Páginas

sexta-feira, 27 de março de 2020

GEOGRAFIA-3º ANO- ENSINO MÉDIO -NOTURNO-PROF. JOBSON

Chegando atividades de Geografiaaaaaaaa!!!

Realize todas as atividade, depois junte em uma pasta e quando for solicitado entregue imediatamente.


PLANO DE AULA – GEOGRAFIA- 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
AULA:
Regionalização do Espaço Mundial/ Segunda Guerra Mundial; Xenofobia, discriminação; Nacionalismo; Bipolarização Mundial; Guerra Fria, Globalização, os Blocos Econômicos e sua Influência na Regionalização do Espaço Mundial;
OBJETIVO:
Discutir a Regionalização do Espaço Geográfico, os efeitos da Segunda Guerra Mundial no Brasil e Mundo. Abordar conceitos como xenofobia e nacionalismo, contextualizando as novas realidades sociais no trato das minorias. Apresentar a contradição das ideologias políticas e econômicas distintas unidas por um inimigo comum " O Nazismo". Abordar a bipolaridade Mundial no pós 2ª Guerra e introdução ao contexto da Guerra Fria, Globalização, os Blocos Econômicos e sua Influência na Regionalização do Espaço Mundial;
OBSERVAÇÃO.
É necessário que os estudantes dominem outros conceitos operacionais, que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico; como território, lugar, região, natureza e paisagem.
OBJETIVOS QUE SE ESPERA ALCANÇAR:
ATRAVÉS DE PESQUISAS EM LIVROS DIDÁTICOS; INTERNETE; CELULAR, TABLET, DOCUMENTÁRIOS OU FILMES SOBRE OS CONTEÚDOS APRESENTADOS, SE ESPERA QUE CADA ALUNO TENHA SUBSÍDIO E CONSCIÊNCIA SUFICIENTE PARA SE TORNAR SUJEITO AUTÔNOMO E QUE ASSIM, POSSA COMPLETAR SUA FORMAÇÃO EM BUSCA DA EXCELÊNCIA ACADÊMICA E FORMAÇÃO SOCIAL PARA O MERCADO DE TRABALHO.
NESTA PROPOSTA, TAMBÉM SE ESPERA QUE O EDUCANDO POSSA ADQUIR A CAPACIDADE DE  DOMÍNIO SOBRE AS PRINCIPAIS INFORMAÇÕES E IDEIAS CONTIDAS NOS CONTEÚDOS APRESENTADOS, E QUE POSSA REFLITIR CRITICAMENTE SOBRE SEU PAPEL COMO INDIVÍDUO NA SOCIEDADE, OBSERVANDO OS FATOS OCORRIDOS NO PASSADO, VISANDO  DESTA FORMA,  NÃO SER SÓ SUJEITO DE PLENA CAPACIDADE TEÓRICA, MAS DE POSSÍVEL CAPACIDADE DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, TECNOLÓGICA, INTELECTUAL E ECONÔMICA PARA O PAÍS,  E NO SEU PRÓPRIO  PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E DE APRENDIZAGEM.
JUSTIFICATIVAS
PORTANTO, SE ESPERA QUE O EDUCANDO POSSA TER CAPACIDADE DE SE FORMAR COMO INDIVÍDUO DE PENSAMENTO CRÍTICO, COM VISÃO SOCIAL JUSTA E SOLIDÁRIA, CAPAZ ASSIM, DE RELACIONAR SEU APRENDIZADO EM CONSONÂNCIA COM SUA ATUAÇÃO E O CONHECIMENTO ADQUIRIDO EM OUTROS CENÁRIOS, COMO POR EXEMPLO, SUA REALIDADE.
ESPERA-SE QUE O ALUNO VENHA PROMOVER SOLUÇÕES E RESOLUÇÕES DE DIVERSAS SITUAÇÕES APRESENTADAS EM SEU COTIDIANO. LOGO, O EDUCANDO SERÁ PROVOCADO E PRECISARÁ RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA, E TERÁ QUE APLICAR TEORIA QUANDO PRECISO A PRATICA QUASE QUE SEMPRE, "NA VIDA", E AMOR AO PRÓXIMO QUANDO NECESSÁRIO. JÁ QUE ELE SERÁ TESTADO E TERÁ QUE TER COMPREENSÃO EM QUESTÕES RELACIONADAS AO SEU DIA-A-DIA E AOS PANORAMAS DA SOCIEDADE QUE ESTÁ INSERIDO, SENDO ASSIM, CAPAZ DE PROPOR MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA DINÂMICA SOCIEDADE QUE VIVEMOS.
PROPOSTA INICIAL DE CONTEÚDOS:
a.       Regionalização do Espaço Mundial;
b.      Segunda Guerra Mundial;
c.       Xenofobia, discriminação;
d.      Nacionalismo;
e.       Bipolarização Mundial;
f.       A Guerra Fria;
g.       GLOBALIZAÇÃO;
h.      Blocos Econômicos (NAFTA, MERCOSUL, UE, CEI, Apec, Asean, entre outros);
Tempo estimado (ORIENTAÇÃO): PARA CADA (45 MINUTOS DE ESTUDOS), FAVOR INTERROMPER (15 MINUTOS DE DESCANÇO)
Material necessário
a.        Acesso a Internet;
b.      Computador, celular, tablets ou afins que possa fornecer subsídio para a realização das pesquisas;
c.       Pasta para registro das atividades;
d.      Livro didático;
e.       Caderno do aluno;
f.       Lápis, caneta, borracha, cartolina, cola, tesoura, durex,


 ORIENTAÇÃO: COMO ELABORAR AS ATIVIDADES DOS CONTEÚDOS APLICADOS:

1) Sendo necessário que os estudantes dominem outros conceitos operacionais, que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico ;como território, lugar, região, natureza e paisagem . Pesquise o significado de cada TERMO e responda conforme abaixo:
Introdução:
a)Comente com seus pais sobre a música e responda o que vocês entenderam:
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Orientação:
Após ler ou pesquisar pela internet os textos, vídeos, revistas, livros e afins,  sobre os aspectos solicitados, responda com seu entendimento e de acordo com a orientação o que se pede:
1) Leia os textos,mapas e imagens do Caderno do Aluno -SP- Faz Escola  3ª Série do Ensino Médio e responda as atividades das paginas 47 a 54 em uma folha e guarde junto na sua pasta de estudos.
2) Leia o texto de apoio com atenção e responda :
Conceitos Geográficos. Lugar, paisagem, Território e região
A Geografia, assim como várias outras ciências, utiliza-se categorias para basear os seus estudos. Trata-se da elaboração e utilização de conceitos básicos que orientem o recorte e a análise de um determinado fenômeno a ser estudado. Por exemplo, um estudo geográfico sobre determinadas disputas geopolíticas pode ser realizado tendo como base o conceito de território, que seria uma categoria a ser utilizada como uma forma de se enxergar o estudo.
Atualmente, além do espaço geográfico – principal objeto de análise da Geografia –, existem quatro principais conceitos que se consolidaram como categorias geográficas: território, região, paisagem e lugar. A seguir, uma breve conceituação:
Paisagem: refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”. Porém, essa definição desconsidera as chamadas “paisagens ocultas”, ou seja, aqueles processos e dinâmicas que são visíveis, mas que de alguma forma foram ocultados pela sociedade. Além disso, tal definição também peca por apenas considerar o sentido da visão como percepção do espaço, cabendo a importância dos demais sentidos, com destaque para a audição e o olfato.
Dessa forma, podemos afirmar, de maneira simples e direta, que o conceito de paisagem refere-se às manifestações e fenômenos espaciais que podem ser apreendidos pelo ser humano através de seus sentidos.
Território: é classicamente definido como sendo um espaço delimitado. Tal delimitação se dá através de fronteiras, sejam elas definidas pelo homem ou pela natureza. Mas nem sempre essas fronteiras são visíveis ou muito bem definidas, pois a conformação de um território obedece a uma relação de poder, podendo ocorrer tanto em elevada abrangência (o território de um país, por exemplo) quanto em espaços menores (o território dos traficantes em uma favela, por exemplo).
Região: é uma área ou espaço que foi dividido obedecendo a um critério específico. Trata-se de uma elaboração racional humana para melhor compreender uma determinada área ou um aspecto dela. Assim, as regiões podem ser criadas para realizar estudos sobre as características gerais de um território (as regiões brasileiras, por exemplo) ou para entender determinados aspectos do espaço (as regiões geoeconômicas do Brasil para entender a economia brasileira). Eu posso criar minha própria região para a divisão de uma área a partir de suas práticas culturais ou por suas diferentes paisagens naturais, entre outros critérios.
Lugar: é uma categoria muito utilizada por aqueles pensadores que preferem construir uma concepção compreensiva da Geografia. Grosso modo, o lugar pode ser definido como o espaço percebido, ou seja, uma determinada área ou ponto do espaço da forma como são entendidos pela razão humana. Seu conceito também se liga ao espaço afetivo, aquele local em que uma determinada pessoa possui certa familiaridade ou intimidade, como uma rua, uma praça ou a própria casa.
É preciso lembrar, no entanto, que essas categorias e conceitos não são exclusivos da Geografia, podendo ter outros significados quando utilizados em outras ciências ou pelo senso comum. Além disso, essas não são necessariamente as únicas categorias dessa ciência, mas apenas as mais comumente adotadas pelos geógrafos em seus estudos.
Ao longo da história do pensamento geográfico, outras categorias predominaram, como a noção de “posição”, um importante conceito nos estudos de Friedrich Ratzel, e “gêneros de Vida”, termo utilizado por Vidal de La Blache.
Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
Postado há 31st January 2016 por Herbert Galeno Silveira Miguel

a) O que é Espaço Geográfico?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Como vocês se relacionaram com o Espaço Geográfico? Dê um exemplo.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Procure alguma imagem ou foto que apresente de forma clara, o que é o espaço geográfico, depois recorte e cole abaixo. Agora respondam de forma escrita os detalhes que aparecem na imagem:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
3) Após leitura e entendimento do que é Território, responda conforme solicitado?
a) Qual é o seu entendimento sobre território?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Dê um exemplo de um território?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) Qual é a diferença entre o espaço geográfico e o território?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
4) Após analise sobre o que significa território,  observe o território que você mora e responda como ele está organizado:
a) Como que é o lugar onde moro? (pessoal)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)Em relação ao restante do Brasil, o lugar onde moro possui muitas diferenças sociais? Quais?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 c) Qual é a diferença entre espaço e território?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
5) Em relação a região que você mora  responda:
a)Quais são as cidades que fazem parte da sua região?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)Quais são as principais formas de regionalizar o planeta Terra?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c)O que os países da região da América Latina possui em comum?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
6) Vamos pesquisar sobre natureza e paisagem, depois vamos responder conforme orientação:
a) Qual é a diferença entre natureza e paisagem?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Quais são os principais tipos de paisagens?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c)Pesquise e reflita sobre o tema: Agora, comparando natureza e meio ambiente você pode dizer se são iguais? Por quê?
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
CONTEÚDOS:
Orientação:
Após ler ou pesquisar pela internet informações em textos, vídeos, revistas, livros e afins, sobre os aspectos solicitados, responda com seu entendimento e de acordo com a orientação do que se pede:
ORIENTAÇÃO DE ESTUDO:
ACESSE O LINK https://www.youtube.com/watch?v=dNMQmvGi4Gw, E ASSISTA O VIDEO ANTES DE CONTINUAR A REALIZAR AS ATIVIDADES.

7. Tema: Segunda Guerra Mundial;

Texto de apoio:
A 2ª Guerra Mundial
A humanidade sempre conviveu com as guerras, os motivos são os mais diversos: luta por território, movimentos separatistas, religião, intolerância étnica, riquezas naturais, divergências políticas, entre outros. Em razão dos conflitos mundiais, o mapa-múndi não permanece com uma configuração fixa. Essa dinâmica cartográfica torna o trabalho dos cartógrafos difícil, pois periodicamente precisam reformular as fronteiras dos países.
No século passado, o lugar do mundo que mais sofreu alterações quanto à configuração das fronteiras foi o continente europeu. Em razão da luta por territórios, teve início um dos maiores conflitos da humanidade, a Segunda Guerra Mundial.
Tal acontecimento proporcionou drásticas transformações no espaço geográfico mundial, especialmente na Europa. A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre 1939 e 1945. Esse conflito envolveu um grande número de países que travaram uma guerra, em grande parte, em território europeu.
Entre os principais motivos que levaram a esse acontecimento estavam as intenções de aplicação de projetos de caráter expansionista de países como Alemanha, Itália e Japão. Tais nações desejavam alcançar a condição de potências hegemônicas e acreditavam que a forma para se conseguir tal feito era através da conquista de novos territórios.
A partir dessa ideologia, os países citados promoveram invasões a outros territórios com a intenção de anexá-los aos seus respectivos domínios. A Alemanha se apoderou de países próximos, como a Áustria e a Tchecoslováquia, em 1938. Em 1939, foi a vez da Itália, que conquistou a Albânia. O Japão invadiu diversos territórios na região do Pacífico.
A consolidação da guerra aconteceu somente em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. Com esse ato, imediatamente, Inglaterra e França saíram em defesa do país invadido, declarando guerra à Alemanha. Mais tarde, em 1941, a então União Soviética ingressou também no conflito pelo fato de ter sido invadida pelo exército alemão. Ainda no mesmo ano, os Estados Unidos entraram no conflito após receber um ataque aéreo japonês em sua base naval de Pearl Harbor.
O conflito ocorreu envolvendo dois grupos de países, denominados: Eixo e Aliados. O primeiro grupo era composto por Alemanha, Itália e Japão. Já o segundo, tinha como integrantes: França, Inglaterra, União Soviética, Estados Unidos, Brasil, entre outros.
Após muitos confrontos envolvendo os países do Eixo e Aliados, que teve a duração de anos, a guerra deu sinais de que iria terminar, pelo fato da rendição da Itália no ano de 1943. Dois anos mais tarde, Alemanha e Japão não suportaram e se rederam também, consolidando a derrota do grupo do Eixo. O Japão se rendeu após ter sido atingido por duas bombas atômicas, uma na cidade Hiroshima e outra em Nagasaki.
Postado há 15th April 2016 por GEOGRAFIA ATUAL
a) O que foi a Segunda Guerra Mundial?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b)No seu ponto de vista, como que a Segunda Guerra Mundial, mudou a relação entre os países no  mundo?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) De acordo com seu entendimento, por que aconteceu a Segunda Guerra mundial?
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
8) Estudo histórico e  geográfico sobre a segunda guerra mundial:

a)      Analise e compare os mapas, depois escreva, quais foram as alterações que você conseguiu identificar .Depois comente se tem relação coma grande guerra.
      -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
https://pt-static.z-dn.net/files/deb/368e61b5ec7a6bb1e8d339765c4928a4.jpg

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Após pesquisar, elabore um entendimento sobre o que foi a segunda guerra mundial:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c) No seu ponto de vista, é importante levantar as questões que levaram ao acontecimento da segunda guerra mundial? Justifique sua opinião de acordo as leituras e pesquisas realizadas.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


 9) Tema:Xenofobia, discriminação;

Texto de apoio: O que é Xenofobia:
Xenofobia significa aversão a pessoas ou coisas estrangeiras.
O termo é de origem grega e se forma a partir das palavras “xénos” (estrangeiro) e “phóbos” (medo). A xenofobia pode se caracterizar como uma forma de preconceito ou como uma doença, um transtorno psiquiátrico.
O preconceito gerado pela xenofobia é algo controverso. Geralmente se manifesta através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Há intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.
Nem todas as formas de discriminação contra minorias étnicas, diferentes culturas, subculturas ou crenças podem ser consideradas xenofobia. Em muitos casos são atitudes associadas a conflitos ideológicos, choque de culturas ou mesmo motivações políticas.
Indicação Como doença, a xenofobia é um transtorno causado por um medo descontrolado do desconhecido, que se transforma em desequilíbrio. Quem sofre este transtorno possivelmente passou por uma má experiência ao estar exposto a uma situação desconhecida que causou terror e deixou marcas que vão interferir na sua vida diária.
As pessoas com essa patologia sofrem de angústia e extremas ansiedades se distanciam do convívio social, evitam o contato com estranhos e, em alguns casos, podem ter crises de pânico.
Xenofobia no Brasil
O Brasil é conhecido por ser um país que recebeu e recebe muitos imigrantes de vários países com diferentes culturas, sem graves demonstrações de xenofobia. No entanto, no século XIX se verificou no Brasil um fenômeno chamado luso-fobia, que resultou de um sentimento nacionalista de alguns políticos brasileiros, que tinham como objetivo reduzir a interação de indivíduos portugueses na economia local.
Xenofobia na Europa
A existência de xenofobia é bastante comum na Europa, principalmente nos países onde há um grande fluxo de imigração, como a Inglaterra e Suíça. Também em Portugal, alguns portugueses apresentam sentimentos xenófobos em relação a brasileiros.
Xenofobia e racismo
Xenofobia e racismo são dois conceitos diferentes mas que muitas vezes se traduzem em atitudes semelhantes de discriminação em relação a alguém. A xenofobia está direcionada para alguém que vem de outro país, mesmo que seja da mesma etnia. Por outro lado, o racismo é a discriminação fundamentada na existência de uma raça superior às outras. É uma construção social que não encontra eco na comunidade científica, sendo um grave preconceito, e que pode ocorrer também a uma pessoa que tenha nascido no mesmo país daquela que comete o ato racista.
O que é Discriminação:
Discriminação é um substantivo feminino que significa distinção ou diferenciação. No entanto, o sentido mais comum do termo é designar uma ação preconceituosa em relação a uma pessoa ou grupo de pessoas.
A discriminação ocorre quando alguém adota uma atitude preconceituosa (baseada em ideias preconcebidas) em relação a alguém, seja por questões raciais, de gênero, orientação sexual, nacionalidade, religião, situação econômica ou qualquer outro aspecto social.
Uma atitude discriminatória resulta na violação do artigo 7 da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948:
"todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação."
A Organização das Nações Unidas, entre outras diversas funções, é responsável por promover diversas medidas voltada a erradicar todos os tipos de discriminação.
A discriminação resulta na segregação e exclusão social dos indivíduos discriminados, que se vêem menos representados e marginalizados na sociedade.
Alguns sinônimos de discriminação são distinção, diferenciação, segregação e especificação.
Refletindo sobre o texto:
a) Agora faça um entendimento sobre os texto e identifique as principais diferenças entre cada termo:
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Responda qual é a diferença entre Discriminação e Xenofobia:
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
10) Tema: Nacionalismo;
Responda:
a) Depois de ler e entender sobre seu significado do nacionalismo responda como que esse sentimento contribuiu para 2ª Guerra Mundial
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
11) Tema:Bipolarização Mundial; Tema:A Guerra Fria;Tema:GLOBALIZAÇÃO;Tema: Blocos Econômicos (NAFTA, MERCOSUL, UE, CEI, Apec, Asean, entre outros);
LEIA COM ATENÇÃO
A Velha Ordem Mundial
A Velha Ordem Mundial é o período que corresponde à Guerra Fria, entre 1945 e 1989, ou seja, depois do término da Segunda Guerra Mundial e até a queda do Muro de Berlim.
No mundo bipolarizado, foram feitas várias alianças militares….
Veja também:
Filmes sobre Segunda Guerra Mundial
Pós Segunda Guerra Mundial: Bipolarização e Guerra Fria
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgem as duas maiores potências econômicas mundiais com ideologias e interesses opostos: Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os EUA eram capitalistas e a URSS era socialista. Por isso, o período é caracterizado pela bipolarização.
Além dos dois grandes blocos econômicos, também existia o grupo dos países subdesenvolvidos, que não tinham um posicionamento ideológico definido.
Principais características da Velha Ordem Mundial 💂
A Guerra Fria foi uma fase de disputas indiretas pelo controle hegemônico do planeta, com os norte-americanos estruturados no sistema socioeconômico capitalista, e os soviéticos, no socialista. Como não foi uma guerra direta, ela é denominada “Fria”. Vale lembrar que o arsenal de armas nucleares de ambos os países tornaria um conflito direto insustentável. Os meios de comunicação de massa veiculavam mensagens de bipolarização por meio de propagandas e produtos culturais, como a figura do herói Capitão América.
Corrida armamentista
As grandes potências mundiais procuram desenvolver suas armas – muitas são utilizadas ainda hoje – e o militarismo aumenta, demonstrando o poder político, econômico e militar. Esse fenômeno é conhecido como corrida armamentista.
Corrida espacial
A corrida espacial foi a disputa entre os EUA e a URSS pelo domínio da tecnologia para a exploração do espaço. Ser o primeiro país na conquista espacial era visto como um símbolo de poder econômico e ideológico, além de um evetual fator de segurança.
Um dos acontecimentos importantes na época, conseqüência do desenvolvimento tecnológico, foi a “Conquista da Lua” pelos Estados Unidos e 1961.
Capitalismo
Nas décadas de 1940, 1950 e 1960, o grande poder econômico e ideológico dos Estados Unidos cresce, gerando a uma das fases mais prósperas do capitalismo. Surge a proposta de uma zona de livre comércio, para facilitar as trocas comerciais entre diferentes países. No período, surge a teoria econômica de John Maynard Keynes, o Keynesianismo, minimizando o conceito de Estado de bem estar social, predominante no período entre - guerras, e defendendo um papel do Estado na fiscalização e regulações fiscais do ambiente econômico.  Também surge uma grande produção tecnológica influenciada pelo contexto militar-acadêmico, que configura a Terceira Revolução Industrial.
Doutrina Truman
A Doutrina Truman foi um conjunto de medidas feitas pelo governo dos Estados Unidos a fim de conter o avanço do socialismo durante a Guerra Fria. Por meio do Plano Marshall, os Estados Unidos ajudaram países da Europa Ocidental a se recuperar da Segunda Guerra Mundial.
DICA DE LEITURA: Leia também: Resumo sobre a Revolução Russa
O muro de Berlim: capitalismo X socialismo
Muro de Berlim: Guerra Fria
Construção do muro de Berlim na Alemanha. Ele simboliza a divisão entre a Europa Ocidental e Oriental por uma “Cortina de ferro”. Imagem: Estadão
O muro de Berlim foi um grande símbolo da Guerra Fria. Em 1945, a Alemanha foi dividida em duas potências: a Ociental, alinhada com a ideologia e a economia capitalistas dos EUA; e a Oriental, vinculada aos princípios ideológicos e econômicos socialistas da URSS.
Em 1961, foi construído muro de Berlim. Ele dividia fisicamente essa cidade em dois blocos: a República Federal da Alemanha (RFA) e a República Democrática Alemã (RDA). Respectivamente, Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental.
Durante a Guerra Fria, a maioria dos países da Europa Oriental estava sob controle político e econômico da URSS
Crise do Petróleo e queda da URSS: anos 1970-1990
A partir da década de 1970, surgem as Crises do Petróleo. Como conseqüência, há um baixo crescimento econômico, desemprego e indústrias são transferidas para países onde o custo é menor, ou seja, há uma desindustrialização.
Projetos neoliberais são propostos pelo presidente dos EUA Ronald Regan e pela primeira ministra da Inglaterra  Margaret Thatcher.
Ao final da Guerra Fria, o líder da URSS Mikhail Gorbachev realiza algumas medidas que leva à vitória do capitalismo pelos EUA do presidente Ronald Reagan, como a abertura política e econômica, após uma severa crise do socialismo no país.
Em resumo, quais são as principais características da velha ordem mundial?
Bipolarização do poder global (entre EUA e URSS)
Disputas ideológicas (capitalismo X socialismo)
Corrida armamentista e espacial
Corrida espacial
A Nova Ordem Mundial pós Guerra Fria 🌎
Nova Ordem Mundial: principais características
A Nova Ordem Mundial teve início em 1989, com o final da Guerra Fria e a conseqüente queda do Muro de Berlim. Esse acontecimento sinalizava que havia apenas uma Alemanha, e não mais a bipolaridade (ou separação) entre a economia capitalista e a socialista. Na nova ordem mundial, o mundo passa a ser multipolarizado.
Principais características da nova ordem mundial
A partir da década de 1980 (e até atualmente), com a queda do regime socialista da União Soviética, a maioria esmagadora dos países adotam o sistema capitalista e o capitalismo se torna o sistema político dominante. Ele é caracterizado pelo neoliberalismo econômico. Os Estados Unidos (EUA) passam a ser a referência em economia e política mundial.
O mundo não é mais bipolarizado, mas multipolarizado, ou seja, há diferentes centros de poder baseados em poder econômico e outras esferas de influência. Além disso, a globalização é uma importante característica.
O que é globalização?
A globalização é um processo de maior integração econômica, cultural, política e social no mundo. Ela explica transformações que vêm acontecendo no mundo principalmente após os anos 1970.
O mundo globalizado é caracterizado pelo aumento nas relações entre mercados, pessoas e nações no mundo todo. O fenômeno começou no século XVI com as Grandes Navegações, mas o grande crescimento da globalização aconteceu principalmente nos últimos anos.
No século XXI, grandes blocos econômicos são formados a fim de assegurar vantagens de livre comércio.
1) CONCLUSÃO
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


4 comentários:

  1. Leia os textos,mapas e imagens do Caderno do Aluno -SP- Faz Escola 3ª Série do Ensino Médio e responda as atividades das paginas 47 a 57 em uma folha e guarde junte na sua pasta de estudos.



    Apartir da pagina 55 e atividade de história não implica em sua matéria, ainda deverá ser feita ?
    Pois não tem nada haver com o assunto


    Notar que há muitas questões repetidas ainda deveremos fazer 2 vezes ?!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Correção realizada.
    Caderno do Aluno -SP- Faz Escola 3ª Série do Ensino Médio,atividades das páginas 47 até 54

    ResponderExcluir
  3. Professor exagerando nas atividades !!

    ResponderExcluir
  4. DÚVIDAS POR E-MAIL: PROF.HUMANASJOBSON@GMAIL.COM
    AS ATIVIDADE FORAM POSTADAS EM 29 de março de 2020 ÀS 09:14

    ResponderExcluir