E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC PROFª YASMIN
SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO
NOVIDADE: Agora temos o CLASSROOM!
1º B: 6IDMJFQ
1º C: M236TLH
3º Atividade referente ao
2º BIMESTRE
Aula
referente ao Centro de Mídias – Funções do 1º grau – Parte II e III (aulas dos dias 17/06 e 22/06)
FAZER
NO CADERNO
Função
do 1º grau
Definição
Chama-se função polinomial do
1º grau, ou função afim, a qualquer função f de
IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b
são números reais dados e
Na função f(x) = ax +
b, o número a é chamado de coeficiente de x e
o número b é chamado termo constante.
Veja alguns exemplos de funções
polinomiais do 1º grau:
f(x) = 5x - 3, onde a = 5 e b = - 3
f(x) = -2x - 7, onde a = -2 e b = - 7
f(x) = 11x, onde a = 11 e b = 0
Gráfico
O gráfico de uma função polinomial do 1º grau, y = ax + b, com a0, é uma reta oblíqua aos eixos Ox e Oy. Por exemplo, vamos construir o gráfico da função y = 3x - 1:
Como o gráfico é uma reta, basta obter
dois de seus pontos e ligá-los com o auxílio de uma régua:
a) Para x =
0, temos y = 3 · 0 - 1 = -1; portanto, um ponto é (0, -1).
b) Para y = 0, temos 0 = 3x - 1;
portanto, e
outro ponto é .
Marcamos os pontos (0, -1) e no plano cartesiano e ligamos os dois com uma reta.
x |
y |
0 |
-1 |
0 |
Já vimos que o gráfico da função
afim y = ax + b é uma reta.
O coeficiente de x, a,
é chamado coeficiente angular da reta e, como veremos adiante,
está ligado à inclinação da reta em relação ao eixo Ox.
O termo constante, b, é
chamado coeficiente linear da reta. Para x = 0, temos y = a ·
0 + b = b. Assim, o coeficiente linear é a ordenada do ponto em que a reta
corta o eixo Oy.
Função
crescente ou decrescente
Consideremos a função do 1º grau y= 3x-1.
Vamos atribuir valores cada vez maiores a x e observar o que
ocorre com y:
|
||||||||||||||||
Perceba que, quando aumentamos o valor de x, os valores correspondentes de y também aumentam. Dizemos então que a função y = 3x - 1 é crescente.
Regra geral:
- a função do 1º grau f(x) = ax + b
é crescente quando o coeficiente de x é positivo (a > 0);
- a função do 1º grau f(x) = ax + b é decrescente quando o
coeficiente de x é negativo (a < 0);
Atividades
1) Considerando a função f (x) = - 2x + 3.
a) Qual
é o valor do coeficiente a ?
b) Qual
é o valor do coeficiente b ?
c) Construa um plano cartesiano e esboce o
gráfico da função.
2) Classifique cada uma das funções
seguintes em crescente ou decrescente:
a) y = 4x + 6
b) f (x) = – x + 10
c) y = (x + 2)2 – (x – 1)2
Fazer um mapa mental sobre função do 1º grau (no tamanho de uma folha sulfite) ENVIAR POR E-MAIL ATÉ 06/07.
Ao
finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com
o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com NÃO
ESQUECER DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL!
ATENÇÃO - Ainda dá tempo de entregar as atividades do 1º bimestre, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!
OBRIGADA!
PROFª YASMIN
E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
BIOLOGIA 1A, 1B, 1C PROFª DÉBORA
SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO
Boa noite, alunos!
Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de Biologia para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Estou no aguardo!
AULA DO DIA 23/06 – DINÂMICA DE POPULAÇÕES
Copie e responda as questões a seguir em seu caderno:
1) 1) Determine o conceito de População.
2 2) Quais fatores contribuem para o aumento e quais para a redução do tamanho da população?
3) O que é Densidade Populacional?
4) Como se determina o índice de crescimento populacional?
5) O que é Potencial Biótico?
Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com
ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 22/06).
1º ANO - SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO
Atividades de Língua PORTUGUESA - Turmas 1A/1B/1C
Prof. MIRIAM GOMES
Obs.: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence, e enviadas por email : miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br ou miromago@yahoo.com.br.
LEITURA -
ENTENDENDO O ASSUNTO
O CELULAR EM NOSSAS
VIDAS
TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO
TENHA PENSADO NISSO, MAS JÁ IMAGINOU QUE O CELULAR EXISTE HÁ POUCO TEMPO? BASTA
VOCÊ ASSISTIR A REPRISE DE UMA NOVELA DE TV DE DUAS DÉCADAS ATRÁS, E VOCÊ LOGO
PERCEBERÁ MUITAS SITUAÇÕES QUE SÃO BEM DIFERENTES DAS ENCONTRADAS NOS DIAS
ATUAIS, GRAÇAS AO CELULAR. AS PESSOAS SAÍAM PARA SEUS COMPROMISSOS E SÓ ERA
POSSÍVEL ENTRAR EM CONTATO COM ELAS, QUANDO CHEGASSEM AOS SEUS DESTINOS. ISSO
CONTANDO QUE LÁ ONDE ELAS ESTIVESSEM, EXISTISSE UM TELEFONE “FIXO” DISPONÍVEL.
O FATO É QUE DURANTE O TRAJETO, SEJA ELE PERTO OU LONGE AS PESSOAS FICAVAM
INCOMUNICÁVEIS.
ESSA PEQUENA CAIXINHA
QUE AS PESSOAS COSTUMAM LEVAR DENTRO DE SUAS BOLSAS, BOLSOS OU DEPENDURADAS NO
PESCOÇO, PROVOCARAM UMA GRANDE MUDANÇA NA NOSSA SOCIEDADE. ANTES O TELEFONE SE
LIMITAVA A FAZER E RECEBER LIGAÇÕES. HOJE VÁRIOS RECURSOS SÃO UTILIZADOS:
TORPEDOS, E-MAILS, FOTOS, VÍDEOS, JOGOS E OUTROS. TUDO MUDOU MUITO DEPRESSA E
CERTAMENTE MUDARÁ MUITO MAIS.
IMAGINE SÓ QUE A PRIMEIRA
DEMONSTRAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE COMUNICAÇÃO À DISTÂNCIA FOI FEITA EM
NOVA YORK EM 1973 PELO ENGENHEIRO MARTIN COOPER. O APARELHO QUE ELE USOU PESAVA
QUASE UM QUILO, E MEDIA 25 CENTÍMETROS. A BATERIA LEVAVA 10 HORAS PARA
RECARREGAR E SÓ DURAVA 20 MINUTOS. CUSTAVA 4 MIL DÓLARES. E O APELIDO ERA
PERFEITO: “TIJOLÃO”.
NO BRASIL A PRIMEIRA
LIGAÇÃO POR CELULAR FOI FEITA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO MÊS DE DEZEMBRO DE
1990. O APARELHO CUSTAVA UMA FORTUNA E A CONTA OUTRA.
RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM O TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2) QUAL É A FUNÇÃO DO TEXTO?
3) QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO TEXTO?
4) SEGUNDO O TEXTO COMO SE CHAMA O TELEFONE COM FIO?
5) QUAIS MUDANÇAS O TELEFONE CELULAR TROUXE A VIDA DAS PESSOAS?
6)
QUANDO, ONDE E QUEM FEZ A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE
COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA?
7) CITE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESTE APARELHO QUE FOI APRESENTADO?
.8) ONDE E QUANDO FOI FEITA A PRIMEIRA LIGAÇÃO POR CELULAR NO BRASIL?
9) QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?
10) QUAL É A FINALIDADE DESTE TEXTO?
1º ANO - SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO
Atividades de Química - Turmas 1A/1B/1C
Prof. José Carlos
Trabalho de pesquisa sobre a combustão, os combustíveis e o poder calórico dos alimentos
Pode ser feito no Word e enviado para o Google Classroom
1ª SÉRIE – TURMAS - A,B,C.
-
Semana
de 22 a 26.06
FILOSOFIA - PROF.PABLO
ATIVIDADE
Revisitando
as páginas anteriores e seguindo a leitura da 83 e 84 (informações sobre
elementos de cultura).
A
partir elementos da cultura elencados, pesquise e analise os corpos, como
estrutura física humana. O que eles revelam sobre a nossa cultura? Busque
subsidiar a sua reflexão com imagens, relatos de colegas, familiares e
professores. Depois, sintetize-as em um relatório acadêmico. (por favor, leia
as instruções que estão em bloco destacado – páginas 84/85 –lá está indicado
alguns procedimentos para o relatório ).
SAIBA MAIS E
ORIENTAÇÕES – Você aluno
poderá trazer elementos sobre o tema que possivelmente já foram abordados nas
aulas de Sociologia para enriquecer o desenvolvimento da habilidade do
bimestre. Sugiro que, a partir dos elementos da cultura, você aluno busque
informações em diferentes fontes e procedimentos (leitura de artigos, roteiro
de entrevistas, observação, entre outros) sobre o corpo humano como estrutura
física por seus elementos naturais e culturais. Espera-se com essa pesquisa que
você perceba e apresente argumentos capazes de indicar como os corpos, que
apresentam uma estrutura natural, carregam elementos da cultura, de forma que
aspectos culturais se impõem e são naturalizados.
Você
poderá achar muita coisa, porém esse exercício servirá de base para outras
atividades que não será utilizada somente em filosofia, mas em muitas outras
...e base para realizar trabalhos acadêmicos além dos muros da nossa escola,
ex: Senac, Senai, Etec, e no Ensino Superior.
__________________________________________________________________________
SEMANA 22.06 A 26.06
DISCIPLINA ARTE - PROFA. MARGARIDA
1ª Série – Sondagem em Dança.
Indicação e Orientação de Atividades
De
acordo com o caderno do aluno 2º bimestre:
Ação Expressiva – Atividade 1 e 2. Pág. 99 e 100.
Pesquise (necessário) e Comente:
1) Dança coral. Como você imagina que seja?
2) Comente coreógrafos: Rudolf Laban;
Maria Duchenes;
Ivaldo Bertazzo.
3)
Veja o vídeo sobre intervenção em Dança: - YouTube : “ Globo Reporter” –
Projeto Dança Comunidade, Ivaldo
Bertazzo.
Após assistir o vídeo que mostrou a dança, grupo, Histórico.
Crie um projeto: a) Qual será
o tema;
b) Escolha uma música;
c) Figurino;
d) Quando será a intervenção em dança.
Observação: A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.
__________________________________________________________________________________
GEOGRAFIA- 1ºC
ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
DATA: 22/06 A 29/06
PROF: JOBSON
TURMA: 1ºC
NOME:
TEMA:
03 -LINGUAGEM CARTOGRÁFICA- AULA-05 e 06 – 22/06
A 26/06 -
AULA 01-LEIA O TEXTO
1- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
De acordo com alguns autores, a palavra mapa pode ser cartaginesa, a qual
significa “toalha de mesa”, pois os comerciantes para ilustrar e identificar
caminhos, as rotas e localidades em viagens, desenhavam sobre toalhas os ditos mapas.
Segundo Nogueira (2008 p. 46):
Na linguagem coloquial e em diversas outras áreas da Ciência que não
aquelas ligadas à Cartografia, tais como Medicina, Economia e Administração,
também são utilizados o termo mapeamento e mapa.
Contudo, embora a palavra mapa ou mapeamento tem assumido um sentido mais
amplo de modo geral, mas na Cartografia significa uma forma de levantamento de
dados e suas representações.
Com o passar do tempo os termos foram se proliferando conforme as regiões e
suas especificidades.
Por causa das características de cada país o termo mapa ou carta é usado de
forma diferente. No Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
define da seguinte forma (Oliveira, 1993):
- Mapa: “representação gráfica, em geral uma superfície plana e uma
determinada escala, com a representação de acidentes físicos e culturais da
superfície da Terra, ou de um planeta ou satélite”.
Carta: “representação dos aspectos naturais e artificiais da Terra,
destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa
de distâncias, direções e localização plana, geralmente em média ou grande
escala, de uma superfície da Terra, subdividida em folhas, de forma
sistemática, obedecendo a um plano nacional ou internacional”.
Segundo Paulo Roberto Fitz (2008 p. 28):
Os mapas/e ou cartas podem ser classificados de diversas maneiras, conforme
suas características. As classificações usuais, em geral, apresentam
determinadas características específicas de um mapa ou carta. Elas devem ser
encaradas, entretanto, meramente como indicações de aplicabilidade para cada
solução apresentada. Há uma tendência das superposição das características
apresentadas.Ainda segundo Fitz, os mapas podem ser:
- Mapas Genéricos ou Gerais,
desprovido de grande precisão, utilizados basicamente para efeitos
ilustrativos. Ex: Contendo a divisão política de um Estado ou país.
- Mapas Especiais ou
Técnicos, elaborados para fins específicos com precisão variável. Ex:
Astronômicos, meteorológico, turístico, etc.
- Mapas Temáticos,
apresentam aspectos ou temas de outros mapas, conhecidos também por mapas base.
Ex: Geomorfológico, geológico, de solos, etc.
- Mapa ou Carta Imagem,
quando uma imagem é representada sobre um mapa base. São utilizados para
complementar informações de maneira mais ilustrativa sempre para facilitar o
entendimento pelo usuário.
- Plantas, quando trabalha
com escalas muito grande, maiores que 1:1.000. As plantas são próprias para
buscar resultados de especificidades ou seja, colher informações muito
detalhadas como rede de água e esgoto, etc.
- Carta Cadastral,
extremamente detalhada e precisa com escalas grandes, maiores que 1:5.000,
muito usadas por municípios em fotos aéreas ou levantamento topográfico.
- Carta Topográfica, que
engloba escalas médias entre 1:25.000 e 1:250.000. Normalmente são usadas em
trabalhos que precisem de levantamentos fotogramétricos e topográficos.
- Carta Geográfica, com
escalas pequenas, menores que 1:500.000 utilizando-se de simbologia
diferenciada para as representações planimétricas e altimétricas, por meio de
curva de nível ou hipsometria.
Fonte: Adão Nunes (Adaptado de Castrogiovanni, 2003)
O que é identidade social?
O conceito de identidade social se tornou central na Sociologia nos últimos anos, por possibilitar a compreensão de quem somos e quem são as outras pessoas.
A identidade social é um sentimento que faz com que o sujeito se identifique com algum grupo social, que possui elementos e características que faz com que ele se interesse e queira tomar parte daquele contexto.
Vale dizer que esse processo também produz uma modificação da personalidade do indivíduo, na medida em que ele compartilha valores e pensamentos com o grupo e incorpora muito daquilo que ele observa. Ou seja, quanto mais atraída a pessoa estiver em relação àquele grupo, mais elementos ela irá incorporar para si.
Atividade de leitura e análise de texto
Questões:
1) O que é o conceito de identidade?
2) Em que se constitui a identidade de uma pessoa?
3) Qual a importância da sociedade para a formação das pessoas?
_____________________________________________________________________
Plano Semanal de Geografia 1ºano –
Ensino Médio
Professor:
|
Mauro Sergio dos Santos |
Componente: |
Geografia |
Data/Semana: |
22 a 26/06/2020 – 2 aulas |
Tema
da aula: |
Cartografia |
Estratégia: |
Mapa |
Tarefas/Exercícios: |
O aluno deverá confeccionar o mapa
solicitado, segundo as normas cartográficas aprendidas. |
Material
necessário: |
Folha vegetal ou sulfite |
ATIVIDADE DA SEMANA
Olá caros alunos, tudo bem?
Espero que sim! Para essa semana, preparei para vocês uma atividade para descontrair um pouco.
Vamos exercitar nossas habilidades cartográficas?
Para tanto, você deverá elaborar o mapa da África e
localizar no mesmo o Egito, pintando-o com uma cor diferente dos demais países.
Estou à disposição de
vocês caso tenham alguma dúvida, beleza?
Grande abraço!
Prof. Mauro Sergio
_____________________________________________________________________
Plano Semanal de História 1ºano – Ensino Médio
Professor:
|
Mauro Sergio dos Santos |
Componente: |
História |
Data/Semana: |
22 a 26/06/2020 – 2 aulas |
Tema
da aula: |
Egito Antigo |
Estratégia: |
Questionário |
Tarefas/Exercícios: |
O aluno deverá ler artigos sobre a
civilização egípcia para responder o questionário, com base na aula semanal
do Centro de Mídias. |
Material
necessário: |
Folha almaço, sulfite ou caderno. |
ATIVIDADE DA SEMANA
Olá
caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, uma atividade bem
simples. Elaborei um pequeno questionário sobre o Egito Antigo, que foi tema da
aula semanal de História para o primeiro ano do Ensino Médio, disponibilizada no Centro de
Mídias. Para realizar esta atividade, sugiro à vocês que leiam artigos
disponíveis no material e também na Internet acerca da civilização egípcia, o
que ajudará muito nas suas respostas. Estou
à disposição de vocês, através do
e-mail, caso tenham alguma dúvida, beleza?. Bons estudos cidadãos!
Questionário:
1.) Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por unificar
o Egito e se tornar o primeiro Faraó. Durante os seus reinados, os faraós
possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, descreva o papel do
faraó na civilização egípcia.
2.) Realize uma análise sobre a organização
social da civilização egípcia.
3.) A religião foi muito importante para a
manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses pelo
Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó.
(Vicentino,
Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume
único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 44.)
O
texto acima discutiu o papel da religião no controle dos camponeses no Egito
Antigo. Assim sendo, discorra sobre algumas características importantes da
religião na sociedade egípcia.
4.) Por que os egípcios utilizavam a técnica da mumificação e construíram grandes pirâmides para abrigar os mortos ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário