela atinja em cheio não apenas os mais necessitados, mas, também, pessoas com um padrão financeiro mais elevado, como eu mesmo. Acredito que só assim haverá mudança de verdade. Digo isso com a propriedade de quem, por inúmeras vezes em um passado não tão distante, já passou por dificuldades até para se alimentar.

       Se o governo atender aos pedidos da classe e esse movimento for interrompido, tudo voltará à estaca zero, a exemplo da Laja Jato, que hoje, graças a “conchavos”, já está perdendo suas forças. Não podemos permitir que isso aconteça.
       Não vamos nos esquecer de que uma greve como essa foi capaz de derrubar o governo chileno na década de 70. Se não tive a oportunidade de estudar além da sétima série, hoje me esforço para ler e entender melhor o contexto que vivo.

       Quem dera se os nossos problemas sociais se restringissem somente a alguns partidos políticos. Ficaria fácil de resolvê-los. Infelizmente, essa doença é crônica e já se alastrou por quase todo o corpo nacional: o famoso jeitinho brasileiro. Enquanto não tivermos educação suficiente para entendermos que o dinheiro público tem dono (o povo), as “maracutaias” nunca terão fim. A solução? Transformar a corrupção em crime hediondo, inafiançável.

      Que país é esse? Digo, sem medo de errar que é um país belo, rico, de um povo guerreiro, trabalhador, hospitaleiro e, sem sombra de dúvida, abençoado por Deus. Estamos todos no mesmo barco. Ou melhor: na mesma boleia de caminhão.

 

(Fred, atacante do Cruzeiro e da seleção brasileira na Copa de 2014. Texto disponível em: https://bhaz.com.br/2018/05/27/fred-cruzeiro-apoio-greve/)

 

 

 1.  De acordo com o texto, quem impede de a população ter acesso aos direitos básicos sociais são:

 a)  São os caminhoneiros que fecharam estradas e impediram o transporte das necessidades básicas da população.

  b)    A Polícia Federal e a operação Lava Jato que não deixam nossos representantes trabalharem pelo bem da população.

 c)    São os eleitores que críticos e compromissados com a política do país.

 d)    São os políticos corruptos, eleitos pelo povo, que se apoderam do dinheiro público.

 

 2.   Esse texto pertence ao gênero

 a)    notícia

 b)    opinião

 c)    conto

 d)    reportagem

 3.   O trecho que apresenta um FATO mostrado no texto é:

 a)    “uma greve como essa foi capaz de derrubar o governo chileno na década de 70”.

 b)    Digo, sem medo de errar que é um país belo”.

 c)    “Estamos todos no mesmo barco”.

 d)    Eu quero que o Brasil mude para melhor”.

4.   Nesse texto predomina um sentimento de:

 a)    desespero

 b)    tristeza

 c)    revolta

 d)    desdém

 5.   No trecho

"Se o governo atender aos pedidos DA CLASSE e esse movimento for interrompido, 
tudo voltará à estaca zero."


A palavra em destaque refere-se dentro do texto:

a)    aos políticos

b)    aos eleitores

c)    aos jogadores de futebol

d)    aos caminhoneiros

6.   No trecho:


Enquanto isso, fico na torcida para que esses sofridos e destemidos trabalhadores consigam, sozinhos, realizar a mudança que eu sonho em ver no Brasil. ENTRETANTO, sem o apoio de todos nós, a resistência deles tem um limite.

 

A palavra em destaque pode ser substituída sem alterar o sentido original do texto, por:

 a)    Já que 

 b)    Sendo assim

 c)    Porém

 d)    Portanto


B - REDIJA UM TEXTO COM AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES ATUALIZADAS SOBRE O PROGRESSO NA BUSCA DA FABRICAÇÃO DE UMA VACINA CONTRA O CORONA VÍRUS, NÃO ESQUEÇA DE CITAR SUAS FONTES DE PESQUISA. (mínimo de 20 linhas)



Atividades de Física – Turmas 2A/2B

Semana de 06 a 10/07/2020

Enviar para o Googleclassroom ou para o e-mail 

atividadesdefisicaequimica10@gmail.com

1.  O pneu de um automóvel foi calibrado com 1520 mmHg. Expresse essa pressão em:

a) atm;           b) kPa               c) torr.

Dados:

 1 atm = 760 mmHg      1mmHg = 1 torr       1 atm = 760mmHg = 101,3 kPa

2.   Um balão publicitário,enchido com gás hélio, tem volume interno de 10 m3. Expresse esse volume em:

a) L              b) dm3              c) mL               d) cm3

Dados:

 1 dm3 = 1 L         1 L = 103 L = 1000 mL         1L = 103 cm3 = 1000 cm3

1 m3 = 103 L = 1000 L

3.   Responder as seguintes questões sobre as conversões de unidades de energia:

a) A quantos joules correspondem 500 cal de energia?

b) A quantas calorias corresponde uma energia ou trabalho de 836 J ?

c) Uma sala é equipada com um condicionador de ar e na placa de identificação está escrito “Capacidade: 20000 BTU”. Se o fabricante passasse essa informação para calorias, o que constaria na nova placa?

Dados:

                                    1 cal = 4,18 J                            1 BTU = 252 cal    

4. Uma barra de ferro com 500 g de massa deve ser aquecidade 20ºC até 220ºC. Sendo o calor específico do ferro 0,11 cal/gºC, calcule a quantidade de calor que a barra de ferro deve receber.

Dado:

                                  Q = m c ∆T

5.  Determine o calor específico do alumínio sabendo que, ao serem fornecidas 110 cal a uma placa de 50 g, ela sofra uma variação de temperatura de 10ºC.

 Dado:  c = Q / m ∆T

6. O que são TRANSFORMAÇÕES GASOSAS ISOTÉRMICAS ? Explique a LEI DE BOYLE.

 

7.  O que são TRANSFORMAÇÕES GASOSAS ISOBÁRICAS E ISOCÓRICAS ? Explique as LEIS DE CHARLES E GAY-LUSSAC.

8. Por que as leis dos gases são importantes para os mergulhadores que usam cilindros de ar comprimido em seus mergulhos? O que é uma EMBOLIA GASOSA e quais são os seus efeitos?

9. Em um dia quente uma pessoa usou um desodorante, fechou a embalagem plástica e guardou-a no armário do banheiro. Algum tempo depois, num dia frio, essa pessoa procurou pelo desodorante e surpreendeu-se ao ver que a embalagem estava murcha. Proponha uma explicação para esse fato.

10. Certos produtos são comercializados sob a forma de spray de aerossol, em embalagens metálicas.

Nessas embalagens há, geralmente, alguma inscrição do tipo:

Não coloque esta embalagem no fogo ou no

incinerador, mesmo depois de ter terminado o produto. 

Explique a razão desse aviso, deixando claro o risco que existe em contrariar a instrução nele expressa.

 

 




História - Texto sobre Neocolonialismo

 

Nos séculos XV, XVI E XVII ocorreu a grande expansão marítima comercial dos países

europeus. Através das Grandes Navegações, pela primeira vez na história, o mundo seria

totalmente interligado. Muitos povos da América, África e Ásia foram conquistados e

colonizados. Esse contato entre os europeus e os povos nativos gerou profundas

transformações para sempre na vida de ambos.

 

INTERAÇÕES CULTURAIS.

Dos encontros entre os povos da Europa e de civilizações da África, da Ásia e da

América, valorizou-se sobretudo, aspectos ligados a ótica dos colonizadores, entendidos como aqueles que levavam o progresso, a paz e a ordem civilizada aos que deveriam ser colonizados (EUROCENTRISMO). A colonização sempre esteve associada a práticas imperialista e a dominação do “outro” o “diferente” do europeu, fato que ocorreu nas colônias da África, Ásia e da América.

 

ÁFRICA

No período da expansão marítima europeia, os portugueses tentavam contornar a

costa africana para chegar nas Índias em busca de especiarias. O pioneirismo português, já no final do século XIV, resultado do fato de Portugal estar com suas fronteiras estabelecidas e ter um poder estatal em processo de centralização, possibilitando o incentivo, por parte do governo, à expansão ultramarina.

 

Muitas áreas da costa africana foram conquistadas e o comércio europeu foi

estendido para essas áreas. Na África existiam muitas tribos primitivas, segundo a visão

etnocêntrica europeia, que viviam em contato com a natureza e não tinham tecnologia

avançada. Havia guerras entre tribos diferentes, a tribo derrotada na guerra se tornava escrava da tribo vencedora.

Os europeus levaram seus costumes, crenças, religiões, organizações políticas,

econômicas e principalmente culturais aos colonizados, desconsiderando os hábitos daqueles que por vários séculos desenvolveram suas culturas conforme suas tradições e costumes.

Com as navegações, que têm Portugal como o seu pioneiro, a África Negra, que até

então mantinha contato com o resto do mundo por meio dos muçulmanos, tem seu

isolamento rompido e passa a constituir uma importante praça de trocas, onde o principal produto exportado eram os escravos africanos. É importante lembrar que essas trocas que consistiam principalmente em ferro, pano, aguardente, cavalos e armas acabaram se tornando de extrema importância para o continente africano.

Como podemos observar antes, mesmo da descoberta do Novo Mundo, a escravidão

africana já era muito conhecida e utilizada na Europa, bem como já se encontrava vinculada à expectativa de se obter uma produção em larga escala de certas colheitas úteis.

 

ÁSIA

A descoberta de um caminho marítimo para a Ásia intensificou os contatos entre os

europeus e alguns povos asiáticos. Ao conhecer essas sociedades, muitas vezes os europeus se surpreendiam. Em 1510, os portugueses conquistaram a cidade de Goa, na costa oeste da Índia, e aí instalaram uma feitoria (fortificação primitiva onde eram armazenadas e comercializadas mercadorias). “Estamos convencidos de que somos os homens mais astutos que se pode encontrar, e o povo aqui nos ultrapassa em tudo […] Fazem melhores contas de memória do que nós, e parece que nos são superiores em inúmeras coisas, exceto com a espada na mão, a que eles não conseguem resistir.”

Essa declaração demonstra o sentimento de superioridade dos europeus sendo

desfeito pela realidade que encontraram na Ásia do século XVI. Naquela época, as sociedades asiáticas dominavam muito mais conhecimentos e se organizavam de forma muito mais complexa do que os europeus imaginavam.

 

1) Explique o motivo que fez com que os portugueses ficassem surpresos ao estabelecerem os primeiros contatos com as civilizações asiáticas.

2) A escravização de negros africanos começou após a colonização das Américas? Justifique a sua resposta.

3) Quais os principais impactos da chegada dos europeus para os nativos da Ásia e da África?


Responder por e-mail, colocando, nome, nº e sala no "assunto" do e-mail





ATIVIDADE DE BIOLOGIA -2º ANO-EM.

AULA DO CMSP-07/07/20

PROFESSORA CARLA ZEINUM

https://www.youtube.com/watch?v=-janFStcgJs

LINK DO VÍDEO-CMSP-07/07

 

HABILIDADES: CONCEITUAR GENE, ALELO, HOMOZIGOTO, HETEROZIGOTO, DOMINANTE, RECESSIVO, GENÓTIPO E FENÓTIPO. DEPOIS IDENTIFICAR E DIFERENCIAR CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS, HEREDITÁRIAS, CONGENITA E ADQUIRIDAS.

CONTEÚDOS: DNA, CROMOSSOMOS, GENE, ALELO, HOMOZIGOTO, HETEROZIGOTO, DOMINANTE, RECESSIVO, GENÓTIPO E FENÓTIPO.

CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS, HEREDITÁRIAS, CONGÊNITAS E ADQUIRIDAS.

 

1-      -  O QUE CARACTERIZA GENÓTIPO E FENÓTIPO?

 

2-       -  DETERMINE A PROPORÇÃO GENOTÍPICA E FENOTÍPICA DO CRUZAMENTO ENTRE ERVILHAS AMARELAS- 1ª LEI DE MENDEL  (HETEROZIGÓTICAS)- Vv

SENDO QUE:  VV ( AMARELAS) E Vv (AMARELAS), vv (VERDES).

             FAÇA O CRUZAMENTO ENTRE ERVILHAS AMARELAS HETEROZIGÓTICAS E DÊ AS PROPORÇÕES GENOTIPICAS E FENOTIPICAS DO CRUZAMENTO (VIDE VÍDEO - 27:55)

             REALIZE O CRUZAMENTO EXATAMENTE IGUAL AO VÍDEO

Vv X Vv

3-       -  QUANTOS CROMOSSOMOS EXISTEM NA ESPÉCIE HUMANA?

 

4-      -   POR QUE OS NOSSOS CROMOSSOMOS ESTÃO AOS PARES(DUPLICADOS)?

 

5-       - O QUE É O CARIÓTIPO HUMANO?

 

6-       -   QUAIS SÃO OS CROMOSSOMOS SEXUAIS?

 

7-       -  EM RELAÇÃO AS CARACTERISTICAS HUMANAS, QUANDO ELAS SÃO:

A-     GENÉTICAS:

B-     HEREDITÁRIAS:

C-      CONGÊNITAS:

 

8-      -   O QUE OCORRE NA SÍNDROME DE DOWN ?

 

9-        -  CITE ALGUMAS ALTERAÇÕES GENÉTICAS CAUSADAS POR FATORES AMBIENTAIS.

    



                                             E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

MATEMÁTICA 2A, 2B    PROFªDÉBORA

SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO DE 2020

 

Olá, alunos!

Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de matemática para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Alguns alunos também não enviaram as atividades do 2º bimestre.  Estou no aguardo! 


AULA DO CMSP DO DIA 06/07/2020: SISTEMA DE EQUAÇÕES LINEARES - DETERMINANTES https://www.youtube.com/watch?v=VZBjS712AmE&t=9s


Resolva os exercícios a seguir em seu caderno:

1) Encontre o valor das Determinantes das seguintes Matrizes:

a) A = aij 2x2, onde aij = i + 2j

b) A = aij 2x2, onde aij = 2i + 2j

2) Sabendo que A = aij 3x3, onde aij = i²  - 2j, calcule det (A).


Fotografe essa atividade e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com


ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 06/07/2020). 







EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 06.07 A 10.07

DISCIPLINA FILOSOFIA – PROF PABLO

2a Série – TORNAR-SE INDIVÍDUO – MICHEL FOUCAULT - CONSTRUÇÃO SOCIAL.

Páginas base – 87/88.

Continuidade de tema aula anterior. Tendo em vista que você realizou um resumo das formas de controle na sociedade moderna. A referência é o filósofo Michel Foucault.

ATIVIDADES:

→ A partir de sua leitura sobre o tema e pesquisa na internet e elabore uma lista sobre alguns elementos disciplinadores que podemos verificar no cotidiano em relação ao:

§ TEMPO (o que devo fazer – quando e em quanto tempo?);

§ SABERES (o que devo saber, quando e por quem?);

§ ESPAÇOS (onde devo estar, com qual finalidade, onde morar, me divertir e estudar?);

§ AGRUPAMENTOS(quais atividades são mais adequadas e quais comportamentos são esperados para as diferentes gerações e gêneros?).

________________________________________________________________


Escola:
Nome:
Série:2º A e B

TEMA-05 - GEOGRAFIA- PROF. JOBSON-AULA- 09 e 10

DATA: 06/07/2020 a 10/07/2020

TEMA: CONVIVA- ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

OBJETIVOS GERAIS

Contribuir para um clima escolar positivo por meio de ambiente de aprendizagem colaborativo, solidário e acolhedor.
Estimular que o aluno desempenhe criticamente o seu papel na sociedade como cidadão, ampliando a sua visão de mundo.

Acesse o link leia e depois responda: https://www.kenshin.com.br/post/4-perguntas-para-voc%C3%AA-conviver-melhor-com-os-outros

Responda as 4 perguntas que nos ajudam a conviver melhor:

1)Em que circunstâncias posso ter o melhor de você?

2)O que alguém faz que pode trazer o pior de você?

3)Do que você precisa de mim para você dar o seu melhor?

4)Posso contar com você para fazer o quê?

Obs. Responda as atividades no caderno, ou se quiser faça um vídeo no celular respondendo-as”, diga seu nome completo, o nome da matéria, o nome do professor Geografia, o nome da escola, e a sala, depois envie no e-mail. Mas, se as atividades forem no caderno, por favor, FAÇA O CABEÇALHO, tire uma foto e envie para correção no e-mail: prof.humanasjobson@gmail.com

        

  Atividades de Química – Turmas 2A/2B

Semana de 06 a 10/07/2020 

1. Os elementos químicos encontrados na natureza estão envolvidos em inúmeras aplicações práticas (usos) relacionadas ao cotidiano. Considere as seguintes afirmações:

1) o nitrogênio (N), o  fósforo (P) e o potássio (K),  são usados na produção de fertilizantes.

2) o ouro (Au), a prata (Ag) e a platina (Pt) são usados na confecção de jóias.

3) o ferro (Fe) é usado na fabricação do aço e o alumínio (Al) na fabricação de panelas.

4) o cobre (Cu) é usado na fabricação de materiais elétri­cos e tubulações.

5) o estanho (Sn) é usado na fabricação de solda e latas.

6) o cloro (Cl) é usado no tratamento da água, na fabri­cação de plásticos, produtos de limpeza e desinfetantes. O sódio (Na) está presente no sal de cozinha e também é usado na fabricação do vidro e da soda caustica.

7) o enxofre (S) é usado na fabricação da pólvora, dos palitos de fósforo e na vulcanização da borracha. O cálcio (Ca) é utilizado na fabricação do gesso e do ci­mento.

Dessas afirmações, são corretas:

A) 1 e 2                   B) 3 e 4                  C) 5 e 6                    D) 7                 E) todas.

2. O número de substâncias simples entre as substâncias de fórmula: N2 , H2O, Na, H2, CH4, CO2 e Co  é: 

A) 2                            B) 3                          C) 4                         D) 5                             E) 7

3.   Qual das alternativas a seguir contém apenas substâncias compostas?

A) N2, P4, S8 .                                                                                       

B) CO, He, NH3.                                                

C) CO2, H2O, C6H12O6.

D) O2, O3, H2O.

E) H2O2, I2, Cl2 .

4.  Quais são as características do MODELO ATÔMICO DE DALTON.

5.  Quais são as características do MODELO ATÔMICO DE THOMSON.

6.  Quais são as características do MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD.

7.  Quais são as características do MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD –BOHR?

8.   Em fogos de artifício, as diferentes colorações são obtidas quando  se adicionam sais de diferentes metais às misturas explosivas. Assim, para que se obtenha a cor verde é utilizado cobre, enquanto para a cor vermelha, utiliza-se o estrôncio. A emissão de luz com cor caracte­rística para cada elemento deve-se:

A) aos elétrons desses íons metálicos, que absorvem energia e saltam para níveis mais exter­nos e, ao retornarem para os níveis internos, emitem radiações com coloração característica.

B) às propriedades radioativas desses átomos metálicos.

C) aos átomos desses metais, que são capazes de decompor a luz natural em um espectro con­tínuo de luz visível.

D) à baixa eletronegatividade dos átomos metálicos.

E) aos elevados valores de energia de ionização dos átomos metálicos.

9. PEQUISA: Porque alguns objetos emitem luz no escuro? Qual é a diferença entre FLUORESCÊNCIA e FOSFORESCÊNCIA? Quais são as aplicações práticas (usos) desses fenômenos ?

10.   PESQUISA: O que é BIOLUMINESCÊNCIA ? Como se explica a luz emitida pelos vaga-lumes?

 A ATIVIDADE PODE SER FEITA NO WORD.

Enviar a atividade para o GOOGLECLASSROOM ou para  e-mail atividadesdefisicaequímica@gmail.com

 

 

EE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 06.07 A 10.07

DISCIPLINA - ARTE - ´PROFA.MARGARIDA 


2ª Série – Sondagem em Música.


Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre -  Atividade 1 – 2 - 3. Pág.106.


Texto: Trabalhando com as poéticas, individuais ou em processos colaborativos, as paisagens sonoras compõem nossa memória, repertórios pessoal e cultural.

 

Assista o vídeo: Youtube – Mix – Hermeto Pascoal – A música universal.

 

1) O vídeo ajudará você responder as questões a seguir:

a) Comentário da fala do músico ‘enquanto músico’ (Hermeto Pascoal, sua contribuição para a música).

b) Comentário da parte artística (Arte Visual) mostrada no vídeo em relação a música apresentada por Hermeto Pascoal.

 

2) Para essa questão é necessário pesquisar:

a) A partir das técnicas instrumentais utilizadas por Hermeto Pascoal, comente qual é o estilo que sua música que veio contribuir para a música brasileira.  

 

Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.

***


ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA SEMANA DE 06 A 10 DE JULHO – PROF. SELMA

CULTURA E CONTRACULTURA 

Contracultura é um movimento de questionamento e negação da cultura vigente que visa quebrar tabus e contrariar normas e padrões culturais que dominam uma determinada sociedade. Em geral, as ações de contracultura surgiram de jovens descontentes com a vida e os padrões estabelecidos por seus pais.

A juventude representa possibilidades de mudanças e inovações na sociedade. Nas décadas de 60 e 70, jovens de várias partes do mundo iniciaram uma fase conhecida por movimento de Contracultura. Aproveitando as mudanças pelas quais a humanidade estava passando, como a descolonização da África e da Ásia e, principalmente, a explosão do maio de 1968, em Paris, a juventude mundial inaugurou uma era de rebeldia e de desapego material.

     · Para aprofundar o assunto faça uma pesquisa sobre o tema.

*O trabalho deverá ter conclusão e bibliografia e ser entregue até o dia 13/07

***


E.E. Visconde de São Leopoldo
Disciplina: Inglês - Teacher Max
E-mail para envio da atividade: max.pereira@unisantos.br
Turmas: 2ºA e B 
Data para entrega: 13/07/2020
ORIENTAÇÕES: Olá Turma, tudo bem? Nessa nova etapa vamos trabalhar com os adjetivos. Como sabemos os adjetivos são uma das classes gramaticais que serve para qualificar positivamente ou negativamente algo ou alguém. Nossa proposta é ouvir a música e acompanhar a letra, com isso já treinamos nosso ouvido e leitura. Peço que escrevam quais são os adjetivos dessa música e quais tiveram dificuldades de reconhecer. Abaixo estão os links. Let's do it!

https://www.youtube.com/watch?v=CUjIY_XxF1g - Música - Hand my pocket - Alanis Morissette
https://www.letras.mus.br/alanis-morissette/117/ - Letra - Hand my pocket - Alanis Morissette 

Nenhum comentário:

Postar um comentário