Páginas

1º ANO - SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO


E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO
MATEMÁTICA 1ºA, 1ºB, 1ºC    PROFª YASMIN

SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO

NOVIDADE: Agora temos o CLASSROOM!

1º A: XFUNBHU

1º B: 6IDMJFQ

1º C: M236TLH

 

3º Atividade referente ao 2º BIMESTRE 

Aula referente ao Centro de Mídias – Funções do 1º grau – Parte II e III (aulas dos dias 17/06 e 22/06)

 FAZER NO CADERNO

Função do 1º grau

Definição

Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e e a  0.

Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.

Veja alguns exemplos de funções polinomiais do 1º grau:

 f(x) = 5x - 3, onde a = 5 e b = - 3
 f(x) = -2x - 7, onde a = -2 e b = - 7
 f(x) = 11x, onde a = 11 e b = 0

Gráfico

O gráfico de uma função polinomial do 1º grau,  y = ax + b, com a0, é uma reta oblíqua aos eixos Ox e Oy. Por exemplo, vamos construir o gráfico da função y = 3x - 1:

Como o gráfico é uma reta, basta obter dois de seus pontos e ligá-los com o auxílio de uma régua:

a)    Para x = 0, temos y = 3 · 0 - 1 = -1; portanto, um ponto é (0, -1).
b)    Para y = 0, temos 0 = 3x - 1; portanto, 
 e outro ponto é .

Marcamos os pontos (0, -1) e no plano cartesiano e ligamos os dois com uma reta.

x

y

0

-1

0

Já vimos que o gráfico da função afim y = ax + b é uma reta.

O coeficiente de xa, é chamado coeficiente angular da reta e, como veremos adiante, está ligado à inclinação da reta em relação ao eixo Ox.

O termo constante, b, é chamado coeficiente linear da reta. Para x = 0, temos y = a · 0 + b = b. Assim, o coeficiente linear é a ordenada do ponto em que a reta corta o eixo Oy.

Função crescente ou decrescente

Consideremos a função do 1º grau y= 3x-1. Vamos atribuir valores cada vez maiores a x e observar o que ocorre com y:

x

-3

-2

-1

0

1

2

3

y

-10

-7

-4

-1

2

5

8

Perceba que, quando aumentamos o valor de x, os valores correspondentes de y também aumentam. Dizemos então que a função y = 3x - 1 é crescente. 


Regra geral:

- a função do 1º grau f(x) = ax + b é crescente quando o coeficiente de x é positivo (a > 0);
- a função do 1º grau f(x) = ax + b é decrescente quando o coeficiente de x é negativo (a < 0);


Atividades

1) Considerando a função f (x) = - 2x + 3.

a) Qual é o valor do coeficiente a ?

b) Qual é o valor do coeficiente b ?

c)  Construa um plano cartesiano e esboce o gráfico da função.

2) Classifique cada uma das funções seguintes em crescente ou decrescente:

a) y = 4x + 6

b) f (x) = – x + 10

c) y = (x + 2)2 – (x – 1)2


TRABALHO 1 – 2º BIMESTRE

Fazer um mapa mental sobre função do 1º grau (no tamanho de uma folha sulfite) ENVIAR POR E-MAIL ATÉ 06/07.

Ao finalizar a atividade, tire uma foto do seu caderno/apostila (com o conteúdo e os exercícios respondidos) e envie para o e-mail: profmat.yasmin@gmail.com NÃO ESQUECER DE COLOCAR NOME, NÚMERO E SÉRIE AO ENVIAR O E-MAIL!

 ATENÇÃO - Ainda dá tempo de entregar as atividades do 1º bimestre, lembrando que vocês devem mandar todas as atividades para o e-mail profmat.yasmin@gmail.com. Estou no aguardo!

  OBRIGADA!

PROFª YASMIN



E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

BIOLOGIA 1A, 1B, 1C    PROFª DÉBORA

SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO

 

Boa noite, alunos!

Ainda é possível entregar as atividades do 1º bimestre. Lembrando que vocês devem mandar todos os trabalhos de Biologia para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com. Estou no aguardo!

 

AULA DO DIA 23/06 – DINÂMICA DE POPULAÇÕES

 

Copie e responda as questões a seguir em seu caderno:

 

1)        1) Determine o conceito de População.

2     2) Quais  fatores contribuem para o aumento e quais para a redução do tamanho da população?

       3) O que é Densidade Populacional?

       4) Como se determina o índice de crescimento populacional?

       5) O que é Potencial Biótico?

 

Fotografe e envie para o e-mail profdeboramacias@hotmail.com

 

ATENÇÃO: no corpo do e-mail você deve colocar seu nome, número, série, título da atividade e data (semana 22/06). 

 




1º ANO - SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO

Atividades de Língua PORTUGUESA - Turmas 1A/1B/1C

Prof. MIRIAM GOMES


Obs.:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence, e enviadas por email : miriamgomes@prof.educacao.sp.gov.br ou miromago@yahoo.com.br. 


LEITURA     - ENTENDENDO O ASSUNTO

O CELULAR EM NOSSAS VIDAS

 

   TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO TENHA PENSADO NISSO, MAS JÁ IMAGINOU QUE O CELULAR EXISTE HÁ POUCO TEMPO? BASTA VOCÊ ASSISTIR A REPRISE DE UMA NOVELA DE TV DE DUAS DÉCADAS ATRÁS, E VOCÊ LOGO PERCEBERÁ MUITAS SITUAÇÕES QUE SÃO BEM DIFERENTES DAS ENCONTRADAS NOS DIAS ATUAIS, GRAÇAS AO CELULAR. AS PESSOAS SAÍAM PARA SEUS COMPROMISSOS E SÓ ERA POSSÍVEL ENTRAR EM CONTATO COM ELAS, QUANDO CHEGASSEM AOS SEUS DESTINOS. ISSO CONTANDO QUE LÁ ONDE ELAS ESTIVESSEM, EXISTISSE UM TELEFONE “FIXO” DISPONÍVEL. O FATO É QUE DURANTE O TRAJETO, SEJA ELE PERTO OU LONGE AS PESSOAS FICAVAM INCOMUNICÁVEIS.

   ESSA PEQUENA CAIXINHA QUE AS PESSOAS COSTUMAM LEVAR DENTRO DE SUAS BOLSAS, BOLSOS OU DEPENDURADAS NO PESCOÇO, PROVOCARAM UMA GRANDE MUDANÇA NA NOSSA SOCIEDADE. ANTES O TELEFONE SE LIMITAVA A FAZER E RECEBER LIGAÇÕES. HOJE VÁRIOS RECURSOS SÃO UTILIZADOS: TORPEDOS, E-MAILS, FOTOS, VÍDEOS, JOGOS E OUTROS. TUDO MUDOU MUITO DEPRESSA E CERTAMENTE MUDARÁ MUITO MAIS.

IMAGINE SÓ QUE A PRIMEIRA DEMONSTRAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE COMUNICAÇÃO À DISTÂNCIA FOI FEITA EM NOVA YORK EM 1973 PELO ENGENHEIRO MARTIN COOPER. O APARELHO QUE ELE USOU PESAVA QUASE UM QUILO, E MEDIA 25 CENTÍMETROS. A BATERIA LEVAVA 10 HORAS PARA RECARREGAR E SÓ DURAVA 20 MINUTOS. CUSTAVA 4 MIL DÓLARES. E O APELIDO ERA PERFEITO: “TIJOLÃO”.

   NO BRASIL A PRIMEIRA LIGAÇÃO POR CELULAR FOI FEITA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO NO MÊS DE DEZEMBRO DE 1990. O APARELHO CUSTAVA UMA FORTUNA E A CONTA OUTRA.

 

 

RESPONDA AS QUESTÕES DE ACORDO COM O TEXTO

 1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?

2)    QUAL É A FUNÇÃO DO TEXTO?

 3)    QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO TEXTO?

4)    SEGUNDO O TEXTO COMO SE CHAMA O TELEFONE COM FIO?

 5)    QUAIS MUDANÇAS O TELEFONE CELULAR TROUXE A VIDA DAS PESSOAS?

6)    QUANDO, ONDE E QUEM FEZ A PRIMEIRA APRESENTAÇÃO DE UM APARELHO PORTÁTIL DE COMUNICAÇÃO A DISTÂNCIA?

 7)    CITE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DESTE APARELHO QUE FOI APRESENTADO?

.8)    ONDE E QUANDO FOI FEITA A PRIMEIRA LIGAÇÃO POR CELULAR NO BRASIL?

 9)    QUANTOS PARÁGRAFOS EXISTEM NO TEXTO?

10)  QUAL É A FINALIDADE DESTE TEXTO?

 

 

1º ANO - SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO

Atividades de Química - Turmas 1A/1B/1C

Prof. José Carlos

Trabalho de pesquisa sobre a combustão, os combustíveis e o poder calórico dos alimentos

Pode ser feito no Word e enviado para o Google Classroom


1ª SÉRIE – TURMAS  - A,B,C.   - Semana de 22 a 26.06

FILOSOFIA - PROF.PABLO


ATIVIDADE

Revisitando as páginas anteriores e seguindo a leitura da 83 e 84 (informações sobre elementos de cultura).

A partir elementos da cultura elencados, pesquise e analise os corpos, como estrutura física humana. O que eles revelam sobre a nossa cultura? Busque subsidiar a sua reflexão com imagens, relatos de colegas, familiares e professores. Depois, sintetize-as em um relatório acadêmico. (por favor, leia as instruções que estão em bloco destacado – páginas 84/85 –lá está indicado alguns procedimentos para o relatório ).

 

SAIBA MAIS E ORIENTAÇÕES – Você aluno poderá trazer elementos sobre o tema que possivelmente já foram abordados nas aulas de Sociologia para enriquecer o desenvolvimento da habilidade do bimestre. Sugiro que, a partir dos elementos da cultura, você aluno busque informações em diferentes fontes e procedimentos (leitura de artigos, roteiro de entrevistas, observação, entre outros) sobre o corpo humano como estrutura física por seus elementos naturais e culturais. Espera-se com essa pesquisa que você perceba e apresente argumentos capazes de indicar como os corpos, que apresentam uma estrutura natural, carregam elementos da cultura, de forma que aspectos culturais se impõem e são naturalizados.

Você poderá achar muita coisa, porém esse exercício servirá de base para outras atividades que não será utilizada somente em filosofia, mas em muitas outras ...e base para realizar trabalhos acadêmicos além dos muros da nossa escola, ex: Senac, Senai, Etec, e no Ensino Superior. 

__________________________________________________________________________


SEMANA 22.06 A 26.06

DISCIPLINA ARTE - PROFA. MARGARIDA

1ª Série – Sondagem em Dança.

 

Indicação e Orientação de Atividades

De acordo com o caderno do aluno 2º bimestre:  Ação Expressiva – Atividade 1 e 2. Pág. 99 e 100.

Pesquise (necessário) e Comente:

1) Dança coral. Como você imagina que seja?

2) Comente coreógrafos: Rudolf Laban;

                                             Maria Duchenes;

                                             Ivaldo Bertazzo.

3) Veja o vídeo sobre intervenção em Dança: - YouTube : “ Globo Reporter” – Projeto Dança  Comunidade, Ivaldo Bertazzo.

Após assistir o vídeo que mostrou a dança, grupo, Histórico.

 

Crie um projeto: a) Qual será o tema;

                                b) Escolha uma música;

                                c) Figurino;

                               d) Quando será a intervenção em dança.

 

Observação:  A atividade deve conter em seu cabeçalho: Seu nome, número e série que pertence. Toda atividade DEVERÁ ser feita no caderno de arte.

__________________________________________________________________________________


GEOGRAFIA- 1ºC

ESCOLA:  ESCOLA ESTADUAL VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO

DATA: 22/06 A 29/06

PROF: JOBSON

TURMA: 1ºC

NOME:

TEMA: 03 -LINGUAGEM CARTOGRÁFICA- AULA-05 e 06 – 22/06 A 26/06 -

 

 AULA 01-LEIA O TEXTO

1- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

De acordo com alguns autores, a palavra mapa pode ser cartaginesa, a qual significa “toalha de mesa”, pois os comerciantes para ilustrar e identificar caminhos, as rotas e localidades em viagens, desenhavam sobre toalhas os ditos mapas.

Segundo Nogueira (2008 p. 46):

Na linguagem coloquial e em diversas outras áreas da Ciência que não aquelas ligadas à Cartografia, tais como Medicina, Economia e Administração, também são utilizados o termo mapeamento e mapa.

Contudo, embora a palavra mapa ou mapeamento tem assumido um sentido mais amplo de modo geral, mas na Cartografia significa uma forma de levantamento de dados e suas representações.

Com o passar do tempo os termos foram se proliferando conforme as regiões e suas especificidades.

Por causa das características de cada país o termo mapa ou carta é usado de forma diferente. No Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define da seguinte forma (Oliveira, 1993):

- Mapa: “representação gráfica, em geral uma superfície plana e uma determinada escala, com a representação de acidentes físicos e culturais da superfície da Terra, ou de um planeta ou satélite”.

Carta: “representação dos aspectos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação precisa de distâncias, direções e localização plana, geralmente em média ou grande escala, de uma superfície da Terra, subdividida em folhas, de forma sistemática, obedecendo a um plano nacional ou internacional”.

Segundo Paulo Roberto Fitz (2008 p. 28):

Os mapas/e ou cartas podem ser classificados de diversas maneiras, conforme suas características. As classificações usuais, em geral, apresentam determinadas características específicas de um mapa ou carta. Elas devem ser encaradas, entretanto, meramente como indicações de aplicabilidade para cada solução apresentada. Há uma tendência das superposição das características apresentadas.Ainda segundo Fitz, os mapas podem ser:

-           Mapas Genéricos ou Gerais, desprovido de grande precisão, utilizados basicamente para efeitos ilustrativos. Ex: Contendo a divisão política de um Estado ou país.

-           Mapas Especiais ou Técnicos, elaborados para fins específicos com precisão variável. Ex: Astronômicos, meteorológico, turístico, etc.

-           Mapas Temáticos, apresentam aspectos ou temas de outros mapas, conhecidos também por mapas base. Ex: Geomorfológico, geológico, de solos, etc.

-           Mapa ou Carta Imagem, quando uma imagem é representada sobre um mapa base. São utilizados para complementar informações de maneira mais ilustrativa sempre para facilitar o entendimento pelo usuário.

-           Plantas, quando trabalha com escalas muito grande, maiores que 1:1.000. As plantas são próprias para buscar resultados de especificidades ou seja, colher informações muito detalhadas como rede de água e esgoto, etc.

-           Carta Cadastral, extremamente detalhada e precisa com escalas grandes, maiores que 1:5.000, muito usadas por municípios em fotos aéreas ou levantamento topográfico.

-           Carta Topográfica, que engloba escalas médias entre 1:25.000 e 1:250.000. Normalmente são usadas em trabalhos que precisem de levantamentos fotogramétricos e topográficos.

-           Carta Geográfica, com escalas pequenas, menores que 1:500.000 utilizando-se de simbologia diferenciada para as representações planimétricas e altimétricas, por meio de curva de nível ou hipsometria.

Fonte: Adão Nunes (Adaptado de Castrogiovanni, 2003)

AULA-02 - ATIVIDADE DE INTERPRETAÇÃO

1) QUAL FOI SEU ENTENDIMENTO SOBRE O TEXTO?

***
ATIVIDADE DE SOCIOLOGIA SEMANA DE 22/06 A 26/06

O que é identidade social?

O conceito de identidade social se tornou central na Sociologia nos últimos anos, por possibilitar a compreensão de quem somos e quem são as outras pessoas.

A identidade social é um sentimento que faz com que o sujeito se identifique com algum grupo social, que possui elementos e características que faz com que ele se interesse e queira tomar parte daquele contexto.

Vale dizer que esse processo também produz uma modificação da personalidade do indivíduo, na medida em que ele compartilha valores e pensamentos com o grupo e incorpora muito daquilo que ele observa. Ou seja, quanto mais atraída a pessoa estiver em relação àquele grupo, mais elementos ela irá incorporar para si.

Atividade de leitura e análise de texto

Questões:

1) O que é o conceito de identidade?

2) Em que se constitui a identidade de uma pessoa?

3) Qual a importância da sociedade para a formação das pessoas?

_____________________________________________________________________

Plano Semanal de Geografia 1ºano – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

Geografia

Data/Semana:

22 a 26/06/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Cartografia

Estratégia:

Mapa

Tarefas/Exercícios:

O aluno deverá confeccionar o mapa solicitado, segundo as normas cartográficas aprendidas.

Material necessário:

Folha vegetal ou sulfite

ATIVIDADE DA SEMANA

                Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, preparei para vocês  uma atividade para descontrair um pouco. Vamos exercitar nossas habilidades cartográficas?

Para tanto, você deverá elaborar o mapa da África e localizar no mesmo o Egito, pintando-o com uma cor diferente dos demais países.

 Estou à disposição de vocês caso tenham alguma dúvida, beleza?


Grande abraço!

Prof. Mauro Sergio

_____________________________________________________________________

Plano Semanal de História 1ºano – Ensino Médio

Professor:

Mauro Sergio dos Santos

Componente:

História

Data/Semana:

22 a 26/06/2020 – 2 aulas

Tema da aula:

Egito Antigo

Estratégia:

Questionário

Tarefas/Exercícios:

O aluno deverá ler artigos sobre a civilização egípcia para responder o questionário, com base na aula semanal do Centro de Mídias.

Material necessário:

Folha almaço, sulfite ou caderno.

 

ATIVIDADE DA SEMANA

 

  Olá caros alunos, tudo bem? Espero que sim! Para essa semana, uma atividade bem simples. Elaborei um pequeno questionário sobre o Egito Antigo, que foi tema da aula semanal de História para o primeiro ano  do Ensino Médio, disponibilizada no Centro de Mídias. Para realizar esta atividade, sugiro à vocês que leiam artigos disponíveis no material e também na Internet acerca da civilização egípcia, o que ajudará muito nas suas respostas.  Estou à  disposição de vocês, através do e-mail, caso tenham alguma dúvida, beleza?. Bons estudos cidadãos!

Questionário:

1.)    Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por unificar o Egito e se tornar o primeiro Faraó. Durante os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, descreva o papel do faraó na civilização egípcia.

2.)    Realize uma análise sobre a organização social da civilização egípcia.

3.)    A religião foi muito importante para a manutenção da ordem existente e, portanto, do domínio dos camponeses pelo Estado, chefiado por um “deus”, o Faraó.

(Vicentino, Claudio. História para o Ensino Médio: história geral e do Brasil: volume único. – São Paulo: Scipione, 2001.p, 44.)

O texto acima discutiu o papel da religião no controle dos camponeses no Egito Antigo. Assim sendo, discorra sobre algumas características importantes da religião na sociedade egípcia.

4.)    Por que os egípcios utilizavam a técnica da mumificação e construíram grandes pirâmides para abrigar os mortos ? 


E.E. VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO – SEMANA 23/06 a 26/06
DISCIPLINA - Inglês- Prof. Max - e-mailmax.pereira@unisantos.br
Avisem seus colegas!

Guia: Hey, folks! Vamos falar neste momento sobre as abreviações como: second = nd / & = and (e) / 0 = nothing (nada) / 2 = two, to, too (dois, para, também[dependendo do contexto]) / 2DAY = today (hoje), etc. Nós enxergamos as abreviações nas marcas comerciais, outdoors, etc.
A atividade vai mesclar os dois assuntos. Pesquisem o nome de 2 ou 3 marcas(de Língua Inglesa) que possuem abreviações em seus nomes e deem seus significados. Por exemplo: A empresa B2B significa = business to business uma sigla que representa transações comerciais eletrônicas entre uma empresa e outra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário