Atividades de Física para as Turmas 2A/2B
PESQUISA
1. O que são ondas? Dê exemplos.
2. O que são ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas? Dê exemplos.
3. Explique o funcionamento de um forno de micro-ondas.
4. Quais são as propriedades e características do som e da luz?
5. Como funcionam o radar e o sonar?
Experiência: A Cor da Chama
Objetivo: Verificar a coloração característica dos cátions dos elementos
químicos que constituem algumas substâncias.
Fundamento Teórico
A Cor da Chama
A
cor da chama depende basicamente do elemento químico em maior abundância no
material que está sendo queimado. A mais comum, vista em incêndios e em simples
velas, é a chama amarela, resultado
da combustão de um material que contém sódio
e que, por causa disso,emite luz
amarela quando aquecido a altas temperaturas. Vemos com mais freqüência
esse tipo de labareda porque o sódio é o elemento químico mais comum nas
atividades humanas.
A
explicação para o fenômeno da cor da chama é que os elétrons dos átomos absorvem
energia térmica (calor) e saltam para níveis ou camadas de maior energia da
eletrosfera do átomo (estado excitado). Ao retornarem para os seus níveis
internos de menor energia iniciais (estado fundamental), esses elétrons
excitados liberam a energia recebida na forma de luz.
Ao
repetirmos esse procedimento usando compostos de outros elementos metálicos em
vez do sódio, percebemos que cada um deles produz uma cor característica ao ser
colocado na chama. Esse efeito é utilizado em um procedimento de laboratório
denominado teste da chama.
Compostos de
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Cor da chama
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Sódio
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Amarelo
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Potássio
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Violeta
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Cálcio
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Vermelho-tijolo
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Estrôncio
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Vermelho-carmim
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Bário
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Verde-amarelado
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Cobre
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Azul-esverdeada
|
Chumbo
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Azul-pálido
|
O teste da chama pode ser usado na
detecção de certos elementos químicos em amostras de rochas, solo e na análise
de substâncias de composição desconhecida. É um importante método de identificação, principalmente de
cátions metálicos, utilizado na análise química. Neste ensaio, ocorrem as
interações atômicas através dos níveis e subníveis de energia. Quando um objeto
é aquecido, ele emite radiação, que pode ser observada através da sua cor. Um
exemplo é o aquecimento de metais nas indústrias metalúrgicas, quando eles emitem
uma cor vermelha intensa.
Os metais também reagem com oxigênio do ar, queimando. A
combustão depende do contato das partículas do metal com o oxigênio do ar
atmosférico e do tipo de metal.
O ferro na forma de palha de aço, apresenta um conjunto de fios finos que
oferece uma superfície de contato do ferro com o oxigênio maior do que se
estivesse na forma de uma placa ou barra.
Quando se queima palha de aço,
verifica-se a presença de fagulhas amarelo-alaranjadas.O comportamento esperado
na queima de um sal ou de outro composto de ferro é, portanto, o de apresentar
coloração amarela-alaranjada.
Os vulcões emitem predominantemente luzes
amarelo-alaranjadas e vermelho-alaranjadas devido a composição das rochas
fundidas, que se originam em profundidades abaixo da crosta terrestre, as quais
dão origem ao magma, sendo sua composição química de ferro e níquel derretidos.
O ensaio de chama pode ser utilizado
na identificação de minerais. Sabe-se que esse simples teste teve importância
histórica como sendo um dos testes empregados na detecção de certos elementos
em amostras minerais. Atualmente há técnicas bem mais modernas, mas algumas
delas ainda se baseiam em princípios científicos relacionados ao teste da
chama, como a alteração na camada de valência dos elétrons em átomos quando em
estado excitado.
Sempre que não há uma boa
aproximação entre os resultados obtidos nas colorações catiônicas com os
teóricos, deve-se buscar uma maior pureza dos compostos em análise, estar
atento para que o fio utilizado não interfira nos resultados e limpar
devidamente este fio, para que uma amostra não interfira na outra. Recomenda-se
ainda deixar o cátion sódio por último, pois o mesmo contamina as demais
amostras.
Fogos de Artifício
Desde
a invenção da pólvora negra no século IX pelos chineses, sabe-se que
determinados materiais, quando queimados, produzem chamas coloridas. Foram
porém os italianos e alemães que, na Idade Média, deram mais cores e efeitos às
chamas. Eles aprenderam a adicionar compostos metálicos na pólvora, obtendo
variada gama de cores e efeitos.
As
diferentes colorações dos fogos de artifício são dadas por compostos de
elementos químicos apropriadosque são adiconados à mistura explosiva
(pólvora). A cor que um elemento dá aos fogos de artifício é a mesma que ele
possui no teste da chama. No momento em que a pólvora explode, a energia excita
os elétrons desses átomos. Quando retornam aos seus níveis ou camadas de menor
energia, liberam luz colorida: exatamente a cor que vemos no teste da chama.
Procedimento:
Ø Link para assistir aos
vídeos das experiências sobre a cor da chama e os fogos de artifício:
Questões
1) Por que a cor da chama varia de um material para outro ?
2) Por que a chama mais comum é a chama de cor amarela ?
3) Em fogos de artifício, as diferentes colorações são
obtidas quando se adicionam sais de diferentes
metais às misturas explosivas. Assim, para que se obtenha a cor verde é
utilizado cobre, enquanto para a cor vermelha, utiliza-se o estrôncio. A
emissão de luz com cor característica para cada elemento deve-se:
A)
aos elétrons desses íons metálicos, que absorvem energia e saltam para níveis
mais externos e, ao retornarem para os níveis internos, emitem radiações com
coloração característica.
B)
às propriedades radioativas desses átomos metálicos.
C)
aos átomos desses metais, que são capazes de decompor a luz natural em um
espectro contínuo de luz visível.
D)
à baixa eletronegatividade dos átomos metálicos.
E)
aos elevados valores de energia de ionização dos átomos metálicos.
4) Quais são as
aplicações práticas (usos) do teste da
chama ?
5) Como são obtidas as
diferentes colorações dos fogos de artifício ?
6) Se a palha de aço é
constituída principalmente pelo metal ferro, por que “pega fogo” e por que os vulcões emitem predominantemente luzes
amarelo-alaranjadas ?
7) O que devemos fazer quando não há uma boa aproximação entre
os resultados obtidos nas colorações dos cátions dos elementos químicos
constituintes das amostras das substâncias com os teóricos ?
Instruções: Fazer as atividades no Word ou foto da resolução no caderno e
enviar para o e-mail:
Atividadesdefisicaequimica10@gmail.com.
Para colar tudo ou só as pesquisas e questões?
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