Páginas

quarta-feira, 1 de abril de 2020

HISTÓRIA 2º ANO - ENSINO MÉDIO


HISTÓRIA 2º EM
Assistir o vídeo relacionado abaixo: 



Atividade

1) Esta representação da Bastilha, prisão política do absolutismo monárquico, foi pintada em 1789. Indique dois elementos da tela que demonstrem a solidez e a força da construção e o significado político e social da jornada popular de 14 de julho de 1789. 




2) Observe a distribuição de custos dos camponeses franceses, em percentual da colheita, às vésperas da Revolução de 1789. Esses custos referem-se ao arrendamento da terra, ao custo das sementes e aos impostos pagos ao rei, ao senhor da terra e ao clero. 


a) Relacione os dados apresentados com as condições vividas pelos camponeses na França do final do Século XVIII.
b) Por quais motivos a questão econômica foi um elemento importante para o Terceiro Estado durante a Revolução Francesa?
3) A Revolução Francesa é considerada um importante movimento social e político de grande repercussão mundial. A respeito de tal Revolução, é correto afirmar que
a) foi uma revolução que uniu, inicialmente, a burguesia e o Clero.
b) os seus ideais estabeleceram-se sob o dogma positivista de August Comte e inspiraram o lema “Liberdade, Lealdade e Igualdade”.
c) fortaleceu a relação da Igreja com as camadas populares da sociedade.
d) possibilitou que se estabelecesse um Estado no qual houvesse liberdade de empreendimento e de lucro.
e) levou à morte do Rei Luís XV. 

4) A França viveu por mais de meio século num clima de prosperidade. A produção agrícola cresceu, o que permitiu alimentar adequadamente uma população em crescimento. A atividade artesanal se intensificou e se diversificou, estimulando um comércio interno que contava com boas estradas para seu abastecimento. Apesar desse quadro favorável, o povo francês não era beneficiado por esse bom tempo, ao contrário, era obrigado a arcar com pesados impostos, enquanto a nobreza e o clero eram isentos. A partir de 1780, colheitas superabundantes, fizeram os preços caírem, especialmente do trigo e da uva, arruinando muitos camponeses. Anos depois, houve um período prolongado de seca, queimando pastos e provocando a morte do gado. Na sequência, os preços passaram a subir aceleradamente, espalhando fome, desemprego, falência e miséria.
Esse quadro corresponde às vésperas de que evento de grandes proporções na França?
a) Independência da Argélia.
b) Segunda Revolução Industrial.
c) Primeira Guerra Mundial.
d) Revolução Francesa.
e) Segunda Guerra Mundial. 

5) Se não têm pão, que comam brioches! A frase, erroneamente atribuída à rainha da França, Maria Antonieta, foi considerada uma resposta cínica às inquietações populares que levaram à eclosão da Revolução Francesa. 
Assinale a alternativa que aponta corretamente algumas das causas da insatisfação da população francesa às vésperas dessa Revolução.
a) Contrários ao lema da monarquia, “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, os camponeses alegavam que a distribuição de renda provocava o empobrecimento da classe média.
b) A grave crise econômica, aliada a condições climáticas adversas, inflacionou os preços nas cidades e no campo; sofrendo com a fome, a população pagava altos impostos para manter os privilégios do clero e da nobreza.
c) A substituição de culturas alimentares pelo algodão, decretada por Luís XVI, levou ao aumento da mortalidade infantil e da fome entre os camponeses, favorecendo a burguesia vinculada à indústria têxtil.
d) Para sustentar os custos das guerras napoleônicas, o rei Luís XVI aumentou a cobrança de impostos dos camponeses e dos trabalhadores das cidades que, insatisfeitos, se rebelaram contra o governo central. 

2 comentários:

  1. No caderno!!! Bons estudos... :) Momento difícil, mas vamos superar. Bora lá pessoal...

    ResponderExcluir