Realize todas as atividade, depois junte em uma pasta e quando for solicitado entregue imediatamente.
PLANO DE AULA –
GEOGRAFIA- 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
AULA:
Regionalização do Espaço Mundial/ Segunda
Guerra Mundial; Xenofobia, discriminação; Nacionalismo; Bipolarização Mundial;
Guerra Fria, Globalização, os Blocos Econômicos e sua Influência na Regionalização
do Espaço Mundial;
OBJETIVO:
Discutir a Regionalização do Espaço
Geográfico, os efeitos da Segunda Guerra Mundial no Brasil e Mundo. Abordar
conceitos como xenofobia e nacionalismo, contextualizando as novas realidades
sociais no trato das minorias. Apresentar a contradição das ideologias
políticas e econômicas distintas unidas por um inimigo comum " O
Nazismo". Abordar a bipolaridade Mundial no pós 2ª Guerra e introdução ao
contexto da Guerra Fria, Globalização, os Blocos Econômicos e sua Influência na
Regionalização do Espaço Mundial;
OBSERVAÇÃO.
É necessário que os estudantes
dominem outros conceitos operacionais, que expressam aspectos diferentes do
espaço geográfico; como território, lugar, região, natureza e paisagem.
OBJETIVOS QUE SE ESPERA
ALCANÇAR:
ATRAVÉS DE PESQUISAS EM LIVROS
DIDÁTICOS; INTERNETE; CELULAR, TABLET, DOCUMENTÁRIOS OU FILMES SOBRE OS CONTEÚDOS
APRESENTADOS, SE ESPERA QUE CADA ALUNO TENHA SUBSÍDIO E CONSCIÊNCIA SUFICIENTE
PARA SE TORNAR SUJEITO AUTÔNOMO E QUE ASSIM, POSSA COMPLETAR SUA FORMAÇÃO EM
BUSCA DA EXCELÊNCIA ACADÊMICA E FORMAÇÃO SOCIAL PARA O MERCADO DE TRABALHO.
NESTA PROPOSTA, TAMBÉM SE ESPERA QUE
O EDUCANDO POSSA ADQUIR A CAPACIDADE DE
DOMÍNIO SOBRE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES E IDEIAS CONTIDAS NOS CONTEÚDOS
APRESENTADOS, E QUE POSSA REFLITIR CRITICAMENTE SOBRE SEU PAPEL COMO INDIVÍDUO
NA SOCIEDADE, OBSERVANDO OS FATOS OCORRIDOS NO PASSADO, VISANDO DESTA FORMA,
NÃO SER SÓ SUJEITO DE PLENA CAPACIDADE TEÓRICA, MAS DE POSSÍVEL
CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, TECNOLÓGICA, INTELECTUAL E ECONÔMICA PARA O
PAÍS, E NO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DE
APRENDIZAGEM.
JUSTIFICATIVAS
PORTANTO, SE ESPERA QUE O EDUCANDO
POSSA TER CAPACIDADE DE SE FORMAR COMO INDIVÍDUO DE PENSAMENTO CRÍTICO, COM
VISÃO SOCIAL JUSTA E SOLIDÁRIA, CAPAZ ASSIM, DE RELACIONAR SEU APRENDIZADO EM
CONSONÂNCIA COM SUA ATUAÇÃO E O CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM OUTROS CENÁRIOS, COMO
POR EXEMPLO, SUA REALIDADE.
ESPERA-SE QUE O ALUNO VENHA PROMOVER
SOLUÇÕES E RESOLUÇÕES DE DIVERSAS SITUAÇÕES APRESENTADAS EM SEU COTIDIANO.
LOGO, O EDUCANDO SERÁ PROVOCADO E PRECISARÁ RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA,
E TERÁ QUE APLICAR TEORIA QUANDO PRECISO A PRATICA QUASE QUE SEMPRE, "NA
VIDA", E AMOR AO PRÓXIMO QUANDO NECESSÁRIO. JÁ QUE ELE SERÁ TESTADO E TERÁ
QUE TER COMPREENSÃO EM QUESTÕES RELACIONADAS AO SEU DIA-A-DIA E AOS PANORAMAS
DA SOCIEDADE QUE ESTÁ INSERIDO, SENDO ASSIM, CAPAZ DE PROPOR MUDANÇAS
SIGNIFICATIVAS NA DINÂMICA SOCIEDADE QUE VIVEMOS.
PROPOSTA INICIAL
DE CONTEÚDOS:
a.
Regionalização do Espaço Mundial;
b.
Segunda Guerra Mundial;
c.
Xenofobia, discriminação;
d.
Nacionalismo;
e.
Bipolarização Mundial;
f.
A Guerra Fria;
g.
GLOBALIZAÇÃO;
h.
Blocos Econômicos (NAFTA, MERCOSUL,
UE, CEI, Apec, Asean, entre outros);
Tempo estimado (ORIENTAÇÃO): PARA CADA (45 MINUTOS DE ESTUDOS),
FAVOR INTERROMPER (15 MINUTOS DE DESCANÇO)
Material necessário
a.
Acesso a Internet;
b.
Computador, celular, tablets ou
afins que possa fornecer subsídio para a realização das pesquisas;
c.
Pasta para registro das atividades;
d.
Livro didático;
e.
Caderno do aluno;
f.
Lápis, caneta, borracha, cartolina,
cola, tesoura, durex,
1) Sendo necessário que os
estudantes dominem outros conceitos operacionais, que expressam aspectos
diferentes do espaço geográfico ;como território, lugar, região, natureza e paisagem .
Pesquise o significado de cada TERMO e responda conforme abaixo:
Introdução:
Acesse o link https://www.bing.com/videos/search?q=m%c3%basica+olha+aquela+bola&ru=%2fsearch%3fq%3dm%25C3%25BAsica%2bolha%2baquela%2bbola%26form%3dEDGEAR%26qs%3dOS%26cvid%3d8c2183d58ea9452b845894dd67874fc4%26cc%3dBR%26setlang%3dpt-BR%26plvar%3d0&view=detail&mid=8D45F037D66CC01D6AD58D45F037D66CC01D6AD5&&mmscn=vwrc&FORM=VDRVRV. Veja o vídeo e escute a música.
a)Comente com seus pais sobre a música
e responda o que vocês entenderam:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Orientação:
Após ler ou pesquisar pela internet
os textos, vídeos, revistas, livros e afins,
sobre os aspectos solicitados, responda com seu entendimento e de acordo
com a orientação o que se pede:
1) Leia os textos,mapas e imagens do
Caderno do Aluno -SP- Faz Escola 3ª
Série do Ensino Médio e responda as atividades das paginas 47 a 54 em uma folha
e guarde junto na sua pasta de estudos.
2) Leia o texto de apoio com atenção
e responda :
Conceitos Geográficos. Lugar, paisagem, Território e região
A Geografia, assim como várias
outras ciências, utiliza-se categorias para basear os seus estudos. Trata-se da
elaboração e utilização de conceitos básicos que orientem o recorte e a análise
de um determinado fenômeno a ser estudado. Por exemplo, um estudo geográfico
sobre determinadas disputas geopolíticas pode ser realizado tendo como base o conceito
de território, que seria uma categoria a ser utilizada como uma forma de se
enxergar o estudo.
Atualmente, além do espaço
geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro
principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas:
território, região, paisagem e lugar. A seguir, uma breve conceituação:
Paisagem: refere-se às configurações
externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão
alcança”. Porém, essa definição desconsidera as chamadas “paisagens ocultas”,
ou seja, aqueles processos e dinâmicas que são visíveis, mas que de alguma
forma foram ocultados pela sociedade. Além disso, tal definição também peca por
apenas considerar o sentido da visão como percepção do espaço, cabendo a
importância dos demais sentidos, com destaque para a audição e o olfato.
Dessa forma, podemos afirmar, de
maneira simples e direta, que o conceito de paisagem refere-se às manifestações
e fenômenos espaciais que podem ser apreendidos pelo ser humano através de seus
sentidos.
Território: é classicamente definido
como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras,
sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza. Mas nem sempre essas
fronteiras são visíveis ou muito bem definidas, pois a conformação de um
território obedece a uma relação de poder, podendo ocorrer tanto em elevada
abrangência (o território de um país, por exemplo) quanto em espaços menores (o
território dos traficantes em uma favela, por exemplo).
Região: é uma área ou espaço que foi
dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional
humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim,
as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características
gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender
determinados aspectos do espaço (as regiões geoeconômicas do Brasil para
entender a economia brasileira). Eu posso criar minha própria região para a
divisão de uma área a partir de suas práticas culturais ou por suas diferentes
paisagens naturais, entre outros critérios.
Lugar: é uma categoria muito
utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção
compreensiva da Geografia. Grosso modo, o lugar pode ser definido como o espaço
percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são
entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo,
aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou
intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.
É preciso lembrar, no entanto, que
essas categorias e conceitos não são exclusivos da Geografia, podendo ter
outros significados quando utilizados em outras ciências ou pelo senso comum.
Além disso, essas não são necessariamente as únicas categorias dessa ciência,
mas apenas as mais comumente adotadas pelos geógrafos em seus estudos.
Ao longo da história do pensamento
geográfico, outras categorias predominaram, como a noção de “posição”, um
importante conceito nos estudos de Friedrich Ratzel, e “gêneros de Vida”, termo
utilizado por Vidal de La Blache.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
Postado há 31st January 2016 por
Herbert Galeno Silveira Miguel
a) O que é Espaço Geográfico?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Como vocês se relacionaram com o
Espaço Geográfico? Dê um exemplo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Procure alguma imagem ou foto que
apresente de forma clara, o que é o espaço geográfico, depois recorte e cole
abaixo. Agora respondam de forma escrita os detalhes que aparecem na imagem:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3) Após leitura e entendimento do
que é Território, responda conforme solicitado?
a) Qual é o seu entendimento sobre território?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Dê um exemplo de um território?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Qual é a diferença entre o espaço
geográfico e o território?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4) Após analise sobre o que
significa território, observe o território
que você mora e responda como ele está organizado:
a) Como que é o lugar onde moro?
(pessoal)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)Em relação ao restante do Brasil,
o lugar onde moro possui muitas diferenças sociais? Quais?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Qual é a diferença entre espaço e território?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5) Em relação a região que você mora responda:
a)Quais são as cidades que fazem
parte da sua região?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)Quais são as principais formas de
regionalizar o planeta Terra?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c)O que os países da região da América
Latina possui em comum?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6) Vamos pesquisar sobre natureza e
paisagem, depois vamos responder conforme orientação:
a) Qual é a diferença entre natureza
e paisagem?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Quais são os principais tipos de
paisagens?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c)Pesquise e reflita sobre o tema:
Agora, comparando natureza e meio ambiente você pode dizer se são iguais? Por
quê?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS:
Orientação:
Após ler ou pesquisar pela internet
informações em textos, vídeos, revistas, livros e afins, sobre os aspectos
solicitados, responda com seu entendimento e de acordo com a orientação do que
se pede:
ORIENTAÇÃO DE
ESTUDO:
ACESSE O LINK https://www.youtube.com/watch?v=dNMQmvGi4Gw, E ASSISTA O VIDEO ANTES DE CONTINUAR A REALIZAR AS
ATIVIDADES.
7. Tema: Segunda
Guerra Mundial;


Texto de apoio:
A 2ª Guerra Mundial

No século passado, o lugar do mundo
que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o
continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos
maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
Tal acontecimento proporcionou
drásticas transformações no espaço geográfico mundial, especialmente na Europa.
A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um
grande número de países que travaram uma guerra, em grande parte, em território
europeu.
Entre os principais motivos que
levaram a esse acontecimento estavam as intenções de aplicação de projetos de
caráter expansionista de países como Alemanha, Itália e Japão. Tais nações
desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a
forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos
territórios.
A partir dessa ideologia, os países
citados promoveram invasões a outros territórios com a intenção de anexá-los
aos seus respectivos domínios. A Alemanha se apoderou de países próximos, como
a Áustria e a Tchecoslováquia, em 1938. Em 1939, foi a vez da Itália, que
conquistou a Albânia. O Japão invadiu diversos territórios na região do
Pacífico.
A consolidação da guerra aconteceu
somente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Com esse ato,
imediatamente, Inglaterra e França saíram em defesa do país invadido,
declarando guerra à Alemanha. Mais tarde, em 1941, a então União Soviética
ingressou também no conflito pelo fato de ter sido invadida pelo exército
alemão. Ainda no mesmo ano, os Estados Unidos entraram no conflito após receber
um ataque aéreo japonês em sua base naval de Pearl Harbor.
O conflito ocorreu envolvendo dois
grupos de países, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto
por Alemanha, Itália e Japão. Já o segundo, tinha como integrantes: França,
Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos, Brasil, entre outros.
Após muitos confrontos envolvendo os
países do Eixo e Aliados, que teve a duração de anos, a guerra deu sinais de
que iria terminar, pelo fato da rendição da Itália no ano de 1943. Dois anos
mais tarde, Alemanha e Japão não suportaram e se rederam também, consolidando a
derrota do grupo do Eixo. O Japão se rendeu após ter sido atingido por duas
bombas atômicas, uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.
Postado há 15th April 2016 por
GEOGRAFIA ATUAL
a) O que foi a Segunda Guerra
Mundial?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)No seu ponto de vista, como que a
Segunda Guerra Mundial, mudou a relação entre os países no mundo?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) De acordo com seu entendimento,
por que aconteceu a Segunda Guerra mundial?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8) Estudo histórico e geográfico sobre a segunda guerra mundial:
a)
Analise e compare os mapas, depois escreva,
quais foram as alterações que você conseguiu identificar . Depois comente se tem relação coma grande guerra.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Após pesquisar, elabore um
entendimento sobre o que foi a segunda guerra mundial:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) No seu ponto de vista, é
importante levantar as questões que levaram ao acontecimento da segunda guerra
mundial? Justifique sua opinião de acordo as leituras e pesquisas realizadas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto de apoio: O
que é Xenofobia:
Xenofobia significa aversão a
pessoas ou coisas estrangeiras.
O termo é de origem grega e se forma
a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). A xenofobia pode
se caracterizar como uma forma de preconceito ou como uma doença, um transtorno
psiquiátrico.
O preconceito gerado pela xenofobia
é algo controverso. Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e
ódio por indivíduos estrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm
de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre
os xenófobos.
Nem todas as formas de discriminação
contra minorias étnicas, diferentes culturas, subculturas ou crenças podem ser
consideradas xenofobia. Em muitos casos são atitudes associadas a conflitos
ideológicos, choque de culturas ou mesmo motivações políticas.
Indicação Como doença, a xenofobia é
um transtorno causado por um medo descontrolado do desconhecido, que se
transforma em desequilíbrio. Quem sofre este transtorno possivelmente passou
por uma má experiência ao estar exposto a uma situação desconhecida que causou
terror e deixou marcas que vão interferir na sua vida diária.
As pessoas com essa patologia sofrem
de angústia e extremas ansiedades se distanciam do convívio social, evitam o
contato com estranhos e, em alguns casos, podem ter crises de pânico.
Xenofobia
no Brasil
O Brasil é conhecido por ser um país
que recebeu e recebe muitos imigrantes de vários países com diferentes
culturas, sem graves demonstrações de xenofobia. No entanto, no século XIX se
verificou no Brasil um fenômeno chamado luso-fobia, que resultou de um
sentimento nacionalista de alguns políticos brasileiros, que tinham como
objetivo reduzir a interação de indivíduos portugueses na economia local.
Xenofobia
na Europa
A existência de xenofobia é bastante
comum na Europa, principalmente nos países onde há um grande fluxo de
imigração, como a Inglaterra e Suíça. Também em Portugal, alguns portugueses
apresentam sentimentos xenófobos em relação a brasileiros.
Xenofobia
e racismo
Xenofobia e racismo são dois
conceitos diferentes mas que muitas vezes se traduzem em atitudes semelhantes
de discriminação em relação a alguém. A xenofobia está direcionada para alguém
que vem de outro país, mesmo que seja da mesma etnia. Por outro lado, o racismo
é a discriminação fundamentada na existência de uma raça superior às outras. É
uma construção social que não encontra eco na comunidade científica, sendo um
grave preconceito, e que pode ocorrer também a uma pessoa que tenha nascido no
mesmo país daquela que comete o ato racista.
O
que é Discriminação:
Discriminação é um substantivo
feminino que significa distinção ou diferenciação. No entanto, o sentido mais
comum do termo é designar uma ação preconceituosa em relação a uma pessoa ou
grupo de pessoas.
A discriminação ocorre quando alguém
adota uma atitude preconceituosa (baseada em ideias preconcebidas) em relação a
alguém, seja por questões raciais, de gênero, orientação sexual, nacionalidade,
religião, situação econômica ou qualquer outro aspecto social.
Uma atitude discriminatória resulta
na violação do artigo 7 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
"todos são iguais perante a lei
e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm
direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente
Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação."
A Organização das Nações Unidas,
entre outras diversas funções, é responsável por promover diversas medidas
voltada a erradicar todos os tipos de discriminação.
A discriminação resulta na
segregação e exclusão social dos indivíduos discriminados, que se vêem menos
representados e marginalizados na sociedade.
Alguns sinônimos de discriminação
são distinção, diferenciação, segregação e especificação.
Refletindo sobre o
texto:
a) Agora faça um entendimento sobre
os texto e identifique as principais diferenças entre cada termo:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Responda qual é a diferença entre
Discriminação e Xenofobia:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
10) Tema: Nacionalismo;
Responda:
a) Depois de ler e entender sobre
seu significado do nacionalismo responda como que esse sentimento contribuiu
para 2ª Guerra Mundial
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11) Tema:Bipolarização Mundial;
Tema:A Guerra Fria;Tema:GLOBALIZAÇÃO;Tema: Blocos Econômicos (NAFTA, MERCOSUL,
UE, CEI, Apec, Asean, entre outros);
LEIA COM ATENÇÃO
A Velha Ordem Mundial
A Velha Ordem Mundial é o período
que corresponde à Guerra Fria, entre 1945 e 1989, ou seja, depois do término da
Segunda Guerra Mundial e até a queda do Muro de Berlim.
No mundo bipolarizado, foram feitas
várias alianças militares….
Veja também:
Filmes sobre Segunda Guerra Mundial
Pós Segunda Guerra
Mundial: Bipolarização e Guerra Fria
Com o fim da Segunda Guerra Mundial,
surgem as duas maiores potências econômicas mundiais com ideologias e
interesses opostos: Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas
Soviéticas (URSS). Os EUA eram capitalistas e a URSS era socialista. Por isso,
o período é caracterizado pela bipolarização.
Além dos dois grandes blocos
econômicos, também existia o grupo dos países subdesenvolvidos, que não tinham
um posicionamento ideológico definido.
Principais
características da Velha Ordem Mundial 💂
A Guerra Fria foi uma fase de
disputas indiretas pelo controle hegemônico do planeta, com os norte-americanos
estruturados no sistema socioeconômico capitalista, e os soviéticos, no
socialista. Como não foi uma guerra direta, ela é denominada “Fria”. Vale
lembrar que o arsenal de armas nucleares de ambos os países tornaria um
conflito direto insustentável. Os meios de comunicação de massa veiculavam
mensagens de bipolarização por meio de propagandas e produtos culturais, como a
figura do herói Capitão América.
Corrida armamentista
As grandes potências mundiais
procuram desenvolver suas armas – muitas são utilizadas ainda hoje – e o
militarismo aumenta, demonstrando o poder político, econômico e militar. Esse
fenômeno é conhecido como corrida armamentista.
Corrida espacial
A corrida espacial foi a disputa
entre os EUA e a URSS pelo domínio da tecnologia para a exploração do espaço.
Ser o primeiro país na conquista espacial era visto como um símbolo de poder
econômico e ideológico, além de um evetual fator de segurança.
Um dos acontecimentos importantes na
época, conseqüência do desenvolvimento tecnológico, foi a “Conquista da Lua”
pelos Estados Unidos e 1961.
Capitalismo
Nas décadas de 1940, 1950 e 1960, o
grande poder econômico e ideológico dos Estados Unidos cresce, gerando a uma
das fases mais prósperas do capitalismo. Surge a proposta de uma zona de livre
comércio, para facilitar as trocas comerciais entre diferentes países. No
período, surge a teoria econômica de John Maynard Keynes, o Keynesianismo,
minimizando o conceito de Estado de bem estar social, predominante no período entre
- guerras, e defendendo um papel do Estado na fiscalização e regulações fiscais
do ambiente econômico. Também surge uma
grande produção tecnológica influenciada pelo contexto militar-acadêmico, que
configura a Terceira Revolução Industrial.
Doutrina Truman
A Doutrina Truman foi um conjunto de
medidas feitas pelo governo dos Estados Unidos a fim de conter o avanço do
socialismo durante a Guerra Fria. Por meio do Plano Marshall, os Estados Unidos
ajudaram países da Europa Ocidental a se recuperar da Segunda Guerra Mundial.
DICA DE LEITURA:
Leia também: Resumo sobre a Revolução Russa
O muro de Berlim: capitalismo X
socialismo
Muro de Berlim: Guerra Fria
Construção do muro de Berlim na
Alemanha. Ele simboliza a divisão entre a Europa Ocidental e Oriental por uma
“Cortina de ferro”. Imagem: Estadão
O muro de Berlim foi um grande
símbolo da Guerra Fria. Em 1945, a Alemanha foi dividida em duas potências: a
Ociental, alinhada com a ideologia e a economia capitalistas dos EUA; e a
Oriental, vinculada aos princípios ideológicos e econômicos socialistas da
URSS.
Em 1961, foi construído muro de
Berlim. Ele dividia fisicamente essa cidade em dois blocos: a República Federal
da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Respectivamente,
Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.
Durante a Guerra Fria, a maioria dos
países da Europa Oriental estava sob controle político e econômico da URSS
Crise do Petróleo e queda da URSS:
anos 1970-1990
A partir da década de 1970, surgem
as Crises do Petróleo. Como conseqüência, há um baixo crescimento econômico,
desemprego e indústrias são transferidas para países onde o custo é menor, ou
seja, há uma desindustrialização.
Projetos neoliberais são propostos
pelo presidente dos EUA Ronald Regan e pela primeira ministra da
Inglaterra Margaret Thatcher.
Ao final da Guerra Fria, o líder da
URSS Mikhail Gorbachev realiza algumas medidas que leva à vitória do
capitalismo pelos EUA do presidente Ronald Reagan, como a abertura política e
econômica, após uma severa crise do socialismo no país.
Em resumo, quais
são as principais características da velha ordem mundial?
Bipolarização do poder global (entre
EUA e URSS)
Disputas ideológicas (capitalismo X
socialismo)
Corrida armamentista e espacial
Corrida espacial
A Nova Ordem
Mundial pós Guerra Fria 🌎
Nova Ordem Mundial: principais
características
A Nova Ordem Mundial teve início em
1989, com o final da Guerra Fria e a conseqüente queda do Muro de Berlim. Esse
acontecimento sinalizava que havia apenas uma Alemanha, e não mais a
bipolaridade (ou separação) entre a economia capitalista e a socialista. Na
nova ordem mundial, o mundo passa a ser multipolarizado.
Principais
características da nova ordem mundial
A partir da década de 1980 (e até
atualmente), com a queda do regime socialista da União Soviética, a maioria
esmagadora dos países adotam o sistema capitalista e o capitalismo se torna o
sistema político dominante. Ele é caracterizado pelo neoliberalismo econômico.
Os Estados Unidos (EUA) passam a ser a referência em economia e política
mundial.
O mundo não é mais bipolarizado, mas
multipolarizado, ou seja, há diferentes centros de poder baseados em poder
econômico e outras esferas de influência. Além disso, a globalização é uma
importante característica.
O que é
globalização?
A globalização é um processo de
maior integração econômica, cultural, política e social no mundo. Ela explica
transformações que vêm acontecendo no mundo principalmente após os anos 1970.
O mundo globalizado é caracterizado
pelo aumento nas relações entre mercados, pessoas e nações no mundo todo. O
fenômeno começou no século XVI com as Grandes Navegações, mas o grande
crescimento da globalização aconteceu principalmente nos últimos anos.
No século XXI, grandes blocos
econômicos são formados a fim de assegurar vantagens de livre comércio.
1) CONCLUSÃO
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Leia os textos,mapas e imagens do Caderno do Aluno -SP- Faz Escola 3ª Série do Ensino Médio e responda as atividades das paginas 47 a 57 em uma folha e guarde junte na sua pasta de estudos.
ResponderExcluirApartir da pagina 55 e atividade de história não implica em sua matéria, ainda deverá ser feita ?
Pois não tem nada haver com o assunto
Notar que há muitas questões repetidas ainda deveremos fazer 2 vezes ?!!
Obrigado! Correção realizada.
ResponderExcluirCaderno do Aluno -SP- Faz Escola 3ª Série do Ensino Médio,atividades das páginas 47 até 54
Professor exagerando nas atividades !!
ResponderExcluirDÚVIDAS POR E-MAIL: PROF.HUMANASJOBSON@GMAIL.COM
ResponderExcluirAS ATIVIDADE FORAM POSTADAS EM 29 de março de 2020 ÀS 09:14